10 de nov. de 2013

Roteiro de Estudo / Dicas - SIMULADO - INSA

8º ano 

No sistema colonial espanhol o trabalho servil foi amplamente utilizado, também chamado como mita (temporário nas zona das minas)

O genocídio foi usado pela colonização espanhola. Os povos pré-colombianos foram dizimados no início da Idade Moderna. 

Os EUA foram colonizados de forma menos rigoroso ao longo de suas 13 colônias. Sua independência foi provocada após a Guerra dos Sete Anos quando a Coroa Inglesa resolveu cobrar tributos e impostos de forma mais pesada e sistemática. 

A Inglaterra também exerceu indiretamente uma ação imperialista na América desde o século XIX, pois seu interesse em ver a América independente era ponto fundamental para sua expansão industrial. 

Enquanto no Colonialismo a ação da Igreja Católica era por meio da missão religiosa (interferindo nas crenças dos povos conquistados da América), no Imperialismo a Europa não usa o discurso religioso, sim o discurso civilizador para levas desenvolvimento para a África e Ásia.

A Conferência de Berlim definiu a partilha da África.

Após a Segunda Guerra Mundial os povos que se sofreram com o Imperialismo passaram a lutar pela sua liberdade, pois jamais aceitaram essa ação de forma pacífica. 

Não esqueçam de estudar o caderno !!!!

9º ano 

O populismo iniciado com Vargas foi encerrado somente com o golpe militar de 1964, inaugurando a fase do capitalismo internacional

AI- 5 : Poder ampliados para o Presidente, recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos e civis. 

Milagre Econômico: 

taxas de juros baixas; participação de multinacionais e controle econômico forte do Estado. 

Ufanismo - como foi? como se expressou? Música e esporte!

Sobre a Reabertura Política:

O movimento de anistia;
A liberdade para criação de novos partidos políticos (pluripartidarismo);
O Movimento "Diretas Já" >>>A eleição indireta de Tancredo Neves; 
A Campanha das Diretas-Já e a criação de novos partidos políticos;
Anos 80 - economia em crise - década perdida. 
Eleições em 1989: LULA vs COLLOR - Vitória de Collor. 

1º ano 

Grandes Navegações:

Permitiu hegemonia para Portugal nas posses do Oceano Atlântico e para os países da Europa, como Espanha, a formação de impérios coloniais na época do Mercantilismo com a intensa busca por metais preciosos.

Permitiu a grande circulação de metais preciosos no Ocidente (América, África e Europa)

Paraíso Terrestre - uma ideia que persistiu no início dos descobrimentos devido à natureza encontrada na América, 

Por outro lado essa expansão impediu a continuidade no desenvolvimento dos povos pré-colombianos. 

Início da Colonização do Brasil:

Escambo para exploração do pau-brasil. 

Contato pacífico entre portugueses e indígenas até o início efetivo da colonização, quando estes passaram a ser vistos como selvagens. 

Feitorias >  acampamentos provisórios dos portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra,  como o pau-brasil, que deveriam seguir para o mercado europeu.

Carta de Pero Vaz de Caminha: observação da natureza e do Homem para utilização dos recursos da 1ª e catequização do 2º.

Não esqueçam de estudar o caderno, o livro e conteúdo explicado no laboratório de informática no dia 6/11.

2º ano 

Imperialismo > Contexto: expansão capitalista na 2ª fase da Revolução Industrial, levando ao avanço da ciência e da tecnologia do mundo industrial, assim como otimismo da sociedade burguesa (ao infinito e além!)

Contexto do imperialismo e nacionalismo. 

Colonialismo > Metalismo e Mercantilismo
Imperialismo > conquista mercados, áreas de investimento e matérias-primas estratégicas. 

França e Inglaterra dominaram inicialmente

Itália e Alemanha começaram uma industrialização tardia e entraram posteriormente na disputa industrial.

A Conferência de Berlim (1884/1885) > partilha da África sem respeito algo às fronteiras ou etnias. 

Justificativa imperialista: questões morais e culturais para dominar Ásia e África


A imagem abaixo refere-se ao chamado Big Stick (grande porrete - ação imperialista dos EUA na América):


O imperialismo também provocou movimentos contrários a ele, já que o iluminismo levou a tudo, o romantismo se oponha a todo esse cientificismo imperialista.

A partilha da China se deu a partir da Guerra do Ópio, em que a Inglaterra conseguiu impor sua ação imperialista. 

Não esqueçam de estudar o caderno, o livro e Slides.


3º ano 

Golpe de 1964 - motivo interno e externo > inaugura a ditadura militar no Brasil e encerra o período democrático-populista. 

AI- 5Poder ampliados para o Presidente, recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos e civis >>  Fim das Liberdades e aumento da repressão >> Ditadura sem máscaras. 

Milagre Econômico:  O QUE FOI? Por que não deu certo? Qual período?  MOTIVOS: taxas de juros baixas; participação de multinacionais e controle econômico forte do Estado. 

Como o UFANISMO se expressava no período da Ditadura Militar ?
Tropicalismo > importância da música contra a Ditadura, revelando também a múltiplas culturas no Brasil

Reabertura Política:

O movimento de anistia > LEI DA ANISTIA
A liberdade para criação de novos partidos políticos (pluripartidarismo) > Eleições estaduais nessa nova realidade no início dos anos 80;
O Movimento "Diretas Já" >>>A eleição indireta de Tancredo Neves; 
Anos 80 - economia em crise pós crise do Petróleo nos anos 70. na política ainda há uma forte censura. 
Nova constituição em 1988. 
Eleições em 1989: LULA vs COLLOR - Vitória de Collor. 

9 comentários:

  1. Giovanna e Verônika 2°EM

    Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.

    Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

    ResponderExcluir
  2. Comentário 2°ano
    o Imperialismo, embora possa ser uma continuação do colonialismo, tem características que são próprias, como o fato de se embasar no capital financeiro e ser monopolista.
    Em sentido amplo, Imperialismo tem origem no mundo antigo quando impérios subjugavam povos mais fracos. Já o colonialismo da era moderna é uma prática que se inicia pelo século XV com a expansão marítima européia. O conceito de colonialismo, aplicado tanto na idade antiga quanto o usado para a era moderna se refere a um governo, um centro de poder conhecido como Metrópole que estende seu poder para outras regiões conhecidas como Colônias. Aqui, o que caracteriza a idéia de colonialismo é a ocupação e domínio político exercido pela Metrópole, ou seja, a colônia, muitas vezes invadia com o uso da força, é ocupada e desprovida de uma administração própria.

    ResponderExcluir
  3. 2ºEM
    Mariana Neves e Liana Martins

    Por que a Alemanha e a Itália entraram tardiamente no Imperialismo?
    A Alemanha e Itália entraram tardiamente na corrida neocolonialista, pois demoraram para conseguir a unificação nacional. Isso só ocorreu na 2ª metade do século XIX (1860-1871), enquanto países como a Inglaterra e a França (primeiros na disputa imperialista com mais colônias) já eram Estados nacionais (centralizados) desde o século XVI.

    ResponderExcluir
  4. 2°ano
    ATA GERAL REDIGIDA EM BERLIM EM 26 DE FEVEREIRO DE 1885 entre a França,
    a Alemanha, a Áustria-Hungria, a Bélgica, a Dinamarca, a Espanha, os Estados Unidos, a Grã-
    Bretanha, a Itália, os Países Baixos, Portugal, a Rússia, a Suécia, a Noruega e a Turquia, para
    regulamentar e liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, assim como novas
    ocupações de territórios sobre a costa ocidental da África.
    Em nome de Deus Todo-Poderoso,

    ResponderExcluir
  5. 2°ano
    O Congresso de Berlim ocorreu de 1884-85, onde foi realizada uma reunião entre os principais estadistas das grandes potências europeias e o Império Otomano. O congresso teve como objetivo a revisão do Tratado de San Stefano e em manter Constantinopla em mãos do Império Otomano, que já era conhecido por “o homem doente da europa”.

    Nas décadas que antecediam ao Congresso de Berlim, a Rússia e os Balcãs tinha sido tomado por um movimento conhecido como Pan-eslavismo, com desejo de unir todos os povos eslavos dos Balcãs sob um único regimento. Esse movimento, que evoluiu de maneira semelhante às outras formas de ultranacionalismo que já haviam resultado na unificação da Alemanha e da Itália, tinham como base o orgulho étnico-racial, mas tomou formas diferentes diante dass várias nações eslavas. Na Rússia imperial, Pan-eslavismo significaria a criação de um Estado eslavo unificada sob a direção da Rússia.

    ResponderExcluir
  6. 2º ANO
    Luísa Prudente e Maria Eugênia Bustamante
    "O Big Stick ("Grande Porrete") foi o slogan usado pelo presidente Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia empregada como corolário da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no Ocidente. Foi como uma 'injeção de economia' nos países da America do Sul."

    ResponderExcluir
  7. 2°EM
    Mariana, Joana e Liana

    Big Stick: O termo foi inspirado em um provérbio, originário da África Ocidental, que apregoava: “Fale com suavidade, e carregue um grande porrete, assim irás longe”. Do mesmo modo, Roosevelt atuava mantendo um ar amistoso e cordial nas negociações, e ao mesmo tempo deixava evidente a possibilidade de usar a força para sobrepujar seus opositores e conseguir seu intento.

    ResponderExcluir
  8. 2°EM
    Mariana, Liana eJoana

    A Guerra do Ópio, também conhecida como Guerra Anglo-Chinesa, foi um conflito armado ocorrido em território chinês, em meados do século XIX, entre a Grã-Bretanha e a China. Ocorreram dois conflitos: A Primeira Guerra do Ópio (entre os anos de 1839 e 1842) e a Segunda Guerra do Ópio (entre 1856 e 1860)

    ResponderExcluir
  9. Bruna, Giovanna e Verônika 2°E.M.

    O Tratado de Nanquim, com apenas 12 artigos, foi um dos mais indecentes que uma nação obrigou outra a assinar. Os chineses viram-se forçados a assumir não só as despesas de guerra feitas pelos ingleses, isto é, custearam, com 12 milhões de liang de prata, os tiros com que seus portos e súditos foram atingidos, como indenizaram os traficantes ingleses em 6 milhões de liang de prata. Quer dizer, pagaram aos que envenenavam e viciavam seu próprio povo. Como complemento, cederam Hong Kong em caráter perpetuo aos ingleses e ainda abriram-lhes, além de Cantão, mais quatro portos (Fuzhou, Xizmen, Ningbo e Shangai). A imensa debilidade do império chinês ficou exposta. Daí em diante, todas as potências colonialistas começaram a querer tirar vantagens daquele imenso cetáceo desprotegido e inerme que o império da China havia se transformado.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]