10 de abr. de 2008

O longo caminho da Guerra

texto de Rafael Noronha
Introdução
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) deu início a uma série de conflitos no século XX, colocando fim a ideia anterior que todo o progresso levaria a humanidade a um grau de desenvolvimento sem precedentes na História.

No entanto, vale a pena relembrar alguns momentos distantes de 1914, mas que conduziram o Homem para outros caminhos, que, por sua vez, o levaram à Guerra.


Relembrando alguns pontos BEM distantes da época da Guerra:

- Durante o Feudalismo (Idade Média) o poder estava nas mãos dos senhores feudais e a IGREJA tinha um enorme poder de influência na vida das pessoas, ou seja, tudo se justificava pela FÉ.



- As Cruzadas, as Navegações, o Renascimento e outros fatores levaram à crise do feudalismo e trouxeram à tona a RAZÃO (o Homem no Centro do Universo).

Homem Vitruviano - (Da Vinci - 1492) - um exemplo desse Homem no centro do Universo, em busca da Razão


- Quem melhor que o REI para representar esse HOMEM senhor da Razão?

- Aparece na História, o ABSOLUTISMO – os Reis mandões da época do Mercantilismo (Comércio)!

Coroa - um dos símbolos do Absolutismo


- E a Igreja? No século XVI, a Igreja Católica, que não mais mandava e desmandava, vendia o perdão dos pecados (INDULGÊNCIAS).

- A Igreja perde ainda mais espaço quando Martinho Lutero começa a divulgar as ideias de que só a fé salvaria o Homem e não a “compra de um lugar no céu”.

- Muitos países reagiram contra a Igreja Católica, fundando outras religiões, que se apoiavam na ideia de que a prosperidade alcançada por meio do trabalho era uma bênção de Deus (Calvinismo).

- Isso tudo deu uma força para os Reis Absolutistas terem ainda mais poder.

- Claro que esse SUPER poder incomodava. A burguesia, por exemplo, também queria uma fatia desse bolo, ou melhor, desse poder. Como ela não ganhava espaço, ela liderou a REVOLUÇÃO FRANCESA (1789).



A Liberdade Guiando o Povo - de Eugène Delacroix (1798-1863) - A Revolução Francesa foi importante por trazer a possibilidade de liberdade igualdade


- A Burguesia chegou ao poder, mas não mudou a situação do povo, que ficou cada vez mais oprimido. Opressão que se tornou cada vez pior no universo do trabalho após a Revolução Industrial, gerando as idéias Socialistas.


- O auge do poder burguês se deu com Napoleão Bonaparte, que queria “dominar o mundo”.


- Ele não conseguiu fazer isso plenamente e após a sua derrota, o mapa da Europa foi redesenhado no Congresso de Viena (1814-1815), dando início a um período de equilíbrio europeu que durou até a Primeira Guerra Mundial.


O Capitalismo se tornou forte

- A Revolução Industrial e a Revolução Francesa ajudaram o CAPITALISMO a se fortalecer, especialmente por meio do chamado LIBERALISMO.



- O Liberalismo é a manifestação prática desse universo capitalista, pois pregava a liberdade individual em todos os campos da vida, em especial, na economia por permitir que não mais o ESTADO mandasse e desmandasse nas relações comerciais e industriais.


- Esse contexto foi ajudado pela PRIMAVERA DOS POVOS, quando diversos projetos de sociedade permitiram que na Europa mudanças aflorassem,  que antes só haviam acontecido na França, com a Revolução de 1789.


As Nações se tornam fortes

- A partir do Congresso de Viena e de todas essas transformações, emergiram as ideias de que era preciso fortalecer a unidade territorial. Surgem os conceitos de Nação e Nacionalismo.



- Isso deu origem ao processo de Unificação Italiana e Unificação Alemã, que percorreram a luta pela unidade territorial e o desenvolvimento em seus povos de amor à pátria por meio da cultura.


- Esse amor a pátria se expandiu por toda Europa, desenvolvendo um nacionalismo agressivo associado à idéia de fortalecimento militar.

Os “Impérios” se fortalecem


- Capitalismo fortalecido + Nação fortalecida + Nacionalismo agressivo = IMPERIALISMO


- Imperialismo (também chamado de Neocolonialismo), esteve em seu auge entre 1875 e 1914, representando a expansão, a conquista e a dominação econômica de uma ou mais nações sobre outros povos.


- A Europa dividiu a Ásia e África em domínios territoriais para explorá-los economicamente.


Ilustração sobre a disputa dos "Impérios" na partilha da África


Pergunta crucial: isso se deu de forma harmônica?


Claro que não ! ! !

Muita rivalidade aconteceu entre os países e esses “Impérios” econômicos se uniram em alianças:


- Tríplice Aliança = Alemanha, Áustria-Hungria e Itália

- Tríplice Entente = Inglaterra, França e Rússia


O Resultado



Somando tudo isso e outros fatores, nós temos o cenário armado para explodir a Primeira Guerra Mundial. Mas para isso acontecer precisou apenas alguém acender o fósforo. Mas isso é outra História.



Cena da Primeira Guerra Mundial (1914-1918)


Para Pensarmos e vocês responderem:


A Humanidade fez toda uma trajetória que a conduziu ao progresso, ao desenvolvimento, enfim, a uma era de tecnologia, no entanto, também a levou a uma Guerra Mundial. Podemos nos questionar nesse momento: até que ponto todo o avanço da ciência vale a pena?


Referência Bibliográfica

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995



ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS. Mônica. História Ensino Fundamental, 9º ano. Brasília: CIB – Cisbrasil, 2007. (Coleção RSE)

30 comentários:

  1. Gabriel Almada S. Reis / 9°ano
    Rafael eu acho q o texto fico muito bom , pois fala de toda materia , numa forma bem resumida!!!Vou estudar por aq!! =]
    Ja aqela pergunta q fiko na cabeça:Ate na onde o avanço da ciencia vale a pena?
    Ah tipo eu acho q vale a pena avançar a ciencia , mais o humano tem q tomar conciencia q a ciencia nao e pra fazer guerras e sim pra melhorar as coisas pra gente!!

    ResponderExcluir
  2. Eu compreendi que tudo o que houve que esta escrito no texto acabou
    em guerra , tudo por causa do poder(dinheiro) , e no final houve a 1°guerra mundial , devido tantas discuçoes(conflitos) .
    O resumo do professor foi muito bom para copreender melhor a materia.

    flw galera

    abrasss fessor

    by:Brenão e Valente/9°ano

    ResponderExcluir
  3. E aí pessoal,
    O texto do Rafael ''O longo caminho para a guerra é muito bom!!
    Não percam a chance de lerem.
    Bem,o que eu quero comentar é que o imperialismo não levou a nada(a não ser a Primeira Guerra Mundial).Toda a tecnologia que o homem criou na Idade Moderna,foi usada para quase4 meio-mundo.De que adianta tanta tecnologia se não a pudermos usarmos para o bem?
    O caminho para a primeira guerra mundial foi um processo(muuuuito longo)que começa lá no começo da idéia da razão e vai até o Imperialismo se fortalecer através da idéia de nação,de nacionalismo e dessas grandes nações quererem cada vez mais poder(o que gera a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente).Esses grandes impérios vão querer o domínio da África e da Ásia(o que não será amistoso).Tudo isso vai gerar a Primeira Guerra Mundial,ou seja,toda a tecnologia alcançada foi perdida numa guerra tão vil e sem escrúpulos.Isso é tudo pessoal.

    Flw,

    Lucas Gomes de Almeida,nº20-9ºano

    ResponderExcluir
  4. 9ºano
    Isadora A. M.Duque Nº 16 Elisângela M. Gonçalves Nº 8

    Mesmo com todo o avanço da ciência o ser humano acaba em guerra. Talvez seja da natureza humana a autodestruição, mas não podemos mudar isso? Se o avanço continuar acabaremos em guerra novamente? Acredito que com todo o conhecimento estamos adquirindo, chegaremos a uma solução, mas para isso a humanidade tem que parar de ser tão ambiciosa.

    ResponderExcluir
  5. André Reis 9°blz ?!
    o texto é muito bom para se estudar
    pois a maioria das coisas que vai cair na prova fala no texto
    Imperialismo absolutismo
    liberialismo
    de tão bom que é o texto eu vou estudar atravez dele
    flw
    wabra

    ResponderExcluir
  6. Antônio B. Ribeiro Júnior 9°ano
    até que ponto todo o avnço da ciencia vale a pena??
    vale ilimitadamente desde que ninguem morra por bobagem ou se for um invento idiota
    mais voltanda para as guerras se não tivessem acontecido naquela hora a bomba ia explodir muito mais forte um tempo depois
    ou seja é melhor matar de uma vez do que ficar com briginhas idiotas
    =D

    ResponderExcluir
  7. Nome:Fábio Henrique de Jesus dos Santos.9°ano

    Oi!!!tudo bem??

    Rafael ficou bem legal esse texto sobre o feudalismo(a igreja mandava em tudo,depois vinham os senhores feudais e cavaleiros,sehores que tinham grandes extenções de terra,e na terça classse os servos,os artesões e a burguesia, pesssoas que trabalhavam no comércio).
    Levou o fim do feudalismo as cruzadas,renascimento entre outros.
    A partir desse momento começou nascer as revolução Francesa e industrial,onde a igreja perdeu uma parte de seu poder,onde começou a nascer outras religiões,Martinho lutero foi um deles,criou uma religião nova,em base da igreja católica.
    O capitalismo que foi um movimento em base do lucro e da liberdade,onde gerou muita desigualdade social.
    Outro movimento foi o socialismo,que era em base dos bens gerais,todos tinham o mesmo direito.Enfim é uma longa história.

    ResponderExcluir
  8. Um ponto bem distante da epoca de guerra que eu não consigo esquecer foi o FEUDALISMO em que o poder estava nas mãos dos SENHORES FEUDAIS, mas a IGREJA tambem tinha uma grande influencia nesse poderes ....ISSO era uma coisa que eu tinha ´dúvida mais depois de ter lido esse texto , não tenho mais ... AINDA tenho uma dúvida gostaria de saber se vc poderia me ajudar depois ... É só isso ... Mas parábens pelo texto ...

    Felipe Souza Pinheiro nº: 11,9ºano e
    Mateus Gabriel nº: 23,9ºano

    ResponderExcluir
  9. Elisa, Letícia nº 07,19 9º ano.

    Apesar dos avanços tecnológicos terem mudado muitas coisas naquela época, não trouxe muitos benefícios como por exemplo a guerra.
    Mas, por outro lado o avanço da ciência vale a pena porque ajuda o ser humano a melhorar e ter o desejo de criar mais.
    O ser humano tem que pensar que o avanço da tecnologia foi feito pra fazer o bem e não o mal.
    "Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada."
    ( Richard Feynman ) =]

    ResponderExcluir
  10. Fessor comu q tah truta..!?
    ENtao nois entendemos o seguinte...
    Tudo q houve e q ha ainda nas guerras eh por causa do poder...dinheiro...ganancia..isso tudo traz mortes...muita destruicao afetando o mundo inteiro seja diretamente ou indiretamente...
    Ise resumo eh otimo rpa estudar pra prova ta bon de mais..
    Fessor eh nOIS..
    Paulo g unit...Guilherme g unit..
    Wabrrass fessor..

    ResponderExcluir
  11. Adilson Caetano Albino N°1
    Felipe Neves C.C de Oliveira N°10

    A primeira guerra mundial foi processo que começou muito antes de 1914 e varios fatores ajudaram para que acontece: O fortalecimeto do capitalismo com as revoluções francesa e inglesa.Que levou a europa a viver o Liberalismo chegando a "Primavera dos Povos".A partir do Congresso de Viena surgiram as idéias de que era preciso fortalecer a Naçao e criar uma potencia e construir um imperio.
    Com o capitalismo fortalecido ,uma naçao fortalecida e um nacionalismo agressivo se deu o IMPERIALISMO que visava a expansão terrritorial e a conquista e a dominação economica sobre outros povos.Desse processo gerou muita rivalidade entre as nações que fez com que só precisase de uma coisinha para estourar a Primeira Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  12. Oiee! Rafael!
    Nós achamos que o texto ficou muito bom e ajuda as pessoas que ainda não entenderam a matéria a compreender melhor!
    O texto mostra que a primeira guerra mundial foi um processo que ocorreu varias coisas como LIBERALISMO, IMPERIALISMO, etc...
    Houve reconstrução de novos processos de mudanças!
    Afinal conseguimos compreender o texto!

    Tchau! =]

    Gabriela e André Aguiar 9°Ano

    ResponderExcluir
  13. Iris Moraes e Júlia Vilaça
    9º ano

    Esse texto é um resumo de toda a matéria estudada até agora, principalmente sobre feudalismo, absolutismo, liberalismo, revolução francesa e outros temas relacionados à esse assunto. Ele foi bom para podermos refletir sobre a pergunta: "até que ponto todo avanço da ciência vale a pena?"
    Bom...
    a resposta dessa pergunta é um tanto difícil de dizer, pois tudo é muito relativo.
    O avanço da ciência vale a pena até o ponto em que não prejudique a população em geral ou o modo de vida sustentável que elas possuem. Desde que não estrague o bem estar das pessoas e nem obrigue ninguém a usufruir dessa "nova tecnologia". Pois cada um tem o direito de viver da forma como quer, desde que não atrapalhe a vida dos outros, ou deixe de seguir algumas pequenas regras impostas pela sociedade.
    Basicamente, é isso.
    Podemos dizer que o avanço é permitido devido ao que a sociedade suporta permitir.

    ResponderExcluir
  14. O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais. Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito à um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros.Revolução Francesa é o conjunto de acontecimentos que, alteraram o quadro político e social da França. O Antigo Regime e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana.Está entre as maiores revoluções da história da humanidade.O liberalismo envolve um grupo de pensadores que viveram as particularidades da Europa nos séculos XVII e XVIII. Nessa época o espírito empreendedor e autônomo da burguesia propôs outras possibilidades na relação entre os homens e o mundo.Primavera dos Povos, é um conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.Nação significa a reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas caracteristicas raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião e língua. Mas a rigor, os elementos território, língua, religião, costumes e tradição, por si sós, não constituem o caráter da nação.
    Vale compreender e entender sobre esses temas abordados,isso é uma forma de passar de geração para geração....
    Thais Gomes Ávila nº26

    ResponderExcluir
  15. Israel cardoso nº17,
    Marcos monteiro nº22
    9º ano

    A 1º Guerra Mundial, ocorreu por um longo processo.
    Na epoca do Feudalismo, tudo era mandado pela fé, que foi substituida pela ideia da Razao, representada pelo REI, dando inicio ao Absolutismo.
    O fim do absolutismo se deu por conta da crescimento da burguesia, depois de acpntecerem varias revoluçoes religiosas.
    Entao vieram a Revoluçao Francesa e Industrial, que deixaram o povo cada vez mais oprimido e favoreceu o capitalismo. O liberalismo tambem foi inserido na França e depois em toda a Europa.
    Capitalismo fortalecido + Nação fortalecida + Nacionalismo agressivo = IMPERIALISMO
    A Europa dividiu a Ásia e África em domínios territoriais para explorá-los economicamente.

    Pergunta crucial: isso se deu de forma harmônica?
    Claro que não ! ! !

    Tríplice Aliança = Alemanha, Áustria-Hungria e Itália

    Tríplice Entente = Inglaterra, França e Rússia
    FOI GERADA A GUERRA!

    ResponderExcluir
  16. Gabriel Ferraz nº12, Leonardo Bonetti nº20 9° ano


    A ciência desenvolveu vários produtos visando o bem da humanidade. Mas, temos que levar em conta que ela também produziu armamentos nucleares e armas de destruição em massa. Devemos ser conscientes que a ciência deve elevar o conhecimento em medidas pacificas, mas também deve desenvolver armas para proteção das pátrias. A evolução da ciência também traz benefícios, como: remédios para cura de doenças que não tinham cura conhecida, a tecnologia para o lazer e facilitação da vida da população, entre outros.

    ResponderExcluir
  17. O Avanço da ciência no contexto histórico geralmente deve-se às inúmeras iniciativas e revoluções que ao longo do tempo transformaram a vida das pessoas, resultantes de um processo intenso demudanças e desenvolvimentos que até hoje continuam a avançar. Resultante de um longo processo de pesquisas e estratégias para influenciar outros povos, o que levou a criação de máquinas de guerras sofisticadas e eficientes.
    Porém, chegamos a um ponto em que o avanço, hoje, desenfreado, da ciência está causando cada vez mais mudanças significativa na vida das pessoas, de modo prejudicial, em que o que prevalece é o desejo intenso de destruição, visando avanços nos mecanismos usados nas guerras e, sobretudo intimidando as pessoas que estão receosas e amedrontadas.
    Enfim, concluimos que o avanço da ciência está relacionado a seus objetivos, que pode ser usado para vários fins, prejudiciais ou não, depende de saber usá-las.
    Cássio, Nº02, Elias, Nº07 e Victor, Nº34

    ResponderExcluir
  18. O avanço da Tecnologia vale a pena até o ponto que nenhum sangue for derramado, nenhuma vida for perdida e nenhuma cultura for destruída.




    João Pedro Capizzani - nº17
    Gabriel Souza - nº11

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente,parabéns ao professor Rafael pelo ótimo texto foi de grande ajuda para a melhor compreensão da matéria.
    No nosso ponto de vista o imperialismo não levou a nada,pois no fim do mesmo houve uma guerra, a tecnologia e a ciência tem que ser usadas pro bem da humanidade e não, pra coisas maléficas, temos hoje uma tecnologia muito avançada, mesmo assim existem países querendo entrar em guerra que é o caso da Coréia do Sul e a Coréia do Norte, temos que rever o conceito de tecnologia para podermos usar ela para o completo bem de nossa querida humanidade.

    Meidin e Vitin 9° 21 e 35

    ResponderExcluir
  20. Daniel Lisboa e Maria Eduarda, nmr.03,24
    Apesar do avanço tecnológico na ciência, ser um ponto positivo para toda humanidade, devemos pensar sempre como usá-la,pois do mesmo modo,que este avanço trara benefícios,pode vir a trazer também pontos negativos. Como a Guerra,que durou 4 anos,trazendo malefícios para o mundo,na econômia e na sociedade.
    Por isso, devemos refletir e ultilizar a ciência tecnológica de modo que possamos nos beneficiar, e trazer pontos positivos para nossa vida e para as vidas dos de mais que vivem conosco, de modo com que ninguém receba pontos negativos em suas vidas, como ocorreu durante as guerras e nos períodos, como feudalismo, liberalismo, socialismo etc.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Ribeiro Nº 13 Felipe Rodrigues Nº 85 de abril de 2013 às 09:18

    O texto retrata as fases pré-guerra, como o absolutismo e o feudalismo. Basicamente, nos ajuda a lembrar tudo que aprendemos na história com o professor Rafael. Os textos contam sobre diferentes fases da história, mas basicamente eles focam no poder e na riqueza, influências do capitalismo. O Liberalismo também foi citado como uma parte pré-guerra, embora seja mais liberal que o Capitalismo. O texto foi bem formulado em ordem cronológica, que nos ajuda a entender melhor a matéria.

    Até que ponto todo o avanço da ciência vale a pena?

    A ciência vale a pena até o ponto em que ela nos ajuda a evoluir em diversas modalidades, como a medicina. A ciência precisa ser constantemente evoluída para que os humanos estejam sempre evoluindo, tanto mentalmente, quanto fisicamente. Porém, a ciência deve ser tratada com cuidado, pois o conhecimento pode ser usado para a destruição, como a formação de bombas nucleares em diversos países. Tudo deve ser utilizado para construir ou evoluir, e não para destruir.

    ResponderExcluir
  22. Até o ponto em que ajudou as pessoas,descobrindo doenças e remédios.Vale a pena porque se o avanço da ciência não existisse muitas pessoas morreriam sem saber do que e não teria remédios. Mesmo com todo o avanço da ciência o ser humano acaba em guerra.

    João Gabriel Nº15 e Gabriel Augusto Nº10

    ResponderExcluir
  23. Paulo Andrade nº 31 Matheus Fornaretti n° 295 de abril de 2013 às 09:20

    Até que ponto a ciência vale a pena ?

    Todos sabem que a ciência é uma coisa que todos nós precisamos,porém ultimamente ela tem interferido na vida humana,prejudicando todos por pouco.
    A ciencia ela tem seus pontos negativos,e tambem positivos. Ela é positiva até o período em que ela nos ajuda a evoluir na medicina e na criação dos remédios,mas nós nunca devemos idolatra-la,pois nesse ponto ela acaba sendo negativa para todos nós ao seu redor.

    ResponderExcluir
  24. Matheus Guimarães E Matheus Bueno 9°ANO

    Faelzin o avanço científico vale a pena até o ponto em que não prejudique as pessoas em geral ou o modo de vida sustentável que elas possuem. Desde que não estrague o bem estar da população e nem obrigue as pessoas a utilizarem da tecnologia.Pois cada um tem o direito de viver da forma como quer, desde que não atrapalhe a vida dos outros, ou deixe de seguir algumas pequenas regras impostas pela sociedade.

    ResponderExcluir
  25. João Guilherme Fonseca 16°
    Saulo Albino Rodrigues Junior 32°
    Ficou muito bom Rafael, pois compreendemos muito a matéria com esse seu resumo, que relata tudo o que aconteceu no desenvolvimento da ciência em seu avanço.
    Um dos primeiros relatos é da Primeira Guerra Mundial que aconteceu entre (1914-1918). Sobre o avanço que o mundo teve nesse período. E principalmente do aproveitamento que a igreja católica teve sobre seus fieis no Feudalismo
    Nós concordamos com o avanço da ciência, mas não para o uso exclusivo para guerra ,mas sim para o avanço da humanidade . Para o desenvolvimento na melhoria da saúde,

    ResponderExcluir
  26. 9º ano-2013
    Daniela Calfat
    Flavia Fernandes
    Giovanna Chicarino

    A humanidade precisa aprender a crescer e se desenvolver sem prejudicar a si mesma.O avanço da ciência trouxe muitos benefícios,como remédios,vacinas,aparelhos eletrônicos...
    Porém este mesmo avanço trouxe armas,destruição, mortes e guerras.Não é preciso procurar muito para encontrar os danos que o avanço da ciência causou:guerras envolvendo armas nucleares,tanques de guerra,drogas,poluição etc. Conforme a humanidade se desenvolve,mais problemas vão surgindo.
    Até que ponto esse desenvolvimento vale a pena?Vale a pena se for para ajudar e contruir,mas devemos abandonar a prática destrutiva,que acaba com milhares de vidas.Destruir não é desenvolver!
    Quando vamos ter consciência do mal que estamos fazendo a nós mesmos?

    ResponderExcluir
  27. Nome: João Pedro dos Santos Mendes N°18
    O avanço da ciência vale a pena até o ponto em que não nos prejudique e contribua para a paz e bem estar de toda a população.
    E que seja util e prestativo para quem usufruir dessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  28. lucas pinto numero: 225 de abril de 2013 às 09:26

    O texto nos ajuda muito para estudar. O texto fala das fasses das guerras. Fala leu polo texto que nos ajuda pacaramba. Respondendo a sua pergunta até que ponto todo o avanço da ciência vale a pena? Até quando ele nos ajuda tanto nas guerras quanto para a humanidade. Ajudou muito nas guerras. Abraço do seu aluno preferido tchau

    ResponderExcluir
  29. Douglas Floriano Maciel n6° 9°ano

    Gostei muito do texto, é interessante e bem completo. Em relaçao a pergunta acho que as pessoas devem evoluir a ciência afavordealgobom como saúde e a tecnologia a favor da educaçao. porquenao envestirnas pessoas do pais? poderia ser um lugar melhor de se viver para todos.

    ResponderExcluir
  30. Lara thoany n°19
    Maria clara n°’23

    O texto ” o longo caminho da guerra”,ficou ótimo muito bem resumido e explicado.
    Bom respondendo a pergunta:”até que ponto o avanço da ciência vale a pena?”
    O avanço da ciência sempre vale a pena,porém devemos saber até que ponto devemos usá-la a favor da humanidade ,e não para formação de guerras,conflitos internos ...
    Alem de a 1° guerra mundial fortalecer o “pensamento” de nação e nacionalismo,pois daí que surge a idéia de que a nações querem mais e mais poder (dinheiro),a partir desse período os grandes impérios vão querer o domínio da áfrica e da Ásia que apesar de tudo será amistoso. Por exemplo: na áfrica quando a Europa teve um interesse na áfrica foi pelo motivo de diamantes e pedras preciosas ou seja (riquezas) (busca de mais dinheiro) geralmente os mais ricos não formavam colônias se eles tivessem era para obter matéria prima ou também vender produtos manufaturados.Tudo isso vai gerar a 1° guerra mundial ( que foi um longo período) ou seja toda a tecnologia foi “desperdiçada” em uma guerra.nao podemos esquecer que o absolutismo é o poder absoluto nas mãos do rei.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]