17 de abr. de 2008

Relação do Aquecimento Global e a Ação do Homem

A partir de textos criados por 03 grupos do 3º ano do Ensino Médio 2008, montou-se uma única reflexão sobre esse tema que tem esquentado nossa cabeça (em todos os sentidos, aliás).

Um alerta para a consciência humana:

A compreensão da sociedade capitalista e seu consumo excessivo e desnecessário

texto dos aluno do 3º ano EM 2008

2008 – Ano Internacional do Planeta Terra

Aquecimento Global é um dos assuntos mais discutidos e mais preocupantes em todo mundo. 


Essa ameaça ao Planeta Terra foi fruto de ações do homem, atos que nunca foram controlados e agora com a situação se agravando, nos damos conta do grande problema que foi causado. O homem busca soluções para amenizar o Aquecimento Global, mas não é tão simples reverter a situação, que um dia começou pequena, e que naquela época poderia ter sido pensada nas conseqüências. Portanto o homem agora pensa em inúmeras formas de ajudar o Planeta Terra, idéias que nem sempre são validas e que nem sempre se concretizam.

A Revolução Industrial (a partir do século XVIII, Inglaterra) é considerada como um dos símbolos do Capitalismo, que em nome do lucro, fez uso desenfreado dos recursos naturais

O ser humano vem aumentando irresponsavelmente seu consumo. Diante de tantos danos ambientais em conseqüência disso, a humanidade se volta tanto ao capitalismo esquecendo-se do impacto ambiental que tem sua causa no consumo desnecessário e excessivo. Cada vez mais o homem tem a obsessão por vender, comprar, gastar, ter relações comercias em geral. Assim mais indústrias vão surgindo, e com elas a poluição vem junta, contaminando a atmosfera, os rios e o ambiente onde se encontram. E também devido ao grande consumo, os produtos vão sendo inovados, fazendo com que percam muito rápido seu valor, isso acarreta em uma grande produção de lixo contribuindo na poluição do meio ambiente.

O celular é um grande símbolo de nossa sociedade consumista, que faz com que a troca de aparelho seja uma necessidade. Não uma necessidade real, sim uma necessidade de status.

Podemos até citar aqui o padrão de consumo norte-americano que nos leva a consumir muito mais do que devemos. Mas agora, ele (e todos nós) está sentindo os efeitos de sua busca sem limites por mais e mais na pele. Alguns sinais disso são ondas de calor de até 40ºC na Europa, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são quase unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. O Aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colaboram para este processo. Os raios do Sol

atingem o solo e irradiam calor na atmosfera, como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global.



A imagem acima já se tornou clássica para ilustrar o tema “Aquecimento Global”

Apesar de o assunto ser muito discutido entre todos, não tem despertado uma grande consciência de ação nas pessoas que buscam apenas o suprimento de suas necessidades e luxo e acabam esquecendo do risco que esses podem causar ao planeta Terra. Tais problemas só teriam um resultado significativo quando houver realmente uma grande redução de seus causadores.


Cada um deve fazer sua parte (tão clichê e tão real), tomando medidas que estão ao seu alcance, em pequenos atos, que somados, grandes mudanças podem acontecer, como a diminuição dos efeitos do Aquecimento Global. Assim o Planeta Terra terá melhoras, pois a função do homem agora é pensar no alerta que a Terra está dando e tentar reverter essa situação enquanto é tempo, usar sua inteligência para dominar a natureza não com força e sim com compreensão, de que toda causa tem um efeito.


Alunos:
Annelise Ávila
Bruna Veiga
Camila Carriço
Camila de Fátima
Carolina Werkhaizer
Lara Amaral
Lia Novaes
Maria Mariana Resende
Taís Moraes
Yuri Bueno


O que podemos fazer?


Acesse o site http://mudeomundo.com.br/50-acoes-contra-o-aquecimento-global/ e veja 50 ações contra o Aquecimento Global e sempre é bom lembrar a repetida frase: FAÇA A SUA PARTE!

17 comentários:

  1. O aquecimento global realmente é um problema alarmante!A sociedade capitalista deveria reduzir o consumo de produtos desnecessários e superficiais, que visam apenas o lucro.
    Porém isso só terá um resultado se as pessoas colocarem suas idéias em prática.Não basta ter consciência, tem que haver também atitude!!!!!!!!!!!
    Annelise Ávila
    Camila Carriço
    3ºEM

    ResponderExcluir
  2. é isso ae
    se cada um fazer a sua parte, poderemos reverter esse pesadelo de aquecimento global
    por isso, fça a sua parte e nao pense se os outros estao fazendo a mesma coisa ;D

    ramon

    ResponderExcluir
  3. Yuri e Taís
    29 30
    3°EM

    Como o próprio texto diz, é de grande importância tomarmos providências para que só pensar no que "acontecerá daqui 50 anos" não aconteça com ações que tomemos agora.
    "MESMO ACHANDO QUE NAO VAI TE AFETAR, A RATOEIRA VAI TE PEGAR!!!"
    RSRS

    como diz o professor Rafael.
    Então, cada um deve tomar providências por si próprio, para ajudar o mundo como um todo.

    ResponderExcluir
  4. O aquecimento global é de responsabilidade de todos e os impactos desse possuem influências sobre todos nós. É exatamente por isso que devemos fazer a nossa parte em um problema mundial. Pequenos atos que estãoi ao nosso alcance podem fazer uma diferença enorme.

    Débora Mai nº 08
    Monique Cristine nº 22

    ResponderExcluir
  5. A nível organizacional, a mobilidade dos capitais internacionais garante a contribuição de um grupo importante na determinação das condições inegavelmente apropriadas. Caros amigos, a determinação clara de objetivos aponta para a melhoria de alternativas às soluções ortodoxas. Por conseguinte, a competitividade nas transações comerciais ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança do fluxo de informações.

    Ou seja,devemos nos concientizar sobre o atual estado do mundo que é critico . Largar o capitalismo e lucro um pouco,para cuidar do futuro.

    Sami (bera) Lucas , Matheus

    ResponderExcluir
  6. O aquecimento global já é um assunto bem batido e explicado atualmente, porém, mesmo assim não vemos grandes mudanças no comportamento da sociedade em geral. Enquanto as pessoas nao sentirem realmente os problemas que podem nos atingir não irão REALMENTE mudar. A esperança de uma redimir o problema e ter um futuro melhor, será aliemntada com nossas atitudes, enquanto nao m,udarmos e nao exigirmos mudanças dos 'poderosos' , nossas esperanças e nossos futuros estarão ameaçados...ou seja,
    FAÇA A SUA PARTE!
    ~~> Plante árvores
    ~~> Ande mais a pé
    ~~> Não deixe o seu computador ligado horas sem ser utilizado
    ~~> Apague as luzes e abra as janelas
    ~~> Desligue seus aparelhos inutilizados das tomadas
    ~~> APRENDA A AMAR, PROTEGER E CONVIVER COM O MEIO EM QUE VIVE! ;)


    Bruna Nolde
    nº 3
    3ºEM

    ResponderExcluir
  7. O Aquecimento Global é um grave problema que está sendo muito discutido e de tanto falar sobre isso as pessoas ficam saturadas sobre o assunto e acabam esquecendo do real valor da situação.
    A conscientização é fundamental para a resolução do problema.

    Camila de Fátima
    Lia Novaes
    3ºEM

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o aquecimento global é só um produto da mídia para gerar polêmica. Eu concordo com o meu querido Mr. Bush, que protocolo de Kyoto o quê?!?!? O quê realmente importa é o lucro gerado pelas nossas super-empresas americanas!
    God bless America!!

    Uncle Sam.

    ResponderExcluir
  9. Em nosso Planeta sempre ocorreu o efeito estufa, o que é normal, pois esse fenômeno é responsável pela temperatura habitável da Terra. Porém, desde a Revolução Industrial, e com mudança nos padrões de vida da sociedade, cada vez mais os gases, responsáveis por esse efeito, têm sidos lançados na atmosfera, e saindo do nível normal, o fenômeno tem causado o aquecimento global em larga escala, o que está prejudicando o planeta.

    Cada pessoa deve fazer a sua parte, sem ficar esperando pelos Outros agirem. Cada um deve tomar consciência do que estamos vivendo
    e tentar mudar os hábitos para tentarmos minimizarmos os possíveis resultados desse aquecimento global!


    Pedro Henrique e Mariana Monteiro
    3º EM

    ResponderExcluir
  10. Aquecimento Global um fato que poderia ter sido evitado enquanto podia, não se deixando chegar à alarmante situação como está acontecendo.
    A consciência é primeiro que se deve começar a agir, para consequemtemente as pessoas se ligarem na proporção do que realmente causa o aquecimento global. Possibilitando melhorias locais primeiramente, evitando o CONSUMISMO na maioria das vezes DESNECESSÁRIO!
    Começando a agir em casa, na escola, e do mesmo modo em todos os ambientes, podemos e muito colaborar!
    diminuindo por exemplo as emissões de gases, etc ...

    Fabi Novaes n09
    Maísa Lopes n17

    ResponderExcluir
  11. O aquecimento global consegue tomar conta da nossa cabeça com a preocupação do futuro, porém o caso da isabella tira a atenção do povo, e coisas também como ataques terroristas ou as farc, ou até os cartões cooperativos. Será que isso não é manipulação por parte das empresas que manipulam a mídia, que manupulam nossas mentas, para que demos mais atenção para notícias supérfulas e que serão esquecidas, do que para um problema contínuo e imenso relicionado ao meio ambiente? Nosso meio no universo?
    Então paremos de nos preocupar com a renúncia do reitor da UnB, ou da libertação do tibet, pq se o aquecimento global permanecer crescendo, nem haverá Tibet, nem mesmo UnB, então não poderemos estudar lá.
    E temos dito!

    Luiza e Letícia

    ResponderExcluir
  12. A verdade é essa mesmo, parece ser pouco,mas se cada um de nós fizer sua parte, somando com iniciativas do governo e iniciativas privadas,o solução para o fim desse tormento aparecerá.O Aquecimento Global pode deixar de ser um vilão da nossa história.Precisamos acordar enquanto é tempo e reverter essa situaçã;se continuarmos só falando e não reagindo, nós mesmos vamos sofrer essas consequências!!!!!!!
    Maria Mariana (MOTA)
    Kisley Fortes

    ResponderExcluir
  13. é, eu sei que eu já fiz meu comentário na escola,
    mas como eu não comentei no outro tópico dos amigos, eu vou comentar de novo, mas agora da minha casa, e com apenas a minha opinião sem influências da Lele,


    sabe onde tá grande parte da culpa?!?!
    NA EUROPA!!!
    siiim,
    os europeus que devastaram as florestas decíduas!!
    essas florestas sãaaao super importantes para amenizar o efeito estufa pq elas tiram mais CO2 do ambiente!!

    será que não teria como fazer um big reflorestamento e dá um jeito pra pelo menos, amenizar a situação?!?!!?


    Luiza Del Grande

    ResponderExcluir
  14. eu acho que certas coisas são desnecessarias
    as vezes ha eletrodosmesticos velhos que consomem tanta energia !!mas a pessoa não toma vergonha e troca !!msm sabendo que isso prejudica seu propio bolso!!todos sabem que por ex:uma geladeira antiga consume muita energia!!até 3x mais do que uma nova !!o dinheiro que vc gasta pagando uma conta pelo uns 3 meses vc poderia ta dando a terceira parcela de um eletrodomestico novo!!!entao ehh legal vc pensa e repensa nas suas atitudes e que uma coisa desnecessaia pode acaba prejudicando nao so vc como o mundo todo!!
    FAÇA A SUA PARTE!!

    ResponderExcluir
  15. por isso q mundo ta se acabanndo

    ResponderExcluir
  16. bom eu adorei o q eu li, pois mostra bem o q estamos fazendo com o noso planeta...
    Prejudicando o nosso próprio ambiente!!!


    =]

    ResponderExcluir
  17. Adorei todo esse texto parabéns a quem criou !!

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]