30 de out. de 2008

Globalização e Juventude

9º ano
Texto de Rafael Noronha

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Mahatma Gandhi

Olá, galera do 9º ano, certamente essa é última vez que estaremos juntos aqui no Blog em 2008 (embora vocês possam participar das outras postagens e temos muito assunto ainda em sala de aula)! Começamos o ano falando sobre Grécia e encerramos Ensino Fundamental estudando (além da Revisão) a Globalização, o mundo moderno e o papel da juventude nesse contexto.

Goste ou não, o fato que não se pode voltar ao passado! A Globalização já faz parte de nossas vidas!

Uma antiga e sábia frase diz que o Homem não é uma ilha, ou seja, ele não nasceu para viver isoladamente um do outro. Da mesma forma a História nos revela que o Homem desbravou e descobriu continentes, da necessidade de sobrevivência fez com que inventasse meios e tecnologias para melhor viver e dominar o Planeta. Da mesma forma que evoluiu durante milhões de anos, também mostrou que toda sua racionalidade também pode ser usada para o mal, para obtenção de poder e de glórias.

A facilidade comunicativa é um ponto-chave na era global. O mundo está todo conectado e basta você estar on-line para fazer parte dele!
Mas nem tudo é positivo nesse nosso mundo atual. Um fator importante nesse novo milênio é a relação que o Homem tem com a Natureza. Infelizmente isso não se dá da melhor forma possível e um exemplo negativo disso é o Aquecimento Global

A globalização é um fenômeno que revela essas faces do Homem. Por um lado ela nos apresenta um mundo de possibilidades, avanços tecnológicos, comunicação e agilidade. Por outro lado ela não deu conta de resolver problemas como a miséria, a fome, os problemas ambientais, embora os países tentem se mobilizar com acordos, como a Agenda 21 e o Protocolo de Quioto.

O fato é que a busca por diversos interesses motivou a construção de um universo de possibilidades ao mesmo tempo em que tem nos causados imensos danos. A juventude (com ou sem ideologia) deveria se ligar mais nesse mundo, pois embora o ser humano não seja uma ilha, muitas vezes nossas ações egoístas nos levam a sermos como tais.
Muitos jovens devem se perguntar como é possível fazer algo, existem muitas respondas, mas arrisco uma: ouse entender o mundo em que você vive! Como? Também existem muitas respostas, porém novamente vou arriscar uma: a HISTÓRIA! Sim, a História pode nos ajudar a entender melhor esse nosso mundo, a reinterpretá-lo e talvez a modificá-lo.

Está por fora quem acredita ainda que História vive apenas do passado!

Espero que a História tenha contribuindo para vocês entenderem um pouco mais a sociedade em que vivemos e que ao longo do Ensino Médio seja possível continuar refletindo sobre nossas vidas! Até mais!
= ]

14 comentários:

  1. -Eu percebo q é um mundo conectado,porem mesmo com algumas idéias e acordos de menos poluição,não se pensa tanto na natureza.
    -Mostrando o passado se entende o presente,tenta-se melhorá-lo e assim produzir um bom futuro.
    -Nós somos o futuro do mundo,e temos q desde já começar a mostrar quem somos e a q viemos com nossas atitudes.
    -Eu achei q o texto podia alertar e até fazer com q reflitamos e possamos perceber o qnto são importantes os atos do homem.
    Flw padrinho x)
    Felipe Augusto nº29

    ResponderExcluir
  2. Felipe Neves n°10
    Gabriel Abdallah n°28

    Eai professor,firme no arreio??
    hhahahah
    Esse texto nos mostrou como agente entender melhor a nossa sociedade.
    E como ela conseguiu ficar assim, globalizada. Mas pena que esta globalizaçao nao ha apenas pontos positivos, com o homem desprezando a natureza e iniciando o aquecimento global.

    ResponderExcluir
  3. oi fessor xD

    Percebemos o mundo globalizado através do avanço tecnológico e das novas civilizações.
    Porque a partir da História, entendemos como isso começou e podemos entender tbm como era o nosso passado.
    O papel dos jovens é fazer a diferença na sociedade =p
    O texto mostra alguns passos da globalização, e a História não mostra apenas o passado como nos ajuda a entender o presente, nos preparando para o futuro. =]
    Feliz dia das Bruxas fessor :x

    Elisa, Letícia 9º ano

    ResponderExcluir
  4. Eae blz ??!
    Hoje em dia a globalizaçao mudo muito no mundo , cade vez evoluindo mais e mais !! A forma de VIDA das pessoas esta sendo facilitada por ela. E muitas coisas estao melhorando a cada dia !!
    O nome ja diz, HISTORIA vai nos ensinar a historia de nossas vidas e dos nossos antepassados , mais tbm nos ensinando o presente e abreindo nossos olhos para o futuro !!
    A juventude tem o papel de tenta a mudança de tudo , pois hoje em dia existem muitas coisas erradas q tem q ser mudadas , mas existem jovens q nao ligam e nem se preucupam com o melhoramento do mundoo ! ! !
    O texto esta muito bom como sempre e sempre nos ajudando a entender mais um pouco sobre a materia!!
    By : Gabriel Almada N°12
    Valentin Fernandez N°27

    ResponderExcluir
  5. Breno - nº5 - 9ºano
    Marcos - nº22

    Podemos perceber o mundo globalizado pelos meios de comunicação, evoluçao das sociedades e tecnologia.
    Através da história entendemos os caminhos tomados pelo homem que levaram à globalização, e assim podemos mudar os erros do passado.
    A Juventude tem um papel fundamental, pois somos nos que podemos mudar esses erros e construirmos uma nova História.
    Pode-se pensar da globalizaçao começar a resolver os problemas da humanidade, como a miséria, violência e coisas do gênero.

    "agente se disolve no mundo globalizado to na fé to legal menos um revoltado"

    Padrinho,
    Nos vemos na formatura se Deus quiser
    bejinho!

    ResponderExcluir
  6. Fábio Henrique,9ºano
    fla ai rafael,blz!!!
    pois bem achei bem legal o seu resumo sobre a globalização,que está muito presente nos dias de hoje.
    Desde a revolução industrial ate hoje o mundo se desenvolveu muito rápido.
    criou novas formas de se comunicar com as pessoas,televisões,computadores portáteis,a ciência se desenvloveu, enfim uma série de coisas que estão até fora do nosso acançe,pois a cada dia mais e mais coisas são inventadas.Mas inflelizmente o homem criou coisas muito ruins,como a bomba nuclear,armas de fogo,uso de materias para extermínio.
    O homem criou muito mais coisas boas que ruins.
    Fuiii!!!

    ResponderExcluir
  7. O mundo hoje esta totalmente globalizado,e tambem apesar de existir alguns acordos para se conser5var a natureza não são todos que assinan ou poe em pratica.
    As pessoas so se preocupam em ganhar mais dinheiro e esquecem da natureza,esquecem q sem elas não vamos viver,e continuam destruindo a natureza.
    Agora nos que devemos ajudar o planeta pois as pessoas mais velhas não vao ajudar mais.

    Mateus nº23

    ResponderExcluir
  8. Júlia & Carol. 9º ano' ( 18 e 6 )


    O mundo globalizado envolve economia, sociedade, cultura e politica.
    O processo de globalização fala sobre a forma como os países interagem e aproximam pessoas.
    Para termos conhecimento é necessario sabermos história, pois a história nos repassa o que aconteceu ao longo dos anos no mundo.
    A juventude tem um grande papel mudar o mundo para melhor, acabando com conflitos e com a destruição ambiental.
    Resumindo nós somos o elemento "X", para um mundo melhor.
    Conclusão: Todos fazemos parte da história.

    bjsmil'

    ResponderExcluir
  9. Adilson n°1
    André n°3


    Eae blz !?!?!
    Em tudo no mundo nós vemos que a globalização está rapidamente tomando conta de tudo e o capitalismo se torna cada vez mais forte aumentando a idéia de lucro assima de tudo que está fazendo com que o mundo se destrua ainda mais rapidamente.
    A história nos mostra os erros cometidos pela a humanidade no passado e nos ensina a corregir-los e não repeti-los.
    Bom ja que disem que o jovem não faz nada,o nosso papel é viver e curtir! Bom esse não é o nosso verdadeiro papel,mas é o que os jovens fazem hoje em dia!!!!É nos atentarmos aos problemas do mundo e a politica e como podemos ajudar o mundo e a todos que nele vivem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    THE END

    ResponderExcluir
  10. Fla aí rafael é nossa ultima vez no blog e com vc aqui no laborátorio de informática vlw por tudo.

    Luquinha e o Andrézinho estaõ aqui para te fazer um comentariozarrão.

    Nós percebemos esse mundo através de notícas e através de nossos atos nesse mundo capitalista que visa o lucro cada vez mais.A imagem desse mundo globalizado é tudo.

    A história pode ajudar pois através dela podemos ver quais foram os erros das pessoas antigamente e mais podemos melhorar o futuro que virá.

    O papel da juventude no sec.XXI é fazer e melhorar o que aquelas juventudes como os CARAS PINTADAS fizeram antigamente.Devemos não só pensar no nosso dia-dia e nos atos egoístas que cometemos todos os dias.Devemos buscar um mundo melhor em que a juventude tenha participação ativa.

    Nosso ano com você foi muito louco!!!!! Aprendi altas coisas tanto nas dinamicas, nos blgs, no auditório e tudo.Espero que vc continue dando essas aulas assim no colegial.

    vlw por tudo!!!!!

    Bem,Rafel,não tenho nem palavras para expressar como gostei de ter aula com vc.Nunca esqueço a amizade que construímos e até outro dia...

    valei,''fessor''!!!

    Lucas Gomes de Almeida,nº20-9ºano
    André Aguiar Paes Leme,nº2-9ºano

    ResponderExcluir
  11. Antônio 9°ano

    A globalização também não eh um bixo d sete cabeças pq ajuda num monte de coisas q todos usam hoje em dia.
    porém ela também traz problemas como a fome e desigualdade mas ela não e a unica culpada também eh culpado vc q quando ve um maltrapilho atravessa a rua so pra não cruzar com ele vc q eh arrogante e pessoas como voce aumentam esse problema q não vai se resolver atpçe q vcs parem com isso.

    ResponderExcluir
  12. Oii tio Rafa!

    Como você mesmo disse prof. homem não foi feito para viver isolado mas nós vivemos em um mundo egoísta onde as pessoas só pensam em poder.
    Os jovens (com ideologia ou não) vão aprendendo cada vez mais a viver nesse mundo egoísta.

    Gabii, elisangela e Rafa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. HISTORIA vai nos ensinar a historia de nossas vidas e dos nossos antepassados , mais tbm nos ensinando o presente e abreindo nossos olhos para o futuro !!
    A juventude tem o papel de tenta a mudança de tudo , pois hoje em dia existem muitas coisas erradas q tem q ser mudadas , mas existem jovens q nao ligam e nem se preucupam com o melhoramento do mundoo ! ! ! um mundo conectado,porem mesmo com algumas idéias e acordos de menos poluição,não se pensa tanto na natureza.
    -Mostrando o passado se entende o presente,tenta-se melhorá-lo e assim produzir um bom futuro.
    A juventude tem o papel de tenta a mudança de tudo , pois hoje em dia existem muitas coisas erradas q tem q ser mudadas , mas existem jovens q nao ligam e nem se preucupam com o melhoramento do mundoo ! ! !

    Thais Gomes Ávila

    ResponderExcluir
  14. Iris Moraes, 15
    Nesse mundo globalizado de hoje podemos perceber divesas coisas, enxergar os dois lados desse "movimento", o difícil mesmo é entender tudo isso. De um lado temos todo avanço tecnológico que pode vir a trazer muito conforto, porém, somente para aquela minoria que tem condição de comprá-lo. O que é um absurdo. Como foi dito antes, existem dois lados e o mundo só nao vive harmonicamente por ainda nao haver um equilíbrio de ambos. E é aí que podemor ver o quanto a história é importante. Ela nos mostra os erros já cometidos pela humanidade, dessa forma, a única coisa que temos de fazer é evitar cometer esses mesmos erros, o que não fazemos, ainda que cientes das consequências que eles podem vir a nos trazer. Aqui é onde entra nós jovens, é necessário entendermos isso, entender que sem abrirmos mão de algumas coisas, no final, perderemos tudo, entender que é necessário mudar, é necessário olhar para o passado, para os erros do mesmo e nao cometê-los novamente, aí sim, o mundo poderá, quem sabe, viver harmonicamente.

    é isso aê profii ! :D
    demorei mas cheguei..!
    beijo padrinho ! *-*

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]