7 de jun. de 2009

Soy loco por ti, América

Pensar a América Latina é um verdadeiro desafio à imaginação, aliás, em um mundo globalizado, pensar qualquer país ou região do globo é uma tarefa árdua!

Os alunos do 2º ano Ensino Médio encararam – e muito bem – o desafio de pensar sobre as nossas matrizes históricas e culturais para responder SOMOS LATINO AMERICANOS?

Uma pergunta que permite várias respostas, pois o Brasil se diferencia dos outros países da região em muitos pontos, no entanto, os alunos conseguiram mostrar que nossas aproximações nos fazem latino americanos.

Algo em comum lembrando pelos alunos é que a colonização feita por portugueses e espanhóis fez o uso da eliminação cultural dos ameríndios – diga-se de passagem que os colonizadores espanhóis fizeram uso do genocídio como grande prática de dominação. Segundo Pablo Nerruda, “a espada, a cruz e fome dizimaram a família selvagem”.

Veja as fotos do Seminário:

























"Poetas e mendigos, músicos e profetas, guerreiros e canalhas, todas as criaturas desta indomável realidade, temos pedido muito pouco da imaginação, porque nosso problema crucial tem sido a falta de meios concretos para tornar nossas vidas mais reais. Este, meus amigos, é o cerne da nossa solidão”. Reflexão de Gabriel Garcia Marques - A Solidão da América
= ]