9 de nov. de 2009

3º ano – Roteiro de Estudo

Simulado: Conteúdo: Capítulos 5, 6, 7 e 8.

ESTUDE:
Resgate e aprofunde o conceito histórico da expansão Imperialista do século XIX
As razões da Primeira Guerra Mundial.
As principais consequências da Primeira Guerra.
Vale a pena estudar o Tratado de Versalhes – página 232.
Estude o material de apoio passado em sala de aula sobre a Revolução Russa e os exercícios sobre esse assunto que vocês fizeram em Grupo.
Período entre Guerras – Crise de 1929 e Ascensão de Regimes Totalitários.

Segunda Guerra Mundial – continuação da Primeira – no que diz respeito às verdadeiras causas imperialistas, aos problemas sociais e econômicos e à corrida armamentista. O grande diferencial da Segunda Guerra: Adolf Hitler.
Segunda Guerra Mundial – desfecho e consequências.
Guerra Fria – significado histórico! Vale a pena resgatar o que os grupos apresentaram no dia 16/11! Lembrando que esse período é marcado pela contradição, ao mesmo tempo em que havia uma impossível paz, também existia um grande avanço tecnológico no cotidiano das pessoas.
Neoliberalismo – começa a se firmar nos anos 80, preconizando a menor intervenção possível do Estado na economia e diminuindo o seu papel em outros setores. Vale a pena olhar em nosso livro sobre esse assunto ou pesquisar na Internet mais sobre ele. Tente levantar seu ideário e as principais análises que podemos fazer sobre esse tema.
Fim da Guerra Fria – estagnação econômica e tecnológica da URSS; mudanças nos anos 80 com abertura capitalista do Governo de Gorbachev; necessidade de diminuição do investimento bélico; movimentos sociais em prol da democracia na URSS; êxito no Neoliberalismo liderado por Margaret Thatcher (Inglaterra) e Ronald Reagan (EUA);