26 de jan. de 2013

Revisão - Hora de Aprender - 9º ano


Revisão para a Avaliação Diagnóstica

Vamos rever ou aprender alguns assuntos em ordem cronológica - Se liga:

1ª parada: FEUDALISMO

1) Propriedade da terra pelo senhor feudal
2) Trabalho servil
3) Economia agrária
4) Poder da Igreja - importante pelo seu poder e por servir como "guardadora" da cultura greco-romana,

2ª parada: IDADE MODERNA

1) Poder nas mãos do reis e Estado Absolutista 
2) Mercantilismo - economia marcante dos reis absolutistas, marcada pela balança comercial favorável

3ª parada: REVOLUÇÕES

Tanto a Revolução Francesa quanto as Revoluções Inglesas foram importantes para acabar com o Antigo Regime. Mas a segunda manteve as características religiosas da Inglaterra e a primeira deve uma grande expansão militar após o seu desfecho com Napoleão Bonaparte. 

4ª parada: COLONIZAÇÃO

1) América Portuguesa : grandes unidades agrárias para exportação, monopólio comercial e escravidão

2) Vinda da família real portuguesa > abertura dos portos e fim do pacto colonial!

Para pesquisar:  O que foi o IMPERIALISMO ?




17 comentários:

  1. http:// Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.

    ResponderExcluir
  2. Lucas Pinto
    Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.
    O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo.
    Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.

    ResponderExcluir
  3. Lucas pinto 9 ano
    Foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no final do sec. XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.

    Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais:
    -investimento de capital externo
    -propriedade econômica monopolista.
    Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava sobre os países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo.

    Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os países pobres de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc. Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, principalmente na Asia e na Africa, desencadeando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.

    ResponderExcluir
  4. Daniel da Silva Lisboa, Douglas Floriano Maciel e Mateus Pinto Campos.

    Foi a política de expansão territorial, cultural e econômica das potencias europeias no final do sec. XIX durante o mesmo período da segunda revolução industrial. Essa concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Nele, há duas características fundamentais:
    -investimento de capital externo
    -propriedade econômica monopolista. No século 20, o imperialismo foi exercido por poderosos estados capitalistas, fascistas ou comunistas, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, União Soviética e China.

    ResponderExcluir
  5. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra.
    das potencias europeias no final do sec. XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.

    ResponderExcluir
  6. Foi a política de expansão territorial, cultural e econômica dos países européis no final do sec XIX, logo após a segunda revolução industrial....foi também chamado de neo-colonialismo pois possui muitas diferenças em relação ao período colonial. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata.

    Foi basicamente a ocupção pelas potencias europeis nos territorios asiaticos e africanos em busaca de mao-de-obra barata

    Matheus da Silva Guimarães 9ºano

    ResponderExcluir
  7. Daniela,Giovanna e Gabriel Augusto

    definição de imperialismo:
    Foi o prática das grandes nações (principalmente da Inglaterra) de tentar dominar os outros países menos poderosos.A pratica é baseada em controle e influência que pode ser exercido de várias formas,direta ou indiretamente,politica ou economicamente

    ResponderExcluir
  8. É a política de expansão territorial e domínio cultural. Um país dominando sobre o outro. O Imperialismo pode ser chamado de neocolonialismo.


    Componentes do Trio: Victor Leite,João Gabriel e Flavia Fernandes.

    ResponderExcluir
  9. No final do século XIX e no começo do século XX, a economia teve grandes mudanças.
    Os países imperialistas dominaram muitos povos de várias partes do planeta, em especial dos continentes africano e asiático. Dessa forma, tinham 3 visões explicativas: o etnocentrismo, baseado na ideia de que existiam povos superiores a outros (europeus superiores a asiáticos, indígenas e africanos, exemplos clássicos), da mesma forma o racismo e o darwinismo social que interpretava a teoria da evolução duma forma errônea, afirmando a hegemonia de alguns sobre outros pela seleção natural.
    Assim, no final do século XIX e o começo do século XX, os países imperialistas se lançaram numa corrida por matéria-prima, mercados consumidores e países com uma fragilidade política, com o intuito de colonizar, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial.
    Os principais países que adotaram a prática do imperialismo:
    -Reino Unido
    -França
    -Belgica
    -Itália
    -Alemanha
    -Portugal
    -Espanha
    -Países Baixos
    -Japão
    -Russia
    -Império Otomano

    Nomes: Dauri & Leonardo Bonetti

    ResponderExcluir
  10. Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial que consistem as atitudes de 5 grandes paises(Inglaterra, França,Italia, alemanha, Belgica)o principal objetivo desse sistema era dividir o mundo em potências capitalista ,e explorar as terras descobertas nos continentes Asiáticos e Africanos.
    Saulo Maciel e Saulo Albino unha

    ResponderExcluir
  11. Maria Gabriela Gonçalves,Maria Eduarda Salomão.9ºano.
    O imperialismo é quando classes maiores,e com mais condições,dominam as menores,com a Politica de expansão e dominio territorial,cultura e economia.Esta prática está registrada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX. No século XIX,os principais paises que adotavam a politica do imperalismo,são: Reino Unido,França,Bélgica,Italia,Japão,etc.

    ResponderExcluir
  12. Imperialismo é uma política de expansão territorial e cultural, que um país tem sobre outro, ou seja, ele controla o país e o explora.
    E também houve o neocolonialismo (processo de dominação política e econômica estabelecida pelas potências), como ocaso em que a Europa controlou a África.
    Gabriel Ferraz
    João Pedro dos Santos

    ResponderExcluir
  13. O Imperialismo começou na Europa no século XIX e se consolidou como uma política que tinha como objetivo a expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra. Influenciado pela Revolução Industrial o que aumentou ainda mais a produção, e gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas. A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente o outro”, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, assim como a "absorção" dos países dominados pelos monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores, levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo. Consolidação deste quadro levou à promoção do imperialismo, prática que resultou na conquista e exploração de vários territórios africanos e asiáticos. Ou seja a dominação de uma cultura sobre outra pode ser chamada de Imperialismo.

    ResponderExcluir
  14. O Imperialismo começou na Europa no século XIX e se consolidou como uma política que tinha como objetivo a expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outra. Influenciado pela Revolução Industrial o que aumentou ainda mais a produção, e gerou uma grande necessidade de mercado consumidor para esses produtos e uma nova corrida por matérias primas. A concepção de neo-imperialismo foi realizada por economistas ingleses e franceses no início do século XIX. Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente o outro”, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, assim como a "absorção" dos países dominados pelos monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores, levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansão constante do imperialismo. Consolidação deste quadro levou à promoção do imperialismo, prática que resultou na conquista e exploração de vários territórios africanos e asiáticos. Ou seja a dominação de uma cultura sobre outra pode ser chamada de Imperialismo. Cássio e Elias.

    ResponderExcluir
  15. O imperalismo aconteceu em:
    Aconteceu na época da segunda revolução industrial
    Ele trata de uma politica de expansão territorial e ecônomica de uma nação em cima de outra. Possui muitas diferenças em relação ao imperalismo do período colonial. Os países que faziam parte do imperalismo buscavam basicamente 3 elementos: matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata. Ele possui 2 caracteristicas fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista .A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc.


    Maria Clara Borges
    Annelise Oliveira
    Lara Thoany

    ResponderExcluir
  16. Imperialismo é a dominação de paises ricos que dominam outros países menos poderosos, que buscavam dominar a Europa. Foi a expanção cultural e territorial das nações européias.



    João Pedro Capizzani - 9°ano
    Gabriel Souza - 9°ano

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]