3 de jul. de 2013

Aconteceu - 9º ano vai fundo na 2ª Guerra Mundial

Tratar sobre 2ª Guerra Mundial é quase uma unanimidade, não é por acaso que temos tantos filmes falando desse tema! O 9º ano aprofundou sobre esse assunto nas aulas de História, professor Rafael, em dois momentos.

No primeiro momento os alunos apresentaram um trabalho sobre Adolf Hitler, buscando informações sobre esta personagem tão controversamente fascinante. O desafio foi buscar a figura humana de Hitler, afinal a História hodierna busca, antes de tudo, entender ao invés de julgar. Importante destacar que os alunos, a exemplo do projeto de pesquisa que o Ensino Médio está desenvolvendo este ano em História, tiveram que obedecer as regras de formatação da ABNT para elaboração da pesquisa, que certamente não foi mero “control c control v”, pelo contrário, muitos pesquisaram em livros sobre o tema!


No segundo momento os alunos assistiram ao documentário “Hiroshima – o dia seguinte”, produzido pelo National Geographic Channel. O documentário traz depoimentos de sobreviventes à bomba atômica de 1945 na cidade Hiroshima, assim como revela todo o funcionamento da bomba com suas consequências. Após assistirem ao vídeo os alunos divididos em dois grandes grupos tiverem que responder questões sobre o que viram neste arrebatador documentário, que nas palavras do aluno Mateus Campos, “esse documentário é muito bom! acho que foi o primeiro na vida que não dormi, essa matéria é muuuuuito interessante”.