16 de nov. de 2014

Aula Invertida - 1º EM - Idade Média

Olá, galera! Estamos caminhando para novos tempos em Educação, goste ou não, a tecnologia e as formas de ensino-aprendizagem estão mudando, isso exigirá cada vez mais do professor que precisa saber lidar com novas formas de ensinar e também do aluno que passará a ter cada vez mais responsabilidade pela busca do seu conhecimento. Não se trata, portanto, de uma opção, sim de um caminho sem volta que a Rede Salesiana de Escolas sai na vanguarda oferecendo mais esse desafio a todos nós.

Força Sempre,

RAFAEL MAGNO NORONHA
Professor de História e Atualidades

Aula Invertida
O flipped classroom, ou sala de aula invertida, é o nome que se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Com ela, os alunos aprendem o conteúdo em suas próprias casas, por meio de vídeo aulas ou outros recursos interativos, como games ou arquivos de áudio. A sala de aula é usada para a realização de exercícios, atividades em grupo e realização de projetos. O professor aproveita para tirar dúvidas, aprofundar no tema e estimular discussões.





Para participar dessa aula, você deverá seguir o seguinte roteiro:

(01) Tenha em mãos o seu caderno de História – fazer anotações é importante e ajuda no processo de aprendizagem. VOCÊ TEM QUE FAZER ANOTAÇÕES! Essa é a tarefa! Muitas anotações, aliás!
(02) Vamos estuda primeiro o Capítulo 11 – O Mundo em Transição – p. 212

Algumas dicas sobre o material do livro:

- Leia na página 212 e início da página 213 a divisão temporal que estamos adotando.
- Leia sobre o comitatus na página 213
- Leia o texto As Origens da Igreja – página 218
- Entre as páginas 217 e 222 fala sobre a organização da Igreja Católica, você pode ler, mas um dos grupos de pesquisa apresentou um pouco sobre na última aula.
- A partir da página 224 fala sobre o Império Carolíngio, que eu expliquei na penúltima aula, inclusive na página 233 o livro trabalha a crise desse Império, como eu expliquei em sala de aula causado após a morte de Carlos Magno e a divisão do Império (Tratado de Verdum), facilitando uma nova onda de invasões.

Depois de passear (ler) o livro, você deverá acessar o seguinte:

PARA ASSISTIR

A) Introdução sobre povos bárbaros: https://www.youtube.com/watch?v=cNu6hz002jE



B) Os Francos e o Império Carolíngio: https://www.youtube.com/watch?v=R026gPvJBjU




C) O poder da Igreja Católica (fala também das Cruzadas, que são tratadas na aula 12): https://www.youtube.com/watch?v=J_f-B7I3yqc



(03) Vamos estudar agora o capítulo 12 – a Europa Feudal

Algumas dicas sobre o material do livro:

- As páginas 235 e 236 há uma excelente visão geral do tema
- A partir da p. 236 o material sobre a sociedade servil – falei já um pouco em nossa penúltima aula e os grupos também falam um pouco nas apresentações do projeto na última aula
- A Idade Média também tinha impostos para tudo – veja na página 239
- A Idade Média era baseada na agricultura, por isso aprimorou várias técnicas – veja na página 242

- ASSISTA ao vídeo disponível em nosso livro digital – FEUDALISMO – muito bom para entender o feudalismo! Expliquei isso na penúltima aula, mas o vídeo ajuda muito! NÃO DEIXE DE VER! Link na página 242 do Livro Digital

- Depois o nosso livro começa a tratar de alguns elementos que fizeram a Idade Média se transformar (não se preocupe, pois no início do 2º EM isso será tratado com mais calma em sala de aula, agora é interessante ter apenas uma visão geral). Primeiro o material trata do renascimento comercial, depois do papel da Igreja Católica, passando também pelas Cruzadas, a Peste Negra (vários vídeos na página 251), a Guerra dos Cem Anos e o fortalecimento do Rei.

- Indicação do livro digital: documentário do History Channel sobre a Primeira Cruzada –p. 246


Depois de passear (ler) o livro, você deverá acessar o seguinte:

PARA ASSISTIR:



B) Da Idade Média à Idade Moderna: https://www.youtube.com/watch?v=XOKdCV9SsI4





E) Vídeo-Aula sobre Feudalismo – s2 – RESUMÃO para Estudar - https://www.youtube.com/watch?v=25bNkd2Z9xI Vídeo bacana, que dá uma visão geral também sobre reis e comércio que aparece em nosso livro! Foco em feudalismo!



(04) Aprofundar:

- Faça uma questão do ENEM sobre Idade Média: CLIQUE AQUI
- Faça uma questão sobre a PESTE NEGRA: CLIQUE AQUI
- Faça uma questão sobre CRUZADAS: CLIQUE AQUI


(05) Indicação de filmes:

Se você quiser ir além, vou deixar duas indicações de filme:


(06) Indicação de jogos on line sobre Idade Média:



(07) Você pode aprofundar o tema com as aulas deixadas no Portal Futurum como matéria para o SIMULADO

(08) SE tiver dúvidas sobre o assunto trabalhado nesta aula anote no seu caderno para debatermos em sala de aula. Leve seu livro para próxima aula.



“Disciplina é liberdade” Renato Russo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]