23 de jan. de 2016

Para ajudar nas primeiras tarefas

8º ano - INSA - https://www.youtube.com/watch?v=kpJyro47rzs

1º ano - IST e INSA - https://www.youtube.com/watch?v=cnUJWj_3Fo8

3º ano - IST e INSA -  https://www.youtube.com/watch?v=Yq2L9tcoI5o

9º ano - INSA - texto do livro digital - http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/primeira-guerra-conflito-animal-433937.shtml

2º ano - INSA - IST - https://www.youtube.com/embed/-ZVD-NCO9LQ e responder:

1. Quais permanências podem ser percebidas no período que sucedeu à peste, às guerras e à fome medievais até os séculos XIX e XX?
2. No texto, são relatadas as rupturas e mudanças que a sociedade medieval sofreu. Caracterize-as.
3. O documentário cita um tipo social que ascendeu nesse contexto, os condottieres. Pesquise e cite quais as suas origens.
4. Uma das mudanças práticas, para o aumento do lucro, ocorreu com a substituição da agricultura pela criação de ovelhas. Explique essa mudança.
5. “Infelizmente, o direito de expressão na Europa era menos reconhecido que o direito de repressão.” A frase do narrador do vídeo se aplica apenas à época em questão ou, também, à outras épocas? Analise e exemplifique.
6. Com base nas informações do vídeo e a respeito de São Tomás de Aquino, avalie sua posição como filósofo/clérigo dominicano nesse contexto de transição.

Tarefas de Ensino Religioso - IST

1º ano - Texto para responder "A Boa Notícia"

A maior maravilha do Universo

É impossível não perceber a cadeia que une cada molécula humana e o faz ser o Ser mais perfeito da Criação. Basta olhar o corpo, a condição concreta da existência terrena, e todo o seu funcionamento. A ciência nos seus conhecimentos diz que nosso corpo é a obra de arte que possui:
  • Cérebro com 15 bilhões de neurônios.
  • Ouvidos capazes de perceber até 1.600 frequências diferentes.
  • Olhos que podem captar um único fóton.
  • Nervo ótico com 800.000 fibras capaz de transmitir mais informações de seus 132 milhões de bastões e cones ao seu cérebro do que o maior sistema de computação ótica do mundo.
  • Pulmões, com 300 milhões de alvéolos que transmitem oxigênio para 100 trilhões de células que formam o corpo.
  • Ossos e 656 músculos.
Enfim, o ser humano é um sistema complexo. Tão amplo que o funcionamento de nosso corpo assegura a circulação sanguínea, digestão, respiração, manutenção da temperatura adequada e outras funções sem que tenhamos que cuidar conscientemente para que isso aconteça.

Não é a toa que Santo Agostinho disse que o ser humano consegue maravilhar-se diante do espetáculo que natureza oferece. No entanto, na maioria das vezes não se dá conta diante desta obra suprema que é o seu corpo e uma das maravilhas do Universo Criado.


3º ano