17 de abr. de 2016

Teatro – Pedagogia - Projeto Interdisciplinar

Reflexão inicial:

“Como os cidadãos do novo milênio poderiam refletir sobre os seus próprios problemas e aqueles do seu tempo?” Edgar Morin.

Proposta temática: os alunos apresentarem em sala de aula (e tão logo na escola de atuação) a temática do projeto interdisciplinar, focando na questão da dengue, porém com a abertura para tratar do nosso olhar sobre nossa relação com o Planeta, como estamos pensando globalmente e agindo localmente?

 Apresentação do teatro em 03 e / ou 10 de Maio (data passada e disponível no Moodle desde a primeira semana de aula em fevereiro).

As apresentações serão realizadas no horário da aula 
Caprichem e se organizem muito bem!

Em relação ao tema:
- Liberdade de contexto.
- Complexidade no tema.
- Perigo na tentação de usar artifícios clichês.
- Desafio para superar a criatividade.
- Nada que ofenda a espiritualidade salesiana e cristã.
- Também não seja piegas: “vamos todos dar as mãos e vamos juntos mudar o mundo...”

                   Atenção ao volume da voz e à postura do corpo.

Atenção
·                     Faça um teatro “leve”.
·                     É teatro, não é aula !

·                     Avaliarei: apresentação, tempo, organização (e agilidade para se arrumar, para arrumar o  cenário, limpeza, organização – obviamente, que o 1º grupo se arruma primeiro, assim que o sinal da aula bater) e disciplina.

      Roteiro do Teatro (fonte:times new Roman ou arial – tamanho:12, alinhamento: justificado – cor: preta) – entregar no dia da apresentação para a Avaliação final para a JORNADA.

® Capa:
·         No alto da página – Nome do GRUPO (inventem o nome)
·         No centro da página – Nome da Peça de Teatro
·         Abaixo do Nome da Peça de Teatro – Colocar disciplina / nome do professor / série
·         No final da página: Nome da Escola e ano

® Desenvolvimento:
·         Primeira Página: Nome dos personagens e dos alunos. O grupo poderá escolher dois alunos (não mais do que dois) para fazer trabalho de apoio: SONOPLASTIA e ASSISTÊNCIA (mais do que isso somente se houver uma justificativa por escrito). Os nomes deles deverão aparecer logo abaixo da lista de personagens e assim como os outros alunos, deverão participar igualmente – da criação aos ensaios.

·         Páginas seguintes: roteiro com as falas, as ações e as músicas usadas.

·         Regra: tempo de duração de 10 minutos no mínimo e de 15 minutos no máximo;

·         Observações e dicas:

·         Ensaiar postura no palco e pronúncia;
·         Não ficar de costas para a plateia;
·         Falar de devagar, articulando bem as palavras;
·          Uma boa trilha sonora sempre enriquece o teatro; 

    1ª terça-feira - 3 de maio:

    G1 - Lilian
    G2 - Denis
    G3 - Stphano
    G4 - Laila

    2ª terça-feira - 10 de maio:

    G5 - Ana Cecília
    G6 - Estefânia
     G7 - Maria Isabella