16 de mai. de 2008

Ideologia Para Viver

texto de Rafael Noronha

Fazendo uma breve pesquisa no Site de Relacionamento “Orkut”, podemos notar pelo menos 1.000 comunidades que tratam sobre Ideologia, desde sua idéia básica até às diversas correntes ideológicas. As mais presentes são as comunidades de música, tais como “Cazuza como Ideologia”, “Renato Russo – Minha Ideologia”, “Metallica como ideologia de vida” ou “Ideologia, eu quero uma para viver”.

Nos anos 80, Cazuza gritava, “IDEOLOGIA, eu quero uma prá viver”. 

Cazuza, símbolo usado por muitos jovens como Ideologia de vida. Representou em suas músicas o ideário de uma geração


Segundo alguns dicionários, a palavra IDEOLOGIA quer dizer:

Conjunto de idéias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos que as apresentam como imperativos da razão; sistema organizado e fechado de idéias que serve de base a uma luta política.

A ideologia serve como base de idéias (ou doutrinas) que estruturam uma vida, que serve como norte para a vida das pessoas e de grupos sociais. Ela é extremamente positiva, se bem apropriada, como no simples exemplo abaixo:

“Minha ideologia de vida é saber compreender o outro da mesma maneira como eu gostaria de ser compreendido”.

No entanto, ao longo da História tivemos tristes exemplos ideológicos e uma triste marca na história foi a Ideologia Nazista, liderada por Adolf Hitler. Antes de observamos como ela foi, temos que salientar que Hitler, ao contrário de outros exemplos históricos, “causou” a 2ª Guerra Mundial, não por puros interesses econômicos, sim por uma questão ideológica (em breve estudaremos com mais detalhes as razões da 2ª Guerra Mundial).

A Ideologia de Hitler convenceu multidões pelo seu grande poder de comunicação

A ideologia nazista se resume no conceito de raça e sobre a idéia de comunidade do povo. Quem não possuia sangue ariano era considerado subhomem. Ficava claro o sentimento nacionalista e racista, que a ideologia nazista divulgava.

Nesse breve panorama se observa que as ideologias são inerentes ao próprio Homem e que são necessárias para que as pessoas tenham um sentido para viver, contudo ela pode ser perigosa quando usada para o mal.

Nos dias de hoje, refletindo sobre o passado, podemos pensar mais claramente sobre as diversas ideologias, nos questionarmos sobre quais as que estão presentes em nossa sociedade e qual a nossa postura sobre elas.

20 comentários:

  1. meu nome e breno e do meu parceiro felipinho estamos aki pa faze um comentariozinho.


    IDEOLOGIA EU QUERO UMA PRA VIVER...

    eu breno sigo a ideologia pumk anarquista.

    o filipinho ta em duvida.

    ideologia e um termo que nao sei explicar no momento...

    Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade.

    flw galera
    by breno e felipinho 9ºano

    ResponderExcluir
  2. Antonio 9°ano
    As ideologias são muito diferentes e as vezes se confrontam mais cada um tem a sua propria idologia e seu jeito de ser

    RESPEITO EM 1°LUGAR

    ResponderExcluir
  3. andre e valentin
    fla ae pessuol...
    como q tah..??
    td na paz...??
    essa ideia do prof°
    de fazer um blog
    esta nos ajudanu mto
    nos estudos,e para comprender
    melhor a materia







    flw



    wabra



    vlw

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal.Td blz?
    Quando li o texto do Rafael sobre a ideologia,logo me perguntei por que existe a ideologia.Ao longo do texto pude perceber que a ideologia foi usada para o bem,mas também para o mal.
    Para começo de conversa precisamos definir ideologia,que pode ser resumida por uma palavra:ideal.
    Hitler na hora de começar a Segunda Guerra Mundial convenseu milhares de pessoas sobre a sua ideologia racista.
    Uma confusão comum das pessoas é confundir ideologia com filosofia.Filosofia é você questionar sobre a sua vida,enquanto ideologia é uma ''frase'' que irá guiar a sua vida.
    Creio,durante a minha curta vida,que ideologia não é SÓ para o bem mas também para o mal.
    Espero que as pessoas,no futuro que virá,tenham apenas boas ideologias(o que acho bem difícil).

    Flw,

    Lucas Gomes de Almeida,nº20-9ºano
    =D

    ResponderExcluir
  5. Fábio Henrique de Jesus dos Santos.
    Elisângela,Isadora.

    Oi!!! tudo bem?
    Seu texto ficou legal.Deu para clariar bem sobre o que é ideologia.
    Em modo geral,ideologia é o ideal.È um modo de se pensar sobre as coisas.
    Adolf Hitler tinha a ideologia nazista e convenceu todo um país a segui-la.
    Hitler foi um homem impiedoso,ele matou muita gente.Principalmete judeus.
    Todos nós temos uma ideologia de vida,umas melhores e outras piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante discordar de você, pois ideologia e ideal não são sinônimos. Enquanto a Ideologia é prescritiva, ou seja possui o claro papel de impor-se diante o outro, diante a vontade do outro, o ideal é uma forma de pensar independente, livre, não impositiva. Toda Ideologia para ser como tal tem relação direta com o poder, seja de uma pessoa ou um grupo. Podemos ter ideal e não precisamos impor nenhuma ideologia. As pessoas precisam ter autonomia.

      Excluir
  6. Ideologia:É o comjunto de idéias,conceito e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade.Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política,mostrando uma forma maquiada de indivisão.
    A ideologia funciona invertendo os efeitos e as causas, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia social, usando o silêncio para encobrir a incoerência.
    Podemos exemplificar a ideologia com a afirmação de que o adultério é crime, que o homossexual é pervertido e que o futebol é coisa do homem.
    É um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

    ResponderExcluir
  7. Ideologia:É o comjunto de idéias,conceito e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade.Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política,mostrando uma forma maquiada de indivisão.
    A ideologia funciona invertendo os efeitos e as causas, resultando em imagens e sintomas, produzindo uma utopia social, usando o silêncio para encobrir a incoerência.
    Podemos exemplificar a ideologia com a afirmação de que o adultério é crime, que o homossexual é pervertido e que o futebol é coisa do homem.
    É um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

    Thaís,Gabriela e Rafaela nº26,13 e 25 9ºano

    ResponderExcluir
  8. A ideologia de Hitler começou com o racismo do sangue, ele dizia que todos que não tivessem o sangue ariano era considerado inferior ou subhomem essa ideia levou a guerra especialmente aos judeus que tinham doutrina diferente foram os mais afetados durante a 2ª Guerra Mundial tendo quase 6 milhões de judeus mortos no final da guerra.Muitos confundem o que é "IDEOLOGIA" o melhor exemplo é a segunda guerra mundial e Hitler que adotou uma ideologia extremamente agressiva e racista levando o mundo a uma segunda era de terror e perseguição.O nazistas levaram a ideologia a serio e acabaram por criar uma nova Guerra Mundial.

    Adilson C. Albino Jr. N°1

    ResponderExcluir
  9. o texto postado nos mostra o que realmente é a ideologia e os "vários tipos" que existem, como o nazismo, liderado por Adolf Hitler, na Alemanha.

    "Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas". A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerado um instrumento de dominação que age através do convencimento (e não da força), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade." AE! :D

    Mael e Ruiva - 9º ano.

    ResponderExcluir
  10. Elisa, Letícia N° 7 e 19 9º ano.

    OOOiii Fessorrr!!
    =D

    Muitas pessoas acham que ideologia é a mesma coisa que filosofia de vida, mas na verdade ideologia é algo muito mais forte que isso.
    Ser cristão pode ser considerado uma ideologia de vida pois vc segue e acredita nisso, ou seja é um caminho que vc irá seguir.
    Achei o texto interessante, pois ele mostra o verdadeiro significado de "ideologia" e explica alguns casos dele na história como foi o caso da "ideologia nazista".

    BjOOOss!!
    ")

    ResponderExcluir
  11. Mateus 9º ano

    Temos que respeitar todas as ideologias pois cada um tem a sua mas muita gente não respeita e acabam brigando por isso. Ideologia é um caminho a ser seguido um ideal

    IDEOLOGIA EU QUERO UMA PRA VIVER UMA PARA COLOCAR EM PRIMEIRO LUGAR.

    ResponderExcluir
  12. Iris Moraes . 9º ano
    Podemos observar que antigamente a ideologia das pessoas eram coisas mais pessoais, cada um tinha a sua propria, mesmo que as vezes guardasse pra si. Já hoje, as coisas mudaram bastante. As pessoas já não tem mais tanto esse "compromisso" de guardar pra si, e as suas ideologias, na maioria das vezes, são inspiradas na vida de outras figuras da sociedade, grandes nomes que marcaram a história com a sua bondade ou com a sua "loucura", que é o caso do Hitler ou, ainda, com celebridades do momento. São raras as pessoas que tem uma ideologia propria, que nao pega simplesmente uma frase e a transforma em sua ideologia, e sim que atraves do que pensa e do que acredita cria a sua ideologia.
    No caso de Hitler, ele obteve uma ideologia que acabou marcando a história de uma forma nao muito agradavel.
    Entao, é isso ai. Pensem e procurem formar sua propria ideologia.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,
    O que nós entendemos sobre ideologia é que ela se resume a um grupo de idéias,baseadas num modo de viver de uma época.
    A ideologia ,a princípio, é umb om modo de se orientar na vida, mas ao longo da história ela foi usada em eventos como a guerra e destruição de outras ideologias de vida!
    Vimos também a ideologia nazista lidarada por Hitler.
    Ele queria eliminar qualquer possibilidade de haver outras doutrinas em seu pais.

    Júlia Vilaça & Marcos Ushizima

    ResponderExcluir
  14. Andre Aguiar 9 ano
    Felipe Neves 9 ano

    Iai rafael firmeza?
    Nos entendemos sobre ideologia que ela e um modo de pensamento que cada pessoa tem,mas algumas pessoas nao usam o pensamento certo.
    Como o caso do Hitler que usou a ideologia para o mau,mas foi a escolha dele,como as pessoas podem fazer sua propria ideologia com o bem entenderem,mas nem sempre o que escolhemos e o caminho certo.
    Como foi suas aulas??
    Entao professor o bagulho e o seguinte eu atrapalhei todas suas aulas mas nesse trimestre eu pretendo melhorar muito,como o senhor ja tem visto eu estou fazendo todas as tarefas que o senhor tem dado,valeu?

    ResponderExcluir
  15. ola meu nome é icaro sou de brasilia-DF
    cara gostei muito da "enquete"soubre ideologia
    um assunto tão simples mais pra mim tão complicado pra ser explicado em sala de aula
    confesso que este blog me ajudou mmuito foi nele que consegui nota máxima em filosofia valeu !!!!

    ideologia eu quero uma pra viver------rsrs

    ResponderExcluir
  16. Vlw Icaro ... que bom que ajudou!

    Grd abraço!

    ResponderExcluir
  17. ideologia e um acto de completa desrespeito que se usou muito durante a epoca de hitler que torturava pessoas q nao pertencecem a sura raca (ariana)

    By joao madeira,Portugal

    ResponderExcluir
  18. achei o texto muito interesante,e sei que todos nós temos uma ideologia de vida, é só escolher o caminho certo.
    obrigada voce me ajudou muito no meu trabalho sobre "A IDEOLOGIA DE HITLER"

    ResponderExcluir
  19. Kátia CEDERJ
    seu comentério me ajudou muito com meu estágio.
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]