30 de mai. de 2008

A Tal Revolução Francesa

TEXTO COM MAIS DE 19 mil visualizações até Fevereiro de 2013!!!
TEXTO MAIS ACESSADO DO BLOG
Atualizado em 09 de Outubro de 2010

Texto de RAFAEL NORONHA

Introdução

Revolução Francesa em Destaque na História da Humanidade!!!!!

Na História existe um determinado assunto que parece que sempre atrai os holofotes da “mídia” é a tal da Revolução Francesa! Considerada um marco divisor da História, pois a partir dela se inicia oficialmente a História Contemporânea. Além disso é um tema que sempre aparece no vestibular.

Porque razão, motivo ou circunstância ela é tão importante?

Será por causa da Queda da Bastilha?
Será pela perda da cabeça do Rei?
Pelo reaparecimento da cidadania, democracia e república?
Ou porque a Revolução Francesa ocorreu na França?



Brincadeiras a parte, vamos aos pontos sobre esse tema antes (bem antes) de 1789. . .



Idades Anteriores
Antes da época em que vivemos, a Idade Contemporânea, a História linear – tradicional nos apresenta outras épocas:


- Idade Antiga (Antiguidade) – 4000 a.C. a 476 d.C.: remete-nos para a Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma. Estas duas últimas são de extrema importância para os dias de hoje, pois nelas encontramos a semente dos conceitos de cidadania, democracia e república.
Escola de Atenas - imagem do século XVI representa a Grécia Antiga, por meio de seus filosófos, como Plantão e Aristóteles, no centro

- Idade Média – 476 a 1453: época em que predominou as relações no campo (feudais) até o Renascimento Comercial. Nesse período temos a Igreja Católica como forte presença na mentalidade desse período.

Durante a Idade Média, a IGREJA liderou as CRUZADAS, em busca de Jerusalém e Poder
- Idade Moderna – 1453 a 1789: período em que as relações feudais ficam em segundo plano, pois quem “mandava” e “desmandava” era o Rei (Absoluto), que tinha seu poder, segundo o pensamento da época, concedido por Deus.

Imagem do Rei Luiz XIV – Na tela de Jean Nocret, Luiz XIV aparece como o deus Apolo e sua família como se fosse uma divindade mitológica! Lembre-se: imagem é tudo e nessa época isso já fazia parte da sociedade!


A Idade Moderna foi norteada pela RAZÃO e ela teve dois momentos importantes e diferentes:

1º Momento importante da RAZÃO foi baseado no RENASCIMENTO (auge no século XVI), que fez renascer a cultura Greco-romana, trazendo a ideia de que o HOMEM estava no centro do Universo, não mais a FÉ como fonte de explicação para tudo! Temos nomes importantes como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Galileu Galilei e Nicolau Copérnico.

Imagem – Representação do Sistema Solar Segundo Copérnico – Importante exemplo de uma época em que houve uma grande “explosão científica”!

Essa razão renascentista serviu para consolidar o poder do Rei, afinal, se a moda era o HOMEM NO CENTRO DO UNIVERSO, quem melhor que o Rei para governar esse Homem na Idade Moderna? Pensadores como Maquiavel e Thomas Hobbes ajudaram nesse processo de afirmação das monarquias absolutistas.

2º Momento da RAZÃO (e, diga-se de passagem, que MUITO nos interessa) é o Iluminismo, que no final do século XVII e ao longo do século XVIII representou uma nova maneira de pensar o mundo, pregando o racionalismo e a liberdade individual, consequentemente essa RAZÃO seria uma LUZ para acabar com modelos antigos existentes na sociedade, mais precisamente o mando e desmando do Rei, ou seja, o Absolutismo, também chamado de Antigo Regime.
Imagem sobre o Iluminismo – De 1772, a figura ao centro da imagem acima representa a verdade – rodeada de uma forte luz – ao seu lado direito duas outras figuras representam a razão e a filosofia. Temos importantes nomes no iluminismo, como Montesquieu, Voltaire e Rousseau.

As ideias iluministas são tão importantes que vão fazer com que uma Revolução aconteça!

Que Revolução?

Oras, a tal Revolução Francesa!

“Se liga na Ideia”... A REVOLUÇÃO FRANCESA



Obra de Eugène Delacroix (1798-1863), intitulada A Liberdade Guiando o Povo
A sociedade francesa, antes da Revolução estava divida da seguinte forma:

Primeiro Estado = Clero (Igreja)

Segundo Estado = Nobreza

Esses dois estados eram os mais privilegiados, pois eram sustentados pelos pesados impostos pagos pelo

Terceiro Estado = Povo (burgueses, trabalhadores urbanos e camponeses)
Lembrem-se que simplificamos a sociedade nesses três Estados, porém as relações sociais e as subdivisões dos Estados ultrapassam essa visão!


Caricatura anônima mostra o povo (este representava 98% da população francesa) carregando os outros dois estados.

Em outras palavras, uma sociedade BEM desigual!
Pensa comigo: em uma sociedade tão desigual, com um rei que manda e desmanda não demorou muito para as ideias iluministas ganharem força! Certo? Super certo!

Qual foi o “empurrãozinho” para que ela acontecesse?

As sérias crises econômicas enfrentadas pela França, ou seja, a falta de grana aliada com a fome.

Para TENTAR resolver isso o Rei LUIZ XVI convocou a Assembleia Geral dos Estados, no entanto, o Primeiro e o Segundo Estados se uniram, como já era de costume, para atender os seus interesses, por conta disso, o Terceiro Estado gritou INDEPENDÊNCIA ou MORTE ! ! ! Brincadeira ! ! ! ! O Terceiro Estado (representado pela Burguesia e seus interesses) resolveu “quebrar o barraco” e convenceu o POVO a se rebelar com muitos motins e quebra-quebra pelo país!

Rei Luiz XVI

O auge se deu em 14 de Julho de 1789 com tomada (queda) da Bastilha – prisão que era o símbolo do grande poder opressor do Rei.


A Queda da Bastilha (prisão política) foi importante como SÍMBOLO que deu início aos acontecimentos importantes da Revolução.

Atenção: Sites e Livros apresentam, conforme a visão do autor, outras formas de se dividir os períodos da revolução!


1. A Primeira Fase da Revolução foi de 1789 a 1792 – A ASSEMBLEIAdesde da Assembleia Nacional Constituinte, que em Agosto de 1789 proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1791, dividiu o poder em Legislativo, Executivo e Judiciário, mantendo a Monarquia, até o ano de 1792 , quando a ala mais radical da revolução assumiu o poder, liderada por Marat, Danton e Robespierre.
2. A Segunda Fase da Revolução foi de 1792 a 1794 – A REPÚBLICA foi marcada pela elaboração de uma nova constituição por meio de uma Convenção popular, pela proclamação da República e pela disputa pelo poder entre: Girondinos (alta burguesia) e Jacobinos (média e pequena burguesia) – havia um grupo intermediário chamado de “pântano”. Também foi uma época do TERROR, com a instituição de um Tribunal Revolucionário: contra quem discordasse do regime liderado por Robespierre. Luiz XVI e Maria Antonieta foram os primeiros guilhotinados e mais de 30 mil pessoas perderam a cabeça nesse período!

A Guilhotina
É claro que parece bastante estranho tudo isso, pois uma Revolução que pregava “igualdade, liberdade e fraternidade” se revelou uma grande ditadura, que somente em 1794 foi amenizada com a morte de Robespierre, imaginem como ele morreu? Na guilhotina!

Robespierre - assumiu a liderança da Franca e cometeu os mesmos erros que ele criticava quando estava fora do poder ! E isso lhe custou a cabeça!


3. A Terceira Fase da Revolução – O DIRETÓRIO Foi de 1794 a 1799 – Fez uma nova Constituição em 1795: que dizia que a República passaria a ser controlada por 5 membros, o diretório que precisava impedir a invasão territorial , que foi feita pelo jovem militar Napoleão Bonaparte, que em 1799, por meio de um golpe, chamado de 18 Brumário, se coroou Imperador (em 1804), dando início a uma nova etapa na História da França e do mundo, pois até 1815 ele conquistou muitos territórios na Europa!

Napoleão - de louco ele não tinha nada, foi bastante esperto para conquistar a Europa!
Considerações Finais
Essa tal Revolução Francesa foi importante, porque possibilitou uma nova maneira de pensar a sociedade, além disso, foi o 1º movimento social que derrubou o Antigo Regime (Absolutismo), colocou em prática o Iluminismo, defendeu o direito de propriedade privada, declarou o direito do homem e do cidadão (não mais súdito) e separou Igreja e Estado.

}Troca da monarquia feudal mercantil absolutista pela monarquia burguesa industrial absolutista!

É claro que existem muitas maneiras de se pensar a Revolução e sua importância, no entanto, podemos também refletir sobre alguns importantes pontos sobre os dias de hoje de nossa Idade Contemporânea:

v Qual sociedade queremos?

v Até que ponto somos livres?

v Por que a nossa sociedade ainda é tão desigual?

10 comentários:

  1. Qual sociedade queremos?
    Queremos uma sociedade que saiba qual é o seu ideal com deveres direitos e sabendo respeitar o seu próximo sem preconceito e sem discriminação social .

    Até que ponto somos livres?
    Somos livre até o ponto que os politicos impõe uma liberdade!;de acordo com o que eles querem e de acordo com os ideais deles .

    Por que a nossa sociedade ainda é tão desigual?
    Pois há muita descriminação com a sociedade em geral com o comportamento e raça e aparênciaa!
    E álias pessoas que não tem sua personalidade acaba acreditando o qe uma pessoas com pouco conhecimento e razão axa qe está certa entrando assim em uma sociedade desigual!


    Fabiane Guimarães n° 7 1°EM

    ResponderExcluir
  2. 1-Uma sociedade mais justa, livre de preconceito, sem desigualdade, com direitos iguais a todos...
    2- Nao podemos nos considerar livres, pois dependemos dos outros para a maioria das nossas atitudes, compramos carros, terrenos e por mais q pensemos que sao nossos, nao sao. Dependemos do governo, das pessoas ao nosso redor que sao "superiores", como por exemplo no emprego, ou em algum estabelecimento onde haja regras, nos submetemos a isso.
    3-Uma boa parte é por causa da escolaridade, porque todos acham que quem teve um estudo melhor, mereci ter um trablaho melhor, tudo bem que isso na maioria das veses éh verdade, mais se o governo melhorasse o ensino das escolas publicas, e não roubasse tanto, talvez poderiamos diminuir a desigualdade.E tem tambem a situação em que as pessoas acham que dinheiro é tudo, e por ela nao ter tanto dinheiro ela nao é capaz, nao é uma pessoa boa. Julgam pela aparencia e pelo nivel social.

    ResponderExcluir
  3. v Qual sociedade queremos?

    Não podemos deixar de pensar que a sociedade que queremos é de certa forma uma sociedade perfeita, e para tanto, precisamos dos ideais da revolução francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), mas acrescidos de justiça e consciência. Queremos uma sociedade mais justa, uma sociedade na qual podemos fazer o que queremos e onde quem fica atrás das grades é quem fez errado, segundo as regras que infelizmente não podem deixar de existir.

    v Até que ponto somos livres?

    Na teoria, somos livres até quando cumprimos os nossos deveres (as leis), mas na pratica, não é bem assim, nas grandes cidades, devido a violência, ficamos presos em casa, deixando de exercer essa liberdade. Mas a VERDADEIRA liberdade, não depende só das leis, depende da consciência que temos, e de fazermos o que achamos certo, não ferindo os nossos ideais que de certa forma estão mesclados com as leis do atual mundo.

    v Por que a nossa sociedade ainda é tão desigual?

    Porque sempre quando sai um opressor, entra outro. Como na matéria que estudamos, sai o Rei opressor e entrou a Burguesia opressora, não deixando um tempo sequer a sociedade igualitária. Na verdade, mesmo, a sociedade é desigual desde que o homem achou que é melhor que o seu semelhante. Para o mundo deixar de ser desigual, as pessoas devem deixar o orgulho de lado e se colocar no mesmo patamar de qualquer outro; e isso não irá ocorrer tão cedo

    Obs: o que precisamos é de VIDA!

    1º EM
    Thobias – 35 e Isabela – 12

    ResponderExcluir
  4. Queremos uma sociedade na qual se tenha mais igualdade entre as pessoas,na quais todos tenham os mesmos direitos,e não seja diferenciado pela cor,sexualidade,ou classe social.
    Hoje em dia dizemos que somos ''LIVRES'' dono do nosso próprio nariz, mais ainda podemos identificar a censura em muitas coisas em nosso dia,sendo assim não somos TOTALMENTE livres.
    Nossa sociedade hoje ainda tem a censura como disse anteriormente,e as pessoas se isolam de expressar suas opiniões próprias aceitando assim o que a sociedade de alguma forma impoem.
    Obrigado..

    Caio G. (modelão)
    Paulo C. (jumentão)

    1ºEM

    ResponderExcluir
  5. 1-)Queremos uma sociedade que seja livre para expressar o que quer,que tenha educa�o,conhecimento e senso critico para cobrar de seus governantes provid�ncia que a cada vez est�o ficando mais longe de serem realizadas.Queremos tbm igualdade e solid�riedade com o pr�ximo
    2-)Somos livres at� o ponto em que n�o estamos desrespeitando as leis que regem a sociedade e essas leis claro que s�o feitas pelos politicos ent�o quem dita a nossa leberdade na real s�o os partidos politicos.
    3-)Nossa sociedade ainda � mto desigual devido ao preconceito hipocrita das pessoas que n�o admitem que s�o preconceituosas querem maquiar a situa�o,claro que isso�s�o alguns, mais geralmente � a maioria.
    Porem os maiores respons�veis por isso s�o os governates(mais uma vez eles os respons�veis)que em vez de darem financiamentos para a ela bora�o de escolas melhores,professores,materias did�ticos ficam desviando o dinheiro que teria q ter realmente esse destino.
    Gabriela Merlim n�9 1�EM e Gleice Passine N�10

    ResponderExcluir
  6. Uma Sociedade que não nos corrompem com seus costumes individualistas. Que todos Venham a pensar antes de ferir o direito do próximo, e que exija sempre os seus Direitos e cumpra sempre os seus Deveres que estão contido em leis, afinal somos todos iguais braços dados ou não em busca de nossos direitos . "Não desejo/Faço para com o próximo o que não desejo/quero que façam para comigo/mim"

    Somos Livres até onde queremos mas com certas consequências. Se o que fizermos forem bons as consequeências serão boas...Senão forem, pagaremos por tais atos. Como diz Nilton: "Toda ação, seja ela boa ou ruim tem uma reação"

    A Sociedade - um grupo de individuos que formam o sistema semi-aberto da qual a maior parte das interações é feito por individuos pertencentes aos mesmos - é tão desigual porque as interações tem favorecido aqueles que possuem vantagens financeiras em relação a uma maioria que vivem como "escravos" em meio a tanta liberdade que os cercam, por não terem status financeiros. INDEPENDENCIA ou MORTE, até porque a sociedade está em DESORDEM e REGRESSO !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Qual sociedade queremos?
    Queremos uma sociedade em que todos
    possamos ser felizes da maneira em que achamos melhor, com direitos
    iguais. Sem que o governo possa estar sempre acima de nossa vida, de nossa liberdade, mandando e desmandando no nosso povo.

    Até que ponto somos livres?
    Infelizmente no mundo de hoje, somos livres ate quando respeitamos o governo, cumprimos as leis e obedeemos os mandatos do governo. Mas na minha opniao somos livres até quando nao atrapalhamos o espaço do outro.

    Por que a nossa sociedade ainda é tão desigual?
    É, o caso da sociedade ser tão desigual é um tema mtodiscutido no mundo de hoje e que estão incluidos muitas discussoes e opioes. Mas a nossa sociedade é tão desigual, porque o PODER sempre vem de quem tem mais dinheiro, de quem 'pode' mais, oque
    causa cada vez mais desigualdade, preconceito e desmoralidade.
    Obrigado.

    Mariane V. - 26
    8° ano.

    ResponderExcluir
  8. Queremos uma sociedade que seja livre para expressar o que quer,
    Queremos tbm igualdade com o próximo.
    há muita desigualdade em nosso país,devido ao preconceito das pessoas que não admitem que são preconceituosas, e na maiorias das vezes escondem isso, mais muitas vezes nao querem nem esconder. tinha que te melhores professores,materias didáticos, porque muitas vezes o dinheiro que é pra ser investido em materias e outras coisas para a educaçaõ do povo são disviados, isso é a triste realidade de nosso país ;\

    ramon *;

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]