19 de set. de 2008

O Tempo da Política

1º ano EM
texto de Rafael Noronha

Estamos quase encerrando o 1º ano do Ensino Médio – 2008, muitos foram os nossos desafios, começamos o ano falando sobre juventude, suas tribos, dificuldades e expectativas para o Ensino Médio, a partir desse tema começamos a entender sobre participação política em diversos tempos da História, Grécia e Roma com a invenção da cidadania e democracia, Revolução Francesa com a ampliação do direito à cidadania, que havia ficado esquecido durante a Idade Média – o tempo da Igreja – e Idade Moderna – o tempo da política.
Ruínas do Antigo Fórum Romano - Espaço Para a Refletir a "Coisa Pública"


Aliás, na Idade Moderna surgem a ciência e os conceitos modernos de Estado, Nação, Economia e Política. Grandes nomes surgiram nessa época, como Nicolau Maquiavel.

Maquiavel, um HOMEM da época do surgimento do Absolutismo, foi importante por pensar sobre o fazer político e para a afirmação dos reis absolutistas com as seguintes idéias:

- Líder político: ser cruel e ser temido
- Os fins justificam os meios (desde que os meios sejam o Estado)

Maquiavel - seu pensamento foi interpretado de várias formas ao longo da História

Outro pensador importante foi Thomas Hobbes ao explicar que o Homem ao ser o lobo do Homem, precisava do ESTADO para organizar e proteger esse homem na sociedade.

Thomas Hobbes usou a imagem do Levitã para dizer que o Estado é superior a tudo

Esses pensadores e outros fatores fortaleceram o REI e o Estado (tanto que não conseguimos imaginar uma sociedade sem esse Estado) e muito fortaleceu que o absolutismo monárquico recebeu pesadas críticas, como as de John Locke, que falava sobre o Estado Liberal, ou seja, um Estado sem a intervenção direta do Governo, com direito à propriedade e em que cada individuo tem o direito de decisão sobre os seus atos.
John Locke deu as bases para o pensamento do Estado Liberal, que só apareceu após a Revolução Francesa
Luiz XIV, o Rei Sol, símbolo do poder absolutista com a frase "O ESTADO SOU EU"

Tudo isso (e muito mais) ajudou a formar o Homem Moderno – ainda veremos que algo extraordinário ajudou a construir o pensamento do Homem na Idade Moderna: as grandes navegações, momento que os europeus descobriram que não estava sós no Planeta!

Veremos ainda esse ano que na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, as Grandes Navegações modificaram o mundo!!!!

Pensando sobre esse tempo da política no passado e no presente, dê uma olhadinha no texto “Politicagem e Política: Coisas Diferentes Que Parecem Iguais” (http://bloginternacional.wordpress.com/2007/05/20/politicagem-e-politica-coisas-diferentes-que-parecem-iguais/) e reflita por que é tão difícil fazer POLÍTICA?


O que nos prejudica é a tal da politicagem, infelizmente presente em nossa sociedade

17 comentários:

  1. Olá!

    Realmente, depois de muitos escandalos as eleições servirão para dar um basta na politicagem existente no nosso país.
    Fazendo seu papel de cidadão e votando consciente, temos chances sim de mudar nossa realidade e acabar com a politicagem.

    Hoje no poder há muitas autoridades corruptas que são cada vez mais iludidas pelo mundo do poder e do dinheiro.

    Os maiores idealizadores da políticagem, existiam desde muito tempo atras, como Maquiavel, e o Rei Sol. Mas também grandes nomes como J.K fizeram grandes contribuições para chegarmos a nossa democracia.

    Vote consciente, seu voto pode mudar esse país!
    TODOS PELA EDUCAÇÃO! haha =p

    Laís diniz nº 20
    Natália Ribeiro nº 25 ;)

    ResponderExcluir
  2. oq nos aprendemos no decorrer desse ano nos ajudou muito pq conheçemos novas culturas e lugares em geral, conheçemos tbm alguns importantes pensadores daquela época q suas ídeias estâo até hoje no nosso dia a dia

    Gustavo 22 e João Fili 13

    ResponderExcluir
  3. 1º EM

    Gleice Maiara Passine - nº:10
    Thobias de Paiva Camargo - nº:35

    Pensando sobre esse tempo da política no passado e no presente, dê uma olhadinha no texto “Politicagem e Política: Coisas Diferentes Que Parecem Iguais” e reflita por que é tão difícil fazer POLÍTICA?

    Acreditamos que fazer política é tão difícil pois, a maioria, das pessoas ao chegar no poder esquecem toda a sua ideologia, suas idéias de melhoria e acabam sendo corrompidas.
    O motivo disso acontecer não sabemos, mas acreditamos que seja porque encravado na política, e a política que está no poder, um monte de gente corrupta e esses são os poderosos; as pessoas novas que entram naquele meio acabam por ceder a esses que nada de bom fazem, mas que são totalmente populistas, prometendo coisas as pessoas mais humildes e assim conseguindo voto da grande massa, que é quem realmente elege alguém nesse país, e que infelizmente não tem preparo para tanto!

    ResponderExcluir
  4. Fabiane Guimarães nº7
    Caio Mariano nº2

    Pois com um país tão injusto e anti democrático e assim com pessoas que só pensam no proprio bem social e no bem moral. As pessoas que exercem a politica atualmente, acabam distorcendo um pouco oque é realmente é a politica na sua integra.
    Assim sendo tão difícil de se acreditar que a políca possa ser exercida justamente.

    ResponderExcluir
  5. Bianca Rocha n°1 1°EM
    Gabriela Merlim n°9

    Fazer politica é dificil porque de modo geral os partidos estão simplesmente interessados na politicagem onde prometem muitas coisas na época da eleição, se associam a várias coligações em busca de votos e depois que são eleitos eles se veem afundados em promessas e não conseguem exercer a politica porque estão emaranhados na sua politicagem.
    A politica que eles realmente se preocupam em fazer é a do bem proprio a eles, como aumentar seus salários,diminuir suas horas de trabalho e tudo mais.A politica de apoio ao cidadão apenas é falada na épocas de eleição e permaneçem em apenas promessas e o povo fica a merce do destino.

    ResponderExcluir
  6. Umas das grandes importancias daquela época foi as grandes navegações.Outra coisa foi a política q até hoje é uma vergonha no mundo e principalmente em nosso país q existe vários escandalos q chocam o nosso povo e desmoralizam a imagem do país e esses escandalos vem desde do inicio da formaçao do país


    Gustavo 22 e João Fili 13

    ResponderExcluir
  7. política existe desde muito tempo, sempre teve uma importância considerável ao longo da história.
    é algo que se vê todo dia, ao mesmo tempo que é algo que poucos conseguem entender.
    até mesmo porque a visão de política nos dias de hoje, anda totalmente deturpada~> isso porque, para as pessoas em geral política nada mais é do que " corrupção e falsidade".
    mas na verdade política deveria ter um significado totalmente ao contrário disso.
    política deveria servir para que houvesse uma melhor organização quando se trata de socialização. deveria lembrar a todos que temos direitos e deveres, que somos cidadãos e que somos NÓS que escolhemos o futuro do nosso país, elegendo pessoas justas pra nos governar. política, teoricamente, deveria ser algo BOM. =D
    porém, ao longo da história, observamos que a política só funciona sendo _imposta_. a sociedade parece não conseguir se guiiar, sem alguém que imponha ordem - que mande.
    e quando a coisa esquenta, e o povo vê que está acuado, que está sendo prejudicado em demasia, começa a fazer revolução.
    mas a verdadeira revolução deve começar na hora de escolher um representante, antes que ele já esteja lá no poder, ganhando às nossas custas, e dançando no plenário ~> porque ai, já não podemos fazer nada a não ser assistir (e esperar).

    1ºEM
    Natalia Petermann - nº24
    Nathália Guimarães - nº 28

    ResponderExcluir
  8. Carolina 1ºEM


    Aqui , hoje em dia, se torna bem dificil vivermos politicamente corretos.
    A política, tem uma grande influência em nossas vidas, e infelizmenten não temos mais políticos que se interessam pelo POVO.
    Não generalizando, mais creio que nunca tenha existido algum político tão interessado em solucionar problemas, pode até existir tais que queiram melhorar, mais sempre há aquele clichê " rouba mais faz ... " não existe mais algum político, que faça , sem pensar em seu interesse próprio.Temos vários exemplos, como mensalão, caixa 2, atitudes totalmente ligadas com a CORRUPÇÃO.
    Precisamos de um MAQUIAVEL junto a nós, alguem que acrescente coisas boas, e traga ensinamentos e cultura.
    Como Thomas Hobbes , o próprio " homem é o lobo do homem " , e na política ocorre isso, pois o homem mesmo se prejudica, com suas atitudes, claro, precisamos de uma política melhor , mais precisamos também de pessoas com consciência, e saber em quem VOTAR, pois somos nós que decidimos , quem vai nos representar.

    ResponderExcluir
  9. Nos dias de hoje existe um grande preconceito com a tal da politica. "É politico ? Entao é ladrao...".Frases como essa sao comuns cada vez mais. Mas existe uma grande diferença em politica e a politicagem que se destaca na sociedade atual. Com acontecimentos como mensalao,caixa dois entre outros escandalos da politica a sociedade passou a ver politicos de forma diferente. Politica é o ato de representar o povo mas alguns politicos se esqeucem disso e pensa apenas no bem proprio se esquecendo que estao ali pra formar uma sociedade com melhores condiçoes para se viver.Hoje quando um politoc é eleito leva consigo uma "porrada" de representantes de seu partido junto oque nao é correto,na minha opiniao cada um tinha q seguir sozinho. Portanto é tao dificil fazer politica nos dias de hoje pois o povo se revoltou contra esses atos de falta de caracter e a sociedade do mundo atual vem se esqeucendo de valores basicos como honestidade,caracter,respeito e etc...Nao precisamos "massacrar" politicos e sim massacrar a tal da politicagem que vem comprometendo uma sociedade inteira! Precisamos procurar e descobrir uma forma para que essa falta de caracter acabe transformando o mundo em um lugar justo e melhor... VOTE CONSCIENTE VOTE JOAO PRA PRESIDENTE =P ! AUHSHUASUHAHUS
    JOAO MARTINS 1 EM

    ResponderExcluir
  10. Porqe nem sempre o qe e melhor para os outros vai ser melhor para a gente ;DIKA
    Caaada cidaadão deve fazer seu papel na socieedade, para qe ele possa ter o direito de criticar o eleeitor, para isso deve votar consciente.
    Hojee em dia a poolitica esta sendo feita por muuuuuitos corruptos, entaoo fica dificil a gente teer conscieencia pra votar em alguem que ficara durante 4 anos representano nosso pais ...

    Karime Abdallah ft. Nathália Cunha ;)

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia no mundo,principalmente no Brasil,temos uma visão muito errada sobre política,confundindo-a com politicagem.
    Sendo que a verdadeira política é o ato de representar o povo, lutar pelos interesses do povo.
    E a politicagem são os acordos milionários, troca de cargos, troca de apoios políticos e vários outros tipos de atos ilícitos que corrompem a política mundial, fazendo com fundi-la com a política.

    é isso.
    xD

    Thales de Mello Ferrereira N°34
    Igor José da Silva N°38
    1°EM-INSA Oratório
    =]

    ResponderExcluir
  12. Bom agente leu o texto, e é incrivel como a corrupção ja é antiga, desde aqueles tempos ja era existente e foi uma das coisas que nos sobrou de Herança. Infelizmente como podemos ver este problema ainda não acabou, mais nós jovens temos que continuar lutando contra a corrupção por um mundo melhor e mais justo para todos
    Roberta nº31
    Juliana Guimarães nº16
    Isabela nº12

    ResponderExcluir
  13. Pois muitas vezes os politicos aproveitam de seus "status" social e acabam usando-a para o "mal", ou seja, usam ela para corrupção e outros meios para "ferrar" a nação.
    Politica nao é dificil de se fazer, politica é dificil de se manter sem corrupção pois o poder custuma subir à cabeça e a pessoa faz a famosa "politicagem".
    Acho que é isso que ocorre sempre.
    Vinicius nº 36
    Keller n° 19

    ResponderExcluir
  14. Lillian Lopes nº21
    Sara Moraes nº32

    A política é lutar pelo povo e por seus interesses. Hoje porém está tão difícil fazer política, devido a corrupção. Os políticos, com o “poder” adquirido, desviam o dinheiro, entre outras coisas para benefício próprio,em vez de destinar ao povo como deveria ser. Essa politicagem começou há muito tempo com alguns pensadores e reis, como o Rei Sol, Maquiavel, entre outros. Para melhorar isso devemos então escolher melhores representantes para nossa cidade e páis através do voto.

    ResponderExcluir
  15. /Fazer política talvez é difícil porque as pessoas não tem carater o suficiente para poder governar um país, estado ou cidade honestamente.
    Muitos dos políticos acham que só porque estão no poder tem direito de mandar e desmandar em quem é apenas 'normal' e devido a tudo isso que a corrupção acaba surgindo e a política desleal generaliza toda nação.

    mayara; 23 :D
    yoko; 33 ;}

    ResponderExcluir
  16. o ano de 2008 foi muito produtivo para todos nós......aprendemos bastante sobre politica....sobre grecia e roma, cidadania e democracia....falamos tambem sobre alguns pensadores....falamos do rei Sol, tommas hobbe, john lock entre outros....

    Eh isso prof...ano que vem eh nois ai dinovo....aushaus....

    DIAS MELHORES PARA HISTORIA...


    Integrantes:

    Guilherme nº11 tucano
    João Vitor nº15 (Roça
    Paulo JUM. nº29

    ResponderExcluir
  17. Juliana Senne n.:17
    Nathália Vasconcelos n.:26

    Na idade moderna estudamos primeiramente o surgimento de conceitos como estado,nação, economia e politica. Foi ai que surgiu os primeiros indicios desses temas,é o primeiro passo para entendermos como que funciona a sociedade atual.
    E como nada se cria e desenvolve sozinho tivemos alguns nomes importantes para que esses conceitos fossem formados.
    Podemos citar Maquiavel que viveu na época do Absolutismo e pretendia fazer política e implantou algumas ideias. Teve tambem Thomas Hobbes que dizia que o homem é o lobo do homem. John Locke deu as bases para o pensamento do Estado Liberal, que só apareceu após a Revolução Francesa e ainda o Rei Sol que abriu fronteiras para os europeus que iniciaram as navegações e descobriram nao ser os unicos na Terra.

    Foi dai que nasceu a politica que temos hoje na sociedade atual sendo ela muito conturbada(segundo a poia), as pessoas estao sem ideais politicos e isso gera total falta de interesse e as pessoas abrem mao od poder do voto escolhendo os candidatos sem responsabilidade e muitas vezes anulando ou votando em branco. O que a sociedade nao sabem que o voto é o maior poder que nos temos para poder mudar essa situação. O voto consciente é a manifestação de nossa preferencia. ANA KARIN 22

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]