23 de nov. de 2008

A História Nossa de Cada Dia

texto de Rafael Noronha

Olá! Esta é a última postagem do Blog em 2008. Aproveito para agradecer por todos os desafios (e como disse na última prova, foram muitos), as conquistas, as amizades e os momentos únicos que eu passei com vocês! Cresci e aprendi muito, tenham certeza disso! Se estivermos juntos no próximo ano, fica a promessa de investir mais no Blog (que voltará com outro visual), contando com a interação de vocês!

Àqueles que despertaram ao longo do ano para os estudos e para História é possível dizer que fizeram uma longa viagem no tempo. Mais do que datas, nomes, períodos complicados, assuntos pesados, jogos e revoluções, quem se permitiu viajou fundo em um entendimento sobre o mundo.

A grande “viagem” é que cada um teve a chance de fazer uma leitura diferente sobre esse mundo para melhor compreender a sua própria existência. Não nos importa (exceto para o vestibular, é claro), por exemplo, os períodos da Grécia Antiga, mas sim entender que existe algo chamado CIDADANIA. Isso diz respeito ao nosso dia-a-dia, você se importando ou não, o fato é que até sua omissão constrói a História, da pior forma possível, todavia constrói e as conseqüências também são suas!

Também não nos importa muito saber os detalhes de todo o sistema escravista no Brasil Colonial, no entanto, é fundamental que a partir desse estudo possamos refletir sobre o preconceito e a discriminação em nosso cotidiano. Não apenas em relação ao negro, sim a todo tipo de ação negativa que fazemos. Seja por meio de apelidos ou ações que não respeitam ao próximo.

Vale salientar que muitos aceitam certos apelidos e brincadeiras apenas para não se sentirem excluídos do grupo, porém poucos são os que falam que o preconceito é algo absurdo e conseguem não ser discriminatórios com aqueles que não são “iguais” às suas visões de mundo. Somos todos iguais em nossas diferenças.



Evolução é a palavra de ordem na História – para o bem ou para o mal! Do Homem das Cavernas ao Espaço Cibernético estamos em nosso dia-a-dia trilhando novos caminhos. Como diz a música“Não Fure Os Olhos da Verdade” da Banda Charlie Brown JR., “Quem Não Conhece O Passado Não Entende O Futuro”


Enfim, entre acertos e erros evoluímos um pouco mais, crescemos, talvez não sejamos mais os mesmos do começo do ano, no entanto, somos mais a partir do momento em que entendemos que fazemos parte desse MUNDO, que precisa de pessoas que se importem mais com ele! ENTENDEU?

Obrigado pelo ano de 2008, galera!
E até 2009 (assim eu espero)

FORÇA SEMPRE!

= ]

23 comentários:

  1. Com certeza, a cada dia que se passa aprendemos mais como respeitar o nosso proximo, e como respeitar a nós mesmos. Esse ensinamento, infelizmente, nem todos absorvem para suas vidas para poder se darem bem. Entretanto, temos que primeiro tirar o orgulho de dentro de nós e repararmos este erro para que assim possamos ter uma caminhada tendo base Deus e justiça.
    Ana Luisa 2ºE.M

    Somos nós que fazemos a história acontecer...e devemos ter consciência disso e tentar fazer o melhor. Nem sempre vamos acertar nas escolhas, mas as experiências que vivemos são nossas melhores professoras. Então, no final da caminhada desse ano, nos resta aprender com nossos erros e acertos, para que em 2009 sejamos melhores!!!
    Larissa 2ºE.M

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Foi um ano bem corrido, passou rápido, nós gostamos do seu modo de dar aula, com dinâmicas objetivas e explicações detalhadas, mostrando que apesar de ter poucos anos lecionando, se mostra um ótimo professor.
    Sobre o texto, vivenciar a história é complicado, mas descobrir no nosso dia-a-dia traços do nosso passado tornou-se comum a partir dos nossos estudos.
    A CIDADANIA se fez presente no ano eleitoral e nas discussões com os candidatos municipais, a ESCRAVIDÃO e mesmo a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL na segregação socioespacial no Brasil e mesmo na escola, o UNIVERSO DO TRABALHO... bem, daqui para frente veremos! =)

    Obrigado e feliz 2009,

    Felipe n 03
    Karen n 09 2EM

    ResponderExcluir
  3. É isso ae Professor,crescemos muito durante esse ano em relação a matéria de História desenvolvida em sala de aula.
    Como disse no texto,cada um constroi sua propria história,e com essas aulas,bem dinamicas conseguimos fixar a matéria em nossa mente.

    "Moro MANO!É nois na fita,tá ligado?!"
    haha

    Jorge Rocha Coutinho Junior nº 08
    Rodrigo Elache nº 21

    ResponderExcluir
  4. Gabriel Estevão n°05
    Pedro Fili n°17 serie:2°em


    Olá tudo bem com vocês carissimos colegas de classe.E com você professor?
    Foi um ano belissimos,tivemos muitos desafios,e pela frente fica a certeza de que no proximo ano,estaremos no caminho certo rumo ao vestibular,e nossa vida melhora 100% pois temos um professor de história que dispença comentarios.

    Sobre a matéria desse ano nós gostamos muito,apesar do senhor falar e falar muito,o que deixa a aula muito cansativa.
    Porém as aulas de história esse ano foram excelentes mesmo a matéria não ajudando muito,e os alunos também não,mas falar sobre o nosso país antes de nós foi muito bom.

    Achamos que não devemos nunca descrinar ninguém ,pois somos todos iguais,de braços dados ou não,vem vamos embora que esperar não é saber,quem sabe faz a hora não espera acontecer.Pedimos desculpas querido professor nos empolgamos com um assunto tão serio,concluindo nós não só achamos como temos certeza de que o mundo só sera melhor se acabarmos com a discriminação seja ela racial ou corporal.
    Ninguém é melhor do que ninguém.

    Boas férias a TODOS.

    ResponderExcluir
  5. Professor!

    Em primeiro lugar, quero dizer que o meu parceiro na dupla te ama!
    ..
    Esse ano nós tivemos uma experiência única. A história nunca foi tão bem explicada e estudada por todos. A maneira como você explica a matéria nos fez gostar ainda mais dos fatos que marcaram nosso passado e marcarão nosso futuro!
    Só temos a agradecer por todo o ano.. e desejamos reve-lo ano que vem!:)
    Com a mesma maneira de explicar!

    um beijo!!!!
    ^^
    Lethícia Lombardi 2ºEM
    João Paulo

    ResponderExcluir
  6. Cada um faz sua história na sua vida na escola ou na comunidade onde vive.Nem sempre vamos acertar nas escolhas, mas é errando que se aprende.
    Rodrigo Rossato 2ºEM
    Vinicíus Luiz 2ºEM

    ResponderExcluir
  7. O ano de 2008 realmente foi muito proveitoso para todos que se dedicaram a aprender história.Na realidade foi melhor do que o segundo ensino médio esperava, a clareza e o manejo das aulas para que nao ficasse entediante foram aspectos muito positivos durante esse ano letivo. A sala era nova para o professor, e para os alunos, o Rafael seria mais um simples e comum professor de historia, porém com o tempo aprendemos a nos conhecer e reconhecer as qualidades e diferenças de cada um no cotidiano.

    Obrigado por tudo durante esse periodo de convivencia e que ano que vem o terceiro ano 2009aproveite a meteria tanto , ou melhor , que o segundo ano 2008...
    =]

    Mariana Togeiro e Túlio Mira

    P.S.:beijo me liga!

    ResponderExcluir
  8. Bom , a partir da leitura desse texto o grupo pode concluir que a desigualdade existe porque a hunanidade ñ consegue compreender que mudanças existem e que cada pessoa vive em constante mutação , assim a vida é feita, mais com essas mudanças a descriminação se torna algo presente criada por pessoas que ñ consegue compreender essas mudanças !

    Nome:pedro tadeu nº19
    manuel gouvea nº12
    Série:2E.M.

    ResponderExcluir
  9. Para mim foi um ano bom relacionado a materia de historia no começo não levei muito a serio foi depois que percebi que tinha que aprender algo sobre historia .Uma das materias que mais gostei foi sobre a escravidao aqui no Brasil pois conta como foi o perido colonial aqui . O professor é otimo pois não deixa que aula fique chata uma das formas que eu gostei foi as provas em formas de jogo . Quero que voce seja meu professor em 2009 .abç
    Sérgio Antonio Paulino Cunha Nº 22

    ResponderExcluir
  10. Este ano conseguimos nos aprofundar em conhecimentos não só da História em si, mas em torno de nossa sociedade. E para podermos entender a história antiga temos que primeiramente entender o nosso presente, a sociedade em que vivemos.
    Estudando, temos a capacidade de absorver e assim poder entender e adquirir uma base para o começo de uma nova evolução.
    Agradecemos o nosso professor de história por ter nos proporcionados essa base.

    Alunas do 2º EM
    Ana Carolina nº01
    Mariana G. nº13

    ResponderExcluir
  11. Pontos positivos:
    .dinamicidade
    .atividades em grupo
    .envio de slides por e-mail

    Pontos NEGATIVOS:
    .portifólio(Mikael Periculoso)
    .muitas tarefas
    Por:Pedro Faria
    Mikael Periculoso Silva Salgado

    ResponderExcluir
  12. nos dias de hoje a cidadania, tem sido nao mt praticada pela sociedade como um todo. por isso acabamos perdendo o verdadeiro sentido dela. no ano mergulhamos nos estudos, querendo sempre nos superar tirando notas melhores, e aprender muito ou muitas vezes só tirar nota pra poder passar de ano.
    alguns nem ligam para isso, e acabam muitas vezes se 'ferrando' no final do ano. jskadlhlsak er*
    esse ano foi bastante produtivo, e aprendemos varias coisas sobre a historia, que foi muito bom para todos.

    caio mariano nº2 1ºEM
    nathália cunha nº27 1ºEM

    ResponderExcluir
  13. Isso aee professor!
    esse ano foi muito bom, pois aprendemos a conviver com nossas diferenças e respeitá-las.Com certeza não somos os mesmos do início do ano, pois evoluímos tanto no aprendizado quanto em nossa personalidade, principalmente no quesito cidadania. Tenho certeza que todos se deram conta da importância do papel do cidadão e de como ele contribui para a construção da História!

    Rafaaeel, um feliz Nataal e um Ano Novo cheio de novidades.Tudo de bom pra você, e nos aguarde ano que vem , pq vem muito mais por aí ;]
    beeeeijones.

    Nathália V. nº26
    Igor nº 38

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    primeiramente gostaríamos de agradecer o ótimo caminhar pelas trilhas nesse ano. houveram algumas pedras, algumas pontes quebradas, mas nada que não conseguíssemos superar JUNTOS.
    nossas viagens pela "história" foram diversas! passamos por tanta coisa para entendermos outras que a princípio pareciam muito difusas, mas que no final, se mostraram um complemento. fatos HISTÓRICOS que nos ensinaram lições para a VIDA.
    e assim entendemos que por mais diferentes que sejamos, todos temos algo semelhante., ainda que este seja apenas perspectivas.

    enfim, agradecemos pelo ano de 2008, no qual aprendemos muito e esperamos anciosos 2009, com muito mais jogos, diversões e muita HISTÓRIA pra contar(e aprender) !!!!

    1ºEM
    Lillian nº21
    Natalia Dias nº24
    Nathália S. nº28

    ResponderExcluir
  15. Roberta e Sara nº 31 e 32 1ºEM

    Bom concordamos plenamente com o que o senhor pois logo a cima no texto... Conseguimos aprender muitas coisas que nós desconheciamos no nosso cotidiano, crescemos como pessoas e como alunos, agora sabemos muito mais coisas do que sabiamos, do que achavamos existir e do que achavamos que era importante ;)
    Bom acho que passamos um ano bem interessante aqui, ainda mais levando em consideração que eramos novas... acho que aprendemos muito um com os outros, e agora poderemos levar isso para a VIDA toda.

    Obrigada e bom final de ano a todos \o

    ResponderExcluir
  16. Com certeza aprendemos muito neste ano! A história a cada dia se mostra fundamental em nossa vida,para entendermos o que vivemos hoje precisamos saber do passado , tudo tem história , nós contruímos a história a cada dia e o futuro vai depender dá história que nós traçaremos...
    Essee ano foi muito proveitoso e esperamos que ele seja melhor ainda em 2009!

    Bianca Rocha n°1
    Gabriela Merlim n°9

    ResponderExcluir
  17. Este ano foi muito bom, apesar dos dias em que estavamos desanimados... cansados de ouvir... de estudar... mas a partir das dinâmicas das aulas conseguiumos assim enfrentar as dificuldades e conseguimos desfrutar desse ano milhares de conhecimentos muito importantes e interressantes.. o assunto em que gostamos mais foi da Igreja Católica na Idade Média... as aulas no auditório... teve muita importancia!! Ano que vem quem sabe... tenha aula mais la na quadra e mais JOGOS... é legal rsrsr

    Bem o que temos a falar é apenas 8 letras! que são muito importantes:

    VC É CHATO! haushaushuashuahsuahsua
    é brincadeirraaaa...... desculpas... sjauishuahsuahsuahs


    A PALAVRA É :
    OBRIGADA... por tudo Rafael... beijos e abraços!!

    E até Ano que vem!!!


    by: Juliana Guimarães e
    Gleice Passine.

    :P

    ResponderExcluir
  18. No decorrer do ano aprendemos muitas coisas sobre história principalmente no blog,aprendemos um pouco de cada coisa da cidadania da juventude da grécia enter outros.todos esses assuntos nos ajudaram muito para minha sabedoria e conhecimento por isso agradeço todos q me ajudaram no decorrer do ano com todas essas matérias

    LUIZ GUSTAVO Nº22
    JOÂO FILI N°13
    GUILHERME Nº11

    ResponderExcluir
  19. Nós achamos que este ano foi muito produtivo, pois aprendemos várias coisas que infuluem no nosso cotidiano e que levaremos para a vida toda. O professor foi muito bom e suas aulas, na medida do possível foram bem dinâmicas. Esperamos que o ano que vem possa ser várias vezes melhor que este. Um bom Natal, um Feliz Ano Novo, um carnaval animado, uma ótima páscoa e feliz feriiiados. E muita VIDA para vocês !!

    estes são os votos de:
    thobias, 35
    mayara, 23

    ResponderExcluir
  20. Ola amiguinhos e amiguinhas...
    Agradecemos a todos vocespor esse ano repleto de acontecimentos que nos ajudaram a crescer como pessoa. Como diz no texto entre acertos e erros evoluímos um pouco mais e concerteza melhoramos ao longo desse ano...Juntos. Esperamos que esse ano tenha sido taobom pra voces quianto pra gente.
    "A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente"
    Só temos que agradecer a todos pelo ano e pelas momentos que passamos juntos...noites mal durmidas e bitas ao longo do ano uhaHUAhuuhAHUAHUuhaUA
    Desejamos a todos o melhor possivel um feliz natal e prospero ano novo e que tudo que desejarmos possam se tornar realidade!
    QUE VENHA 2009!!!!!!!!!!! XD
    UHUULLL CARNAVAL É NOIS´;)
    Joao Martins 1 EM
    Lais Diniz Jacarézinha 1 EM

    ResponderExcluir
  21. Concerteza foi um ano de muitas conquistas mesmo, mais o que a gente aprendeu mesmo com o nosso professor (: foi que quem costroi a historia (a partir daquilo que a gente aprendeu )somos nós mesmos.
    Nãao é sempre que vamos acertar em nossas escolhas, mas o que a gente aprende a gente nunca esquece :D, afinal o modo de dar aula de nosso professor é MUUUITO bom ;) ..
    sãao muitos jogos, muitas corridas e muuitos auditórios .
    KASJDKJASKDJKSAJDKJASKDJKASJD
    e com issu, crescemos muito em relacao a matéeria de história,que de inicio pode ser considerada um 'saco'. KJSADKJSAKJDKA
    Mas a história de um modo foi conquistando um pouquinho de cada um, e hoje vemos que nós fazemos parte dela.
    E o que NUNCA vamos esquecer e sobre os nossos direitos e deveres . HAHA
    enfim , esperamos que o ano de 2009 venha com muito mais desafios (: e com novas propostas e maneiras novas de dar aula . KSAJDKJASDKJAS
    pra que a história nao fique tão cansativa ao longo de nossos anos :S ..
    ée issu aee, proofessor voce esta de PARABÉNS, se superando cada vez maais õ/ . esperamos que esteja assim nós proximos anos que ainda viram.
    *-*

    Karime Abdallah n°18 1°EM
    Fabiane Guimarães n°07 1°EM

    ResponderExcluir
  22. Sim, Rafa ;]
    nós realmente aprendemos muito este ano que praticamente ja esta acabado. Cidadania sem dúvida nos representa muito nos dias atuais, nós não tinhamos a minima ideia sobre a importancia que ela teve ao longo dos periodos históricos !
    Aprendemos tambem não só sobre cidadania, razão, revolução francesa, tempo, política, etc ...
    mais aprendemos a nos tornar melhor a cada dia que passa !

    Obrigada pelo ano MARA !
    beijãoo Rafa e ao GRUPINHO DO MAL ... A gente é muito mais legal !

    ASS : *Érika Carneiro n 6
    *Natália Ribeiro n 25

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!!!
    a cada momento de nossa vida contruimos uma história mas não basta só contruir uma história e sim temos que ter consciência do estamos construindo ahistória pode até ser chata mas els será um fato essencial para o nosso vestibular mas um assunto que é citado é o apelido pois para você ser respeitado deve respeitar os outros

    edgar 1°em
    keller 1°em

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]