16 de fev. de 2010

Anos 80 ~ O legado de uma geração

texto de Rafael Noronha

Viramos mais uma década e os anos 80 estão na moda, seja nas roupas, nas músicas, nas festas e nas cores. As cores cítricas estão com tudo (o verde, o amarelo, o alaranjado, o verde-limão e o rosa-pink) e são uma clara menção a uma década bastante exagerada, que ainda está com tudo em festas temáticas.
.

Os anos 80 são recheados de simbolismos históricos importantes. O Brasil acabava de sair da ditadura militar e vivenciava uma explosão de liberdades. O mundo assistia o fim da utopia socialista e a vitória capitalista com a queda do muro de Berlim. Também foi a última década antes da intensificação do estouro tecnológico, de computadores e da Internet dos anos 90.
.
A diversidade dessa geração colorida não caberia nessa postagem, mas para termos uma ideia geral desse tema –os alunos do Ensino Médio irão fazer peças de teatro nesse primeiro semestre sobre ele vou recorrer a uma pesquisa que fiz em uma comunidade do Orkut em 2005, quando estudava sobre os anos 80 para a produção de uma peça teatral.

Teatro realizado no ano de 2006

Perguntei:
Se você fosse fazer um filme sobre os anos 80, o que não poderia faltar de jeito nenhum?

Algumas respostas:

• Penteados horríveis, com gel new wave colorido.
• Rock Punk
• O filme “Curtindo a Vida Adoidado”
• Rock do Brasil: Paralamas do Sucesso, Blitz, Titãs, RPM, Legião Urbana, Kid Abelha, etc.
• Roupas com ombreiras.
• Menudos.
• Filme “ET”.
• Caneta BIC 4 cores e livros da Série Vaga-Lume
• Saia balonê, tênis All Star e Ki-Chute, Meias listradas (Polainas)
• Cores cítricas de doerem os olhos.
• Relógio Champion – que trocava a cor da pulseira.
• Vídeo Game Atari
• Fita K7
• Super Trunfo
• Comédias estudantis.
• Lambada
• Batom 24 horas – que ressecava a boca e esfolava – nas cores vermelha e rosa-pink
• Bailinhos nas casas dos amigos e dança da vassoura.
• Caderno de Perguntas e Respostas
• 1º Rock in Rio
• Dança Break
• Madona e Michel Jackson
• Bozo e Mara Maravilha no SBT
• Xou da Xuxa na Globo
• Tênis Quadriculado
• A inocência, a pureza e a turma do colégio.
• Os discos de vinil
• Cubo Mágico
• Chacrinha
• Turma do Balão Mágico
• Barão Vermelho (com Cazuza)
• Tule no cabelo

Essas foram apenas algumas respostas, pois essa década tem MUITO mais para nos revelar, por isso vale a pena mergulhar nela para descobrir todo o seu legado. Abaixo segue alguns sites para você saber mais sobre os anos 80:



Remember

Rádio Trash Vale a acessar para ouvir as músicas dos anos 80.

Infância 80 Um dos Sites mais acessados sobre o tema.

Moda Anos 80

Artigo "Os Anos 80 estão de volta?"

Veja os vídeos antes de terminar de ler :





Depois de passear um pouco sobre a década de 80, use a imaginação e responda: o que você, jovem de 2010, iria curtir mais se vivesse nesses anos coloridos?

34 comentários:

  1. Eu vivi e me lembro apenas do final dos anos 80, mas me recordo bem das músicas, algumas bem animadas, outras mais profundas, como a da Legião Urbana e algumas bem “trash” como Jane e Herondi (“Não Se Vá”). Da minha infância não esqueço do He-Man, do Homem-Aranha (claro), do brinquedos, do Bozo e da Xuxa, dos Chaves (vi episódios inéditos), Cavalo de Fogo, Muppets Babies e até algumas novelas, como Top Model e Que Rei Sou Eu? E também não poderia faltar nessa minha lista resumida de recordações, o meu vídeo game favorito de todos os tempos, o ATARI!

    Mas se eu pudesse curtir mais essa época, certamente queria ter aproveitado mais o rock da época. Sim, estou falando de ainda mais Legião Urbana e Cazuza, lembro bem dele catando doente.

    Sei lá, amo essa década!

    ResponderExcluir
  2. Lucas Mendes Leal Costa

    ANOS 80

    Nos anos 80 o culto ao corpo alcançou proporções ainda não conhecidas entre nós, as academias de ginástica entraram na moda com força total e as calças moletons, com listras laterais, esportivas, estavam na ordem do dia.A moda dos anos 80 dava destaque para os sapatos baixos, estilo mocassin, que também se tornaram febre nessa época.

    Os cabelos exibiam altos topetes, conquistados à custa de muito gel, e o blush corria solto nas bochechas das mulheres.

    Quem assiste a vídeos da apresentadora Xuxa há de tomar um susto com a largura de seus ombros. A moda dos anos 80 era que as mulheres tivessem ombros enormes e estruturados com pequenas almofadinhas de espuma, as famosas ombreiras. A saia balonê, que fora moda no início da década de 60, volta com tudo, na moda dos anos 80. As calças têm a cintura bem alta, e são usadas com cintinhos finos e coloridos.

    Os macacões, os leggings e as bermudas também compõem a moda dos anos 80. As blusas com mangas enormes, chamadas “mangas morcego”, são o look da moda dos anos 80 e a viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte usa-as todas as noites, na novela global, e influencia a moda das mulheres de todo o Brasil. Surge Madonna e seu visual ousado e único, (ainda). O símbolo de elegância da moda dos anos 80 era a princesa Diana. Os anos 80 ficaram na lembrança como os anos de um estilo e visuais bem exagerados.

    ResponderExcluir
  3. Natália Ribeiro

    Muuuuuuuiito Bom!
    Com certeza se desse para voltar no tempo escolheria ter nascido um pouco antes para vivenciar a geração 80, geração única.
    Somos influenciados hoje por muita coisa criada, ouvida e usada na época.
    Conheço bastante coisa da década e gosto muito,por minha mãe e tias falarem de como tudo era e terem ótimas lembranças desse tempo.Acho o estilo de vida super original
    Adoro a moda e a música da época. Roupas coloridas, mini-saias, polainas, vestidos curtos, maquiagens extravagantes são itens no guarda-roupa de qualquer garota do século 21.HAHA eu dando uma de Lillian Pacci aqui!=]Acho interessante a liberdade de poder criar seu próprio estilo. Já na música, adddoroo demais capital, titãs, paralamas, ira, kid abelha...sei cantar várias e várias músicas que não podem faltar em nenhuma festa. Madonna e Michael Jackson são mitos da década. Apesar de não ter nascido na época, os desenhos que o SBT passava me fizeram gostar de Cavalo de fogo e caverna do dragão!Muito bom. E claro que não poderia faltar XUXA!Ah sou muito suspeita pra falar...adoro tds os programas e filmes;]

    é isso!mutio bom reviver isso agora no teatro!

    Beijooooooooo galera;]

    ResponderExcluir
  4. Valentin,

    Os anos 80 esta marcado na vida de muitas pessoas ,e faz parte na de muitos, mesmo aqueles que não viveram a epoca. Não tive a oportuniadade de viver nessa epoca tão flada pelas pessoas, nem tive a oportunidade de curti os grandes shows da epoca.... mais vejo que ela esta bem marcada hoje em dia... a moda foi recordada varias vezes.. os visuais.. roupas.. as pessoas buscam no passado uma ispiração para viver o presente.. também não podemos esquecer dos grande momentos que ocorreram ao longo do tempo, momentos que ficaram marcados para sempre !
    '' Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou mas tenho muito tempo, temos todo o tempo do mundo.. ''

    nos nuca vamos poder viver os anos 80 denovo.. por mais que desejamos isso... akela mesma época.. os mesmo momentos..não podemos mudar mais nada.. mais ainda temos muito tempo. para olharmos para traz,, ver as coisas boas. coisas que valeram apena e fazer o melhor.. faze alegria.. fazer um presente e um futuro melhor !!

    '' Temos nosso proprio tempo. ''

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula:

    Olá Rafael!!!
    Achei ótima sua idéia de trabalhar a história com os alunos vivenciando um pouco do que foi a realidade dos anos 80. Não podemos esquecer que esta fase marcou e marca muito ainda o nosso presente, olhando pelo ponto de vista político, econômico, social e principalmente cultural. Na globo de manhã passa "caverna do dragão" e passando pela cultura vi que estão retransmitindo "confissões de adolescente".
    Tudo isso nos nos faz lembrar dessa década, nós que éramos crianças ainda naqueles dias, mas foi o que nós vivenciamos.
    Para mim, não há melhor forma de aprender a história; as pessoas podendo enxergar o contexto do período estudado e porque não vivenciar um pouco para aprender ainda mais. "Geração perdida", muito bom lembrar desse momento nosso na faculdade, e espero que seja para os seus alunos tão marcante como foi para nós.
    Um abraço,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Érika Carneiro

    Excelente!!!!!

    É muito legal relembrar o passado...
    Mesmo não ter vivido nessa epoca,conheço muita coisa da mesma.
    As musicas ,não eram apenas musicas, e sim HINOS no Brasil...IDEOLOGIA,PAIS E FILHOS,QUE PAIS É ESSE..são hinos que ate hoje são cantados por todas as gerações.
    Os programas da tv eram muito criativos e engraçados,tanto que ate hoje,muitos são ainda são transmitidos por alguns canais.
    Não só a decada de 80 foi marcante como a de 90 tambem.Quem não se lembra dos Cavaleiros dos Zoodiaco,do skate tubarão,super mario,pac-man,super campeões,super star soccer,fifa 94,Sandy e Junior,Power Ranger,e claro o lendario MAMONAS ASSASSINAS!
    Queria muito ter passando grande parte da minha vida nessas duas epocas,pois sem duvida,não haverá melhores!


    beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá Prof. Rafael!

    Obrigado por visitar nosso espaço e nos encorajar neste trabalho!

    Parabéns pelos seus blogs, são muito interessantes!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Igor Silva 3ºEM

    Mesmo que eu não tenha vivido os anos 80, tenho muitas recordações, pois convivo com muita gente que teve sua adolescência nessa epoca.
    Eu vivo em outro tempo mais ate hoje gosto de muitas bandas de rock.(Barão,Legião,Titãs e outras)
    Muitos jogos dos anos 80 aindo gosto e tambem dos desenhos e programas de tv.
    Enfim todos podemos notar que esse periodo teve grande importancia na historia atual, mas cada epoca tem seus valores, agora vamos viver o sec XXI e aproveitar o que sobrou de melhor dessa geração e do que pode vir de bom po aí.

    ResponderExcluir
  9. 80...Anos 80...sem dúvida nenhuma, uma geração nem pior e nem melhor que nenhuma outra, apenas DIFERENTE...uma época onde surgiu muita coisa nova, seja uma banda, um desenho, um artista, uma marca..ou até mesmo um simples penteado ''horrível''...é, a geração de 80 não tinha vergonha de se aparecer, pelo contrário, gostava de fazer moda, fazer comédia, fazer história...porém não foi uma década só de coisa boa, sofreu também com muitas coisas....mas isso é coisa do passado, e o que devemos levar da década são apenas lembranças alegres e divertidas...só quem viveu nos anos 80 pode dizer se realmente foi bom estar presente naquela época ou não...e já quem não teve a oportunidade de passar pelos anos 80, a única coisa que resta, é aproveitar das coisas boas que a geração de 80 deixou marcada na história...



    Paulo Capucho 3ºEM

    ResponderExcluir
  10. karime abdallah, n°16

    aaaaaa os anos 80 .
    euu nao vivi nessa espoca, mais eu concerteza tenho muito pra dizer que é pra la que se eu tivesse um oportunidade eu voltaria. Sei muiito dessa espoca pelo q eu ouco falar, aqela epoca de aleegria, descontracao e concerteza uma decada de grandes renovacoes, rompendo com os costumes existentes anteriormente que ja vinha caminhando de uma forma gradativa. E de alguma forma, essa epoca foi um marco em todos os aspecto tanto cultural como soocial .
    E nao so pelo que falam , mais quem nao conheco todos aqeles desenhos de teleeviso super famooosos kk , que eu AMMAAVA, oo tipo de muusica, o modo de se vestir que concerteza vai ser eternamente o marco dessa epoca.
    é isso ae .. pena é nao poder voltar e experimentar um pouco do que muitas pessoas passaram e tem como maiores eloogios .

    beijãao geente :*

    ResponderExcluir
  11. Thales de Mello 3ºEM

    É fato que os anos 80 foi marcado pelas atitudes idealistas dos jovens dessa época, que queriam mesmo "curtir a vida sem medo de ser feliz".

    Se eu vivesse nesse período, concerteza iria aproveitar muito as baladinhas e os shows de rock nacional que eram febre nos país.
    Não ia largar dos revolucionários jogos ATARI, que mesmo tendo um gráfico muito simples, era mágico a diversão que ele proporcionava!!!

    Com certeza quem viveu, deve ter aproveitado muito o que essa época ofereceu... época que marcou claramente a história, deixando heranças visíveis no séc XXI.Como na moda, na música e na fala.

    até mais,
    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Os anos 80 ficou marcado pela disposição e vontade que os jovens tinham de lutar pelos seus ideais. Eles, ao invés de continuar seguindo tudo como era, quiseram revolucionar!
    Esse foi um dos principais motivos que fizeram os 'Anos 80', de certa forma, ficar vivo até hoje, influenciando grande parte da sociedade atual, por meio das bandas e músicas da época, personagens, programas de televisão, etc.
    Por tudo isso, é claramente impossível dizer que os 'Anos 80' ja acabou, e que estamos já no século 21, já que se não fosse pela história deixada, a atualidade não seria praticamente nada hoje !

    Lillian Lopes n°18 3°EM

    ResponderExcluir
  13. É raros os momentos que vôce não vá em uma festa de anos 80 e não conheça as musicas
    Paralamas do Sucesso,Titãs, Legião Urbana, Kid Abelha. Iria curtir demais as danças estilos inusitados.Agora o qe mais desejaria é o super trunfo haha aquilo foi infância jogando com meu irmão,poderia nunca acabar de existir.
    Umas das coisas que se destacariam em minhas opções seria as roupas e maquiagens chamativas e os filmes que tiveram grande destaque cinematográfico.
    Se falar de anos 80 e não citar Xuxa é difícil kkk... a meu ver os anos 80 tambem foi marcado pela diferença dos estilos e que grande parte ainda continua no sec 21.

    Fabiane Guimarães nº6 3º EM

    ResponderExcluir
  14. Nessa época ocorreram várias mudanças na política, iniciado com os movimento da direta já, finalizando com a nova constituição.
    Se eu vivesse nesses anos, aproveitaria muito as músicas, principalmente as internacionais, como aproveito hoje, ressuscitando várias. Aproveitaria também aquela série "Anos Incríveis", que não consegui terminar, Lucas Silva e Silva; os desenhos (Caverna do Dragão, Punky, Ursinhos Carinhosos, Cavalo de Fogo, Thundercats e outros), os filmes (Os goonies, Karatê Kid, Caça Fantasmas, Gremlins, Os aventureiros do bairro proibido, De volta para o Futuro, Ritimo quente, Um dia a casa cai, Curtindo a vida adoidado, Indiana Jones e outros), as roupas, que estão voltando à moda aos poucos, e claro, não deixaria de usar as coloridas, inventando meu próprio estilo, sem ser estranha.

    Maria Antonia 3º E.M.

    ResponderExcluir
  15. "Darkwave"

    os anos 80 representaram uma explosão na expressão, principalmente dos grupos de jovens que queriam expor suas ideias.
    e foi algo tão representativo e marcante que até nos dias atuais, muitas características daquela época ainda são lembradas, ou mesmo cultivadas no dia-a-dia, como as músicas temáticas, filmes, e a moda que de tempos em tempos sempre retorna, claro, com peculiaridades da atualidade.

    no entanto, algo que não foi citado no texto do blog, e que é a minha resposta para a pergunta proposta: o que eu curtiria mais se vivesse nos anos 80, seria a explosão do movimento gótico, de grande expressão na Europa principalmente.
    a subcultura gótica surgiu em posteriori ao movimento dos punks, no final da década de 70, ficando conhecida como movimento pós-punk, e foi influenciada por correntes como o Expressionismo, o Decadentismo, a Cultura de Cabaré e Beatnick.
    na música, as bandas de gótico oitentista mais marcantes foram Joy Division, Bauhaus, The Sisters of Mercy, the Cure, mas uma grande expressão é mesmo David Bowie.
    os New Romantic ou Novos Românticos buscaram também reviver o Romantismo;
    esse foi o lado negro dos anos oitenta,num desejo ferrenho de crítica à sociedade da época. a raiva e a agressividde que incendiavam o movimento punk foram substituidas por depressão e sentimento de insatisfação de um lado e falta de perspectiva do outro - as músicas tratavam de temas pessimistas.
    isso notou-se também na atmosfera mórbida da literatura fantástica ou comumente conhecida por 'literatura gótica' que 'escureceu' a época!!
    no entando, a partir do final da decada de 80, estilo gótico começou a entrar em decadência, perdendo seu charme, e retornando apenas no final da década de 90, com as contemporâneas tribos góticas, que vemos nas noites, em catedrais e cemitérios...


    Nathália Sacha
    3ºEM

    ResponderExcluir
  16. Os anos 80 marcam até hoje sem dúvida.Quem nunca ouviu legião urbana e cazuza que estão vivos nas suas musicas que nunca deixam de tocar.As roupas que constantemente retornam a moda de diversas maneiras e também pelos anos 80 terem sido a época em que os jovens se mostraram ativos nos movimentos políticos e até nas diferentes tribos.Os desenhos em que muitos eu assisti na minha infância como Ursinhos Carinhosos e Thundercats.Adoro e sempre to ouvindo Bee Gees com minha mãe.A presenta dos anos 80 é super presente.

    Bianca Rocha 3EM

    ResponderExcluir
  17. Juliana Senne 3°EM

    Grande anos 80!
    Acho que uma palavra representa muito para essa época... identidade.
    Identidade única que está hoje mais viva do que nunca em nossas vidas, basta ter os 'olhos' sensíveis para conseguir enxergar ;)
    E para conseguir tal feito sem duvida foram dez anos bem vividos pela geração de Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Titãs, RPM, Legião Urbana; pela explosão de cores presente nas roupas, acessórios, tribos e cores na alegria de se viver;pelos grandes nomes como Chacrinha, Xuxa, Cazuza, Menudos, Madonna, Michael Jackson; Enfim pelo real glamour dos anos 80 que foi bem mais do que uma simples década, foi um novo estilo de vida.

    ResponderExcluir
  18. Anos 80...
    Uma época que ficou muito marcada.Até mesmo nós que não vivenciamos esta consagrada década sofremos muitas influências nos dias de hoje, tanto na moda, nas músicas que estão sendo adaptadas como na cultura.
    Vários desenhos animados, bandas, jogos, roupas estão sendo usadas nos dias atuais, são nessas simples coisas que observamos o quanto esta época foi diferente, não foi nem melhor e nem pior.
    Naquela época as pessoas expressavam o que queriam, o que sentiam através de penteados, roupas, estilos de vida...
    Mas também não foram só coisas boas,tiveram algumas coisas ruins também,mais devemos só guardar para nós as coisas boas,para passa para as próximas gerações o quão foi importante esta década.
    Já que não vivemos nos anos 80 vamos aproveitando as heranças que nos restaram...


    Beeijo,Ananda nº03,1ºEM

    ResponderExcluir
  19. Barbara Avila 1º EM

    Anos de muitos acontecimentos e fatos que marcaram muitos.
    Que esta sendo lembrado ate hoje por aqueles q presenciaram e ate os que não presenciaram.
    E que volta em pleno século XXI com força toda.
    Tendo alterações nas roupas,desenhos,musicas e vários outras coisas,fora os cantores e cantoras consagrada naquela época que é mencionado ate hoje!
    Com novas formas de pensar,viver e se expressar nos jovem achamos sempre uma forma de lembrar os anos 80 e fazer com eles, novas adaptações q servem pra relembra-lo

    ResponderExcluir
  20. Há muito ainda ser comentado ou estudado sobre essa década! Pelo interesse demostrado, deu para perceber que teremos BOAS peças de teatro em Abril! Valendo destacar que com o TEATRO pretende-se fazer com que vcs desenvolvam comunicação, criatividade e socialização, por meio do trabalho em Grupo! Espero q vcs aproveitem essa chance, afinal, existe vida além do vestibular e nossos alunos sabem ir muito além da matéria! ABÇ = ]

    ResponderExcluir
  21. Elisa 2º EM

    Notamos a grande influência dos anos 80 para a formação da nossa história. Estando presente até os dias atuais, os anos 80 foi um dos principais legados deixados por aqueles que um dia souberam como viver a vida de forma inesquecível, aproveitando cada detalhe único dessa nova explosão de cores, felicidade e a tão sonhada liberdade.
    Não abandonando alguns temas de festas, a galera que não teve o prazer de vivenciar esse novo lado da história, pode pelo menos, sentir um gostinho de tudo que nossos variados heróis deixaram para nós. =]

    ResponderExcluir
  22. anos 80 é um fato unico,é como se fosse uma parte separada do tempo,nada antes nem depois é parecida com os anos 80,anos 80 tem historia,tem musica,detalhe tocava-se todos os generos,era tanta coisa boa,que hoje foi trocada pela violencia,drogas e falta de calor humano,é isso ai,parabens pela pagina sou um fã agora

    ResponderExcluir
  23. Nossa esse tempo foi demais... a tv não é igual antes, os desenhos eram mais legal, os seriados inocentes, as brincadeiras divertidas, e nós( crianças) nos divertíamos mais. Sinto que minha filha não vai ter essa infancia anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi boa essa época na parte danças músicas caracterizações mas faltou falar sobre os conflitos .

      Excluir
  24. Essa época foi marcante por causa do vestuário que era bem colorido e tal

    ResponderExcluir
  25. Os anos 80 tinham estilo!

    ResponderExcluir
  26. Maravilha recordar de tudo isso. Eu vivi cada momento dos anos 80 e me lembro que foi muito bom. A inocência nos deixa puro e livre.Elaine Machado

    ResponderExcluir
  27. Eu nasci em 1963, então em 1980 estava com 17 anos. Nascia neste ano o Noites Cariocas no Morro da Urca e lá vi nascer e crescer todos os ícones musicais da época, como Barão Vermelho (com Cazuza), Paralamas, Blitz, Lulu Santos, Lobão, Gang 90 & Absurdetes, Erva Doce, Kid Abelha e Eduardo Dusek, Ritchie, Radio Taxi (Garota Dourada) e tantos outros. Sábado era um dia esperado com ansiedade por nós, presença certa no "Noites", sempre com a mistura caipivodka + licôr de menta + qualquer coisa que aumentasse a "onda". As motos que tinhamos na época eram as RX 125 e CB 400, motos eram para poucos, e motociclistas ainda tinham fama de "rebeldes", todos faziam merda e se acidentavam - inclusive eu - se a polícia parasse era só dizer que era parente de "tal militar" e estava liberado. Comer uma mulher não era fácil como hoje, existia um romantismo e pureza dentro daquele cenário meio insano, meio rebelde e puro ao mesmo tempo. Pegávamos onda no Arpoador, com as pranchas K&K . Domingo á noite: Gattopardo na Lagoa. Não havia a violência de hoje, nem assaltos nem brigas, o que importava era curtir O mundo realmente era nosso! Eu vivi cada dia, cada momento daquela década com intensidade. Há anos tenho vontade de escrever um filme sobre essa época que marcou minha vida e de tantos outros... luismachado@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma época fascinante !!! Um período único, a última década antes da internet e de td q vivemos hoje !!! Uma transição entre a inocência e caos !!!!

      Excluir
  28. Os anos 80 na musica, já começaram com basicamente o rompimento total da era disco com os primeiros passos da musica eletrônica como por exemplo o New Order que ate 1979 seria sob o comando de Ian Curtis o Joy Division. Junto a ele B'52 e U2 já começavam a se destacar para te virarem os grandes sucessos que seriam (e são). No Brasil o rock nacional começava a tomar o seu lugar já com Baby Consuelo, Lulu Santos e bandas que o Circo Voador Carioca lançava tipo, Blits, Titãs, Barão Vermelho, Gang 90 entre outros, entretanto cantores solos como o ex guitarrista da Rita Lee, Rithie fizeram estrondoso sucesso em 1983.
    Nas vestimentas os tons de preto e cinza embalavam a onda Dark sob o som melancólico de bandas como The Cure, Culture Club, Siouxie e The Banshes entre outros. Já com um colorido mais pesado e recheado de tinta neon nos cabelos e destacava-se a moda Punk, essa já embalada pelas melodias de Inocentes, ratos de Porão, Legião Urbana, Plebe rude entre outros.
    A onda New Wave já mais em meados da decada tinha uma mescla mais urbanizada e comportada "ou uma rebeldia mais comedida" e balizava seus comportamentos sob as letras de Metrô, Kid Abelha, Legião Urbana também, sendo que esta vertente comportamental absorvia sem muita cerimonia muitas características do Punk, do Dark e até não poucas vezes do yuppies ( profissionais jovens que faziam fortuna na bolsa de valores).
    Politicamente, com o desgaste do Militarismo no pais, o socialismo radical da antiga URSS se esvaecendo, o sonho americano sendo fortemente projetado nas telas de cinema o Brasil dentro de uma inflação que só aumentava, foi o cenário perfeito para que toda aquele caldeirão buscasse a independência democrática do pais, a qual fora perdida em 1964 e perdurava o sistema politico ate os anos 80.
    Neste momento surgiram os movimentos diretas já que acabaram culminando com a eleição (não direta, mas de um civil) de Tancredo Neves. Iniciava-se ai uma nova caminhada politica no cenário brasileiro que perdura até os dias de hoje com seus altos e baixos mas que foi uma conquista da geração 80.
    A televisão, diferente dos dias atuais, era quem fazia a vez da divulgação e multiplicação das informações e entretenimento. Destacavam-se programas da Globo como Fantástico, Globo Repórter, Jornal Nacional e Novelas que ditaram modas e comportamentos como Aguá Viva, Plumas e Paetês, Roque Santeiro, Que Rei sou eu?, Rainha da Sucata, Salvador da Pátria entre outros, assim como jargões tipo: " Tô certo ou tô errado? de Sinhozinho Malta".
    A riqueza cultural dos anos 80 é tamanha que se equipara ou até ultrapassa outra de grande importância, que foi a dos anos 60. Entretanto o termo pejorativo e generalista que alcunha os anos 80 de "Década perdida" não justifica em nada os passos de uma geração que marcou história no Brasil. Talvez quem cunhou esta palavra pode ter ficado de fora de tudo o que aconteceu aqui, alienado num canto escuro e esquecido, cinza e obscuro que o que sobrou na memória de tal individuo foi somente o bonde que passou e ele simplesmente perdeu.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]