13 de mar. de 2010

POLÍTICA, IMPUNIDADE e ELEIÇÕES



Embora pareça cada vez mais difícil escolher nossos representantes políticos, é necessário que isso parta de uma longa reflexão. Os nossos alunos do 3º ano Ensino Médio estão se preparando para essa difícil missão. Eles produziram textos sobre IMPUNIDADE – veja abaixo alguns trechos – e participaram de um debate, no último dia 12/03, sobre a Política no Brasil, envolvendo as disciplinas de História e Língua Portuguesa, que já havia discutido com os alunos sobre Ética.

“O que acontece, é que o indivíduo infelizmente só cobra clareza quando sai prejudicado, mas muitas pessoas desconsideram práticas ilegais, como sonegar impostos, furar filas, não devolução do troco correto, pois ocorre o autobenefício.” Gabriela, Juliana Senne, Karime, Natália Ribeiro e Nathália Vasconcelos

“É interessante ressaltar que a culpa não é apenas dos políticos e que a população tem grande culpa no processo de corrupção nacional. É incrível acreditar que vivemos em um país onde as pessoas pagam para votar em um participante do BBB com um sorriso enorme no rosto e reclamam de votar para eleger seus representante na câmara perante toda uma sociedade.” Érika Carneiro, João Martins, Laís Diniz e Luíza Fazenda.

“Problemas com relação a punições podem ser vistos, além da política, em campos como o da economia e em relação a membros da elite. Entretanto, a Justiça demonstra um determinado progresso em relação a impunidade, como ocorreu recentemente com a prisão de José Arruda.” Renato, Vinícius, Edgar, João Fili.

“Nessa roda viva, apesar das tentativas da justiça, a impunidade predomina e os nossos escandalosos casos de corrupção, acabam em pizza.” Fabiane, Gleice, Juliana Guimarães, Maria Bernini e Arthur.

“Ser político é visto como meio de se dar bem, enriquecer a custa de meios duvidosos e não ser punido.” Bianca, Caio Mariano, Guilherme, Gustavo, Natalia Petermann e Paulo .
“Então resta somente cada um ter a consciência de que a impunidade ocorre a todo o tempo. Criar bases na educação e na escola para os jovens, com o intuito de que adquiram uma consciência critica sobre o que acontece à sua volta, e evitar cometer impunidades ou querer sair impunes de situações, sabendo equilibrá-las.” Igor, Lillian, Nathália Sacha, Sara

“Toda ação de um individuo tem seu resultante para si próprio e para terceiros podendo ser em grande quantidade ou não, como o caso de políticos corruptos que ao se depararem com a justiça raramente pagam por sua corrupção, então sua resultante é de que apesar de seu ato incorreto saiu ileso a qualquer aplicação de justiça, já a população obteve sua resultante de forma clara, a certeza de que a impunidade está ‘’viva’’e que basta querer enxerga-lá ou esperar para que viva alguma situação que terá certeza de que a impunidade ainda existe, mesmo sendo num país onde se diz justo.” CAIO G.,NATÁLIA CUNHA, MAYARA MACIEL E THALES.
Fotos do Debate:

Para encerrar essa primeira reflexão sobre Política em nosso Blog, vale destacar o texto O Analfabeto Político de Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

E você, o que pensa sobre tudo isso ?
= ]

26 comentários:

  1. Mariane Veiga 1º ano e.m

    A polticia é um assunto muito polemico, nao so no Brasil, como em varios outros paises. Isso porque muita gente não toma conhecimento do que acontece no seu país, de onde aquilo veio, porque aconteceu e o que pode acontecer. Por isso quem vota tem que ter muita responsabilidade, para assim assumir o seu compromisso. Não se esquecendo de que podemos votar em uma pessoa por suas propostas, mas nao podemos nos esquecer de que por tras de seus objetivos e realizaçoes existe um partido, que pode decidir tudo.

    (: :*

    ResponderExcluir
  2. Natália Ribeiro 3°EM

    A política do Brasil ainda é muito deficiente. Temos atrasos e mais atrasos em sua formação. Muitos eleitores ainda não tem a consciência da importância de seu voto. E que ele pode sim mudar o destino do país. Acontece que o brasileiro, se esquece das corrupções, se quem ele elegeu realmente cumpre as propostas em seu mandato. Ele esquece de cobrar seus direitos e de exercer seus deveres como cidadão. O papel do cidadão também é conhecer a fundo as propostas e a história de partidos e seus candidatos´, é estar atento a debates e programas politicos e ver opiniões diversas.
    E como sempre, as camadas mais baixas da população é quem sofre com as decisões do governo que privilegia á elite, pois o poder esta concentrado na mão de poucos.Quem manda é o dinheiro.
    Acontece, que é muito fácil dizer q a política e os politicos do Brasil não tem solução, num país onde no paredão do BBB o povo paga pra votar.

    ResponderExcluir
  3. Renato 3º EM

    Nosso cenário político? Sim, falha em muitas coisas.
    Os motivos são os políticos? TAMBÉM! Mas vamos usar lógica matemática okay?
    Primeiro, os políticos precisam de votos para entrar. Quem vota? O cidadão.
    Existem péssimos políticos? Fato! Mas quem os põe no poder?
    O cidadão!
    Mas se o cidadão age de forma irracional pondo no poder um péssimo governante e muitas vezes repete no erro, logo a culpa é do cidadão e não apenas do político.

    Manipulação=Mídia. Mas quem faz a mídia é o próprio cidadão, dando audiência e não tendo senso crítico.

    Logo:

    Manipulação=Mídia|Cidadão<manipulação<Política

    Matematicamente expresso, sem clichê como "jeitinho brasileiro" ou "brasileiro é povo burro". A matemática não mente, e está aí, equacionado.

    ResponderExcluir
  4. A partir da ideia de nação, toma-se o intento e a percepção de que um país não é feito apenas por seus líderes, mas se constitui na união das diferentes camadas sociais, desde o mais pobre, até o presidente. De uma forma ou de outra todos acabam influindo no país. Assim, processos principalmente de cunho social têm a participação de todos.
    Se a corrupção ainda prevalece no Brasil, não é culpa apenas nos políticos (embora eles sirvam como exemplo para o povo), mas também da população, a partir do momento que cometem pequenos delitos no dia-a-dia, ou não se importam em sair impunes de alguma situação, ou ver outrem saindo impune...
    Claro que as elites controlam e manipulam, seja por meio da mídia, quanto de programas, ONG’s, enfim, sempre mostrando uma estética positiva, sem deixar jamais que transpareçam seus interesses subliminares.
    Mas isso tudo parte de uma única palavra-chave inicial: a ÉTICA.
    As bases de cada um são o alicerce necessário para a edificação do caráter, da noção de crítica, do poder de decisão e influência, pessoais. Claro, sem que se esquive a moral, na qual se entende que o meio influi na “construção” de cada indivíduo. A partir das tradições de cada lugar, é que cada um tem bases para suas noções de melhor ou pior, de certo ou errado, enfim.
    Aí entra um papel fundamental para a História. Basta dar uma olhada no histórico do Brasil, desde que foi colonizado. Sempre tudo era baseado em interesses da elite, e até hoje é assim. Quando houve a construção de Brasília, não se passou muito tempo para que o primeiro ato de corrupção ocorresse.
    Bem, em minha opinião, concluindo, penso que tudo se baseia em dois princípios: o histórico, em que se notam as raízes da corrupção no Brasil, e o ético, que é pessoal, porque cada um molda seu caráter, embora um influencie o outro. Assim, pode-se dizer que tudo está interligado. Desde os políticos que influenciam as elites, os policiais, os padeiros, os faxineiros, até a consciência de se deixar levar pelas ideias alheias ou buscar respostas. O que fazer? Junte-se a eles e continue colaborando para que o país seja essa fezes, ou procure conhecer, se entreter, buscar não só o que a mídia diz, mas o que está por trás dos panos. A 2ª opção é mais difícil, porém a descoberta vale a pena.


    Nathália Sacha - 3ºEM - nº27

    ResponderExcluir
  5. Elisa 2º EM

    A política no Brasil é um dos principais assuntos, onde não há uma resolução definitiva, passando por várias etapas dierentes, até o cidadão acordar de que está sendo enganado, e muitas vezes, nem assim ele toma uma providência. Percebemos a influência que a política tem sobre o mundo, nós aqui ficamos sem saber exatatmente oq acontece lá dentro, e recebemos apenas a maioria das notícias boas, que vem junto com a farça, e a falsidade, porque esse ano é um ano de eleição, e tudo de má fama que atrapalha algum candidato será rapidamente apagado até que ele seja eleito e nós realmente descobrimos quem estava por baixo daquela máscara.
    A escolha do voto é a escolha do futuro do país, então é um direito nosso nos preocuparmos com o nosso futuro, e sabermos quem realmente deve tomar conta do nosso país, não porque fulano é da minha família ou porque eu fui com a cara de ciclano,isso é um erro que raramente acontece e ninguém se da conta disso, devemos votar em alguem porque o eleito está fazendo muito bem o seu trabalho de se preocupar em primiero lugar a tomar conta de algo que move todos nós, da nossa nação. =]

    ResponderExcluir
  6. Vivemos num país que usa da Democracia para tomar os rumos da nação. Pelo menos, essa deveria ser uma frase falada com sinceridade e praticada pelos cidadãos. A Política tem de ser um instrumento para que o povo chegue ao poder, ao mando da própria sociedade.
    Veja uma definição de POLÍTICA:
    "Arte do diálogo e da persuasão que objetiva o estabelecimento de uma relação mutuamente consentida e respeitosa; arte do convívio com o mínimo de conflito;busca permanente da harmonia e do equilíbrio na vida em sociedade".

    Ou seja, se não há respeito, não podemos
    chamar essa pouca vergonha de política. Mas, os políticos que estão no poder usaram, sim, de algo que está na definição: DIÁLOGO E PERSUASÃO. Que político que está "lá" que não usou de sua persuasão?
    SE quisermos saber mesmo, talvez a corrupão nunca mude, por ser um problema do sistema. Quem fala melhor, quem convence melhor o outro vai virar um político das cabeças. Porém, por infortuno, muitas vezes o homem que se expressa melhor não é o homem mais justo, mais ético e melhor... muitas vezes, o que vai te convencer vai ser o "boa praça", o "cara de bom homem" e safado, o egoísta, o superficial, o cara que sabe fingir, um bom ator.
    Dá medo pensar que nós, a sociedade toda, podemos votar num indivíduo assim, apenas porque vimos a propaganda dele, ou porque ouvimos ele falando duas frases bonitas que a gente pensou que iriam mudar o BRASIL. Esta aí a ímportância das pesquisas. Se você não conhece, não vote. Mesmo que o ideal seja conhecer e cofiar em algum candidato, para que ele possa representar VOCÊ, o seu povo, sua família doente e seu filho passando fome. O cara que está "lá em cima" tem que estar aberto a participação do povo, seja numa prefeitura ou no senado. Se você é uma pessoa de ética, pratique seus direitos, "faça por onde"... Xingue um amigo que coloca o Collor ou Maluf no pagode... Pesquise... Vote com consciência...
    Ou se não não vote, passe mais as décadas que você tem de vida, se perguntando, imaginando, resmungando, o que não vai levar-nos a nada.
    RECLAMAR, REINVINDICAR, MUDAR, CONSCIENTIZAR, POPULARIZAR O QUE É NOSSO POR DIREITO MEU DEUS!!! Isso sim, vai levar-nos a um lugar bem melhor do que aqui.

    Marcos - n°15

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas dizem que atualmente a política no Brasil é muito ruim, o que é verdade, mas essas muitas, não percebem que elas mesmas ajudam a política a ficar tão ruim assim. Isso acontece porque as pessoas não levam a sério o poder do voto, e escolhem seus candidatos visando o que ele pode oferecer, como por exemplo emprego, parentesco e etc. como mostrado na charge!
    É realmente fazer uma política 100% livre de corrupção e impunidades, mas concerteza se as pessoas levassem o voto a sério, visando realmente as propostas do candidato, ela iria se tornar muito melhor e justa. Ao invés de tanto reclamar, deveriam fazer algo para mudar !

    Lillian Lopes de Castilho, n°18 , 3°EM

    ResponderExcluir
  8. O Brasil deixou de ser um país sério para se transformar num verdadeiro gueto. Os traficantes já tomaram conta daquela que era chamada de Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro. Forçam honrarias, como salva de tiros e comércio fechado, em homenagem a bandidos mortos. Se o fim do mundo será em 2012, o do Brasil já foi antecipado. Os níveis de criminalidade no País já superaram há muito o limite do aceitável, e vai aumentando cada vez mais. Sinto que todas as instituições do país estão beirando o desmoronamento. Parece que nossas figuras públicas perderam qualquer noção de decoro, honestidade, raça. Casos como o do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, infelizmente, estão se tornando a regra, não a exceção. Figuras como o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney, se acham no direito de censurar grandes veículos de comunicação como o jornal O Estado de S. Paulo para tentar esconder do público suas maracutaias. E, para finalizar, ainda temos de nos deparar com as declarações revoltantes do presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes, aquele que liberta criminosos e que não considera nosso judiciário lento. Para os políticos hoje em dia ser político ou fazer parte de um governo é se dar bem, tentar tirar dinheiro dos outros e várias outras coisas e fazer com que não só eles mais todos em volta de si se darem bem, não acontecerem nada com eles, isso é o pior defeito da política, se eles mesmo não fazem política, quem irá fazer? Afinal, será que isso terá um fim? Onde isso vai parar? É o fim do mundo.
    Mariane Guimarães- nº18 1ºEM

    ResponderExcluir
  9. Luiz Gustavo M. Nascimento. 1ºano E.M.

    A política é assunto que muita gente não conhece.
    Varias pessoas votam em um politico sem saber se ele é bom pra todos. Por exemplo se um candidato a presidente disse que vai ajudar os nordestinos que estão na seca qual nordestino não vai votar nele?
    Eu acho que a politica deveria chegar a todo tipo de pessoa. Nem todos estão sabendo das corrupções que existem, muita gente sem recurso acha que o Lula foi o melhor presidente pois não sabe de nada sobre o Sarnei, que eu acho que é o "braço direito" do Lula.
    Também as pessoas que falam que a politica do Brasil vai de mal a pior não sabem que elas contribuem para isso, pois elas não levam a sério mesmo o poder que o voto tem.
    Se as pessoas menos favorecidas não aceitacem por exemplo uma cesta basica para votar em quem deu poderia votar em um politico melhor que faria muito mais do que apenas isso para ela.
    Entao ao invés de muita gente ficar só reclamando vamos começar a fazer a nossa parte para que o outro veja e faça o mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Gabriel numero:09 1ºEM

    Política é algo muito complicado não só no Brasil mais em todo o mundo.É difícil hoje ter aquele partido,político, que está realmente preocupado com a situação do país.
    No Brasil os deputados começam aproveitando,desviando os dinheiros,e não param de roubar.E o dinheiro da saúde pra onde vai? da educação? enfim cadê o dinheiro publico? Está no novo carro,na conta dos deputados.Eles ficam fingindo de inocente,negam os erros que cometeram,tudo isso para enganar o povo.
    Esse ano tem eleição,então devemos tomar cuidado para não se enganar com esses falsos deputados.Eles viram com sorrisos,abraços,projetos,tudo para conquistar o voto dos cidadãos.Devemos fazer a nossa própria política,temos que usa-la a nosso favor e não sermos usados por ela.

    ResponderExcluir
  11. política, pra muitos isso é uma novidade, ou até uma coisa desnecessária porque muitos não levam a sério o seu poder de voto, e votam por influencia, de um conhecido qualquer, sendo que até ele pode ter sido influenciado e não ter procurado saber como era a forma de governar daquele candidato.
    E com isso a corrupção ainda se fortalece no Brasil, mais vamos combinar a culpa não é apenas do político, mais sim também dos que elegeram ele, por não conhecerem, ou não cobrarem, e assim sempre dizem que a politica do Brasil esta cade vez pior.
    Mais então todos deviam ter uma consciência de que a escolha do voto é a escolha de nosso futuro, ou seja do país, então é um dever nosso nos preocuparmos com o nosso futuro, e sabermos quem realmente deve tomar conta de nossso país, poir não podemos nos esquecer que vivemos em um país de democracia.

    Maria Letícia n°16 1°EM

    ResponderExcluir
  12. Política.....Poucos conhecem o sentido da palavra e o sentido do assunto.
    -Vou comentar algo que aconteceu comigo:
    Eu estava conversando com 4 pessoas num só msn(quando adiciona pessoas na conversa), 3 eram meus amigos e 1 era pra mim, desconhecido, só sei dele o estilo, e que saiu numa revista aí. Comecei a desabafar com eles, falando da situação do Brasil, que quanto mais promoção automatica em escolas públicas(naum kerendo desrespeitar), a ajuda do Bolsa Família(que muitas vezes a mãe pega a porcaria do dinheiro e vai comprar pinga, e naum compra alimento para os filhos, etc; os que estão no poder do Brasil piora. E começei a destampar de falar dos desastrosos "trabalhos" feitos pelo governo.
    Esse desconhecido começou a falar: "Ah! Pra que falar de política aqui? Mas que saco! Deixa o Brasil afundar mesmo! Isso é assunto de CDF'S!". E saiu da conversa.
    Agora eu penso... CDF? Se preocupar com o futuro da nação é CDF? Tentar reflitir sobre o governo é conversa de CDF? NÃO!!!
    Esse desconhecido aí, pelo que eu vi, votar pra ele acho que naum faz a menor diferença. Será que o idiota não percebeu que para ele viver bem melhor tem influência do que fazem no poder? Não...infelizmente não!
    Isso é que acontece com a maioria dos Jovens, votar é legal pq vc vai APERTAR O BOTÃO VERDE! EBA! Votar pra eles é perda de tempo! - Votar pra que??
    Quem não reflete sobre política hoje, não pensa no seu futuro!!!
    Muitos jovens, votam naquele que fala melhor na TV, que faz piadas na proganda eleitoral, e também, quando pagam um dinheirinho pra eles, ou porque o candidato é simplesmente LINDO! MARAVILHOSO! GATÉRRIMO! ¬¬
    Vergonhoso isso -.-'
    Todos, até mesmo os adultos, deviam ter consiência do porquê está votando e pra quem está votando. O futuro do país está em nossas mãos.

    --Mariane França F. Fernandes Nº 17

    ResponderExcluir
  13. POLÍTICA uma palavra facil de se pronunciar mas dificil de se entender, poucos conhecem o que realmente é política, mas muitos fingem que não conhecem, principalmente os brasileiros que tem vergoha quando vao dizer da política brasileira. No Brasil a politica deveria ter outro nome, algo relacionado com corrupçao, os politicos desviam verbas publicas para suas contas, isso é um absurdo! Sendo que muitas vezes essas verbas sao para saude, educaçao, entre outros.
    E o pior é que eles não sao presos, as vezes sao afastados do cargo, e algum q rouba um alimento no supermercado para sustentar a familia é preso e um politico que roubou milhoes nao é preso, isso é a maior injustiça no nosso país.
    E quem coloca esses políticos no poder são os cidadãos que não conhecem a política, para essas pessoas é só fazer um agrado a elas que elas votam no candidato. Por isso as pessoas que irao votar tem que ter consciencia em quem estao votando e por que esta votando nela, conhecer o candidato, pois um voto faz a diferença.
    Bolsa Familia, na minha opiniao foi a pior coisa que foi inventado, é certo que ajuda algumas pessoas, mas outras a mae tem mais filho por que quanto mais filho mais recebe, e o dinheiro que ela recebe ela usa para si mesmo e dane-se os filhos, mas não é só isso, há casos de que o proprio vereador cadastrou o gato para receber bolsa familia, isso é um desrespeito com humanidade, que ajudou a pessoa entrar na política e ainda fica fazendo umas coisas assim.
    Ano de 2010, ano de eleição, ano de perceber se os eleitores conseguiram aprender um pouco sobre os políticos com os escandalos dos ultimos anos.

    Isabella Mariano, n°32, 1°EM

    ResponderExcluir
  14. Rafael Silva n°24 1 EM

    No Brasil, as pessoas desconhecem o assunto política, por isso e por outras causas também temos pessoas incapazes em nosso governo, pessoas, que ao em vez de fazer política faz politicagem. Política consiste em fazer algo para o bem da população, alguma coisa que vá resolver o problema de muitas pessoas, na politicagem eles falam muito e não fazem nada, aqui nós temos poucos políticos corretos que fazem política de verdade sem roubar tentando ajudar a população . A questão é como mudar esse quadro de ‘’Temos mais políticos que fazem politicagem de que os que fazem política’’. Só o tempo vai dizer.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Rodrigo Rocha Nogueira, Nº 29, 1º E.M.

    Atualmente, nossos políticos fazem todas as suas corrupções e saem impunes, por isso as pessoas pensam que qualquer um pode ocupar esse cargo, pensam que é a maneira mais fácil de conseguir dinheiro, de crescer, empregar familiares, resolver a vida.
    Muitos resolvem entrar para política, pois vêm só o “ponto bom”, não lembram que foram colocados nos postos que exercem para o governo , e ainda não satisfeitos com todos aqueles benefícios, ainda roubam, colocam dinheiro em meias, em cuecas, ou onde quer que seja, e acham que tudo será resolvido em pizza.
    Mais parte da culpa da política estar da maneira que está é nossa, porque não sabemos fazer realmente a escolha certa, vemos o que é cômodo a nós, não pensamos em conjunto. Muitas das vezes ocorre como se mostra nos quadrinhos no início do texto, escolhemos o que nos dará emprego, ou até mesmo porque é de boa aparência como quando ocorreu com o Collor.
    Alguns se reúnem para conseguirem causas como o caso dos Nardoni, mas se houver a junção de pessoas para tentar tirar os políticos dos seus cargos corruptos, sempre acaba em tragédia, pessoas são presas, mortes.
    Agora não adianta muito tentar mudar, porque agora está na hora de parar e analisar realmente, para que no ano de 2011 não volte a acontecer erros como aconteceram no, governo anterior, não que não tenha ocorrido acertos, mas para que não tenha mais erros.

    ResponderExcluir
  16. podemos falar que a politica no brasil é muito desvalorizada,onde qualquer pessoa pode tentar assumir um cargo publico, mas não podemos apenas falar que esse estado de politica é culpa apenas das pessoas que tentam assumir os tão esperados cargos publicos, mas sim em grande grande a gente,a grande massa a população que coloca os canditados no poder,pois grande parte do povo brasileiro não procura saber o passado do candidato e só ve a grande besteira que fez quando é mostrado um grande golpe do politico,e ainda msm assim o Brasil(ou brasil) ja se acostumou com esse esquema que é capaz de ver tudo de um jeito normal e falar que isso sempre vai acontecer oque faz com que sempre aconteça mesmo

    ResponderExcluir
  17. (1º - E.M)

    A politica, no geral, é um assunto polemico não só no Brasil, mas em qualquer outro país. Ela é muito importante quando usada de maneira correta porque ela pode ser construtiva ou destrutiva. No Brasil, ela é usada muitas vezes para favorecer grupos isolados, deixando a opinião pública de lado. Tipo, cria-se uma meta na política favorecendo algumas regiões onde os políticos trabalham a seu favor mesmo sabendo q não se trata do interesse de toda a nação.

    ResponderExcluir
  18. '' ninguem respeita a constituiçao
    mais todos acreditam no nfuturo da naçao
    Que país é esse ?
    é a porra do Brasil''
    Essa musica do Renato R. mostra o que acontece no Brasil hoje. As pessoas votam sem pensar, sem ter lido as propostas do partido.... votam por motivos futeis. E depois se acham no direito de reclamar dos politicos que eles proprios elegeram, mas só quando sofrem alguma coisa, quando
    *há o auto-beneficio, eles nao faalam nada...
    Os politicos abusam de seu poder ate nao poderem mais... Acham que estao no podere e podem fazer o que quiserem.
    Como ocorreu no caso do filho do nosso querido Jose Sarney, Fernando Sarney, que vetou as provas de sua fralde de um importantissimo jornal, como é o Estado de Sao Paulo.
    A educaçao e a saíde sao outros pontos criticos.
    Nós vemos na tv, filas
    *para as pessoas necessitadas serem atendidfas nos hospitais publicos...
    e a educaçao.. O governo parece nao gostar muito de investir, acanhando-se ao fato de se criar uma consciencia critica nos jovens, e eles poderem ver as coisas com mais clareza.

    Jorge Senne n°12 1°ano

    ResponderExcluir
  19. Barbara Avila 1º EM

    A política é um assunto muito falado e discutido no Brasil.
    Sendo que qualquer um ultimamente pode assumi-la mesmo aqueles que já estiveram no poder e não fizeram nada, mas isso também é culpa nossa, pois apoiamo-los e votamos neles.
    E também muitas das vezes acham alguma coisa para abafar seus erros, mesmo q seja pouca coisa.
    Fora a corrupção q existe entre eles os políticos e os valores altos de impostos.
    SERÁ QUE UM DIA NÓS TEREMOS UM POLITICO ADEQUADO AO BRASIL?

    ResponderExcluir
  20. a maioria das pessoas só sabem reclamar da politica brasileira.falam que só tem politico corrupito,etc...
    mais esquecem que são elas mesma que fazem a escolha de quem vairepresentar nosso país!
    talvez não haja politicos totalmente honestos, mais as pessoas deviam primeiro analisar as propostas de cada candato e ver qual é o ''menos pior'' da história, pois muitas vezes as pessoas votam por votar, ou porque ta todo mundo votando nu fulano ai ela vai la e vota nu fulanu também, ou até mesmo deixam de votar e impor sua opinião e depois ficam reclamando e querendo exigir melhorias.
    Cadaum penssa de uma maneira, mais tem pesoas que são influenciadas ou votam por que deven favores a algum politico, mais eu axo que as pessoas deviam ter mais conciencia de seus atos , e escolher bem em quem vai votar,porque o nosso futuro e de todo país está na nossas proprias mãos!

    Amanda Ribeiro 1ºEM

    ResponderExcluir
  21. É uma vergonha o que se vê em nosso país. Nós
    na verdadeira expressão não temos política, temos po-
    litiqueiros (que se fazem do cargo para benefícios
    próprios). Política é você planejar, organizar, idealizar
    e executar, pensando sempre em melhorar a vida do
    povo, do seu próximo e não em si próprio. Este país é
    realmente abençoado por DEUS, pois, com essas
    "pragas" politiqueiras que temos, ainda conseguimos
    demonstrar "braços fortes, ao lábaro que esplandece
    e tremula com galhardia em nossos peitos e corações,
    com toda essas podridões que temos ciência.
    Precisamos de pessoas dignas de nossa confiança no SENADO .
    Vamos torcer agora!!

    Willian N°29 1 EM

    ResponderExcluir
  22. Marcella Quintanilha 1ºano.

    É importante lembrar que a culpa não é apenas dos políticos e que a população tem grande culpa no processo de corrupção nacional. É incrível acreditar que vivemos em um país onde as pessoas pagam para votar em participantes do BBB com um sorriso enorme no rosto e reclamam de votar para eleger seus representante na câmara perante toda uma sociedade “Problemas com relação a punições podem ser vistos, além da política, em campos como o da economia e em relação a membros da elite.

    ResponderExcluir
  23. Andrew Ramos 1ºEM

    A politica é uma coisa polemica e desvalorizada,onde qualquer um tenta assumir um cargo publico, as pessoas não volorizam o proprio voto e votam em politicos que são de sua familia ou que possa te dar algum cargo ou beneficio...
    E não só o Brasil mais em todo o mundo tem ou teve politicos que não cumpriram os propostas prometidas e nem se quer fizeram algo bom só pegaram dinhero publico para uso proprio.
    Tudo que o mundo precisa é de politicos dignos de nossa confiança e que não fique apenas curtindo os 4 anos que ele teve para mundar a sua cidade , o seu estado ou o seu país.

    ResponderExcluir
  24. Tarcisio Nery 1EM

    O nosso país tem um passado manchado na politica Fernando Collor foi um dos mais conhecidos e uns dos que mais robaram.
    Ele desviou dinhero para contas no exterior e além disso robou muito o nosso país e trabalhadores,que muito irritados sairam nas ruas para pedir que ele renunciace o seu cargo.
    Os jovem foram muito importantes nessa epoca, pois fizeram vairias manifestaçoes como "Foram Collor", "Os caras pintadas" que são os mais connhecidos.
    Casos como o do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, infelizmente, estão se tornando a regra, não a exceção. Figuras como o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney, se acham no direito de censurar grandes veículos de comunicação como o jornal O Estado de S. Paulo para tentar esconder do público suas maracutaias.

    ResponderExcluir
  25. Política...
    É só falarmos política que dá até vontade de rir pra não chorar dessas palhaçadas que acontecem.
    Temos que pensar muito bem antes de votar,esses políticos prometem várias coisas,aí é só ganhar essas eleições que começam a fazer novas taxas,juros super altos,para nós o povo brasileiro que acorda cedo pra trabalhar,rala todos os dias para receber uma micharia que não dá nem pra pagar as contas.Pensam que aumentando 50 reais do salário mínimo adianta alguma coisa.Taí o nome,salário MÍNIMO,já diz TUDO!
    Pense muito bem antes de votar,vote com consciência,porque tem muita gente querendo dar a cara a tapa para ajudar o Brasil mas não tem oportunidades.Assim nosso país não vai pra frente!

    Ananda R. Mira / nº03 / 1ºEM

    ResponderExcluir
  26. Falar de Polítca é sempre complexo! Não é nada simples e as ideias sempre precisam ser aprofundadas. Teremos políticos adequados quando soubermos votar de forma adequada e para isso não podermos ter a ilusão que se trata de algo fácil e como já disse outras vezes, é algo cada vez mais complicado, exigindo um exercício de muita pesquisa e paciência!!!! Certamente voltaremos a falar desse assunto esse ano, afinal, a corrida eleitoral ainda está no começo . . . bom mais ou menos no começo... !!!!!!! ABRAÇÃO ! ! ! !

    = ]

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]