30 de mar. de 2010

Procuram-se Valores

Lendo dois textos refleti o quanto a busca por VALORES é algo presente em nossa História. Na época da Revolução Francesa os valores de liberdade se espalhavam pelo mundo, nas unificações da Itália e da Alemanha os valores nacionais ganharam destaque, na Grécia Antiga os valores de cidadania foram conquistados com o tempo, quando falamos de Revolução Industrial fica em evidência os valores do capitalismo e ao tratarmos do Império no Brasil, os valores sobrepujantes giraram em torno dos interesses do poder central.

Fazendo uma leitura de nossa sociedade contemporânea podemos comungar com a ideia de que os valores humanos estão se esvaziando, quando percebemos que o que outrora parecia certo, hoje é errado. Parece que o bonito hoje é não pensar, é se acostumar com as atrocidades que nos cercam, é acreditar que o erro tem peso de lei, que é preciso se acostumar com o absurdo, que para tudo há um jeitinho, que o erro é sempre do outro, que música boa é somente aquela desprovida de qualquer conteúdo reflexivo. Claro que a humanidade não se resume a isso,mas não dá para negar que muitos valores estão em falta. Aliás, essa percepção já foi feita em outros momentos. Abaixo seguem dois textos reflexivos sobre o tema para você ler e depois poder comentar o que você pensa sobre o tema dessa postagem:



= ]

34 comentários:

  1. “Quando a Ciência souber e a Religião puder, o Homem agirá de maneira nova. Todas as Artes só renascerão quando houver Harmonia.”
    [adaptado]

    Cada época foi impulsionada por um ideal, conseqüência do legado deixado no período anterior. A busca de inovação, seja para acabar com os antigos ideais, ou apenas para parodiá-los, foi o primeiro passo dado para que a História tivesse tantas fases e períodos singulares e distintos.
    Ao longo do tempo o homem sempre teve, entre seus propósitos, o de buscar algum valor em algo. E a partir do momento em que alguma ideia foi aceita e adorada, tornou-se relevante, depois importante e em seguida proliferada, primeiro internamente e depois expandida para outros povos e lugares, em cada um deles aderida de forma adaptada.
    A ética nos diz que se deve balancear qualquer atitude antes de pô-la em prática. A religiosidade própria de cada um (para aqueles que têm) diz que se deve refletir sobre os atos que comete. Mas isso é algo que deve ser exercitado no cotidiano para que haja um bom relacionamento com as pessoas que estão ao redor.
    Antes que tanta ênfase fosse dada à razão, o homem ‘primitivo’ buscava sua sabedoria, inquiria pelos mistérios, respeitava muito mais seus antepassados e os conhecimentos com eles aprendidos. As tradições eram valorizadas. No entanto, atualmente o passado tem sido esquecido, para dar lugar a novas informações, cada vez mais imediatas, e é por meio delas que se nota muitos dos erros do passado, cometidos novamente, só que ‘parodiados’, talvez por não ter sido feita uma análise das minúcias que outrora causaram tantos desastres. Por não se ter preservado (não na teoria, mas na PRÁTICA) muitos dos valores que tantos tentaram proliferar, nos diferentes períodos da História.
    A tecnologia não deve ser encarada como o maior vilão. Porque foi Homem quem a criou e é ele quem a está priorizando, e menosprezando sua essência: a de ‘ser’ ‘humano’. Está tão cego, como sempre, por inovar e apostar em seus ideais, que deixa de lado, mais uma vez, os antigos valores, que não deveriam ser assim taxados, pois são atuais, já que devem ser amiúdes. Isso está chegando a tal ponto, que os ‘valores’ estão sendo invertidos. Certo, errado, o que era antes já não é, e o que não era, está sendo adaptado.
    Confuso, não é?! Mas é assim que tem sido. Onde está o entendimento para uma compreensão disso tudo então? Perdeu-se com a Crítica, com a Sabedoria, com a própria Ética – não em termos, mas em significados; em pequenos atos, não em palavras; na Sensibilidade, na Fé, na Humanidade..
    O que fazer para resgatar esses VALORES? A cada dia que passa, torna-se mais difícil. Mas não é ainda impossível. É uma iniciativa da consciência de cada um, para começar uma nova fase e pensar em deixar um bom legado ao futuro.

    Nathália Sacha - 3ºEM - nº27

    ResponderExcluir
  2. Natália Ribeiro 3°EM

    Na história da evolução da humanidade estão presentes ideais e valores conquistados a partir de grupos, que organizados, foram capazes de mudar o mundo garantindo a ele grandes avanços.
    Com o passar dos tempos, acredito que a supervalorização do capital tornou o ser humano individual, protecionista e medroso. Medroso no sentido de que suas ações: trabalhar, ganhar dinheiro, ser o melhor, almejar poder, o move para que ele deixe de ser ou nunca seja um subordinado. O que na verdade ele é, escravo da globalização, da vida agitada capitalista, de um pequeno grupo elitista que concentra as decisões mundiais nas mãos...
    Individual porque ele acredita que não pode acreditar em ninguém. Sempre terá alguém ali pronto para tomar seu lugar a qualquer custo, pois talvez ele faria o mesmo. Vence os mais fortes e espertos.
    Os valores que ajudaram a revolucinar o mundo, como a união, o desejo do bem comum, não são utilizados pela humanidade hoje, corrompida pelo sistema. Podem sim serem chamados de antigos valores, aqueles da época dos nossos avós...infelizmente. A família, a cultura, as tradições dão lugar ao poder aquisitivo e ao status. Somos treinados para viver numa atual sociedade como máquinas, não podemos sentir, pensar e agir.

    ResponderExcluir
  3. Os valores que foram deixados, como os conquistados em vários movimentos, como por exemplo na Revolução Francesa, formaram um legado para a atualidade, deixando marcas, costumes, etc. Porém, muitos desses valores estão mudando, o que leva muitos a acreditarem que estão sendo perdidos, mas não é bem assim, pois nossa sociedade vêm sendo inovada a cada dia, fazendo surgir novos valores, que irão construir outros legados, que serão deixados para o futuro, levando à novos costumes, tradições e culturas.

    Lillian Lopes 3°EM

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia valores estao em extinção.Pessoas só pensam nelas mesmas,não estão ''nem aí'' para o próximo,só pensam em dinheiro,dinheiro e dinheiro.Estão literalmente presas ao mundo globalizado que vivemos.Porem,existem ainda pessoas que preservam o seu valor.A cultura,educação e respeito são valores que não podem morrer...mesmo com essa lavagem cerebral que sofremos no mundo capitalista e globalizado que vivemos

    ResponderExcluir
  5. Realmente tivemos sorte por nascer quando o direito a opiniao, a liberdade de expressão, o voto já foram declarados* e conseguidos pela sociedade. As vezes estamos tao acostumados com essas coisas que nos esquecemos de como elas foram conquistadas, e acabamos por não dar valor a algo tao importante. Isso é uma real injustiça que fazemos com nós mesmos, pois tudo o que nos foi deixado foi atraves de lutas, revoltas, sonhos, e ideais, que hoje são esquecidos.
    Com certeza com o tempo vamos nos esquecendo de algumas coisas, mas por mais que isso aconteça um legado nunca sera esquecido. Nos esquecemos por causa da tecnologia, da industrialização, do desenvolvimento.
    Os seres humanos, ou melhor dizendo, nós funcionamos como uma máquina. Exatamente como maquina, movida pelo desejo capitalista, nos acostumos com o errado e achamos tudo isso lindo. Claro que nem todos sao sempre assim, e pra mim é o que nos salva, pois varios valores já foram deixados de lado e o que será que a humanidade precisa?
    Na minha opiniao precisa de um foco, de um objetivo que realmente a traga para um mundo não só modernizado, mas para um mundo com amor, familia, religiao e esperança :D

    Mariane Veiga 1º E.M

    ResponderExcluir
  6. Valores são coisas que a gente própria conquistamos.Todas as pessoa tem um valor,o seu emprego é um valor q a gente msm se conquista com esforço e determinação.É isso valores é conquistado com respeito e dignidade.

    ResponderExcluir
  7. Antigamente a sociedade era mais piedosa, pois o dinheiro ainda não tinha tomado totalmente a cabeça das pessoas. Com a revolução francesa e a revolução industrial novas formas de ver o mundo foram sendo instruidas as pessoas de diversos locais e ao passar de geração em geração tal ideia foi sendo aperfeiçoada. A mudança de pessoas por maquinas é boa somente para o mundo capitalista pois assim o lucro é maior e os "patrões" tem dispesas menores e muito menos complicações com pessoas.
    Nem tudo das revoluções foi ruim, pois se não fossem elas estariamos ate hoje vivendo em um mundo sem graça e sem concorrencia, o que para mim é essencial para que o ser humano sobreviva em continua disputa com a sociedade e a partir disso busque seus legados.

    Igor Silva nº10 3EM

    ResponderExcluir
  8. SIDNEY MARTINS 9°ANO

    Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, as pessos é o corpo docente tem o dever de tentar promover uma reflexão sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens. Esse tipo de reflexão pode ser feita por qualquer um, seja qual for sua formação.

    A sociedade atual tem produzido indivíduos que não possuem respeito à vida. A violência não tem como autores somente criminosos de classes excluídas, existem pessoas de camadas sociais elevadas que promovem deploráveis atos dessa natureza.

    ResponderExcluir
  9. Viviane de Carvalho Dias, 9º Ano
    Onde estão os verdadeiros valores? Hoje em dia, as pessoas só pensam em si mesmas, não ligam para os outros. Ligar a TV, ler nos jornais, tudo o que acontece no munso, pessoas com fome, morrendo, pedindo ajuda e muitos simplismente tapam os ouvidos e continuam vivendo no próprio mundo, sozinho.
    Vivemos em um mundo em que o dinheiro sempre fala mais alto, e aonde estão os verdadeiros valores humanos que são ignorados, como honestidade, ética, educação, humildade,moral, respeito, justiça...Eles foram perdidos pelo dinehiro, pela violência, por um mundo sem volta nas drogas...E por que nós não corremos atrás de tudo que perdemos para tentar recuperar o valor verddadeiro? Talvez porque quando temos a oportunidade de fazer isso sempre surge algo 'mais importante' e nós acabamos deixando pra lá, ou deixamos pra outra outra, sempre pensamos em nós em primeiro lugar, ou talvez porque nós já crescemos nessa sociedade em que ensina a matar pra vencer, a ser submisso, a trabalhar demais e pensar de menos, a sermos influênciados...Podemos pensar em que tudo já esta perdido, e perdemos a esperança, os valores estão INVERTIDOS, nós não podemos nos deixar levar por um mundo supérfluo, vamos desinverter esses valores novamente.Juntos!

    ResponderExcluir
  10. Muitos valores ja foram deixados, e hoje servem como exemplo pra nós, ou pelo menos serviam , pois a grande parte desses valores tem deixado de aparecer na sociedade hoje devido a mudancas que ocorreram, o que nos leva a acreditar que esses valores qe nos foram deixados esta sendo totalmente perdido.
    Mas temos que levar em conta de que muitas coisas que mudaram nao foram pra algo tao positivo assim . Quem nunca ouviu de algum familiar mais velho que no tempo deles isso e aquilo nao existia?
    Pois é , o mundo tem se tornado mesmo algo muito preocupante. As pessoas nao tem feito mudanca e participado de tais situacoes pensando em quem vai ou nao vai ser privilegiado com isso . Todos temos tidos uma cabeca votlada para nós mesmos e pensado só naquilo que nos vai favorecer.
    Os valores que ajudaram a revolucinar o mundo,não são utilizados hoje pelas pessoas da sociedade.
    Hoje estamos acostumado a viver em algo rootinineiro contruido por maquinas e de maneira nenhuma temos o nosso espaço para colocarmos nossos pensamentos ou agirmos de tal forma.

    Karime abdallah 3°EM

    ResponderExcluir
  11. Elisa 2º EM

    Boa parte da humanidade não se preocupa em pensar na solução de um problema, eles simplesmente deixam esse trabalho para o outro, mas e se o outro também quiser se livrar do 'trabalho' que é pensar e assim deixar nas mãos do seu próximo? Muitos aceitam tudo como está pq acham que seu esforço nunca será suficiente, ou porque querem que façam acontecer por ele, é ai que o valor começa a desaparecer e no fim só resta o pensamento capitalista, só oq importa é o consumo, é a posse, e nunca o saber, a inteligência que possa te levar para a escolha do bem, para a escolha de que vc pode ser um dos que mudou uma parte da história da humanidade e que pode construir para sempre o seu legado. =]

    ResponderExcluir
  12. É, sem dúvida a busca de valores é uma constante busca das pessoas.O que seriam os valores,o que a sociedade considera correto? válido?Cada pessoa tem que ter em mente os seus valores e concepções do certo e errado, para não sucumbir ao que o sistema manda.Valores deturpados são passados a nós, na época da Revolução Francesa os valores eram os de liberdade, os de hoje são o consumismo e lucro.A sociedade é hipócrita e pela busca do dinheiro sucumbe a corrupção,a não considerar os direitos humanos do outro, a ter nervos de ferro e não se emocionar com uma forte menina que sobreviveu a um desastre no Rio de Janeiro, a não sentir pena dos famintos na África, a não considerar a caridade, a só se importar com si mesmo, a perder sua essência na busca do dinheiro.O objetico do capitalismo é tornar-nos robôs, que consomem, consomem e consoem, alienados, em estado de letargia perante a manipulação.São esses os valores que nós queremos ter?Definitivamente, não.

    Gabriela Merlim n°7 3°EM

    ResponderExcluir
  13. Cada época possui seus valores,desde o feudalismo, dos homesn das cavernas, onde cada um queria impor sua força, territorio sobre o outro.É uma eterna reflexão, quais são os valores humanos?Valores que tão esquecidos podem ser perante a crueldade humana.

    'A humanidade tem o ouvido concebido de tal forma que ela continua a dormir quando o barulho retumba e só acorda com o eco'
    Arthur Schnitzler


    João Martins 3°EM

    ResponderExcluir
  14. Valores?! Dificil de acreditar que haja, em um meio onde o dinheiro e o individualismo sobresaem. Algumas pessoas dizem que " a situaçao vai mudar.. eu faço a minha parte porque se todo mundo fizer a sua, tudo fica mais fácil.."
    Mas dizer é fácil mesmo, o que não vemos é as pessoas fazerem algo. Aparece uma coisa mais "importante" e acabam deixando de lado tudo aquilo.
    Enquanto os problemas e valores de toda uma sociedade forem deixados de lado assim, tudo continuará...
    Até o momento em que alguem tomar iniciativas concretas e lutar contra isso tudo!
    Sabe se lá quando será esse momento..
    Yasmin, 9° ano

    ResponderExcluir
  15. Valores?
    Na minha visão é todo aquele conjunto de valores que utilizamos para nos guiarmos,mas muitos tem uma visão errada de tudo isso,criticam maneiras com que as pessoas se comportam esboçando suas muitas vezes longas de maneira hipócrita,falando e agindo em varias situações de maneira oposta.Pessoas não veem que para formar opiniões e contribuir com isso é preciso que você seja leal a ideia com fundamentos seguidos.Uma pessoa que não tem visão te todo o funcionamento de mundo não vai comprrender o porque de toda a busca e vai acabar sucumbindo por exemplo aos valores capitalistas.

    Bianca n1 3EM

    ResponderExcluir
  16. Gustavo n°5 8°B

    Há muito tempo os valores ja eram existentes entre a humanidade.
    Hoje eles ainda existem ,mas a cada dia vão se perdendo,sumindo e sendo ignorados pelas pessoas.
    Isso acontece devido a humanidade que a cada dia vive por valores materiais e se esquece dos que são realmente VALORES,aqueles que nos darão um futuro melhor;aqueles que ajudarao na construçao de uma sociedade vitoriosa,com pessoas que farão o bem.
    Quantas pessoas ainda tem que lutar por comida,pois vivem na miséria ,enquanto outras se enriquecem a cada dia e não ajudam a quem precisa,só pensam em si e esquecem do próximo.
    Esses e varios outros fatos estao presentes em nossa sociedade,que vai perdendo a cada dia seus valores.
    O valor principal de um ser humano e aquele que contribui nao so para ele,mas para todos.
    O que aconteceu com a humanidade?sera que nao se lembra de toda a historia?nao se lembra dos nossos ancestrais?aqueles que davam suas vidas por liberdade e sempre buscando os VALORES que traziam benefícios a todos?
    Mas nem tudo esta perdido a humanidade ainda pode buscar pelos VALORES e viver muito bem em sociedade.

    "Um homem de valor pensa em si mesmo em ÚLTIMO LUGAR." (Friedrich Schiller)

    ResponderExcluir
  17. Thiago Carlos nº35 9ºano
    Vivemos numa sociedade em que esses verdadeiros valores são distorcidos. Onde novos valores são criados esquecendo-se dos antigos, isto é uma questão de ética, respeitar o que nos foi deixado por outros, é um mundo novo, um mundo em que a ciência e a tecnologia predominam, eu penso que somos apenas crianças brincando com o que foi deixado para nós, assim eu deixo uma pergunta, o que vamos deixar para nossos filhos, será que vão respeitar esses valores???

    ResponderExcluir
  18. Os valores humanos fazem parte da moralidade e da parte espiritual que existe em nossa consciência. Alguns valores vêm de certas épocas e talvez no futuro os valores de hoje sejam medíocres, ou ainda serão mais respeitados e refletidos, basta o ponto de vista. Atualmente os valores buscados por alguns estão sendo sufocados por outras pessoas, a nossa vida está sendo dominada pela modernidade, e isso está tomando o lugar de valores como a ética, disciplina, justiça, integridade, honestidade, solidariedade que são fundamentais em qualquer lugar e época. Os meios de comunicação principalmente, nos mostram valores supérfluos, e muita gente adere. Uma pessoa tem que manter o equilíbrio entre os valores humanos e a ciência, para ter um bom resultado na vida. Ser prudente, porque são em nossos atos que o caráter é revelado. Assim, esses valores são indispensáveis para o progresso da sociedade.


    Mayara. 22/ 3°ano

    ResponderExcluir
  19. O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo. O homem tem a necessidade de pertencer a um determinado grupo social, seja a família, a escola, o trabalho e tantos outros.

    Desde os primórdios da humanidade, a vida em sociedade traz em seu contexto a disputa pelos bens, disputa essa que jamais se arredará, pelo simples fato de cada ser humano constituir um universo próprio de desejos maternais, donde a necessidade de regras gerais é estabelecer limites que possibilitem a não invasão dos direitos individuais.

    Quando se fala, por exemplo, em dignidade, em sentimento, amor, ódio, conhecimento, intelectualidade, desejo, indiferença, está se falando em valores reais do ser humano, em valores que constituem um patrimônio subjetivo, visualizado no mundo exterior apenas nas manifestações que cada pessoa, em determinados momentos, deixa livremente soltar de seu corpo, de seu espírito, de sua alma, mostrando-se como verdadeiramente é, mostrando-se exclusivamente "ser".

    Camilla Zappa 8°ano B

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia a sociedade cria novos valores e deixa de lado aqueles mais importantes, será que o ser humano em geral não se toca que estamos sendo dominados pela ciencia e tecnologia ? Por que só pensamos em celulares mais modernos e computadores mais sofisticados onde passamos horas e horas, e na maioria das vezes não é algo tão importante que estamos fazendo.
    Deixo por ultima a pergunta:
    Será que algum dia o ser humano irá perceber os verdadeiros valores da vida ?

    Taynara nº34 9°ano

    ResponderExcluir
  21. Daniel Horta nº07 9°ano

    As pessoas estão perdendo os valores e o sentido do bem e do mal e infelizmente estão perdendo a fé e a esperança para melhorar o mundo em que vivemos.
    Os maus exemplos que os politicos nos dão fazem a situação ainda pior.
    Ha uma preocupação exagerada em ter e nao com o ser que existe dentro da gente.Nossa dignidade,civismo,o nosso EU sem IDEALISMO esta desapareçendo.

    ResponderExcluir
  22. valores haha, é facil dizer que temos;
    é fácil falar que BBB é uma coisa hípócrita, se não perdemos um dia, quando passa;
    que o mundo hoje, anda consumindo muitas coisas superfluas, se o meu cartão de crédito vive estourado;
    é fácil julgar o outro e dizer que ele não faz nada, e só pensa em si próprio, se eu só sei o caminho do meu umbigo ;x
    é difícil, viver em um mundo onde o egoísmo e a dependênia de coisas fúteis predominam. ;c
    eu acho que para que haja alguma mudança,por menor que seja,cada um deve se perguntar, quais realmente são os seus valores (:

    Letícia Corrêa 9º

    ResponderExcluir
  23. Os valores pelos quais os homens se julgam tanto não passam de uma desculpa hipócrita para não se julgarem e verem os próprios erros. O que antes servia como um bom exemplo, hoje não passa de baboseiras para as pessoas; o respeito, dignidade, ética foram jogados para o lado dando lugar a imoralidade e violência.

    Mariana Faria n°16 2° ano

    ResponderExcluir
  24. João Henrique Nogueira 9º ANO
    A sociedade não faz nada pra melhorar os seus valores, elas preferem assistir BBB para ver baixarias e outras coisas. A sociedade da mais valor para as coisas materiais, quanto mais elas tem mais elas querem. Sempre querem mais do que até msm o seu dinheiro possa comprar

    ResponderExcluir
  25. Rafael Leme Fernandez- 9ºano15 de abril de 2010 às 18:44

    BOM,os valores sao coisas conquistadas por cada um de nos,e alguns valores depende muito da pessoa,para ela saber se aquilo e um valor importante para ela,para ela nao perder esse valor que pode num instante mudar a vida de cada um.
    Mais nao so valores materias e sim tambem valores sentimentais,valores que naum podemos trocar por nada,como familia,amigos...
    Porque esses valores fazem parte de nossa VIDA

    ResponderExcluir
  26. Bruno Mendes Lopes 9° Ano n°6
    Sempre buscamos Valores, muitos tem muita determinação para alcança-los,outros nem ligam para isso,desvaloria todo o esforço que os povos tiveram para conquistar liberdade, liberdade de espressão , direitos,etc.Conquistamos muitas coisas desde a antiguidade , mas transformamos isso em algo ruim ,como as eleições.Muitos tiveram que lutar para consegui-la , mas hoje em dia nem estão se importando com isso , chega lá vota em branco e vai embora feliz...Por isso o mundo nao anda,paises em conflitos por coisas bobas que poderiam resolver só na conversa mas não estao afim de fazer um pouco de esforço para se entender , só falar pra mandar uns 300 soldados e está tudo pronto.
    Hoje para tudo existe máquina por exemplo o computador , depois que o criou onde foi parar aquelas máquinas de escrever muito usadas antigamente? Devemos refletir mais sobre esses valores que fazem parte de nossas vida e da vida de nossos filhos!

    ResponderExcluir
  27. Todos nós sabemos os nossos valores.
    Mas nem todos valorizam a grande importância que eles possuem.
    Um exemplo no Brasil é a nossa Língua Portuguesa, que em muitos lugares vemos nomes em inglês. O folclore que, sempre vimos a festa de halloween, mas não temos festa do folclore e muitos não ligam mais.
    Acho que devemos valoriza o que temos, se não estaremos perdidos.
    Ágatha Tomassoni Santos; 9ºano; nº01

    ResponderExcluir
  28. Juliana Senne 3 EM

    Nunca devemos olhar para o passado e dizer que de nada adiantou. Esse passado hoje é nosso presente e será em breve nosso futuro. O mesmo passado em que nossos avós viviam era recheado de valores bons e ruins. Não vou ser falsa moralista e dizer que os antigos valores eram perfeitos, pois nunca é... Podemos comprovar isso facilmente pois foram esses valores que construíram a sociedade em que vivemos hoje, e todos sabem que o meio social em que vivemos não é perfeito. O 'mundo' tem como seu alicerce valores e nós, jovens de hoje, o deixamos de lado o que é prejudicial na construção de nosso futuro.
    Para que tenhamos um futuro promissor pela frente devemos urgentemente resgatar valores importantes para uma boa caracterização de nossa sociedade

    ResponderExcluir
  29. Realmente ao ler esse texto vemos que os ditos 'VALORES'para o homem muda de acordo com o que achamos necessario, o que realmente achamos que vale a pena o que é mais vantajoso para nós e nos esquecemos dos verdadeiros valores do que realmante tem sentido não material e sim espiritual.
    Para certas pessoas valores são coisas ridículas e banais e para outras não.
    Na sociedade em que vivemos os principais valores é ser bonito, ficar com fulano, ou saber a ultima fofoca.
    os VERDADEIROS VALORES estão se perdendo!!!
    Maria Claudia P. Silva 9 ano n 24

    ResponderExcluir
  30. Hoje na nossa sociedade, ninguém mais liga para os valores e principios da vida, a sociedade está ficando a cada dia mais decadente, o que falta hoje é motivação por parte das pessoas para uma sociedade mais igual...
    Em épocas passadas o homem tinha um ideal para lutar, hoje as pessoas não tem tanta motivação para lutar por algo, pois vivemos uma rotina onde não temos tempo nem para nós mesmos

    Roberta nº31 3°EM

    ResponderExcluir
  31. Não dá para negar que hoje convivemos em uma sociedade que está à beira do precipício, pois alguns não tem valores, não sabe para o que viver, para o que lutar. Não se importam qual é o melhor canditado, pois não procuram saber sobre eles, porque pensam que isso é perda de tempo.
    Nossos pobres e ridículos valores são bens materias,leve tudo o que puder para o caixão, não ajudam a ninguém, preocupados com o próprio umbigo, e quando olha o outro é para criticar. Músicas que humilham mulheres, é isso que apreciamos. Valores com estes é melhor não existir, e sim nossos princípios e valores morais.

    Maria Antonia nº21 3ºE.M.

    ResponderExcluir
  32. Os ideais dos homens e suas conquistas mudaram o mundo, mas hoje esses ideais mudaram por causa das virtudes erradas de poucos, mas que atigem muitos. As conquistas e as revoluções trouxeram enormes benefícios para a humanidade, no seu modo de agir e pensar, mas hoje, o homem está se transformando para o bem somente dele, sem pensar no outro.

    Matheus de Oliveira Silva- 8º AnoB.

    ResponderExcluir
  33. GALERA, vlw pelos comentários e, claro, que todo esse discurso sobre valores possa ser colocado em prática, pelo menos um pouquinho . . .já ia ajudar pra caramba! GRANDE ABRAÇO.

    Em breve novos textos, mas antes a divulgação de alguns trabalho !!!!

    = ]

    ResponderExcluir
  34. bom dia Prof Rafael!!

    Eu tive a honra de cursar Historia com você na Unisal Lorena.

    Realmente o mundo esta carente de valores humanos, as tecnologias principalmente na area de comunicação distanciou as pessoas.
    Não conseguimos identificar em meio a comunidade aqueles lideres de outrora que chamavam para si a responsabilidade junto a comunidade.
    Ainda nao nos acostumamos com a ideia de liberdade, ou não estamos preparados para as responsabilidades que a acompanha.
    Felizmente venho estudando este tema de forma apriori, mas seria, e ja consigo ver alguma luz no fim do tunel.

    As recentes catastrofes naturais expuseram a fragilidade do ser Humano enquanto individuo, em contra partida demonstrou como somos forte em conjunto.
    Desta forma concluo que os valores de que precisamos são valoes voluntarios.
    Entenda valor voluntario como comprometimento com as causas socias relevantes para a comunidade a qual esta inserido.
    A cidadania é voluntaria, mas se não estivermos concientizados disso de nada adianta.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]