Apesar disso, podemos dizer que as questões da área de ciências humanas, de um modo geral, foram bem elaboradas não dependendo somente de interpretação e priorizando os conteúdos, em especial de História do Brasil, grande destaque da última prova.
Outro fator que o ENEM vem consolidando é que a avaliação diz respeito ao conteúdo trabalhado ao longo de TODO o Ensino Médio e não somente a matéria do 3º ano como já foi outrora e ainda é em muitos vestibulares.
Abaixo você pode acompanhar como as questões e seus assuntos foram trabalhados ao longo dos três últimos anos com o nosso Terceirão na disciplina de História (isso sem falar dos nossos alunos do 1º ano e do 2º ano que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio e da grande revisão que fizemos no Intensivo noturno):
Das 38 questões desde ano da disciplina de História:
8 foram estudadas nas aulas de Atualidades do 3º ano
6 foram estudadas no 1º ano
9 foram estudadas no 2º ano
12 foram estudadas no 3º ano
1 foi estudada no 2º ano e 3º ano
2 foram estudadas no 1º ano , no 3º ano e na aulas de Atualidades
>>O tema da redação "Trabalho e Dignidade" é o assunto central do livro do 2º ano do Ensino Médio da Rede Salesiana de Escolas. Nessa série trabalhamos a evolução do universo do trabalho passando pela Revolução Industrial, pelos movimentos socialistas e com grande destaque para a Escravidão no Brasil, fazendo paralelo com a atualidade. Uma forma de fazer esse confronto entre passado e presente foi por meio do filme indicado no livro da RSE,"Quanto Vale ou É Por Quilo".
O ENEM tem tudo para ser um sucesso para todos, embora se esqueçam de que ele é para avaliar os alunos e não as escolas, pois ao se ver o resultado final poucos levam em consideração esse fator e TUDO que isso representa.
Fica o desejo que tudo se resolva logo para livrar professores e alunos dessa grande agonia da indecisão!