29 de mar. de 2011

Qual o sentido da Democracia?

A onda revolucionária no Oriente Médio é uma chance impar de presenciarmos a História acontecendo e de pensarmos no significado de democracia. Assunto tão comum em nossas aulas e tão complexo em nosso dia a dia.

Um governo que representa os anseios do povo é perseguido ao longo do tempo, em momentos de recuo e avanço.  Na Grécia Antiga existia uma limitação, que foi se tornando cada vez mais restrita na Idade Média e na Idade Moderna, que assistiu no romper da Idade Contemporânea uma nova possibilidade de cidadania e democracia com a Revolução Francesa.

O século XX foi intenso em busca de democracia e o Brasil deu exemplos de grandes lutas por esse ideal, que no ano de 2011 ainda não se faz pleno. Nesta semana vimos que o projeto “ficha-suja” não valeu para as eleições de 2010 e cabem alguns questionamentos: o erro está na lei? O erro está na interpretação da lei? O erro está em quem elege um suposto ficha-suja?



O Oriente Médio vem passando por onda grande onda revolucionária iniciada na Tunísia, que se espelhou pelo Egito, pela Líbia e outros países do mundo árabe. Nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou: “A mudança revolucionária está a varrer o mundo árabe, com reflexos que serão sentidos em toda parte e por todos”



Se toda esta transformação se encaminha para a democracia, cabem outros questionamentos: qual o tipo de democracia será estabelecido? Como os princípios democráticos compactuaram numa região que política e religião não se separam? Como falar em liberdade (um ponto da democracia) em países onde a mulher vive uma quase escravidão?

O fato é que olhamos o Oriente Médio com os olhos do Ocidente...

Veja o resultado da última enquete:


10 comentários:

  1. Bom, o texto a cima não está tão completo como outros.. mas já da para entender um pouco sobre oque fala.
    Ele quer falar sobre oque anda acontecendo sobre os países do Oriente Médio, mas o "objetivo" desse tsxto foi em falar sobre a DEMOCRACIA ...

    Gabriel Gama n°13 8°Ano Insa Oratório

    ResponderExcluir
  2. O texto estava bom, explicou bem qual era o sentido da democracia, citando que no século XX o Brasil deu exemplos de grandes lutas em busca de democracia.E que o Oriente Médio vem passando por uma grande onda revolucionária .

    Cassiano Rodrigues N°09 - 8°Ano

    ResponderExcluir
  3. O texto nos explica e nos mostra exemplos que já aconteceram e que vêm acontecendo sobre democracia. Ela pode mudar os rumos da história de um lugar e de uma sociedade, como a lei do Direito do Homem e do Cidadão que é a base para uma constituição moderna no mundo de hoje.

    Gleysson Felipe Nº14 - 8ºano

    ResponderExcluir
  4. O texto mostra de forma bem clara os vários tipos de olhares que uma sociedade pode ter sobre a democracia, seja ela de um lugar, uma cidade, um estado ou simplismente de uma nação. Um olhar oriental visa de uma maneira difrente a democracia, tentando entender tudo que se passa numa sociedade. Várias maneiras de democracia são imposta na sociedade, mas nem sempre é sensata, e então nem sempre é cumprida.
    Hoje em dia, o mundo deve visar de maneira diferente a democracia, uma que realmente seja para todos, sem preconceitos, sem nenhum tipo de descriminação, uma democracia sensata.


    Andrew Ramos Silveira nº04 2ºano

    ResponderExcluir
  5. É Rafael, essa situação é realmente complicada. O povo do Oriente vive sob constante conflito e agora que percebe-se uma onda revolucionária que tende a tentar implantar a "democracia", a dúvida quanto ao que será implantado realmente é cruel. Eu acho que cabe mais a nós ocidentais tentarmos entender a realidade deles, além dos fatores históricos, e não nos intrometermos na situação, que só tende a agravar se quem não entende profundamente o Oriente Médio querer chegar lá roubando petró... quer dizer, intervindo.

    Felipe Lombardi, 3°EM

    ResponderExcluir
  6. A situação em todo o mundo é complicada, não só no Oriente Médio, homens e mulheres desequilibrados no poder de nações, países pressionados por seus "líderes".
    Não podemos chamar Hugo Chaves de líder político, ditadores pelo Oriente Médio a fora. Presidentes colocando suas nações em risco com essas guerras e alguns sem guerra também..
    Em nosso próprio país vemos casos de Mensalão entre outros e nada acontece, pagamos impostos caríssimos num geral e ainda pagamos mais impostos em coisas avulsas.
    Vivemos em uma sociedade preconceituosa, seja com negros, índios, gordo e feio.
    Casos de Bullying a todo momento e nós já nos acostumamos a ver isso.
    O povo de um modo geral mesmo, teria que questionar o errado e se faz o certo continuar.
    Será que no Mundo atual temos democracia como um todo?

    Rafael Silva 2°EM

    ResponderExcluir
  7. O Oriente Médio e o Ocidente não são separados apenas pela distância, mas também pelas diferentes cultutas e costumes. Para os povos do ocidente, é estranho ver uma mulher usando Burca e cobrindo-se por inteira, mas deve-se entender que são os costumes caraterísctos daquele lugar.
    Em relação aos conflitos que estão ocorrendo por lá, é crucial que tenhamos uma visão geral sobre a opnião deles, pois é o lugar onde nasceram e vivem. Tentar interfirir com um "propósito" de implantar a democrácia, além de ser ignorante, mostra como não somos aptos a conhcer sobre o próximo, e aceitar como são.

    Mariana Faria n°15 3° E.M

    ResponderExcluir
  8. O sentido da democarcia é e sempre foi fazer com que as coisas fossem justas,dando direitos a todos cidadões,mais como podemos ver nos dias de hoje,nem sempre é assim que funciona,apesar das pessoas ainda possuirem o direito de ir as urnas para votar em alguem,por traz ainda tem uma corrupiçao de pessoas que compram votos entre outras coisas.E tambem do que adianta ter uma democracia ,se existem fortes candidatos que governam o país q estao la antes da democracia ser instalada,e eles continuam roubando(exemplo o Collor)pois eles conseguiram tanto poder la q a democracia nao atinge eles,vamos ver com esse novo assunto de "ficha" oque irá mudar,mais do jeito que o Brasil,melhor do jeito que os brasileiros são,nao é bom termos muitos espectativas.....


    Breno N°3 INSA 3°EM

    ResponderExcluir
  9. Ao se falar de democracia todos sabem o que é. Mas quando dita,pois quando tem que colocar na pratica já não é a mesma coisa, como no texto acima retrata os jeitos no qual a sociedade vê essa democracia e a onda revolucionária,ela é "feita" para juntar uma série de revoluções que ocorreu nos países mais ou menos próximos uns dos outros, a procurada da democracia...

    Maria LEtícia 2ºE.M

    ResponderExcluir
  10. É isso aí !!!!

    Democracia é algo que nos parece tão comum, mas que ainda temos MUITO a aprender e principalmente a viver!

    Grande Abraço . . .

    INTÉ !!!!

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]