Atividade do 2º ano
A atividade é ler o texto o "MST não dá trégua a Dilma e faz 70 invasões no 'Abril Vermelho'" (CLIQUE AQUI PARA LER) e depois responder no comentário as seguintes reflexões sobre o tema:
Pela leitura do texto como podemos descrever a atual situação do MST no Brasil e da reforma agrária no país? Qual o comparativo entre o governo Lula e o governo Dilma?
podemos perceber que as invasões do MST aumentaram drasticamente a quantidade, mas a força já não é mais a mesma! podemos perceber também que as invasões são frequentes no mês de abril, por isso é chamado de Abril Vermelho...ou seja, com relação do governo de Dilma ao governo de Luis Inacio popularmente conhecido como Lula, percebemos que as invasões do MST estão mais enfraquecidas, mas a quantidade de invasões estão maiores ( um pouco mais do triplo)
ResponderExcluirBárbara Ávila Nº 5
ResponderExcluirMariane França Nº14
Podemos analisar que o MST em determinado período ele vem crescendo, mas ao mesmo tempo diminuindo pelo aumento da classe média e como está no texto “Não podemos ser economicistas e fazer uma relação direta entre esses fatores e o número de famílias acampadas. Claro que esses fatores têm influência, mas há outros elementos. O mais importante é a lentidão da reforma agrária, que deixa as famílias sem motivação para acampar”,
O MST(Movimento dos sem terra) é muito presente em nosso país o que não é muito legal, pois, eles não tem moradia, no caso as terras, e as invadem. Pessoas inocentes que são donos dessas mesmas ficam sem reação pois o governo não faz muita coisa a respeito. A reforma agrária distribui terras,procura deixar menos traços de desigualdade no país. Boa parte de renda dessas pessoas vem do governo que ''financia'' o MST.
ResponderExcluirO ex-presidente Luís Inacio Lula da Silva dava mais dinheiro ao MST para eles não fazerem ''barulho'', já Dilma Rousseff, não contribui com tanto vigor com os mesmos.
Rafael n°19 Gabriel n°9
Em 2003, o MST tinha mais chances de alcançar a reforma agraria,pois apesar de terem poucas invasoes, essas invasoes sao fatos isolados e nao interferem na reforma agraria, e sim um movimento organizado e bem elaborado.
ResponderExcluirCom a reforma agraria, o MST quer fazer uma distribuiçaio de grandes lotes de terra que nao sao bem aproveitados às familias que nao tem.
Em relação ao governo Lula o MST não deu tréguas ao governo Dilma, começando com um numero bem maior de invasões sendo em 2003, começo de Lula, 23 invasões enquanto no atual governo cerca de 70 invasões.
ResponderExcluirA política de conciliação de interesses desencadeada por Lula não dá espaço para a execução da reforma agrárias, e o governo Dilma tem condições melhores de avançar nessa reforma pois as forças sociais da classe trabalhadora tiveram um peso grande na eleição de Dilma e na base social que sustenta as medidas populares do governo.
(Resposta baseada no Texto do link)
Alícia Oliveira Milhorance nº01
Danilo da Silva Lisboa nº07
Rodrigo Rocha Nogueira nº21
Clarice Marcondes nº 06 2º E.M.
ResponderExcluirLetícia Povoleri nº 12
O MST vive uma situação difícil e contraditória. Difícil pois sua base principal vêm se extinguindo, pela Bolsa Família, aposentadorias e pelos empregos nas periferias. Isso faz com que o apelo pela luta acabe pois todos recebem coisas de graça. Contradição, pois o MST está vivendo do repasse de verbas públicas. No governo Lula teve espaço para reforma agrária, foram mais de 500 invasões, já no governo Dilma não está havendo esse trabalho para reforma agrária, no governo Lula era uma ajuda de interesses.
O MST atualmente teve um número menor de invasões do que de costume, pois eles não estão recebendo novas famílias, graças ao projeto Bolsa Família, as pessoas não estão mais necessitando tanto dessas manifestações e as ideias a favor da reforma agrária que eles tem parecem que não iram para a frente nesse governo já que a Dilma não está pretendendo fazer uma reforma agrária.
ResponderExcluirNo governo do Lula houve uma trégua por parte do MST que diminuiu as invasões como “acordo” com o governo lulista. Já no governo da Dilma essa trégua não foi feita e o MST pretende continuar com mais força para pressionar a presidenta a fazer uma reforma agrária.
A situação do MST no Brasil apesar de ter mais invasões no ''Abril Vermelho'' no mandato de Dilma ele perdeu a eficiência comparado com o mandato de Lula, porém, o ritmo das invasões mostrou grandes recuperaçãoes neste mes de abril!
ResponderExcluirAnanda Ribeiro Mira nº03
Maria Letícia nogueira bento nº13
Mariane m. Guimarães Rocha nº15
O MST vem perdendo sua força com o tempo,pois sua base é a pobreza,e com os projetos sociais,como o bolça familia ,causou uma significativa diminuição de pessoas carentes que possivelmente se intregariam ao movimento.
ResponderExcluirA reforma agrária vem sendo adiada durante os anos, pois o governo da beneficios para os individuos que fazem parte do MST,como forma de cala-los.
Se compararmos o governo Lula com o governo Dilma percebemos que houve um grande aumento das invasões do MST.
Amanda nº02 Édson nº08
Apenas do primeiro ano de Lula,o MST fez 23 invasões. Mais com a eleição de Dilma para presidente o MST encontra-se enfraquecido.
ResponderExcluirPara a integrante da coordenação nacional da CPT, ainda não é possível falar em retomada das ações do MST, as 70 invasões anunciadas pelo movimento indicam que 2011 vai superar 2010, quando os movimentos rurais realizaram apenas 180 invasões em todo o período, o menor número da década.
POdemos conluir entao que o Lula dava mais apoio ao MST para eles nao fazerem tanto "barulho" , ja a Dilma nao apoia tanto como a Dilma .
willian n°24
Jean n°10
100 postagens não é pra qualquer um não. Um dia, ainda chego lá! Até!
ResponderExcluiro mst e verdadeiramente um tipo de rebelião, atraves dos sem terra pois eles querem os seus direitos.
ResponderExcluir