22 de jun de 2011

Aconteceu - Seminários de História

A avaliação mensal 2 no mês de junho das minhas turmas do INSA foi em forma de Seminário. Cada equipe de cada turma deve o desafio de aprofundar um tema, pesquisar sobre, preparar um trabalho escrito e apresentá-lo para a sua sala.

É importante salientar que a educação hoje precisa explorar outras formas de avaliar o aluno, não se limitando apenas às provas tradicionais, que ainda são importantes, contudo vale preparar o aluno para outras realidades que ele encontrará além do vestibular.

Abaixo você pode ver a temática de cada turma e as fotos das apresentações:

O 8º ano aprofundou sobre o processo de independência no Brasil. Além disso, os alunos tiveram o desafio de criar um perfil de Dom Pedro I em uma rede social, usando elementos históricos, imaginação e com licenças poéticas. Após as fotos dos trabalhos, vejam algumas destas criações:



 O 9º ano apresentou sobre o populismo, os fatos político e a cultura no período liberal (1945-1964) no Brasil.
O 1º ano foi desafiado a trabalhar as mentalidades da Idade Média e da Idade Moderna, esclarecendo também sobre pensadores como Maquiavel, Thomas Hobbes e John Locke em um link com a atualidade.
 2º ano caprichou para falar da escravidão no Brasil, fazendo relações importantes sobre o presente, destacando a questão do preconceito e das cotas raciais.
Enquanto isso nosso 3ºão aprofundou sobre Guerra Fria, tratando da Guerra do Vietnã, da Revolução Cubana, da Revolução Chinesa, do Movimento Hippie e do Woodstock!