24 de out. de 2011

Um breve balanço do ENEM 2011


Não existe uma avaliação que possa ser considerada perfeita e obviamente que o ENEM não está perto disso, mas não se pode desmerecer que existiram questões bem interessantes na prova deste ano.

Obviamente que também existiram questões sobre sapatos, ONGs e cafés que poderiam ser substituídas por questões sobre antiguidade e outras atuais.

Primeira grande consideração que para nenhum aluno meu é novidade, a importância de estar sempre atualizado. Isso começa pela redação (Viver em Rede no Século XXI: Os Limites Entre o Público e Privado), tema mais do que tratado no 3º ano 2011 e outras turmas, em especial ao se falar do novo papel que as redes sociais veem desempenhando na História com movimentos sociais, como no caso do Oriente Médio e sua Primavera Árabe.

Fica a dica para quem vai fazer ENEM em 2012: atualize-se e fique de olho nas aulas semanais de atualidades do 3º ano !

Grata surpresa aparecerem questões sobre Idade Média e transição para Idade Moderna.

Este ano tivemos mais sobre Brasil Império do que Brasil Colonial e uma grande overdose de Brasil República, particularmente República do Café com Leite! Como era de se esperar apareceram questões sobre democracia, moral e o papel da mídia no mundo contemporâneo.

Enfim, bom saber que um ano de trabalho valeu a pena e que o difícil não saber o que vai cair ou não, sim saber interpretar as informações e filtrar o conhecimento em busca de apontamentos que nos levem para algum lugar!

FORÇA SEMPRE !