23 de mar. de 2012

Fique Por Dentro – Excursão Cultural INSA

No dia 31 de Março iremos com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio para São Paulo, seguindo o seguinte roteiro:
 Fonte: INSA – WWW.INSA.COM.BR

Para os alunos que irão participar desse passeio, vale algumas dicas e também uma visão geral de alguns temas para ficar por dentro:


Museu do Futebol - Estádio Municipal do Pacaembu
 Segundo o SITE do MUSEU do FUTEBOL, antes dele ser em um museu sobre a História do futebol, trata-se de um espaço para a História do povo brasileiro. Ainda segundo o site visitar este espaço é percorrer o Brasil do século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. “O futebol tem o encanto de abrir nossos olhos para valiosas questões da história”.

A História do futebol moderno tem mais ou menos 150 anos, iniciado na Inglaterra, no entanto existem relatos bem mais antigos de práticas esportivas que se assemelham com este esporte.

No Brasil o futebol foi trazido por Charles Miller, após estudar na Inglaterra, o brasileiro trouxe em 1884 em sua bagagem a primeira bola de futebol.

Exposição “Roma – a Vida e os Imperadores”, e o acervo permanente, no MASP, Museu de Arte de São Paulo
Visite o SITE: http://masp.art.br
O Masp é um dos mais importante espaços culturais do Brasil, funciona desde de 1968 na Avenida Paulista. O Museu é fruto de toda a agitação cultural do modernismo brasileiro iniciado com a Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 90 anos neste ano.

Segundo o Site da instituição são destaques no MASP as obras de Rafael, Bellini, Andrea Mantegna e Ticiano, na Escola Italiana, as pinturas de Renoir, Monet, Manet , Cézanne, Toulouse-Lautrec e também as de Van Gogh, Gauguin e Modigliani e   dentre os muitos artistas brasileiros, Almeida Junior, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Flávio de Carvalho.

Destaque atual para a exposição sobre Roma, intitulada como Roma, A Vida dos Imperadores.

Na época do Império, Roma atingiu sua extensão territorial máxima, tanto que se dizia dona do mar mediterrâneo. Apogeu e também grandes conflitos, dramas e tramoias marcam este período.



A exposição se concentra nas esculturas, dividida da seguinte maneira:

  • 1.   Entre César e Augusto: o nascimento do Império
  • 2.    Nero
  • 3.    O apogeu do Império
  • 4.     Um Império multicultural


Clique aqui e veja uma amostra do que nos espera  http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_galeria.php?id_exposicao=108

Exposição “Índia!”, no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil


O Centro Cultural Banco do Brasil foi inaugurado em 2001 com o objetivo de revitalizar a cultura no centro de São Paulo. A Exposição sobre a ÍNDIA tem quatro módulos: Homens, Deuses, Formação da Índia Moderna e Arte Contemporânea. As obras mais antigas foram trazidas de museus em Zurique, Holanda e Berlim.

A fusão das culturas dravidiana e védica deu origem à cultura indiana e à religião hinduísta.  Destacou-se ao longo da História como civilização moderna na Antiguidade, fonte de especiarias no final da Idade Média, impulsionando as Navegações e  Colônia Inglesa nos séculos XIX e XX: época do Imperialismo e luta pela libertação com GANDHI.

Principais conceitos da religião hinduísta:

- BRAHMAN-ATMAN
- Brahman à o absoluto à única realidade à tudo veio e voltará a ele.
-  Atman à alma à o eu do Homem
- A Origem de tudo está em Brahman, existindo várias versões para o surgimento da vida.
- O grande objetivo do Homem indiano é se livrar dos ciclos das reencarnações do ATMAN.

Espetáculo A COLEÇÃO, texto de Harold Pinter, no Liceu Coração de Jesus. Direção: Esther Góes
O enredo se passa na década de 60 e mostra a relação recheada de atritos e mistérios entre dois casais, que moram no mesmo bairro. De um lado estão James e Stella (vividos por Ariel e Amazyles) que são donos de uma bem-sucedida grife e, de outro, o aristocrata Harry (Suchara) que vive com Bill (Szpektor), um estilista dez anos mais novo. Para mostrarem suas novas coleções, Stella e Bill participam numa cidade vizinha de uma feira de moda e se conhecem no hotel. O que acontece entre eles é o mote de toda a peça: Pinter faz o jogo de mostra e esconde e a plateia precisa ir montando o quebra-cabeça, tanto do que ocorreu entre os dois estilistas durante o evento de moda como da relação que se estabelece entre os quatro personagens.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

- Não esqueça de levar seu lanche para passar o dia !!!
- Vá bem descansado para a viagem para aproveitar bem a viagem cultural !!!
- Cuidado com sua segurança pessoal durante o passeio, leve o necessário, somente o necessário!


Data do evento: 31 de março de 2012 (sábado).

  • Horário de Saída do INSA/Oratório: 05h00 em frente ao D. Bosquinho (Rua 9).
  • Horário previsto de chegada no INSA/Oratório: 23h30 em frente ao D. Bosquinho (Rua 9).

É isso ai !
Força Sempre !