7 de abr. de 2012

Socialismo – Melhor Resposta – 2º ano INSA


No dia 28/03 o 2º ano Ensino Médio / INSA realizou a prova abaixo sobre Socialismo e a resposta mais adequada e criativa foi dos alunos  Ícaro Tahan Alves de Oliveira Silva e Fernando Paiva Ramos Nogueira.

PROVA:

Clique na imagem para vê-la melhor

RESPOSTA (Corrigida):

 Le Esperto:
- Com licença, senhor, onde estamos? O que são estes barbudos reunidos?

Le Senhor Avulso:
- Isso é um congresso e o líder é Karl Marx. Nós somos proletariados (trabalhadores), lutamos contra o capitalismo e isso é chamado de socialismo.

Le Esperto:
- Ah, isso é tipo aqueles roqueiros que defendem o tal do anarquismo, que tem aquele símbolo que é um...


Le Senhor Avulso:
- Não, Marx transpôs todas essas ideias, tanto os utópicos que é na base do “achismo”, que dão ideias impossíveis de fazer na prática quantos os anarquistas, que pensam que o Estado pode ser destituído do poder de um dia para outro sem a menor luta ou até derramamento de sangue, Marx acredita que sem violência e sem sangue, não se chega a lugar nenhuma, não se faz uma revolução e as pessoas não entendem isso.

Le Esperto:
- Ah, então esse cara é um sanguinário, que gosta de guerras e revolução?

Le Senhor Avulso:
- Não! Ele é apenas um revolucionário, um visionário que entendeu que a sociedade é movida pela luta de classes, que é sempre a luta do oprimido contra o opressor, e, nós aqui somos os oprimidos, estamos lutando contra os chefes, que nos fazem trabalhar até 16 horas em pé, ritmando um movimento, em péssimas condições, por que para eles sempre o que importa é o LUCRO, e para Marx o que importa é o bem comum. Os patrões utilizam o que chamamos de teoria da mais valia, que é o ganho desproporcional sobre nós. E... Aquilo que você perguntou se ele gosta de crise, é mais ou menos isso, faremos uma para lutar pelos nossos direitos nas fábricas, e, também como cidadãos, nós iremos parar de trabalhar de modo não muito organizado.


Le Esperto:
- Então vocês querem derrubar o capitalismo?

Le Senhor Avulso:
- É, queremos derrubar o capitalismo e a teoria da mais valia, que o bem de consumo desproporcional entre operários e burgueses atuais. Uma ideia menos brutal defendida por alguns para diminuir essa diferença é a social democracia, que é quando nós começamos com direitos iguais e oportunidades parelhas, e a partir daí, quando chegar a certo patamar, cada um evolui do seu próprio jeito, sem acabar com o capitalismo.
Le Esperto:
- Eu entendi, mais ainda prefiro o capitalismo, que mesmo tendo falhas...

Le Senhor Avulso:
-. . . Que o destrói!

Le Esperto:
-... Acaba funcionando no futuro. Isso ai é coisa de louco! Vou voltar! Abraço, Barbudo! Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]