12 de jun. de 2012

Atualidades em Foco - Rio+20 entre o sério e a piada

  


Começa esta semana a Conferência Internacional da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20.


Não há como refutar a urgência do tema, pois o Ser Humano descobriu tardiamente que precisa da natureza para preservação de sua própria espécie e não apenas sugar os recursos de forma irresponsável.

Cedo ou tarde os países precisarão pagar a conta à natureza, a escolha tem sido em fazer agora com um desenvolvimento sustentável ou mais tarde se houver tempo para isso. O modelo capitalista alicerçado a partir da Revolução Industrial no século XVIII dá amplos sinais de esgotamento tanto para a sociedade quanto para a natureza.
Discutir estas questões é de suma importância e a Rio+20 tem objetivo de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Porém, contudo, entretanto, todavia o que pouco se fala é que se trata uma piada acreditar que a RIO+20 é a mola de salvação para o nosso Planeta. A preocupação com o meio ambiente é sempre muito teórica e em um contexto de crise mundial é utópica. Quando em 1992 se fez a ECO-92 o mundo começou a abrir os olhos para as questões ambientais e conseguiu alguns míseros e importantes avanços, mas se tratava de um mundo pós guerra fria, com cenário econômico mais otimista.
Vivemos em um contexto de recessão e pagar a alta conta por uma economia verde não deve estar na pauta dos países.
 
Obvio que fica a esperança que não fiquemos ao final da RIO+20 apenas com a piada e que a seriedade de uma jovem de 13 anos (vídeo abaixo) na época da ECO 92 seja lembrada neste evento e por todos nós.

 
Severn Suzuki hoje é responsável por uma ONG que cuida de questões ambientais no Canadá


“SE VOCÊS NÃO PODEM RECUPERAR NADA DISSO, POR FAVOR PAREM DE DESTRUIR”!! Severn Suzuki




É isso ai,
Força Sempre e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]