16 de ago. de 2012

Projeto Sagres – 2º ano ANGLO


Cruzeiro, Lorena, Guará e Pinda

A Música Conta a História do Brasil no Século XX”

Rafael Noronha

INTRODUÇÃO PARA A AULA

A História faz uso de várias fontes históricas como recurso para legitimar o passado entre elas podemos destacar:

Documentos escritos – certidões, atestados, cartas, registros civis, testamentos, jornais, revistas, livros, diários, poemas, literatura e outros textos.

Relatos orais – eram muito usados na Antiguidade, quando não existia escrita ou quando os livros eram pouco acessíveis. Hoje são os depoimentos gravados, por exemplo.

Fontes iconográficas ou documentos visuais – fotografias, desenhos, pinturas, caricaturas, anúncios publicitários impressos, entre outros.

Fonte audiovisual – é o documento que une imagem e som, por exemplo, os filmes, programas de televisão, documentário, etc.; há também fontes que apresentam somente o som, como os registros de música.

É sobre a música e com ela que iremos viajar na História do Brasil em nosso encontro do Projeto Sagres! 


Através de letras e ritmos conseguimos entender um pouco o nosso país! Vale destacar que o ENEM e Vestibulares usam letras de música em suas questões.

Passearemos pelo Brasil República, em especial no século XX. Perceberemos o quanto a música retratou o Brasil, de Chiquinha Gonzaga à EMICIDA, ouviremos como o samba se tornou popular, como as ditaduras tentaram colocar a música de lado e como chegamos a sensação de falta de ideologia dos dias atuais!

Até breve!

FORÇA SEMPRE = ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]