17 de abr. de 2016

Corrupção: a culpa é de quem?

Nunca antes na História desse Brasil se discutiu tanto sobre corrupção e política, duas palavras distintas, mas que viraram sinônimos. A culpa é de quem para que estas palavras se tornassem sinônimas? Em alguma ou muitas medidas a culpa é nossa! É de todos nós! O famoso jeitinho brasileiro, que outrora era um modo de vencermos nossas inúmeras adversidades com criatividade, se tornou um jeito leviano de acharmos solução para tudo sem termos que nos responsabilizarmos por isso.

O preço a ser pago por isso tem nos sido caro demais: a paralisia do sistema político nacional e a crença ilusória que neste castelo de cartas (o nosso House Of Cards) basta tirar apenas uma carta do topo para que tudo se desmanche e o Brasil volte a ser o paraíso tropical que fora antes dos portugueses aqui chegarem.

A atual crise política, se conseguir unir os muros ideológicos, terá como saldo o nosso profundo olhar para dentro de nossas mais terríveis mazelas que colaboram com a corrupção: aquela que praticamos no cotidiano e aquela que somos responsáveis quando elegemos qualquer um por preguiça ou analfabetismo político.

Reflitam sobre estas questões e observem o material abaixo para colaborar para a reflexão trazida no título da postagem e também pensem na seguinte questão: será que hoje não pagamos por anos de analfabetismo político?






Deixe seu posicionamento nos comentários. 

43 comentários:

  1. Estamos em um beco sem saída, não temos para onde correr, nosso país está um caos, uma tremenda bagunça. Pessoas são tratadas como fantoche, são manipuladas, enganadas, e nem percebem que isso está acontecendo, ficam cega diante da realidade.
    Enquanto nós aqui, estamos sofrendo com o aumento da inflação, com os enormes juros estabelecidos para pagarmos, sofrendo com o preço absurdo das coisas no supermercado e em todos lugares, e nesse exato momento existe pessoas que estão rindo de nossa ignorância politica, da nossa falta de conhecimento sobre a politica.
    Deputados e políticos “brigaram” no ultimo domingo pelo impeachment da presidente Dilma, na verdade, eles dizem estar lutando por um Brasil melhor, pelo fim da corrupção, mas são apenas desculpas. O que eles realmente querem é nos fazer cada vez mais ignorante e nos fazer acreditam que estão preocupados com o futuro do nosso país, quando estão apenas preocupados com o próprio umbigo, preocupados com eles mesmos, com a posição que vão assumir no governo, com os milhões de reais que vão roubar do povo. Os deputados e políticos estão lutando pelo poder e não por um país melhor.
    E sinceramente, eu não consigo enxergar nenhuma saída, o que é totalmente frustrante, pois moro em um país que está cada vez mais afundado na corrupção e na sujeira, e parece que vai ficar por isso mesmo.

    Natália Herculano, IST, 2º ano E.M.

    ResponderExcluir
  2. Thomas Vinícius - 2º EM do Instituto Santo Teresa
    Domingo, (17/04) aconteceu e foi transmitido em canais da tv aberta a votação para o impeachment da presidente Dilma, todo o povo brasileiro conseguiu ver a realidade dos nossos políticos que não conseguiram se quer discernir o que realmente estava sendo discutido! A situação do Brasil está complicada, pois a corrupção se alastrou pelo país e refletiu na nossa política. Os pequenos atos de corrupção cometidos diariamente pelas pessoas refletem nas grandes escolhas, como exemplo, a votação para as eleições políticas. Aceitando ou não, a maioria dos políticos do Brasil ganharam por votações do próprio povo brasileiro! O povo padece por falta de conhecimento, assim agem de maneira errada e na hora errada! Infelizmente, o estado do Brasil se resume em uma palavra: consequência!

    ResponderExcluir
  3. MARINA E VINICIUS VALENTIM.
    Mesmo que nossa politica não seja perfeita e que estamos vivendo mais corrupto da historia do país, o próprio povo é corrupto, aquele mesmo povo que cobra do governo honestidade, e depois mente a idade do seu filho para pagar meia-entrada no cinema. Acreditamos que se as pessoas mudarem o governo será melhor, mas faz parte da natureza humana roubar, não é só o Brasil que é corrupto, mas os políticos deveriam pensar mais nas pessoas e saber que suas ações, seja boa ou ruim, interferem na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Nome:Luiz Eduardo Allucci Azevedo
    Série: 2°EM


    Acho que,se a população não queria certa pessoa no poder,não deveria nem ter eleito ela. Deveria estar ciente da situação, criar vergonha na cara, e eleger alguém "menos corrupto", ou na hora da votação, saber quem é que vai te representar, saber sobre sua proposta para melhorar o país, pesquisar um pouco. Algumas pessoas votam sem ter um tipo de informação, votam por votar mesmo e isso é errado, pois não sabem quem estão colocando no poder.

    ResponderExcluir
  5. Corrupção e politica são palavras distintas, que de um ano para outro ficou bem evidente. Nós criticamos quem esta a frente do país, mas não percebemos quem está a nossa frente.
    A corrupção começa com nós mesmos, quando furamos fila, colamos na prova ou não devolvemos o troco que vem a mais, isso tudo se encaixa no famoso “jeitinho brasileiro”. Queremos resolver algo grande, mas nem mesmo coisas pequenas conseguimos.
    Vemos brasileiros tomando as principais avenidas das capitais mais importantes do país, fazendo manifestações achando que isso vai ajudar em algo, mas na verdade só gera mídia e tumulto. Milhões de brasileiros acham que se houver impeachment será a solução, mas para quem está no governo não haverá nenhuma diferença, o que importa para eles é apenas o poder.
    Vivemos em uma democracia que o voto do povo deixa se levar por opiniões de professores, por pais ou até mesmo pela mídia, sempre vemos pessoas discutindo sobre politica, sobre corrupção, sem mesmo saber o que realmente o que está acontecendo, pegam apenas informações que aparecem com mais destaque na mídia, mas sabemos muito bem que a mídia vai atrás de que confronta o que eles dizem.
    Éria e Mayra 2° Ano E.M- IST.

    ResponderExcluir
  6. Ana Lívia Gonçalves, 16 anos. 2ºanoEM (Instituto Santa Teresa)
    Não tenho muitos conhecimentos e nem me aprofundo nisso todos os dias para conseguir entender um pouco mais de tudo que está acontecendo ao meu redor. São comentários daqui, dali e assim aos poucos vou formando minha opinião, as vezes nem tão minha, mas de acordo com o que escuto ou o que acho que está certo. Dezesseis anos, uma idade que já posso escolher quem colocar no poder, mas também uma idade que envolve responsabilidades de saber fazer essa escolha e aceitar as consequências depois.
    A corrupção começa nas coisas mais simples que nem imaginamos e vai até as mais complexas, são atos que achamos que uma vez ou outra não faz mal, mas na verdade é o começo do famoso jeitinho brasileiro como disse o professor Rafael. Ela não faz parte somente de um grupo, ela está em todos ou em tudo, não podemos culpar somente uma pessoa, precisamos reconhecer nossos erros para depois querer exigir alguma coisa de quem está no poder, representando nosso país. Não adianta querer tirar alguém da politica sendo que você mesmo ainda comete erros e acha que está certo. O mal ele está por todos os lados. Existem muitos analfabetos políticos, eles não participam de nada, nunca estão sabendo do que acontece no próprio país e na hora que é preciso fazer uma escolha com responsabilidade acham que podem sair criticando qualquer um, sem ao menos saber o que a pessoa fez para contribuir ou o que deixou de fazer.

    ResponderExcluir
  7. Vendo a situação em que o país se encontra, é fácil compreender como a falta de educação no Brasil nos afeta. Nunca se falou tanto de politica quanto neste ultimo ano e com grande participação de analfabetos políticos.
    É fácil dizer que nosso governo possui inúmeras falhas e certamente não esta adepto ao controle de um país, mas não seria a culpa também de seus eleitores? Em sua grande maioria a população nem sequer lembra em quem votou para deputado. A ignorância do povo juntamente com a ganancia dos políticos acaba com o estado e nos leva a extremos, como a separação física de dois grupos.
    Os ocorridos da ultima semana mostram como estamos depositando nossa confiança nas pessoas erradas. Com tanto machismo, homofobia e racismo dentro da câmara como podemos esperar que homens brancos e ricos representassem todo seu povo?

    Julia Yañez - 2 ano

    ResponderExcluir
  8. Não consigo definir meu sentimento com relação a atual relação existente entre os eleitores e os políticos. Com quem ficar mais indignado: com o nível de hipocrisia dos nossos governantes ou com o estado de alienação dos eleitores brasileiros – que mesmo tendo farto material de informações sobre os políticos corruptos – continuam a votar nesses aproveitadores? São cada vez mais lamentáveis os caso de políticos presos e condenados, que retornam ao poder pelo voto popular. Mas, a reflexão que devemos fazer é: se existem políticos corruptos compradores de votos, é porque existem eleitores corruptos vendedores de votos. Por deformação analítica, em geral, só criticamos os políticos, tratando o potencial eleitor como vitima inocente, e, não como de fato é: pessoa tão corrupta e interesseira quanto o político corrupto e corruptor. O fato é que, com raríssimas exceções, os eleitores brasileiros só reclamam dos políticos corruptos pelo fato de não estarem se beneficiando do poder. Para isso, basta analisar a forma como as pessoas se calam quando são beneficiadas pela cultura de troca de favores tão comum no Brasil. Elas se revoltam com os casos de nepotismo denunciados pela imprensa, mas não encontram problema algum ao buscarem o apoio de políticos para que através do jogo de influências sejam beneficiadas por estes com um cargo comissionado ou algum outro privilégio para si e para parentes. O problema só existe quando elas são deixadas de fora, quando a festa acontece e elas não são convidadas. Em suma, eleitores corruptíveis contribuem para a existência e a multiplicação de políticos corruptos e corruptores. Há um problema moral no nosso país no qual estão envolvidos tanto políticos quanto eleitores.
    Thais Ferreira Santana 2 ano

    ResponderExcluir
  9. Giulia, 16 anos. 2ºanoEM (Instituto Santa Teresa)

    É preciso ter uma opinião formada sobre tudo? Prefiro não expressar nada de algo que não sei muito bem o que significa, algo que parece complexo e demanda tempo e conhecimento para ser discutido: a política.
    Posso apenas relatar minha opinião sobre o que vejo e o que está claro para todos. O mundo está cada vez mais egoísta e todos os episódios na política do nosso país demostraram isso. São muitas falácias de que querem o melhor para o nosso país, mas será que suas atitudes e seus corações estão realmente voltados para esse intuito de melhoria comum? A falta de cuidado e consideração com o povo, a hipocrisia de dizer que nos representa sem ao menos ouvir nossa voz, o egoísmo de pensar somente em seu poder e seu bolso cheio de dinheiro. E o pior: a ignorância que rodeia a todos numa esfera sufocante. É isso que nos envolve no momento.

    ResponderExcluir
  10. Quais são os culpados do cenário que estamos vendo no governo brasileiro?
    Os culpados somos nos, nos que pegamos escondido as balas da cantina, nos que pegamos atestados para deixar de fazer algo na escola ou no trabalho...
    Desde pequenos somos ensinados a praticar o famoso jeitinho brasileiro, o que antes era uma simples maneira de resolver problemas de forma criativa, agora, generalizando, virou sinônimo de corrupção.
    Isto acabou virando, por assim dizer, uma bola de neve, transformando os pequenos atos em grandes, um bom exemplo são os políticos, que por causa deste “novo jeitinho brasileiro”, estão roubando e fazendo o que querem com os nossos impostos.
    Podemos fazer a seguinte analogia nos tempos de hoje: “roubar uma bala ou roubar um milhão, os dois não deixam de ser corrupção, mesmo essa distancia de realidades, podem ser e são frutos da mesma arvore”.
    João Paulo Martins de Sena / Thais Gabrieli de Lima e Silva 2°EM

    ResponderExcluir

  11. O caráter é individual, cada indivíduo nasce com o seu conforme a sua natureza, que pode também ser moldado conforme a educação recebida dos seus responsáveis na infância. Quando votamos temos uma grande responsabilidade, portanto a culpa da corrupção é unicamente de dois indivíduos: o que corrompe e o que é corrompido. Se um deles não quiser, o ato não se concretizará.
    Bruna 2ºE.M


    ResponderExcluir
  12. Vinícius Azevedo e Marcílio Farias- 2º ANO EM
    Corrupção, uma atitude desprezível em todos os meios em que ela ocorre, seja na maquina publica ou em empresas privadas.
    No Brasil a corrupção é refletida, em seu maior meio, na politica brasileira, ou seja, nos cargos públicos.
    Uma verdadeira cleptocracia liderada pelos revolucionários derrotados da luta armada.
    Quem apoia o governo?
    (1) 97% dos artistas, de olho no orçamento de R$ 3 bilhões do MinC, além de outros R$ 1,3 bi captados anualmente via leis de incentivo e desonerações, muitas vezes para financiar livros que ninguém quer ler, músicas que ninguém quer ouvir, e filmes que ninguém quer assistir;
    (2) 98% dos intelectuais orgânicos, formados ou docentes em universidades públicas (a maior parte em Humanidades), fortemente dependentes de órgãos como Fundação Capes e CNPq, por sua vez vinculados a dois ministérios (MEC e MCT) com orçamentos combinados de mais de R$ 100 bilhões;
    (3) 70% da imprensa, salivando por uma parte dos R$ 13,9 bilhões gastos em publicidade oficial de 2003 a 2014;
    (4) 99% dos "movimentos sociais" e Organizações Não Governamentais que só sobrevivem a base de muito dinheiro governamental. De 2003 a 2007, por exemplo, 43 entidades ligadas ao MST receberam R$ 152 milhões em recursos públicos. Além de dinheiro, essas entidades, claro, querem ver suas pautas albergadas em leis e "políticas públicas" oficiais, que nunca são democraticamente votadas, mas ao invés disso são decididas em reuniões de gabinete com 3 ou 4 iluminados;
    (5) 90% dos funcionários públicos, cujos vencimentos, pagos com dinheiro retirado à força dos contribuintes, tiveram desde 2003 aumentos reais de 2 a 3 vezes superior aos trabalhadores da iniciativa privada, dependendo da categoria;
    (6) 100% dos sindicatos, que arrecadam R$ 2 bilhões ao ano em imposto sindical, fruto do confisco de um dia por ano dos trabalhadores.
    Desde a "redemocratização" do Brasil, os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, destruíam completamente o Estado Nacional Soberano.
    Muros ideológicos? No âmbito civil (população), é em sua maioria CONSERVADORA.
    Todos nós temos nossas ideologias e interesses e com os políticos não seria diferente, independente de suas motivações, eles tiraram uma presidanTA, incompetente, despreparada, e talvez até corrupta.
    Cabe a nós respeitamos a constituição brasileira, corrupto tem que ser preso, seja ele quem for.
    Mas ainda há políticos honestos, mas não é interessante para a mídia e formadores de opinião falarem a respeito, uma vez que eles não fazem parte da sua “ideologia” ou “ opinião”.

    ResponderExcluir
  13. A corrupção começa sempre com nós mesmos. É muito fácil nos poupar da culpa de tudo que está acontecendo no Brasil e julgar que o problema está a cargo de um partido, até porque eles estão lá por um algum motivo, que é o nosso voto. A corrupção que é tratada na peça de Shakespeare, Hamlet, começa no leito de sua mãe e então o mal vai para todos os lados inclusive nele ao longo da trama, e como ele diz em seu monólogo, “a consciência nos torna covarde”.
    É muito cedo para acharmos uma solução para esse caos que está acontecendo na política do país, mas o que podemos fazer como cidadão brasileiro é acompanhar as notícias e pensar de forma racional, coerente e consciente de que vivemos em democracia e que devemos respeitar a cima de tudo a opinião do outro não se esquecendo de estudar para usar argumentos históricos plausíveis para não cometer atrocidades com tudo que já aconteceu nas gerações passadas. Defender um partido na altura desse campeonato é uma ilusão de que a solução vem de lá e digo isso, pois cada deputado que está alí tem indícios de corrupção e de incompetência para estar lá e vimos isso de forma clara na votação da presidenta Dilma Rousseff.

    Camilla Zappa

    ResponderExcluir
  14. Não tenho formação nesse assunto, nunca tive curiosidade ou interesse de me aprofundar nele, muito menos na situação política atual Brasil, só tenho 16 anos, ainda não voto, não entendo muito dessas coisas, não digo que sou contra, mas também não digo que sou a favor do impeachment da Dilma, até porque ela não é o único problema, mas digo que sou totalmente a favor do fim da corrupção e de toda essa palhaçada que está acontecendo no país, mesmo sabendo que este fim está longe. Porém prefiro mil vezes não ter uma opinião completamente formada sobre isso tudo do que ser manipulada pela sociedade e/ou mídia e sair postando “tchau querida” ou idolatrando algum deputado por uma ação que está causando a maior polêmica sem nem saber a real situação da política brasileira e o que realmente está acontecendo, mesmo porque ninguém sabe o que irá mudar de fato depois da decisão do senado.
    Os deputados da atualidade não só pensam, mas também agem com interesses apenas voltados para eles mesmos, para seus partidos, e não pensando na sociedade, nas pessoas que precisam de ajuda, nas que estão passando por situações difíceis, mas fazer o que? Fomos nós que os elegemos, fomos nós quem os colocamos onde estão, e agora que está rolando toda essa confusão, estamos apontando os dedos e colocando culpa em outras pessoas para sairmos bem na fita (não que eles também não tenham culpa, porque têm).
    São muitas as mudanças que precisam ser feitas, mas devemos começar em casa, com a educação, com o jeito de pensar, com nossas próprias atitudes, e principalmente na decisão na hora de votar. Não adianta tirarmos a presidenta do cargo sabendo que ela não é a única responsável por todos os problemas que país tem tido, e também não é apenas o partido do PT, então o mais ideal seria uma reforma política, tirando todos os que apresentam ou já apresentaram indícios de roubo, corrupção ou qualquer coisa do tipo, começando novamente do zero.

    Maria Eugênia, 16 - 2º ano EM (IST)

    ResponderExcluir
  15. Tayna de Castro 2° EM

    Com toda essa situação que estamos vivendo hoje não tenho dúvidas de que estamos pagando pelo analfabetismo político.
    Infelizmente a política sempre foi algo muito sujo, qualquer favor em troca de bilhões de dinheiro, mas se pararmos para pensar a culpa de toda essa sujeira é de todos nós. Queremos olhar a sujeira do outro mas não olhamos nossas atitudes, é com o famoso jeitinho brasileiro que as pequenas corrupções começam, como por exemplo furando a fila de idosos, estacionando em vagas de deficientes, colas em provas entre outros.
    se queremos mudanças, devemos começar por nós.!

    ResponderExcluir
  16. Lucas Valentim e Marcelo Meirelles 1° EM - IST
    O povo brasileiro tem a mania de falar sempre dos outros , e não olha pro próprio umbigo , pois vive julgando os políticos e fazem corrupções cotidianas, como por exemplo , falsificar carteiras de escola ou subornar guardas . Mas pra eles se torna normal e dizem que é o jeitinho brasileiro , mas continua sendo corrupção , só que de um grau onde não envolve muitas pessoas e ajuda quem faz , e quando te beneficia não é errado.
    O mal do cidadão brasileiro é que a maioria são analfabetos políticos , e dizem não ligar para politica , e acabam votando no primeiro papel que encontram na rua , domingo (17) mostrou de uma maneira clara quem está no poder e como sumula de tudo que está acontecendo mostra que os políticos não querem o bem-estar do povo e sim a busca incessante do poder .

    ResponderExcluir

  17. A corrupção é culpa de quem, e onde ela começa, um povo que está na ignorância sendo governado pela ganancia, povos separados por algo que não dará fundamento, a tendência seria piorar, ou continuar da mesma maneira, um povo sem saída, um povo iludido, e um povo separado, a ignorância está naquele que acha que a corrupção e a roubalheira está apenas em um partido, naquele que acha que apenas a mudança de um partido seria o começo da igualdade, da paz, da justiça e da igualdade.
    A corrupção não está só naquele que governa, mas no próprio povo. furar a fila, colar na prova, você está enganando a quem?, como querer um governo limpo. um governo justo. se você não começa por si mesmo. Como querer a educação, sendo que na hora de votar, por pura preguiça acaba votando em qualquer um? Como querer um país melhor, se a politica não lhe interessa?

    - Ruth Helena Salvador 1EM.

    ResponderExcluir
  18. Nomes: Matheus Augusto e Caroline Flores
    Série: 1º Em
    Instituto Santa Teresa

    As corrupção é causada pelas pessoas que são manipuladas pela mídia, pois ela possuem pouco conhecimentos e muitas vezes não tem o total acesso a educação.
    As pessoas tem acesso ao que realmente acontece no país, por mais que existe a mídia, ela manipula as pessoas de baixo conhecimento, fazendo com que eles façam o que eles querem, por exemplo, a globo sempre defendia o PT, fazia a cabeça do povo brasileiro, fazendo com que eles façam o que a mídia “manda”.
    As pessoas de baixa educação muitas vezes são maninpuladas por causa que eles não tem conhecimento o bastante para questionar o que esta acontecendo atualmente, fazendo com que a corrupção aumente(sem questionar nada).
    Os políticos se aproveitam da situação para praticar o lava jato, roubando bilhões de reais do povos. Segundo o site da G1 “Uma ex-funcionária da Odebrecht afirma que o pagamento de propinas a agentes públicos é uma prática antiga na empresa, segundo reportagem do Fantástico deste domingo (27). Conceição Andrade trabalhou como secretária do departamento financeiro da Odebrecht por 11 anos e guardou uma lista com mais de 500 nomes de políticos, empresários e agentes públicos que, segundo ela, recebiam propina da empresa na década de 80. A Polícia Federal afirma que está analisando a documentação”
    Quanto menor for a educação, maior será a corrupção, pois o povo não terá questionamento e conhecimento o bastante para argumentar a respeito da política brasileira e os políticos iram sempre se aproveitar dessa situação.

    ResponderExcluir
  19. Suziê, 1°ano EM. Instituto Santa Teresa
    A Corrupção começa desde cedo, quando na escola colamos, pois não aprendemos a matéria ensinada. Ou na fila de um banco ou cantina que furamos a fila para não demorar a nossa vez de sermos atendidos.
    Muitos falam que o grande centro da corrupção esta dentro da politica, e exigimos que uma providencia seja tomada para que a corrupção se acabe.
    Mas não paramos para analisar, que o nosso comportamento tem que ser mudado desde criança. Aprendemos a ser corrompidos quando ainda somos crianças.
    Se as nossas atitudes fossem mudadas, muitas coisas já teriam mudado no nosso país, na nossa politica.

    ResponderExcluir
  20. Thalyta Sodero, Nelise Julien e João Marcus Januzelli.
    Atualmente em nosso país estamos passando por uma crise política, em que a principal luta é uma melhoria desta crise e uma diminuição da corrupção. Muitas vezes nós mesmos praticamos a corrupção, mas de uma maneira não tão grave quanto ao do governo, pequenos atos como: colar em uma prova, usar vagas pertencentes à deficientes, assinando falsos atestados médicos, entre outros. Por causa dessas ações acabamos nos tornando hipócritas, pois ao mesmo tempo em que desejamos um governo honesto, não colaboramos com nossas atitudes. A melhoria do governo não depende da saída de um partido, e sim do caráter dos políticos e uma análise maior do candidato que será eleito.

    ResponderExcluir
  21. Ana Clara Assunção e Maria Tereza. 1 ANO DO ENSINO MÉDIO.

    A corrupção não é muito boa, mas política é boa para quem sabe governar, e votar. Queremos um país justo e de igualdade onde a educação atinja o pobre, o povo, a sociedade, mas a corrupção está só naquele que governa? Ou também está no povo?
    Como votamos? Como agimos em nosso dia a dia, somos todos bons cidadãos? Como queremos um governo bom, se não praticamos isso em nosso dia a dia? Se a gente não fazer a nossa parte o brasil nunca vai melhorar.

    ResponderExcluir
  22. Rafaele Carvalho e Ana Clara Mota 1º ano EM
    O povo brasileiro quer derrubar as “grandes” corrupções, mas esquecem de que a corrupção esta no cotidiano de cada um e que acabamos participando delas. Nós colocamos a culpa inteiramente em um só lugar quando na verdade esta inserida até mesmo na fila da cantina. Nós queremos achar alguém errado para apontar seus erros e livrar dos nossos, nos livrar das nossas culpas para ficar mais “tranquilos”.
    Portanto, a culpa é de todos nós, de todos que roubam pequenas ou grandes coisas, que não são capazes de ser corretos e assumir isso.

    ResponderExcluir
  23. Instituto Santa Teresa 18/04/2016
    Bianca Lorena e Raquel Helena 1◦ EM
    Somos manipulados e induzidos a não pensar e apenas acatar ordens, a política é uma hierarquia onde aqueles com maior poder aquisitivo comandam os inferiores aos tais. O individualismo se faz muito presente não só nos governantes do nosso país, mas também nos cidadãos. Atualmente a corrupção, não esta só presente na politica, mas também nas casas, escolas e até mesmo nas ruas, pois o povo não percebe que uma simples cola nas provas escolares é o inicio de uma vida corrupta. Portanto, nos deveríamos ter o hábito de ser verdadeiros com nós mesmos e criar nossos próprios conceitos e assim opinar de maneira correta nos assuntos políticos.



    ResponderExcluir
  24. A politica e corrupção nesse país ,essas palavra esta virando semelhantes . Podemos dizer que a culpa é nossa , nós escolhemos a decisão e transformamos essas palavras em sinônimos.
    O povo brasileiro acha que tem solução para tudo sem responsabilizar por suas próprias escolhas , mas tudo que a gente planta a gente colhe e assim recebemos a crise atual politica ou corrupção.
    A crise politica ou corrupção a gente acaba fazendo pequenas corrupção sem perceber, tipo: colar na prova , furar fila etc.. essas pequenas causas vira uma grande causa que acaba virando um problema.

    Nome: Pedro Coura e Jesse Barreira

    ResponderExcluir
  25. Dupla:Fernanda G. e Rafael A.
    1º ano - IST

    A corrupção está muito presente na política no nosso país (Brasil), hoje em dia é difícil ter políticos corretos (que não corruptos, não roubam, não desviam dinheiro, etc...).
    Muitos políticos são acusados de corrupção e são presos, porém não é só eles que são corruptos, mas sim todas pessoas do Brasil e do Mundo (pelo menos já foram ou ainda são corruptas), pois corrupção não é só roubar ou desviar dinheiro mas sim de passar cola na prova, passar tarefa, subornar um guarda para não pagar a multa, e outras formas de corrupção. E é por isso que para todos acabarem com a corrupção que acontece no governo e preciso acabar com a corrupção dentro de casa, dentro da escola, nas ruas, e em outros lugares.


    ResponderExcluir
  26. Adna Silva e Maria Gabriela

    Hoje nosso país nos mostra estar muito desorganizado e desarmonioso quando se trata do controle para com ele. Não temos mais acesso a fidelidade do saber em relação ao que acontece com nosso país. Uma das únicas certezas que temos de fato, é que todos somos ignorantes quanto ao que ocorre na nossa democracia e politica. Nada é completamente exposto a nós e, por mais que nos julguemos sábios em tais assuntos, pesquisadores e até filósofos, essa não é a realidade. Há discórdia atrás de discórdia, mentira atrás de mentira e corrupção oculta em mais corrupção o que nos torna mais que ignorantes e cegos quanto as reais petulâncias ocorridas por de trás de atos que, perto do que realmente é, tornam-se mais “digeríveis” e consideráveis ao olhar oculto da realidade do caos

    ResponderExcluir
  27. Alunas: Jenifer Fernanda e Maria Isabella 1° E.M
    A corrupção não pode ser colocada apenas como um erro politico, mas também como uma falha da população na escolha dos seus deputados, governantes, até o presidente, levantando questões sobre quem é o verdadeiro culpado pelo estado que o Brasil se encontra.
    A população brasileira não se importa com o que vai acontecer depois que o processo do impeachment for concluído, já que a única preocupação é colocar a culpa em uma determinada pessoa “Dilma”.
    Como o nosso governo não se importa com o futuro do país e sim com o poder que ele oferece a situação só tende a piora levando todos ao extremo desespero.

    ResponderExcluir
  28. Hoje em dia ainda existe analfabetismo político, que desde sempre já existia pessoas analfabetas e ninguém se importava com isso, pois eram influenciadas a votar naquilo que a mídia, sociedade e a pesquisa acreditava que era certo. O exemplo atual que temos é o Lula, que mesmo analfabeto foi eleito presidente do Brasil, por dois mandatos consecutivos durante o ano de 2003 a 2010.
    Mariana Abdias e Hugo Felizardo 1º E.M

    ResponderExcluir
  29. Antigamente as pessoas eram mais analfabetas politica do que hoje, por que colocavam qualquer pessoa no poder e até mesmo sem estudos. Um exemplo sobre isso no Brasil é o nosso ex-presidente: Luiz Inácio da Silva, ele é um homem em que não tem estudos suficientes e que apenas conseguiu o poder sobre argumentos.
    Portanto devemos analisar melhor os nossos candidatos e não deixar que eles nos influenciem apenas por falsos argumentos, temos que ter conhecimento sobre a atualidade para assim formar nossos próprias opiniões.


    Natália Meirelles e Vitoria Fernanda
    1ºano

    ResponderExcluir
  30. Maryana Mota – 3º EM – IST – História/ Atualidades
    Corrupção: de quem é a culpa?
    Todo estado tem algo de podre e os que tem sensibilidade semelhante ao de ramón, cedo ou tarde vão se rebelar a uma categoria de pessoas dando um conselho político a mulher tiano que são as pessoas felizes. Essas pessoas felizes no Brasil, são aquelas que acreditam profundamente, muitas pessoas acreditam que a corrupção está a cargo de um partido e que bastaria tirar esse partido do poder para que o reino da justiça e da igualdade se instalarem no país. Mas pessoas que acreditam nisso, são as que substituíram ocultos como Papai Noel e do coelhinho, não pelo culto da corrupção isolada. A corrupção que a mulher nota, começa no leito da sua mãe na Dinamarca, e não que outros partidos não sejam notáveis pela corrupção.
    O pior analfabeto, é o analfabeto político, ele não participa dos acontecimentos políticos, não sabe o preço do custo de vida, ele é tão burro que se orgulha dizendo que odeia política, não sabe se o que da sua ignorância politica nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos.

    ResponderExcluir
  31. Com certeza o problema esta em todos nós, procuramos um módulo de escape para nossos erros e/ou para não fugir da zona de conforto. Procuramos um conserto errado dos nossos erros, como por ex. não estudar para uma prova e na hora da mesma, colar. Precisamos ter ciência de que não conseguiremos pureza apenas por tirar um partido político do poder, é preciso buscar pureza em cada um, corrigir a todos, conscientizar. Só assim estaremos verdadeiramente lutando contra corrupção.
    Ana Elisa e Luís Felipe

    ResponderExcluir
  32. Danilo Armando, 3EM IST
    A atual situação do país muito nos envergonha, pois o nível da corrupção brasileira é extremamente alto.
    E a culpa, não cabe aos eleitores que votam errado, muito pelo contrário, é dos eleitos que prometem coisas sem a intensão de cumprir, apenas para estarem no poder mesmo, comprando votos e pessoas. O que se deve fazer é abrir o olho e fazer uma reforma política no país, porque sim, o povo tem voz e força para realizar tal feito.

    ResponderExcluir
  33. Lucas Pilan e Luís Guilherme - 3ºE.M. IST

    Meus argumentos não vão falar mais alto do que os “argumentos” de quem fala “presidentA”, ou até mesmo de quem é contra o ‘impeachtment’, infelizmente. Culpar exclusivamente a sociedade pela corrupção dos políticos, não a nossa, é o mesmo que culpar a vítima de estupro por andar com ‘short’ na rua.

    Mas é claro que o povo deveria tomar uma atitude, atitude esta de quem é decidido, ao menos, a pesquisar sobre os candidatos, ver os dois lados, destituir o ‘empregado’ que o mesmo povo ‘contratou’, e saber diferenciar coletivistas de coletivismo e sociedade de nação.
    Aliás, falar sobre ‘colar na prova’ enquanto o assunto é desvios de BILHÕES (indicações de cargos, decretos para enviar dinheiro a outros fins que não a própria nação sem aprovação do congresso e do povo, etc.) – lembrando que, quem ‘cola’ SE corrompe, não corrompe o próximo- é no mínimo sem noção, digno de pesquisas e melhor posicionamento político, não podemos ficar alheio ao que acontece, quanto mais pessoas tiverem interesse em pesquisar, ler e acreditar na esperança que ainda sobra, melhor será o país, com pessoas que possuem posicionamento.

    Como dizia o ditador Getúlio Vargas – “Só um povo forte, instruído e consciente das suas enormes responsabilidades poderá conduzir este vasto país.”
    Falta interpretação, principalmente em uma época que “se está na internet, é verdade”. Posso perceber que Olavo de Carvalho sempre teve razão, e que pessoas como Jair Bolsonaro que sempre fez frente direta a corrupção, são de extrema importância na nossa política.

    ResponderExcluir
  34. Gabriel de Almeida e Matheus Henrique - 3EM - IST
    Partindo da premissa que a corrupção é operada por nossos políticos e somos nós que o elegemos, percebemos que a corrupção está intrínseca a nossa sociedade. Nos indignamos, reclamamos, mas quando é nos dada à chance de mudar, através de eleições, lavamos as mãos e elegemos as mesmas figuras que dominam o poder, e consequentemente continuarão com suas atuações personalistas, cooperativistas e corruptas. Não podemos julgar o mais alto nível de corrupção enquanto continuamos com nossas “pequenas corrupções” e certamente somos culpados e responsáveis por isso.

    ResponderExcluir
  35. Bianca Lemos e Maria Eduarda 3°ano IST
    A corrupção sempre existiu, mas o Brasil está num momento em que todo ato de corrupção que estava escondido debaixo dos panos está sendo revelado cada dia mais. Como mencionado no texto a corrupção na área da educação é crítica, muitos políticos aumentam os impostos dizendo que é para melhorar a educação e a saúde, mas a maior parte do dinheiro não vai para essas áreas e sim para os benefícios próprios desses políticos.

    ResponderExcluir
  36. ALINE ARANTES 3ºANO EM DO IST
    A corrupção ela está desde você colocar carro numa vaga de idoso ou deficiente físico, e também está quando um pai ou mãe entrega na escola um testado médico falso para justificar porque o filho não pode fazer a educação física ou não pode fazer a prova.
    A corrupção é culpa de toda população Brasileira pois deixamos a corrupção acontecer . A população pensa que a corrupção só esta ligada com a politica onde governantes que a próprio povo colocou para governar o país. Na escolhas de governantes errado colocamos pessoas que não sabem governar e faz o povo de marionete, para roubar o dinheiro de cofres públicos sem que ninguém saiba. Por isso o país está vergonha, e não tem um culpado mas sim uma população que pensa que algumas atitudes não corrupção e sim um jeito brasileiro de levar a vida.

    ResponderExcluir
  37. A história do Brasil está sendo constituída por momentos de extrema corrupção e dentre isso envolve várias discussões e conflitos entre os partidos, em torno da sociedade. Com isto, os maiores prejudicados são os cidadãos que trabalham duramente para conseguir seus bens e não está sendo possível por esta crise e impostos absurdos! Enquanto pessoas de bem trabalham e se esforçam para ter um futuro promissor, há pessoas que as ultrapassam pelo modo errado, como por exemplo: os políticos envolvidos no caso do mensalão.
    O fator crise também pode estar relacionado com nós que votamos, ou os analfabetismos políticos, dentre outros fatores, que como dito acima, geram discussões e em meio a tudo isso não sabemos de quem realmente pode ser a culpa. Assim, o Brasil vem se afundando mais e mais, a procura de soluções, como no caso do impeachment.
    Enfim, o Brasil só irá melhorar quando pessoas forem honestas e tiver uma boa base educacional, assim podendo respeitar cada ser, e sem cometer crimes.

    Nome: Thiago e Acácio
    Instituto Santa Teresa

    ResponderExcluir
  38. A corrupção no Brasil já vem da época do fatiamento do brasil em capitanias hereditárias, com Portugal fatiando o Brasil entre seus pilantras, ela está entranhada em nossa cultura, que é de querer levar vantagem em tudo, de criar dificuldades para vender facilidades, de querer ocupar cargos importantes para poder ter a oportunidade de roubar.
    O problema da corrupção no nosso país além de ser uma mazela que aflige todos os países não desenvolvidos, está enraizado na nossa própria cultura, em mim, em você e em todos nós.
    costumamos nos indignar com os escândalos envolvendo corrupção que vemos na televisão, mas não hesitamos em furar a fila do banco quando temos oportunidade, ou quando pronunciamos a famosa frase " o mundo ficou pro mais espertos". todos esses atos são em si corruptos e estão intrínsecos nos nossos caráter. assim a culpa continuará sendo minha, sua e nossa enquanto mantivermos a mesma linha de pensamento.

    Nome:Vinicius de Oliveira Série:3°EM IST

    ResponderExcluir
  39. A história do Brasil está sendo constituída por momentos de extrema corrupção e dentre isso envolve várias discussões e conflitos entre os partidos, em torno da sociedade. Com isto, os maiores prejudicados são os cidadãos que trabalham duramente para conseguir seus bens e não está sendo possível por esta crise e impostos absurdos! Enquanto pessoas de bem trabalham e se esforçam para ter um futuro promissor, há pessoas que as ultrapassam pelo modo errado, como por exemplo: os políticos envolvidos no caso do mensalão.
    O fator crise também pode estar relacionado com nós que votamos, ou os analfabetismos políticos, dentre outros fatores, que como dito acima, geram discussões e em meio a tudo isso não sabemos de quem realmente pode ser a culpa. Assim, o Brasil vem se afundando mais e mais, a procura de soluções, como no caso do impeachment.
    Enfim, o Brasil só irá melhorar quando pessoas forem honestas e tiver uma boa base educacional, assim podendo respeitar cada ser, e sem cometer crimes.

    Nome: Thiago e Acácio
    Instituto Santa Teresa

    ResponderExcluir
  40. Julia Hummel e Vanessa Carvalho
    A corrupção tem sido um tema muito abordado atualmente por conta da situação politica que o Brasil está enfrentando, mas porque isso está acontecendo? Alguns dizem ser por conta dos anos de analfabetismo politico, outros jogam toda a culpa para os próprios governamentais. Acreditamos que isso ocorre por culpa das duas partes, tendo em vista que não se tem candidatos eficientes para ocupar os cargos e também não são todos os eleitores que levam a serio a politica no país.

    ResponderExcluir
  41. A história do Brasil está sendo constituída por momentos de extrema corrupção e dentre isso envolve várias discussões e conflitos entre os partidos, em torno da sociedade. Com isto, os maiores prejudicados são os cidadãos que trabalham duramente para conseguir seus bens e não está sendo possível por esta crise e impostos absurdos! Enquanto pessoas de bem trabalham e se esforçam para ter um futuro promissor, há pessoas que as ultrapassam pelo modo errado, como por exemplo: os políticos envolvidos no caso do mensalão.
    O fator crise também pode estar relacionado com nós que votamos, ou os analfabetismos políticos, dentre outros fatores, que como dito acima, geram discussões e em meio a tudo isso não sabemos de quem realmente pode ser a culpa. Assim, o Brasil vem se afundando mais e mais, a procura de soluções, como no caso do impeachment.
    Enfim, o Brasil só irá melhorar quando pessoas forem honestas e tiver uma boa base educacional, assim podendo respeitar cada ser, e sem cometer crimes.

    Nome: Thiago e Acácio
    Instituto Santa Teresa

    ResponderExcluir
  42. As pessoas hoje em dia agem de forma muito superficial, porque o ser humano em muitas das vezes evitam pesquisar sobre o que acontece no próprio pais.Com isso quando vão votar acabam indo pelo “achismo”, porem mal sabem que o voto e o conhecimento pode fazer muita diferença. Parem de ser ignorantes e seja um cidadão que luta pelo seu direito e de todo brasileiro. Alexandra Dias 3º ano E.M

    ResponderExcluir
  43. Grande reflexão. Uma coisa que me faz refletir bastante é a questão do analfabetismo político, que está muito presente dentre nós, estão discutindo sobre política e corrupção, simplesmente sem conhecer, pessoas ignorantes precisam assistir, ler e escutar mais sobre isso..se interessarem. Admiro muito esse historiador Leandro Karnal, gostaria muito que o senhor Rafael postasse mais vídeos, documentários, entre outras coisas dele!

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]