17 de jan. de 2017

TCC - INSA - NOVIDADES

Algumas alterações a partir de 2017 e a principal é a nossa forma de comunicação, não mais pelo Facebook, sim pelo e-mail:

rafainsaem@gmail.com

Anotem para uso no projeto de TCC e outras comunicações!

Sobre o projeto de pesquisa EM - mandar sempre no WORD (ou outro programa quando o professor pedir) e obedecendo as regras e orientações -REGRAS DA ABNT e outras orientações - CLIQUE AQUI

CRONOGRAMA - 3º ano EM

- Para os grupos que não realizarão nenhuma mudança e seguirão com o mesmo tema e grupo podem ir direto para o item 02.
- Os alunos / grupos com mudança de tema e/ou grupo fiquem ligados no item 01:

01. 17 de FEVEREIRO: Enviar PESQUISA INDIVIDUAL (caso mudou de grupo ou o grupo mudou de tema)  e PROJETO DE PESQUISA do GRUPO (caso o tema seja outro)

02. 17 de FEVEREIRO - Enviar o projeto do ano passado com atualizações para TCC.

VEJA MAIS AQUI - Observe no item "PROJETO de PESQUISA" todos os itens, lembrando que a cada capítulo vocês colocam um Objetivo Específico correspondendo ao capítulo.

Sobre os capítulos em 2017:

Capítulo 1 - contextualização geral (o artigo científico já feito)

Capítulo 2 - aprofundamento e resolução da problematização 

Capítulo 3 -  Projeto Prático - Vocês desenvolverão o capítulo 3 a partir da seguinte reflexão: QUAL A ATUALIDADE DO TEMA? - A partir disso o grupo deverá desenvolver AO LONGO do 2º trimestre um projeto social. O texto do capítulo 3 é diferente dos outros dois capítulos, pois ele é em formato de relatório com fotos, inclusive parte dele por ser colocado em DVD com mais fotos e vídeos.

03. 17 de MARÇO - Envio do capítulo 01 por e-mail (nunca se esqueçam de colocar o nome e número dos integrantes do grupo)

04. 17 de ABRIL - Envio do capítulo 02 por e-mail

05. 24 de ABRIL - Prazo final do envio por e-mail da ideia para o Capítulo 3 detalhada (a ideia já aparece como um dos objetivos do projeto enviado em 17 de Fevereiro, mas agora fechamos a ideia e seus detalhes)

06. Maio e Junho - Realização prática do capítulo 3 - quero envio de fotos para ver que TODOS estão se envolvendo. 

07. Agosto - Escrita do capítulo 3 - relatório - ENVIO até 19 de Agosto. 

ATENÇÃO: a data das apresentações prévias e apresentação para os pais serão confirmadas para o 3º trimestre juntamente com a Coordenação. 

REGRAS DA ABNT e outras orientações - CLIQUE AQUI


CRONOGRAMA - 2º ano EM

- Para os grupos que não realizarão nenhuma mudança e seguirão com o mesmo tema e grupo podem ir direto para o item 02.
- Os alunos / grupos com mudança de tema e/ou grupo fiquem ligados no item 01:

01. 24 de FEVEREIRO: Enviar PESQUISA INDIVIDUAL (caso mudou de grupo ou o grupo mudou de tema)  e PROJETO DE PESQUISA do GRUPO (caso o tema seja outro)

02. 24 de FEVEREIRO - Enviar o projeto do ano passado com atualizações se necessário:

VEJA MAIS AQUI - Observe no item "PROJETO de PESQUISA" todos os itens, qualquer dúvida mande e-mail antes do dia 24 de fevereiro.

03. 24 de Março - Aprofundamento da pesquisa - colher novas informações e buscar informações em novos materiais. Enviar por e-mail um relatório dessa coleta de novos dados e possíveis novos fichamentos realizados.

04. ABRIL - tempo de escrita coletiva do artigo científico. Não é preciso enviar nada, mas enviem por e-mail qualquer dúvida. REGRAS DA ABNT e outras orientações - CLIQUE AQUI

05. 17 de Maio - envio do primeiro rascunho do artigo científico

06. 17 de Junho - envio do artigo científico - com toda formatação final - REGRAS DA ABNT e outras orientações - CLIQUE AQUI

07. AGOSTO / SETEMBRO - Produção do BANNER para apresentação final (no 2º ano e no 3º ano) - Vejam modelos aqui

ATENÇÃO: a data das apresentações prévias e apresentações finais serão confirmadas para o 3º trimestre juntamente com a Coordenação. 



CRONOGRAMA - 1º ano EM

- O foco no 1º ano do Ensino Médio é desenvolver o sentido do que é uma pesquisa acadêmica e como fazer isso dentro de um padrão acadêmico! Em termos práticas é bem menos que o 2º ano e 3º ano Ensino Médio fazer, porém em termos teóricos é a essência do que vocês precisarão na vida acadêmica.

As etapas são:


00. Montar os grupos para os três anos do Ensino Médio.

01. Ler o texto: https://professordigital.wordpress.com/2010/01/31/pesquisa-escolar-na-internet-ctrlc-ctrlv-versus-copia-manuscrita/ e fazer uma resenha individual.  ENVIAR por e-mail até 03 de Março.

02. Fazer em grupo um mapa conceitual sobre o tema GERAL que pretendem discutir ao longo dos 3 anos do Ensino Médio.  Dicas como fazer um mapa conceitual - CLIQUE AQUI.  Aplicativos para MAPA CONCEITUAL  - - - ENVIAR por e-mail  até 03 de Abril

03. Individual - Fazer o fichamento de pelo menos 3 artigos científicos ou livros (pesquisem on line, por exemplo, no Google Acadêmico). Enviar po e-mail até 20 de Abril

Modelo simples:

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA de acordo com ABNT

Página. Texto copiado literalmente.
Página. Texto copiado literalmente.

Simples assim...

04. Maio e Junho - elaboração do projeto de pesquisa - enviar um primeiro rascunho até 23 de Junho.

Usar esse período para tirar dúvidas com o projeto.
CLIQUE AQUI  e veja mais detalhes em "TRABALHOS ESPECÍFICOS - PROJETO de PESQUISA"

05. Agosto - enviar o projeto de pesquisa corrigido por e-mail até 21 de Agosto.

ATENÇÃO: a data das apresentações prévias e apresentações finais serão confirmadas para o 3º trimestre juntamente com a Coordenação.