28 de jan. de 2008

Sobre o Ensino de História

Texto de Rafael Noronha
Vídeo de Introdução às aulas de História 2008:


Vídeo de Introdução às aulas de Atualidades (3ºEM) 2008:
.
Sempre questiono o porquê do ensino da História. São tantas datas, fatos, “heróis”, lugares e contextos que parecem que não servem para muita coisa, além de base para questões do vestibular. No entanto, há um erro muito grande nesta afirmação anterior, quem disse que História se limita às datas, aos fatos, aos supostos heróis, aos inúmeros lugares e contextos?


Não podemos fugir desses "pequenos detalhes", no entanto limitar o ensino da História a isso é mais ou menos fazer com que os nossos alunos saião da escola especializados nesta disciplina. 

Fracamente, qual seria o sentido disso? Pode ser bastante útil para o vestibular/ ENEM, que estão começando a mudar esse sentido meramente informativo, no entanto não tem utilidade nenhuma para a vida.

Este deve ser ponto central do ensino da História, a vida, pois nos esquecemos que a História é feita por homens e mulheres que também tiveram 13, 15,17 ou 23 anos um dia, que também tiveram dúvidas, desejos e escolhas. Esses Seres Humanos entraram para a galeria da História porque em algum momento – para bem ou o mal – fizeram escolhas e certamente saíram do lugar comum e assumiram a História em suas mãos.

Meus caros, entre tantas outras utilidades que a História nos serve – e veremos isso ao longo do ano – uma das mais importantes é nos fazer entender que nós somos os únicos responsáveis pelas nossas vidas e por nossas escolhas, não quero dizer que somos uma ilha, porém precisamos tomar a História em nossas mãos, não para fazermos parte de livros, mas sim para modificarmos nossas próprias vidas e – por que não? – estimular um pouco a mudança na vida das pessoas que amamos ou daquelas que precisam.


Aos que ainda acham que História é apenas uma “decoreba”, que se limita ao passado, sinto decepcionar, porque ao longo desse ano em sala de aula e no Blog veremos que ela está muito longe disso, pois além de nos ajudar a viver melhor, ela pode ser um divertido passatempo.

= ]



Aula de História no Laboratório de Informática (01/02/2008): alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II discutem a História a partir de textos da Internet e participam do nosso Blog.

Aula de História ( ATUALIDADES ) - 01/02/2008: alunos do 3º ano do Ensino Médio fazem revisão de alguns temas atuais por meio de um JOGO de Perguntas e Respostas, apelidado de "Vídeo Game da História ~ ATUALIDADES".
20/02 - Através de um RPG (Jogo de Interpretação) adaptado, os alunos do 8º ano se aventuraram pelo início da Idade Média. Cada grupo representou um personagem (Clero, Suserano, Vassalo, Servo, Cavaleiro, Artesão, Povo) E os alunos tiveram que tomar decisões a partir de fatos da época do surgimento do feudalismo.
20/02 - Através de um RPG (Jogo de interpretação) adaptado, os alunos do 9º ano se aventuraram pela Grécia Antiga. Cada grupo representou um personagem (Eupátridas, Não-Cidadãos, Deuses, Titãs e Conselho dos Anciões) e os alunos tiveram que tomar decisões que giraram em torno da idéia de cidadania defendida pelos antigos gregos.


FORÇA SEMPRE !!!

21 comentários:

  1. História é para "cair na real", descobrir os pensamentos de mentes longínquas, viver as escolhas de pessoas famosas eruditas e também despreparadas e, por fim, mas também de máxima importância, conhecer um passado que condicionou nosso presente para que ao final possamos ser e viver melhor do que nossos pais.
    Aqueles que acreditam que história só serve para vestibular, que repensem. É a sua chance de mudar O Erro. Como disse Brás Cubas em suas memórias Póstumas "Antes cair das nuvens do que do terceiro andar de um prédio". E por este ainda preciso citar mais um, Kierkegaard, "O homem não experimenta sua existência atrás de uma escrivaninha. Somente quando agimos, e sobretudo quando fazemos uma escolha, é que nos relacionamos com nossa própria existência".
    "Um dia me disseram que as nuvens não eram algodão" e foi difícil acreditar, conter o choro, me despedir da minha inocência e encontrar um novo caminho. Mas, afinal, é água. MUITO MAIS INCRÍVEL QUE ALGODÃO! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá para todos!
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao professor Rafael por ter criado esse blog para os alunos poderem discutir idéias sobre a história.
    Bem,então vamos sobre o ponto que eu queria dizer.História é você conhecer a verdade sobre o seu passado,sobre aquilo que você viveu,que outras vivem e que outras ainda viverão.É você pensar e refletir sobre o futuro que está para acontecer.
    Há tempos,sempre ouvi falar a seguinte frase:"Devemos conhecer o passado,para podermos viver o presente e projetar o nosso futuro"
    O futuro é a gente que faz e a história nos permite conhecer o passado.Sempre achei que essa frase era apenas para os alunos aprenderem melhor história.Mas não.
    A verdade é que essa frase nos dá uma dica sobre o que devemos basear nossa vida,nossas ações e nosso futuro.
    Assim como o Rafael e a Karen disse também concordo com o que eles disseram.
    Lucas Gomes de Almeida,9ºano

    ResponderExcluir
  3. Para ampliar a discussão,vale a pena ler o texto que está neste Site:



    http://recantodaspalavras.wordpress.com/historia-viva/

    ResponderExcluir
  4. como os outros disseram historia e um meio para corrigir os erros do passado no presente e planejar um novo futuro sem os mesmos erros cometidos anteriormente com base nas experiências do passado
    eh so XD

    ResponderExcluir
  5. Bom
    Historia é uma coisa interessante porque com ela podemos aprender com os erros do passado e mudarmos o que fazemos hoje para não repitirmos seus erros.E com ela podemos conhecer o porque do nosso ser o que é e podermos usar essas informações para fazermos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  6. História é o estudo do homem no tempo através do estudo dos processos e dos eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos.O conjunto histórico começa quando os homens encontram os elementos utilizados na realização dos seus antepassados.
    Para os europeus a história é dividida em duas partes:Pré-História e História.
    A História é a base de tudo é um complemento enorme ,mas com o aprendizado ideal para o estudo adequado;
    Como sempre dizemos a História tem vários acontecimentos de forma igual ,mas de assunto diferente...
    Vamos aprender mais um pouquinho,pois é necessário para que todos possam entender de muma forma mais rígida....

    ResponderExcluir
  7. A história nos ajuda a entender como era o mundo bem antes da nossa existência. Para sabermos como será nosso futuro, precisamos entender o nosso passado. Gostei da criação desse blog, pois ele ajuda a mudar o pensamento das pessoas sobre o verdadeiro significado de História.
    E devemos lembrar sempre: "Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã."
    ( D. N. Marinotis )

    ResponderExcluir
  8. Bom,
    nós concordamos com tudo o que você disse. A história não se limita a pessoas, fatos, datas, heróis, entre outros. Ela é muito mais do que isso.
    A história nos ensina como nossos antepassados viviam, nos ensinam lições, nos mostram que as coisas mudam, às vezes para melhor e às vezes para pior.
    Se queremos ser boas pesssoas, não basta apenas olhar o presente e pensar no futuro, é preciso observar o passado, aprender com ele e com os erros cometidos no mesmo.
    Para finalizar é bom lembrar que a história é algo muito interessante e que basta um pouco de percepção para perceber a grandiosidade que é ter o conhecimento do que ocorreu em um passado remoto ou atual nas suas mãos.
    Então, aproveitem.

    ResponderExcluir
  9. Chegamos a conclusão de que história nao é apenas ''decoreba'',mas sim um entendimento,porque nós fazemos parte dessa história.
    Muitas dessas pessoas que apenas decoram essa matéria para a prova,se uma pessoa só decora e sai da escola assim ela vai ter formado nessa disciplina,mas eu aposto que a pessoa não lembrará de nada.
    A pessoa que entende história e diz assim:
    - O professor deu 10 páginas para ler,deu muita tarefa ,não explica nada.Essa pessoa nunca leu um livro antes de história antes..

    ResponderExcluir
  10. Ola mulekada fmz total..?
    A historia em si qr diser:
    Conhecer o nosso passado, presente e nos visualiza para o futuro
    A Historia nos retrata tudo issooo..!
    Nos achamos muito legal o q o pisor RAFAEL vida loka esta dando a materia, o jeito q ele fas e dis eh otimoOOOO..!
    apredemos muito com ele e kurtimos muito eleee!!
    wabrasss e bjOOs pra minass..!
    Mano Guilherme e mano valente..!!
    eh noiss..!

    ResponderExcluir
  11. Eaew

    História para mim é como uma sabedoria para o resto da vida pois com ela a minha mente evolui,ela se desenvolve.
    Sem a Hstória nada saberiamos do nosso pasado.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho muito legal da parte do Rafael fazer esse blog para que as possoas fiquem sabendo que história
    não é apenas uma diciplina que fica o tempo todo falando do passado e sim que a história nos ajuda a saber sobre coisas que ocorrem a séculos atrás e com isso pode se tornar muito interessante, saber sobre detalhes do que de coisas que aconteceram a muitos anos.Eu gostaria de saber detalhes da Segunda Guerra Mundial porque na minha opinião é um momento muito interessante da história...mas afinal eu acho que se você se interessar pela história ela pode se tornar algo muito imteressante e importante na sua vida! xD

    ResponderExcluir
  13. Nós também achamos que história não é só "decoréba", é muito mais que isso, é entender que a história foi feita por pessoas, como nós. Não devemos pensar que é algo distânte, pois está acontecendo neste momento e nós fazemos parte dela.

    ResponderExcluir
  14. Eae galera!!!

    O trabalho que nós fizemos na sala de informática foi muito legal pois atraves dos textos conseguimos compreender porque estudamos história, e que esse estudo nao eh so uma decoreba e sim compreensao.
    Vimos q o estudo da historia eh importante para sabermos nosso passado, pois se nos nao soubermos da onde viemos nos nao saberemos para onde ir.
    eh claro q durante a historia surgem varias personalidades q sao homenageadas e estudadas, mas tambem temos que perceber q nos mesmos fizemos a historia e continuamos a fazer todos os dias

    Valeu galera
    Deus abençoe vces

    eai vai uma receitinha
    brincadeirinha rafael

    bjão fessor:) Marquinho e Brenão

    ResponderExcluir
  15. Oi para todos!
    Rafael achei manero esse blog de história,pois nele poderemos expressar nossas idéias sobre a história.
    Se não tivesse ela,o que seria de nós?Pois bem,se não soubéssemos o que nossos antepassados inventaram,não estaríamos hoje nessa tecnologia tão avançada,estaríamos ainda nos tempos de caverna.
    A história é um fato ocorrido a 1milhão de anos atrás,há mil anos atrás,há 100 anos atrás,há 1 ano atrás,há 1 dia atrás,há 1 minuto atrás e até mesmo há 1 segundo atrás.
    Na história temos que lembrar do passado,viver o presente e pensar no futuro.
    Como nossos antepassados, devemos fazer o nosso papel na história.
    Quem sabe se daqui 100 anos não estaremos no conteúdo de um livro escolar,como um inventor,um descobridor,ou qualquer outra coisa?
    Isso depende de cada um de nós!
    Fábio Henrique de Jesus dos Santos nº9

    ResponderExcluir
  16. Olá, caro Professor Rafael !!!
    Olá Caros alunos !!!

    Estou aqui para parabenizá-los pela iniciativa e participaçao.

    Além da história da Humanidade, cada um tem a SUA história. Nela, cada um é protagonista e o principal responsável por construí-la.

    Então desejo a todos vocês, uma ótima História de Vida !
    Com muitas realizações !!!

    Abraço a todos !!!

    ResponderExcluir
  17. Historia é conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido , ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico ,a evolução da humanidade ao longo de seu passado e presente , seqüência de acontecimentos e fatos a ela correlatos , julgamento da posteridade , a memória dos homens , narração de eventos fictícios ou não , narrativa, estória e muitas outras coisas. A historia é muito mais incrível do que pensamos , é o nosso passado sendo contado no futuro.

    ResponderExcluir
  18. Na história teve a participação de muitos ditadores,personagens que hoje foram esquecidos,mas um deles que marcou a história e voltou a atuar nela foi o ditador Fidel Castro,que contiua a lutar e batalhar pela sua patria CUBA.

    ResponderExcluir
  19. história vai além do que se ensina na escola...
    história é muito mais que uma simples matéria.poque história está em TODAS as matérias; porque história está na nossa vida...
    temos o poder de mudar nossa história, e mudar outras histórias...
    moldando um novo curso para o rio loongo de nossas vidas.
    atraves dos anos que se passam, em algum momento, deixamos uma marca,
    e isso se refletirá no futuro. porque talves sejamos lembrados e nossas idéias seguidas por outros no futuro.
    atraves do conhecimento desta disciplina incrível que é história, podemos ver os erros cometidos no passado, e entender o quanto isso nos afeta hoje;
    e não cometer os mesmos erros de tempos atras;
    e mudar a história; revolucionar e fazer dar certo...
    para não permitir que coisas tão importantes sejam jogadas numa lata de lixo, ou esquecidas no fundo de uma gaveta empoeirada.

    Nathália Sacha - 1ºEM - INSA

    ResponderExcluir
  20. Jean e Lucas
    Olá,gostaria de parabenizar o professor Rafael por ter criado este blog para os alunos.
    Eu acho que a ética ,não é unico fator que irá mudar a politica existem outros, mas se eles tivessem um pouco de ética iria mudar muito .

    ResponderExcluir
  21. com a história nós temos uma conscientização sobre os nossos antepassados. Nessas aulas de histórias nós aprendemos várias coisas que irá nos ajudar no futuro, exemplo: cidadania.
    aprendemos um pouco sobre religião e sobre tudo! história é um resumo de tudo :D
    Carol e Rafaela - 9º ano

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]