28 de fev. de 2008

PROJETO VOCÊ TEM FOME DE QUÊ? – Reflexão Política, um caminho para a Cidadania

Pensar sobre questões políticas é irrefutável em nossos dias e precisamos pensar sobre isso percebendo que a nossa participação política envolve reflexão e ações em prol da cidadania.

Não importa a idade, pois o que realmente vale é praticar a cidadania para que não nos deixemos levar pela falta de esperança que nos cerca e para que possamos mudar um pouco os rumos desse país.

Segue abaixo um texto de uma aluna do 1º ano do nosso Ensino Médio, Nathália Sacha, que reflete sobre a Juventude e seu papel na História, fazendo uma importante relação entre a Unidade 01 do nosso Livro da RSE, que tratou sobre Juventude e o próximo Capítulo do nosso estudo, que falará sobre política e cidadania a partir da Grécia Antiga.

Ao longo do ano, por conta do nosso Projeto sobre Política, iremos tratar sobre esst tema e esse belo texto é apenas o início de um longo caminho de reflexão.

AINDA TEMOS CONCIÊNCIA

Texto de Nathália Sacha


Vivemos uma sociedade atribulada
Um caos social de desigualdades e desequilíbrio
Olhos fechados, mente estagnada
Muitos lutam para continuar vivendo,
Mas muitos também simplesmente de fome, acabam morrendo...


Pessoas não sabem sequer o que é a vida,
Pelo fato de só verem morte pelos caminhos que passam
Há, contudo, até mesmo jovens
Dizendo ser impossível mudar esse rumo que tomamos


MAS SOMOS JOVENS

Velhos ou novos, somos jovens!
Enquanto quisermos ser...
Pra nós nada é impossível!
Nesta constante batalha pela vida
Temos o poder de revolucionar
Temos o mundo sob nossos pés
Nosso caminhar apenas se inicia
O mundo acabamos de conhecer
E ele, podemos e devemos mudar
Para melhor
Para que o nosso futuro seja melhor que o nosso
passado
Carregamos a esperança em nosso olhar
E a perseverança em nosso coração


AINDA TEMOS CONSCIÊNCIA
Se formos subordinados e manipulados
Por toda esta hipocrisia moralista
Cultivaremos a falta de crescimento, de união
Há uma ditadura à nossa frente
Bocas que se calam por vozes silenciosas

Nossa falta de crítica e nosso temor,
Nosso egoísmo ou nosso comodismo,
Permitirão que nossos olhos sejam cegados

E nosso coração trancado
Haverá um só caminho a trilhar
E talvez não seja um que escolhemos
Mas um pelo qual nos deixamos levar

16 comentários:

  1. Pois o texto fala como nós devemos agir ,mais não pensar em só nos mesmos mais sim em uma sociedade que precisa de mudança e aclama por nossa ajuda!afim de conseguir mudanças!
    Fabiane
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. curtimos muito ;]]
    achei muito realista todas as informaçoes jogadas no poema !
    não so aborda a vida em si mais aborda a sociedade em geral
    como agimos e levamos a vida no dia a dia

    beijonês theacher
    Érika Carneiro
    e Fernanda !

    ResponderExcluir
  3. Natália Ribeiro n°25
    Laís Diniz n°20 1°EM
    Realmente, hoje a juventude por viver num certo comodismo tem a idéia de que nada se pode fazer para mudar a relidade em que se vive.
    As pessoas acostumadas a ver na mídia escândalos de políticos envolvidos na corrupção acabam por nada fazer.
    A cidadania deixa cada vez mais de ser exercida por nós. Mudar esse conceito também depende dos mesmos.;)

    ResponderExcluir
  4. O texto da aluna Nathália Sacha
    foi uma critica sobre o que está acontecendo no mundo hoje.Falou tambem da desigualdade q esta ocorrendo com todo esse desiquilibrio que por pessoas fingirem que nao estão enxergando a realidade do mundo hoje elas acabam morrendo.
    A opinião do grupo sobre o assunto e q devemos cumprir com os nossos deveres e obrigações.

    Produzido pelos alunos Luiz gustavo e Guilherme do 1°EM.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela Merlim e Gleice Maiara 1ano EM

    O texto trata do nosso atual momento na sociedade,em que nós nos acostumamos em não se manifestar perante a terrível situação que passamos na política,na economia e em nosso meio social.
    Os jovens estão sem esperança e senso critico perante a corrupção,aos desvios de dinheiro,na situação que está a educação no nosso país,a pobreza, infelizmente várias pessoas ainda passam fome com tantas riquezas naturais que o mundo produz!

    ResponderExcluir
  6. Comentario do 1º EM

    Alunos:
    Bianca, nº:1 e
    Thobias, nº: 35

    Achamos um texto bem critico. Temos a certeza que é isso que falta para a atual sociedade.
    Ele toca num ponto importante que é o livre arbítrio, podemos fazer tudo o que quisermos, se isso vai ser bom ou ruim, depende somente de nós.
    Se acharmos desnecessário mudar e nos acomodarmos com o modo de vida de hoje, nunca evoluiremos, e passaremos a retroceder na cultura e inteligência.

    [b]DEVEMOS PENSAR NA SOCIEDADE, NAO EM NÓS ISOLADAMENTE!

    ResponderExcluir
  7. Carol Giupponi e Natalia Petermann
    n° 4 e n° 24 - 1° colegial

    As pessoas hoje em dia, estão acostumadas a se contentar com pouco, estão acomodados com a situação , e por falta de conhecimento e crítica propria, as vezes acabam deixando de opinar, e de progredir com suas atitudes.
    Um dos maiores fatores do mundo estar assim, é a atitude das pessoas de fechar os olhos.
    As vezes a maioria , até tem uma certa esperança, para um mundo melhor, mais ficam só no pensamento e não colocam nada em pratica.
    Não existe uma formula certa para solucionar isso, mais se cada um de nós, incentivarmos o próximo, e colocar nossa " esperança " em pratica, já vai estar ajudando muito.
    Falta opiniao propria, personalidade, e consciencia

    beijos..

    ResponderExcluir
  8. Realmente, hoje em dia, nao só os jovens mas todos estao com uma extrema falta d opniao,nos deixamos levar pelo o q a maioria e o q o mundo quer que vejamos.
    Por isso acabamos por deixar que as pessoas nos manipulem, contra a nossa vontade.
    Vemos pessoas passando necessidades e nao podemos fazer nada,pois o mundo nao quer q façamos...querem q gastemos o nosso dinheiro com os seus produtos caros e nao em função ao proximo.
    Enfim....achamos que o mundo poderia ser bem melhor se nao houvesse a ganancia que existe hoje...alias...isso é uma cultura q vem de antes,beem antes.!
    e cultura é cultura...nesse caso...infelizmente!

    Roberta Ávila - 31
    Sara Moraes - 32

    ResponderExcluir
  9. Mayara ; Nathália Vasconcelos
    1º E.M.

    o texto está muito bom, descreve exatamente a sociedade em que vivemos atualmente. Algumas pessoas gozam do poder da liberdade e das oportunidades que a vida lhe oferece, enquanto outros nem sabem a quê vieram ao mundo, pois sofrem muito e vivem de adversidades. Quanto à isso devemos exercer nosso papel de cidadão, tanto eu como vocês e toda a civilização para que haja mais justiça, menos desigualdades e o bem-comum . :)


    sacha, nós te amamos !

    ResponderExcluir
  10. o texto está se referindo a nossa vida de hoje que esta sendo manipulada pela midia que influencia diretamente nossa mente, fazendo-nos agir de forma impensada e mudando noss comportamento e pensamento diante da sociedade.


    Por:Vinicius "Tio Shox", Thales "Aspira" e Keller "Slayter"

    ResponderExcluir
  11. A sociedade em que vivemos hoje está "desequilibrada". Para muitos a vida não tem mais sentido devido a problemas como a fome que vem atingindo grande parte do mundo, a violência que acaba com o "sonho" da população por não saber o que virá amanhã.
    Mesmo que muitos não acreditem os que mais tem "poder" de mudar essa situação somos nós, jovens. Se não quisermos "entrar" em uma ditadura de novo temos que revolucionar para não nos deixemos levar!

    Lillian Lopes n°21 ; Yoko Yamasaki n°33 ; 1ºEM .

    ResponderExcluir
  12. Em nossa opinião o texto aborda varios assuntos como a desigualdade em nossa sociedade,fala que nós estamos fechando os olhos para o que esta acontecendo em nosso país,os jovens que hoje em dia tem muita força não estão dando atenção muito menos dando sua força para mudar o país.E o texto também da uma lição de moral para todos nós,jovens,adultos,idosos,que o mundo não está acabado e que ainda podemos lutar para o melhorar.


    Paulo Capucho 1ºEM
    João Fili Nº13
    Edgar Nº05

    ResponderExcluir
  13. Joao Vitor 1 EM
    Reinaldo Luiz Siva Junior 1 EM

    Vivemos em mundo de muita desigualdade tanto racial,quanto social, onde as pessoas sao descriminadas,por sua condiçoes financeiras ou por nao ter uma boa oportunidade mas churk e joao estao aqui pra fala dos poblemas da sociedade que nao exige e nao corre atraz dos seus direitos e deveres. Ser cidadao hoje em dia é um direito de todos nos,que lutamos por u ma liberdade de vida e expreçao ,mais para nos cidadania nao e dever e apenas um geito de aprender com as dificuldades impostas pela sociedade ond a vida e liberdade de muita luta e dignidade . deixamos nossa rima pra galera do 1* churk e joao lutando por seus direito

    ResponderExcluir
  14. \Nossa ultima letra do alfabeto no teclado esta com problema por isso substituiremos pelo "S" :D /


    o texto trata sobre um dos problemas mais abundantes na sociedade atual, que é a desigualdade social. As imagens nos retratam as diretas já que foi uma mobili"s"ação em prol das eleiçoes diretas. Voltando na sociedade em que vivemos a desigualdade social esta em todo o lugar, e como cidadãos devemos reindivicar tanto nosso direito e cumprir com o nosso dever para extinguir esse problema tao ruim ha humanidade. E para melhor ocorrer nos jovens da atualidade devemos ter plena consciencia de que isso é errado e ter personalidade forte para conseguir mudar esse quadro !

    Karime e Juliana 1°EM eeh nóis xD

    ResponderExcluir
  15. Mariane e Marcella!
    Muito legal e interessante o texto,
    fala bem das coisas como são hoje em dia.

    ;*

    ResponderExcluir
  16. A vida moderna é muito agitada, as pessoas lutam pela sobrevivência, há muita competição, e assim não percebem o que acontece ao seu redor. Por outro lado há pessoas que vivem com o mínimo, e sem condições, acabam morrendo.
    "Somos todos jovens”, ou seja, todos têm o desejo de mudar e se quiserem podem, mas não lutam contra o sistema. Todos se acostumaram com essa desigualdade, com essa injustiça.

    Isadora A. M. Duque nº.16 9ºano

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]