18 de set. de 2008

Cidadania e Poder

9º ano EF
texto de Rafael Noronha

Ao longo do ano estamos vendo que a questão da democracia e da cidadania esteve sempre subjugada às questões do poder. Começamos viajando para a Grécia e como estes conceitos surgiram por lá, depois passeamos relembrando que a cidadania esteve ausente na época medieval e na época dos senhores do bolo de cereja... Ops... na época dos reis absolutistas até a Revolução Francesa.


Grécia Antiga - o início da idéia de CIDADANIAA Revolução Francesa de 1789 trouxe à sociedade a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do CIDADÃO


Estudamos as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, percebendo que em nome do poder o Homem chega a extremos inimagináveis, como o Holocausto, as bombas atômicas e a corrida armamentista em nome de ideologias, terras e poder!
A Bomba Atômica colocou um fim na Segunda Guerra Mundial e deu início à Guerra Fria


Vimos o Brasil do “Café com Leite”, de Vargas, de J.K. e Jango, além, é claro, de uma longa viagem na época da Ditadura Militar.
A Era Vargas - Entra a ditadura e a ampliação dos direitos dos trabalhadores - Na foto, ele está com as mãos sujas de Petróleo, na época em o Brasil descobriu os primeiros poços. Será que o LULA se inspirou em Vargas no lançamento do Pré-Sal?
Inauguração de Brasília em 1960 - Tempos de Democrácia com J.K.

Acabamos de ver os conflitos atuais na América Latina e no Oriente Médio, passando pelo o 11 de Setembro com o polêmico documentário “Fahrenheit” de Michael Moore, nos fazendo pensar sobre as relações de poder nos EUA.
11 de Setembro de 2001 - um marco na História recente da Humanidade
Capa do polêmico filme de Michael Moore



Estamos caminhando para encerrar nossos estudos no Ensino Fundamental e antes de nos aventuramos pelo Ensino Médio continuaremos nos aprofundando sobre as questões de cidadania na História.

Estudaremos os conflitos rurais e urbanos no Brasil, em especial, no início da República e encerraremos o ano falando de globalização, neoliberalismo e juventude.


Cena do Filme "Guerra de Canudos" - movimento social no início da República Lampião - líder do Cangaço no BrasilRevolta da Vacina, em 1904 - durante o Governo de Rodrigues Alves
O avanço tecnológico trouxe vantagens para o Homem, mas o Aquecimento Global, também denunciado no filme "Uma Verdade Inconviniente", é um resultado negativo para todos nós!

Para entendermos melhor sobre a difícil conquista dos direitos, dê uma olhada no SITE http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Brasil/texto/texto_2.html, veja alguns dos Direitos do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA - LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 e reflita: qual a importância de vocês conhecerem os seus direitos?
18 anos do ECA! Conhecer os seus direitos é fundamental para construírmos uma outra sociedade!

12 comentários:

  1. Fla fessor ...

    Felipe Augusto e Felipe Souza
    Entedemos que :
    A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação; e que para conquistar o poder o homem é capaz de atos inimaginaveis, como a destruição e a guerra .

    ResponderExcluir
  2. André Reis
    blz ?
    Bom,eu acho q se nos ñ tivessemos direitos nós ñ iriamos poder fazer nd,iria ser um por um e deus por todos.
    Ñ poderiamos reclamar de nd.
    flw
    wabra

    ResponderExcluir
  3. Elisa, Thaís 9º ano

    A importância de conhecermos nossos direitos é fundamental para termos voz ativa e para protestarmos contra aquilo que está errado na humanidade.
    Também para termos mais liberdade, para sabermos oq é certo e errado e tbm obedecer as leis propostas. =]

    ResponderExcluir
  4. Júlia e Carol - 9º Ano

    O texto diz sobre grandes acontecimentos ocorridos. Acontecimentos que marcaram a história da humanidade.
    Essas guerras, desfizeram muitas familias e mataram muitas pessoas inocentes.
    Esses fatos não morreram no coração das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente queriamos elogiar o blog que está muito bom , e que eu vo estuda por ele na prova .=D
    huahuauhuhahu
    Nós achamos que é importante a gente saber nossos direitos , porque qando a gente menos espera aparece situações que devemos usa-los !
    Exemplos : Muitas crianças por ai são exploradas sexualmente ganhando um misiro dinheiro pra ajudar na renda da familia .
    Muitas crianças por ai trabalham no sinal, em trabalhos rurais e nao estudam para ajudar financeiramente a familia , qando um jovem nao estuda , ele esta acabando com o próprio futuro.
    Muitos jovens por ai entram nas drogas porque , apanham em casa e outras coisas .
    Entao sabendo nossos direitos nós podemos fazer oque qeremos ou nao,(de acordo com nosso direito ) principalmente na politica tendo voz ativa ou não!!
    By : Gabriel Almada (BIRO)/ Breno

    ResponderExcluir
  6. Fla aí rafael fmz??
    Vamos deixar um comentario show de bola!!!

    Nossa resposta sobre a pergunta é:

    A importância de conhecermos nossos direitos é que,se conhercermos os mesmos poderemos reinvindicar nossos pensamentos sobre uma ideologia mais justa e mais ampla e igual.
    O ECA (Estatuto da criança e do adolescente)diz que toda a criança e adolescente tem liberdade de se expressar,viver,aprender,ter boa saúde entre outros fatores.
    Os 267 artigos nos mostram que os adolescentes e as crianças merece uma vida mais justa e com cidadania a favor deles.

    flw Rafael leia o nosso comentário

    by: 9ºano
    Lucas
    André Aguiar

    ResponderExcluir
  7. Olà pessoal!!!
    rafael ficou muito legal o resumão que vc fez sobre nossa matéria.
    No começo apredemos sobre a Grécia Antiga,onde a cidadania esteve ausente nessa época.um pouco mais tarde aprendemos sobre a revolução francesa que foi um resumo do que aprendemos na 7ªsérie.aprendemos sobre as guerras mundiais,onde não trouxe nenhum benefício,mas a morte de muitas pessoas inocentes,tendo como final da segunda guerra,o estados unidos mandou duas bombas atômicas no Japão que trouxe a pior ataque ja visto.depois houve a guerra fria. "guerra armamentista",depois a ditadura.E alguns anos atrás o 11 de setembro.E como resposta a pergunta,é muito importante nós sabermos que diretio a gente possue ,pois assim podemos lutar por nosso direito sendo social,político ou economico.
    Fábio Henrique, 9ºano

    ResponderExcluir
  8. Gabii e Elisângela! ;D

    Oii Raf's!

    Nós achamos que é muito importante
    cada um saber dos seus direitos para poder se expressar diante das situações!
    Também achamos importante saber dos acontecimentos da história para saber do nosso passado!

    ;* Beijos!

    ResponderExcluir
  9. mael n°17, leticia n°19

    Devemos conhecer nossos direitos para conquistarmos nossa liberdade e assim fazer a verdadeira democracia.
    Mas para conquistarmos nossos direitos devemos cumprir as leis propostas e assim lutarmos por eles. =)
    Saluto ! grazzie
    falo aew veiw td de bom pa familia
    boas festas
    se mata mael --'

    ResponderExcluir
  10. Valentin nº 27777
    Marcos nº 222222

    Através do que estudamos nesse trimestre pudemos perceber qual éa importancia dos direitos para uma naçao ou grupo.
    Na época do bolo de cereja ( vc gosto msm ne profesor), Idade Media, o povo obedecia a um poder absoluto ou concentrado e nao se podia expressar opiniao própria e ninguém exercia os próprios direitos.
    Nós devemos exercer nossos direitos porque só assim vamos poder lutar por aquilo que n´s achamos certo, Não precisando obedecer um poder que nos apresenta uma forma fixa de governo.

    Falou
    Como disse o Jamaica:
    "wabra"

    ResponderExcluir
  11. CIDADANIA E PODER:A Cidadania surgiu na Grecia,porem foi so reconhecida com a revoluçao Fracesa.Percebemos com as guerras mundiais e guerra fria que a cobiça do homem pode chegar a extremos inimaginaveis vimos tambem a falta de cidadania no Brasil a ditadura militar.Estudamos os conflitos da america latina e do oriente medio e o atentado de 11/9 e o filme polemico de Roger Moore que mostra fatos intrigantes sobre os conflitos atuais.
    Felipe Neves Nº10
    Adilson Albino Nº1
    9º ano

    ResponderExcluir
  12. A importância de conhecermos nossos direitos é que,se conhercermos os mesmos poderemos reinvindicar nossos pensamentos sobre uma ideologia mais justa e mais ampla e igual.
    O ECA (Estatuto da criança e do adolescente)diz que toda a criança e adolescente tem liberdade de se expressar,viver,aprender,ter boa saúde entre outros fatores.
    A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação
    Antonio e Mateus 9º ano

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]