23 de set. de 2009

Brasil e França:Uma Relação Histórica e Cultural

texto de: Rafael Noronha

O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com a intenção de aprofundar as relações dos dois lados no campo cultural, acadêmico e econômico. Para nós serve também para percebemos como essas duas nações possuem ao longo do tempo importantes aproximações.
Na colonização o desejo dos franceses em tomar parte das novas terras, por razões religiosas, políticas e comerciais. No século XVIII o Iluminismo inspirou em 1789 dois movimentos importantes: a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa. Das guerras Napoleônicas à influência maçônica, se fez a nossa Independência em 1822. A proclamação da República em 1889 tinha no Positivismo (Ordem e Progresso) a base ideológica.

Isso sem falar na influência cultural, literária, arquitetônica (na imagem abaixo a Avenida Rio Branco no início do século XX - Paris como modelo), etc. Nessa troca entre França e Brasil, temos muito de lá e muito daqui se espalhou pelo mundo.


O seu desafio é ampliar no comentário a importância de se celebrar o ano da França no Brasil a partir desse texto, do que foi falado em sala de aula e a partir da leitura desse texto complementar: Que influências do pensamento francês ainda estão presentes no Brasil? (clique aqui pra ler)

= ]


13 comentários:

  1. O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com a intenção de aprofundar as relações dos dois lados no campo cultural, acadêmico e econômico. Para nós serve também para percebemos como essas duas nações possuem ao longo do tempo importantes aproximações.

    ResponderExcluir
  2. Brenda e Bruninho 8ºA nº 03,04
    com esse texto que acabamos de ler,chegamos a conclusão que:o Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.
    Para isso, foram realizados centenas de eventos em todo o país, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que deram ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo a cultura daquele país.

    ResponderExcluir
  3. O ano da França no Brasil serviu para aprofundar as relações dos dois lados no campo cultural, acadêmico e econômico.
    O texto fala que em 1789 ocorreram dois eventos importantes para a historia tanto do Brasil quanto da França: no Brasil a Inconfidencia Mineira e na França a Revolução Francesa.
    Nome: Tainá nº: 14
    Taynara nº 17 8º ano A

    ResponderExcluir
  4. Hoje no Brasil a várias influências francesas, como exemplo:
    - Cristo Redentor
    - Os custumes
    - Tradições
    - Alimentos.

    No Brasil as influências mudaram muito nosso dia a dia e eu acho o texto muito bom.

    de: [b]~JuNiNhO- e Lucas S.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia,a França esta tendo interesses em comercializar com o Brasil e antigamente a França tinha interesses em colonizar o Brasil porque tinha muitas riquezas.
    A França nunca perdeu sua presença no Brasil temos como exemplo a cidade de São Luiz ( maranhão), outra cidade de exemplo é Rio de Janeiro que herdou a beleza francesa como o cristo redentor que foi uma obra do escultor franco-polonês Paul Landowski



    O Brasil é o 10º país entre os beneficiários dos investimentos franceses
    Os investimentos franceses no exterior estão fortemente concentrados nos países da OCDE. Todavia, com fluxos da ordem de 2,2 bilhões de Euros em 2001 (2,4% do total), segundo o Banco da França, o Brasil mantém-se em 10º lugar entre os países que recebem investimentos franceses. Esses fluxos estão voltados essencialmente para os setores de serviços às empresas (1,363 bilhão de Euros, ou cerca de 63% do total dos fluxos de investimentos franceses no Brasil) que, desde 1997, vêm mantendo uma tendência de crescimento; de intermediação financeira (368 milhões de Euros, ou cerca de 17%); e de indústrias manufatureiras (325 milhões de Euros, ou 15%), especialmente nas indústrias agrícolas e alimentares (156 milhões de Euros).
    O estoque de IDEs no Brasil é muito substancial. No final de 2000, o Brasil era o primeiro país emergente a se beneficiar dos investimentos diretos franceses (e o 12º entre todos os países, incluindo a OCDE), com 7,3 bilhões de Euros (1,6% do estoque total), bem à frente da Argentina (5 bilhões de Euros), a China (1,8 bilhões de Euros), o México (1,1 bilhões de Euros), ou o Chile (920 milhões de Euros). Os principais setores econômicos a receber investimentos são: a intermediação financeira, com cerca de 1,4 bilhões de Euros, ou cerca de 19% do estoque total, os serviços às empresas (1,2 bilhões de Euros, ou 17% do estoque total), a indústria mecânica e o setor de eletricidade, gás e água, cada um com 0,7 bilhões de Euros e mais de 10% do estoque total.

    ResponderExcluir
  6. O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países,como essas duas nações possuem ao longo do tempo uma grande aproximaçao.
    Na colonização os franceses queram tomar de terras ,por razões religiosas,comerciais e políticas.
    tem aver também com o ILUMINISMO que
    'influenciou' na Inconfidência Mineira.[=
    O primeiro contato com os fraceses foi por volta de 1503-1504 uma passagem breve,quando volto a França levou com ele um ameríndio e muitos papagaios, e ficou conhecida na França como terra dos papagaios.

    Lucas Indio

    ResponderExcluir
  7. Bom, em minha opinião o ano da França no Brasil é uma importante comemoração para se celebrar, pois, foi própria França que constituiu parte da herança histórica do Brasil e deixou varias marcas no Brasil como:
    *Arquitetura;
    *Gastronomia;
    *Religião
    *Sotaques (ex: cariocas... etc.);
    *Estilo de vida;
    *Costumes;
    * E resumindo tudo isso CULTURAS...

    ResponderExcluir
  8. A importância de celebrar a importância do ano da França no Brasil é porque a França contribuiu para a criação do Brasil, principalmente na cultura ( isso sem falar na influencia arquitetônica e literal ). Mas ajudara também no Brasil atualmente na economia, nos campos cultural e acadêmico.
    A França é um tipo de modelo para o Brasil. A França também foi de grande inspiração para os pensadores de todo o mundo. E a maior forma de se aproximar mais o Brasil da França é por meio do ano da França no Brasil.
    Viviane e Tália ;]
    nº20 e 15
    8º ano A

    ResponderExcluir
  9. Prof Rafael . Gostei muito da materia do ano da França no Brasil.
    Como ja dito foi ua iniciativa dos dois governos.(Cultural,economico e acadêmico)
    Desde o descobrimento do Brasil a França ja tem história como Brasil.
    A França é um país que inspira muitas pessoas com ideias de direitos humanos e revolucionários.
    O ano da França por sua vez visa consolidar esta presença valorizando a competência.
    O Brasil herdou muitas coisas da França , como,cultura,literatura,carnaval,música,arte,macumba,beleza das cores entre outras.
    Os francêses tambem tem importancia nos eventos do calendário:Festival de Ópera de Manaus; a Virada Cultural e a São Paulo Fashion Week, na capital paulista; as festas do dia da Independência (7 de Setembro), em Brasília; o aniversário da cidade de São Luís (8 de Setembro); a Feira do Livro em Porto Alegre e o Festival Mundial do Circo, em Belo Horizonte.
    Bruno Mendes n 5 8 Ano

    ResponderExcluir
  10. Temos que comemorar os 100 anos da França no Brasil, pois deixaram muitas coisas boas aqui, por exemplo foi um francês que construiu o Cristo Redentor, que hoje é uma dos monumentos mais importantes do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Depois de um longo tempo de tentativas de aproximar Brasil e França, esse ano acontecera em três capitais brasileiras a semana Franco-Brasileira que terá como grande importância no estimulo da educação,promovendo intercâmbio para estudantes,ofertas para inovadoras atividades em expansão...

    Tatiana-16
    Isabela-08
    8°ano A

    ResponderExcluir
  12. Alunas: Victória e Agatha
    Número: 19 e 22
    Série: 8º ano A

    “O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.”
    Gostamos muito do texto.
    Gostamos de saber que a França não era inimiga do Brasil, mas sim de Portugal. Mais que ela queria fazer parte do Brasil.
    Coisas boas: que o Brasil então, herdou da França coisas como o carnaval, a ,musica, a arte, a macumba, a beleza das cores, entre outras.

    ResponderExcluir
  13. Fernando- nº: 6 - 8º ano A29 de setembro de 2009 às 10:47

    Em 2005 houve o ano do Brasil na França!
    Lá foram mobilizadas mais de 2 milhões de franceses e obteve um grande retorno da mídia...O resultado foi um aumento de 27% dos turistas franceses no Brasil...
    Com o ano da França no Brasil... Provavelmente haverá um melhor reconhecimento da cultura francesa aqui no Brasil... O turismo pode não aumentar à esse ponto...Mas com certeza haverá muito mais influência francesa em lugares distantes do Brasil tanto artísticos, quanto musicais quanto festivos...

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]