21 de set de 2009

ENEM 2009

O 3º ano EM teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com as apresentações dos grupos (fotos mais abaixo) sobre o tema e com a resolução das questões realizada e explicada pelos próprios alunos. O foco foram as questões de Ciências Humanas.

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

Principais objetivos:
- democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior
- possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Segundo o MEC:
- A prova terá questões com níveis de complexidade diferentes. Na hora do teste, os candidatos não saberão quais questões valem mais ou menos pontos. Todas terão passado antes por um pré-teste (aplicado pelo MEC em escolas e universidades) para comprovarem o grau de dificuldade e o perfil do aluno que as acerta.
- Assim, elas serão ordenadas nos níveis fácil, intermediário e difícil.
- Dessa forma, será possível acertar menos e ter pontuação maior.

- A proposta é acabar com a decoreba. Pela proposta, a ideia não é cobrar conhecimento enciclopédico. Ou seja, os testes não deverão conter pegadinhas sobre anos ou dias de determinados fatos históricos.
- O que será cobrado do candidato é o conhecimento aprofundado da história, da relação entre os fatos e as implicações do conhecimento do passado no presente.
- As atualidades servem como "gancho" para formular um teste ou para o tema da dissertação.
Sempre é bom estar informado, para ter facilidade ao elaborar relações entre conteúdos e construir argumentos em um texto.
- Sempre é bom estar informado, para ter facilidade ao elaborar relações entre conteúdos e construir argumentos em um texto.
Outras Dicas:

- Uma das principais exigências é que o aluno seja capaz de entender o conteúdo do ensino médio de forma interdisciplinar e contextualizada com os acontecimentos da atualidade.

- Saber o que está acontecendo no mundo pode ajudar na hora de fazer a redação do Enem.

- Criatividade, visão crítica e conhecimento sobre os temas da atualidade é o que a redação do Enem vai exigir dos alunos. Para conquistar uma boa nota, é preciso defender um ponto de vista e usar bons argumentos.

- Há a necessidade da combinação de 3 fatores para que se obtenha realmente uma boa preparação para o ENEM e vestibular: estudo, disciplina e organização.


Dicas para História:


- Comparação entre passado e presente. Exemplo: gripe suína e gripe espanhola.
- Atenção aos grandes temas

No link do 3º ano há um material de apoio com outras observações sobre o novo ENEM e as questões divulgadas pelo MEC na área de Ciências Humanas !


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