9 de nov. de 2009

1º ano – Roteiro de Estudo

Simulado – 21/11 – Conteúdo: Capítulos 5 e 7

O Estado Moderno Absolutista conseguiu se firmar na passagem da Idade Média para a Idade Moderna por meio do equilíbrio de forças entre a nobreza e a burguesia, dominando as duas classes, em especial a primeira.

Estude os pensadores do Estado Moderno – capítulo 7 (vocês fizeram Seminários sobre eles)
Veja no caderno ou pesquisa na Internet sobre a chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698), que fez triunfar na Inglaterra as ideias liberais, praticamente um século antes do que iria acontecer na França e em outras partes da Europa. A sua principal consequência foi adoção do parlamentarismo.
Vale a pena resgatar o significado de Mercantilismo passado no quadro!
Iluminismo – RAZÃO – oponha-se ao absolutismo, ao mercantilismo, à limitação da propriedade privada e à falta de direitos. No capítulo 5 do nosso livro leia sobre os pensadores do Iluminismo.
REVOLUÇÃO FRANCESA – estude as ideias gerais de cada etapa. Perceba que só no ano de 1789 três momentos foram importantes: primeiro com os girondinos, depois com o povo (sans-culottes lideram a queda da bastilha) e depois novamente com os girondinos, consagrando o processo revolucionário que se encerraria apenas em 1799, com ascensão de Napoleão.
A Revolução Francesa, entre outras coisas, consolidou o capitalismo, apagou de vez qualquer resquício feudal e priorizou a industrialização na França.
Reflita sobre a importância da "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", de 1789
Estude os agrupamentos políticos e seus ideais – Girondinos e Jacobinos.
Ok. Assembleia não tem mais acento! Ignore o acento que estiver na prova! VALEU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]