9 de nov. de 2009

2º ano – Roteiro de Estudo

Simulado – 21/11 – Conteúdo: Capítulo 8, Material de Apoio sobre História do Brasil passado no começo do 2º semestre e matéria do caderno (Processo de Independência, Brasil Império e Início da República no Brasil).

O ideário Iluminista teve espaço no Brasil Colonial em movimentos sociais. Vale a pensa resgatar esse ideário para entender por que ele foi utilizado no Brasil às vésperas do processo de independência.

Um claro exemplo disso foi a Inconfidência Mineira, que se oponha à Coroa Portuguesa e se inspirava na Independência dos EUA.

Veja a importância da Abertura dos Portos (1808) para o Brasil

Estude sobre o Processo de Independência do Brasil, que foi passado em sala de aula.
Estude sobre a Constituição de 1824 – passada no quadro.
Primeiro Reinado e Período Regencial  Momento de conflitos e crises, superados com a Economia do Segundo Reinado  aprofunde um pouco esses temas.
Quais os fatores que levaram à República no Brasil? Responda essa questão e entenda melhor esse processo explicado no último dia 16/11.

República no Brasil  manutenção de um Estado sem participação do povo nas decisões.
República Velha - República da Espada até 1895 e República do Café-Com-Leite até 1930.
Café  impulsionou o início da Indústria em São Paulo e no Brasil, de modo geral. No Capítulo 8 vale pena estudar a trajetória doa indústria no país, a partir de uma visão panorâmica, sem entrar em detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]