9 de nov. de 2009

8º ano – Roteiro de Estudo

Prova Trimestral: 19/11 – Conteúdo: Unidade 3

Absolutismo – todo poder estava concentrado nas mãos dos reis, que tinham o seu poder, segundo tradição, pela legitimação divina, ou seja, eram os representantes de Deus na Terra. Equilibravam o seu poder por meio da nobreza e da burguesia, esta última recém surgida.

Iluminismo – ideia de liberdade, igualdade e fraternidade contra o Absolutismo. Os pensadores de origem burguesa defendiam liberdade para as atividades econômicas sem a intervenção do Estado.

Revolução Inglesa – dividida em duas fases, conseguiu acabar com o Absolutismo clássico na Inglaterra, tornando o Parlamento soberano político.

Revolução Industrial – favorecida pela lei do cercamento na Inglaterra, pelo capital excedente, pela ciência e pela matéria-prima disponível, introduziu inovações tecnológicas ao processo produtivo, produziu a superioridade do capitalista na produção social e o aumento demográfico nas cidades, fortalecendo ainda mais a burguesia.

Revolução Francesa representou em suas fases profundas mudanças na História da Humanidade, moldando a nossa sociedade contemporânea. Trouxe a possibilidade da cidadania e o fortalecimento do capitalismo. Ela também representou o fim do Antigo Regime, a eliminação das práticas feudais e a criação de instituições impulsionadoras do capitalismo.

 Ao estudar busque ampliar a ideia da importância histórica da Revolução Francesa para a atualidade com exemplos.

PARA ESTUDAR – Aprofunde as ideias abaixo, em especial as em destaque:

Capitalismo fortalecido = Imperialismo = Guerras Mundiais = Oposição ao Capitalismo = Socialismo = Revolução Russa = Guerra Fria = Revolução Cubana = Revolução Chinesa.

Socialismo Científico ou Marxista:

 Contestação ao Capitalismo.
 Promoção do bem comum.
 Meios de produção são coletivos / estatais. (Não mais privados).
 Economia Planificada.
 Fase intermediária para o Comunismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]