9 de nov. de 2009

Qual o Legado da História?

Professor Rafael Noronha = ]

A História é feita por pessoas como eu e como você, por pessoas como nós, que sentem, choram, se alegram e se confraternizam. Pessoas que partilham amizades e tantas outras que não sabem construir uma sociedade harmoniosa.

A História não serve para nada se ficar apenas no passado, por isso o grande legado dela pode ser o de nos fazer compreender o presente, de nos fazer pensar o futuro e de entender o quanto o Ser Humano é capaz de inventar e recriar a sua realidade.

Você faz parte da História, juntos reinventamos as nossas vidas e as nossas escolhas nos levam para o futuro. O que deixamos para os outros é o nosso legado ( a nossa herança ), que em um momento de tantas crises e problemas, precisa ser um legado de celebração à vida e à paz.
.
Estamos encerrando o ano e muito foi feito.

Aprendemos, erramos, nos emocionamos, enfrentamos grandes desafios, fizemos novas amizades e vivemos momentos inesquecíveis. Enfim, deixamos marcas e fomos marcados por pessoas que nos fizeram bem ou não. Por isso tudo, eu agradeço por esse ano, por tudo que rolou e por tudo que ainda vai acontecer nessa reta final. OBRIGADO!

E para acabar, eu deixo dois questionamentos para pensar:

Qual o legado da História?

E qual o legado que você está construindo em sua vida?

= ]

26 comentários:

  1. Professor ,

    Aqui é o professor Yuri, te encontrei no blog mesmo. Dá uma olhada no blog www.bloghistoriacritica.blogspot.com. Se quiseres colaborar com materiais está aberto.
    Abraço,

    Prof Yuri Almeida

    ResponderExcluir
  2. a história é feita por várias pessoas, que dexam de geração em geração sua marca. pessoas importantes, ou que com o tempo se tornam importantes. algumas nem imaginavam que nos dias de hoje seriam temas de aulas, e que fariam parte da história e também que colaborariam para estudos posteriores.

    meu legado tento construir, eu acho, a cada dia e eu espero que tudo que eu penso de certo. mais quem sabe, agnt nao pode prever o futuro.

    caio mariano 2ºEM

    ResponderExcluir
  3. Oi rafael :)
    Bom acho que a historia desde sempre deixa algo, seja uma guerra, um fato real, que no futuro terá uma grande importancia, dando quem sabe muita sabedoria e conhecimento as outras pessoas. Essas coisas deixadas pela historia tem tamanha importancia para entendermos como chegamos até aqui e muitos dos que deixaram algo na historia antes, podiam ser como nós.
    Acho que nos tambem devemos deixar nossa marca na historia e nao sermos qualquer seres humanos, e sim seres que fazem e farão historia. Por isso devemos dar sempre nosso melhor.

    Mariane Veiga, n°23 - 9° ano

    ResponderExcluir
  4. A história é contruida de pouco a pouco, não é de um dia pro outro.. e pode ter certeza que cada um de nós fazemos parte disso, seja pobre, rico... enfim TODOS!
    é claro que tem pessoas que se tornaram muito importantes para a história e hoje em dia, são falados frequentemente pelas pessoas de diversos lugares.

    O meuu legadoo acho que é de ser cantora,uma celebridade!asiuaoiusoaus to brincando... bem eu acho que de fazer com que a mudança aconteça a cada dia, mais e mais e claro sempre pra melhorar,
    e com isso fazer com que a minha "história" seja lembrada pelo menos pra mim, como uma historia divertida.. e boa e que sirva de exemplo, pra uma próxima geração.. rsrs quem sabe neh ?! ;x bem é isso... beijinhos Rafael...
    até mais ;)


    by: Juliana Guimarães Martins 2ºEM

    ResponderExcluir
  5. Alícia Milhorance - 9°ano

    O legado da história é principalmente o estudo do passado pra entendermos o presente e mudarmos o futuro, é isso que eu entendo quando se fala em estudo de hitória!

    ResponderExcluir
  6. e ai Rafael
    foi um dos melhores texto q li esse ano concordo com oq vc disse, passei principalmente por muitos desafios e ainda estao por vir muitos vlw obrigado por me ajudar naum so na materia de historia e geografia mas como em uma liçao pra vida toda espero fechar esse ano com chave de ouro pra nos e a sala comemorarmos a nossa chegada ao ensino medio e deixar boas vindas pro nono ano q esta por vir vlw

    Mateus Eduardo Ricci n°24

    ResponderExcluir
  7. Rafaeel Fortaao!!! ;)

    Acho que é cada pessoa em individual que tem toda a capacidade de se impor na sociedade para mudar a história e exigir seus princípios. A pessoa tem que ter o sentimento patriotra e lutar pelo bem de sua patria.Nós vemos na historia as revoluções feitas pelos jovens como a luta contra a ditadura e o movimento dos cara-pintadas, e acho que devemos tomar isso como exemplo, pois isso nos mostra que nós temos a capacidade e a necessidade de mudar o mundo. Acredito que esse poder é legado principalmente ao jovem de hoje.È nele que está o futuro do mundo.Ele deve construir sua propria historia e deixar sua marca nela.

    Jorge Senne n°16 9°ano

    ResponderExcluir
  8. clarice marcondes 9º ano

    A História não vive so de passado, por isso a grande importancia é compreendermos o presente, e com isso tentar mudar o futuro, e com isso mostra com o o humano sabe recriar a sua realidade.
    Todos fazemos parte da História, todos reinventamos a história do mundo e tudo isso modifica as nossas escolhas que servira no futuro. E o que tentamos deixar para os outros é uma história boa, mesmo que em um momento de tantas crises e problemas,fazemos de tudo pra aproveitar e tentar mudar tudo isso.
    beijos..

    ResponderExcluir
  9. muitas pessoas por aí, dizem não ver importancia alguma no estudo de História.
    mas é a partir do estudo da história que se passa a compreender as fundamentações da nossa propria vida: as transformações; a transitoriedade das coisas.
    valorizar o presente é necessário, pois tudo vai acabar, mais cedo ou mais tarde. mas dar valor às lembranças, ao passado, à história é fundamental! pois é a partir dele que moldaremos o nosso futuro! e é por meio dele que conseguimos ver o quanto evoluímos durante nossa vida!(ou não rs)

    a herança que a história deixa é única pra cada um, pois cada um vê o que pode tirar para si, do legado cultural que é capaz de observar. as interpretações da história são diferentes, e portanto, as lições tiradas delas também serão.

    cada um está aqui por um motivo. cada um tem um caminho único para seguir e assim também é com a herança que deixará.
    busco tirar as lições fundamentais para contruir a minha vida,sem pensar tanto no legado que será registrado. memórias boas servem para ilustrar que na vida momentos de lazer são inesquecíveis e proporcionam, mesmo muito tempo depois, boas sensações.
    mas momentos ruins ou difíceis, como quando quebramos a cara com pessoas que achamos que realmente poderíamos confiar e que poderiam ser verdadeiros amigos, também é algo de extrema importancia, pois nos ensina a aprender difíceis lições e não nos deixar cometer o mesmo erro novamente.

    a história está aí para nos mostrar isso. pena que poucos vêem.

    Nathália Sacha. 2ºEM. Nº30

    ResponderExcluir
  10. O legado da historia sao os acontecimentos acontecidos no passado, que nos servem para estudarmos o passado e entedermos o futuro, assim sem a historia nao somos ninguem, quem sao nossos ancestrais? o que aconteceu no passado? essas e muitas outras perguntas que nao podemos ficar sem respostas e o legado é que podem nos responder.
    E o meu legado que deixo principalmente para o futuro 9°ano é que curte bastante, estudem muito pois essa fase é inesquesivel, e estou construindo meu legado para que posso relembrar no futuro e para que meus sucessores conhecerem a historia do passado.

    Isabella Mariano - n°13 - 9°ano

    ResponderExcluir
  11. Acho q a história sempre deixa algo para nós,mas o legado da hitória é principalmente o estudo do passado para entendermos o presente e tentar mudar o futuro, de alguma forma pra melhor...


    Tarcisio Nery N:35 9Ano

    ResponderExcluir
  12. Eae Fael xD

    Desde muito tempo atrás, varias pessoas como nós não imaginavam que fariam hitória, algumas até sim, mas não imaginavam que seriam motivo de muitas aulas.Todas com suas atitudes fizeram de alguma forma, o mundo que é hoje e se muitos dos direitos que existem são fruto de conquistas dessas pessoas.
    Por isso devemos sempre ser melhores pessoas sempre, para que assim possamos continuar a fazer essa HISTÓRIA

    Rodrigo Silva N°33 9°ANO

    ResponderExcluir
  13. Falaa Rafael! :D

    Bem...
    Vejo que a construção da historia durante todo esse tempo tem como legado mostrar diversos fatores que contruibui para melhor entendermos a sociedade atual, quais os aspectos que influenciam nossas caracteristicas e pensamentos e o quanto o ser humano evoluiu como passar do tempo.
    Assim, analisando um pouco os importantes marcos historicos, descobrimos algo a mais sobre a nossa origem e identidade.

    Particularmene, tento construir meu legado aos poucos, na busca de um futuro melhor comparado aos dias de hoje.

    Thales de Mello 2º EM

    ResponderExcluir
  14. Oi Rafael. :D

    A história nos mostra a importância que alguns tiveram em nosso país ou em outros. Mostra as decisões que eles tomaram e como isso influenciou hoje, no nosso presente. Logo, podemos tirar dessas histórias algo que nos dê base para viver. Se alguns fizeram coisas horríveis que influenciaram para esse presente, nós faremos algo para não cometer o mesmo erro.
    Cada um tem seu legado para deixar aos que virão. Cada um marcará pessoas que estavam, estão e estarão em sua vida com uma lição, com boas lembranças ou más.
    O meu legado está sendo construído aos poucos, com histórias de vários colégios onde estudei e lugares onde morei; de pessoas que deixei e de pessoas que fizeram muita diferença em minha vida por uma coisa simples, mas significativa, por mais que essa pessoa fosse boa ou má comigo.

    Não quero que todos se lembrem da minha história, só quero que alguns aprendam com ela, como aprendi com algumas. Que esse seja o meu legado que deixarei para os que virão e que será minha história que sempre lembrarei futuramente.

    Maria Antonia nº24 2ºE.M.

    ResponderExcluir
  15. Erick Paiva Simão 6ano
    A história é feita por qualquer um,ou pode ser feita,mas ninguem fazia algo querendo entrar para a história,nos ajuda a entender quem somos,e como tudo se formou.

    Não acho que tenho algo que realmente vale a pena ainda para entrar na história,mas não deixa de ser uma história anyway meu legado é
    contribuir para ter um mundo para os meu netose bisnetos....viver!

    ResponderExcluir
  16. A história em tantas casualidades levou tanto tempo para ser constituida.Ela faz parte de nosso cotidiano,o legado da historia é muito importante para que evoluamos e ganhemos novas conquistas.Ele serve de exemplo e está em nosso meio sem que notemos.
    Com ela vemos tantas coisas absurdas aos quais o homem pode e tambem as realizações inestimaveis que sem elas nao seriamos o que somos hoje.
    É inacreditavel os vestigios hitóricos que encontramos muitas vezes nos museus e livros.
    O meu legado vem sendo construido desde as coisas mais simples até as grandes conquistas que obtive.E aprendendo sempre com meus erros,tentando não cometer os mesmos erros.Valorizando ao maximo cada oportunidade de aprender.

    Bianca Rocha Nº1 2ºEM

    ResponderExcluir
  17. bom pois ajuda a ligar a historia ao passado, presente e futuro

    eduardo 6 ano

    ResponderExcluir
  18. Oi Rafael (:
    A História é feita por todos nós. São pessoas como nós que podem fazer o mundo e as pessoas agirem de forma diferente , um exemplo são os caras pintadas que contribuíram para que não vivêssemos mais reprimidos , nós somos os responsáveis para deixamos nossas marcas . Somos nós que fazemos o presente , e para que ele se torne melhor é necessário entendermos o passado e seguirmos o exemplo dos “heróis” que contribuíram para nossa que vida fosse o que é hoje .
    Não colaboro de forma tão expressiva com a história mais tento fazer a minha diferente , aprendendo com cada erro e tentando melhorar , para que eu seja lembrada de forma mais significativa .

    Gleice Maiára Passine nº10

    ResponderExcluir
  19. Olá rafael ! xD
    Bom...na vida a gente sempre se depara com desafios,situaçoes que nunca imaginamos passar,tragedias que nunca ninguem deveria ver ou até mesmo algumas vezes vivemos alegrias que todos deveriam viver. Tem uma frase muito boa do Gandhi que diz assim :"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."Gandhi
    A historia serve como reflexao,para entendermos como o homem pode ser tao hipocrita algumas vezes e quao sabiao ele foi em outras,pois na verdade a unica historia que vale realmente é a que fazemos nos nosso dia dia.Nao adianta querer mudar oque ja ocorreu e nos resta deste modo só nos resta preparar para as que ainda virao lutando sempre pela evoluçao em todos os sentidos tanto intelectual como sentimental. Afinal oque nos restou ? é vencer esse mal UUUuUeiei !
    E o meu legado na historia se resumi a isso,batalhar cada dia e fazer alguma cosia que nunca imaginei fazer procurando encontrar sorrisos perdios por ai ou simples conversas que possam ter servido para algo. Realmente noa peço que minhas palavras nunca sejam seguidas tambem como leis ou algo do tipo,mas que pelo menos sejam respeitadas como unica coisa que nos resta atualmente.
    Grande abraço a todos!
    Agradeço msm por mais esse ano
    Novos amigos que encontramos como é o exemplo do 9,7 6 pessoal do colegial mew tamo jutnoi nessa ai pra sempre, a amizade com os professores que acada dia cresce mais e tudo
    Enfim nao tem mto oque falar voces só vivendo msm pra saber !
    Joao Martins 2 Em

    ResponderExcluir
  20. A história é essencial para a atualidade,
    pois se não compreendessemos o passado, basicamente
    não conseguiríamos viver o presente. E para isso, ela
    foi construída de pouquinho em pouquinho, formando
    assim uma verdadeira herança a todos. Sendo assim,
    devemos fazer o melhor de nós para deixarmos uma
    marca na história, ou seja, uma herança para os que virão!

    lillian lopes n°21 2°EM

    ResponderExcluir
  21. A História composta por tantas revoltas, esperanças, algumas vezes escrita até com sangue,graças a ela que estamos aqui hoje, somos a síntese de todas culturas a q somos submetidos, e por sua vez, cada uma delas se modifica ao longo da HISTÓRIA.
    Ao longo dessa história algumas mudanças são boas, um exemplo claro o fim da escravidão, outras más, dentre elas,podemos citar o grande impacto ambiental e social causado pelo desenvolvimento tecnológico, a dinamica do capitalismo, que gera conflitos e matam pessoas, como no Oriente Médio, região "delicada" devido os interesses em cima de sua reservas petrolíferas.
    Enfim, o legado da história é deixado pelas pessoas,geralmente pelas que se destacam, as que governam ou simples cidadãos que fizeram algo de importante para o mundo, por isso uma Ciência Humana, pois é construída pelas pessoas, com seus problemas, distúrbios e fraquezas.

    Gabriela Merlim 2°EM n°9

    ResponderExcluir
  22. A história foi e é construida por pessoas como eu, você e nunca sera esquecida pois de eras em eras ela sempre é marcada de alguma forma ou de outra.
    O tempo pode modificar, transformar, mas, nunca apagar!

    Tento levar a vida de uma forma prazerosa e alegre, fazer novos amigos e conhecer novas pessoas é a minha forma de marcar a minha presença na história, fazer o possivel para proporcionar às pessoas a minha volta uma vida melhor, assim formando o Legado da MINHA História. sim, eu sou egoista HUAHUUHA brinks :D

    Vinicius Quintanilha, 2° EM

    ResponderExcluir
  23. a cada dia que passa cada um de nós estamos construindo a nossa própria história, seja ela boa ou ruim.. porém com certeza vamos modifica-la ao decorrer de nossas vidas, mas tudo que vivenciamos ficará guardado pra sempre em nossa memória :D
    e o meu legado é sempre crescer na vida, atingir todos os meus objetivos e o principal ter muitas HISTÓRIAS pra contar! :)

    Yoko Yamasaki - 2ºEM

    ResponderExcluir
  24. OII Prof =)
    Entao na minha opinião a história é feita por nós!! Por todos que querem deixar registradas seus sonhos de geração em geração,tudo o que consegui alcançar,e todos os desafios enfrentados!!
    O que eu quero para o meu futuroo: seguir todos meus objetivoss!
    Espero q todos sonhe com algoo , para suas próprias realizações!!
    =) BJIM A TODOSS...

    Isabela Paschoal..2EM

    ResponderExcluir
  25. Olá, galera!!!

    Li muitas coisas boas e me emocionei com alguns comentários!

    De alguma forma, tenham certeza, que muitos alunos deixam grandes legados em nós, professores, pois, ao contrário do que possa parecer, essa profissão só causa sofrimento para quem não gosta dela ou melhor, para quem perdeu o encanto nas relações entre aluno e professor, que faz tudo valer a pena!!!!

    Grande abraço!

    = ]

    ResponderExcluir
  26. Olá professor

    Adorei seu texto sobre a História. Penso de forma parecida. A História não é (como alguns alunos meus dizem) coisa de velho, coisa cheirando a naftalina e mofo ou coisa de museu. Ela está viva, participa de nós assim como participamos dela.

    Adorei! Posso copiar, claro que com os devidos créditos.

    Já sou sua seguidora.

    Se quiser me visitar, esteja a vontade:
    www.prof-tathy.blogspot.com
    ou
    www.ttathy.blogspot.com

    Um abraço
    Tathyana

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]