24 de jan. de 2010

O Valor do Legado


João Martins (3º ano EM)


Na vida a gente sempre se depara com desafios, situações que nunca imaginamos passar, tragédias que nunca ninguém deveria ver ou até mesmo algumas vezes vivemos alegrias que todos deveriam viver. Tem uma frase muito boa do Gandhi que diz assim: "Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova."

Quem Gostaria de Ver a tragédia que assolou o Haiti no começo de 2010? ( Foto de Juan Barreto )

A história serve como reflexão, para entendermos como o homem pode ser tão hipócrita algumas vezes e quão sábio ele foi em outras,pois na verdade a única história que vale realmente é a que fazemos nosso dia-dia. Não adianta querer mudar o que já ocorreu e nos resta deste modo só nos prepararmos para o que ainda virá, lutando sempre pela evolução em todos os sentidos tanto intelectual como sentimental.
Afinal o que nos restou?

Vencer esse mal!

E o meu legado na história se resume a isso, batalhar cada dia e fazer alguma coisa que nunca imaginei fazer procurando encontrar sorrisos perdidos por ai ou simples conversas que possam ter servido para algo. Realmente não peço que minhas palavras nunca sejam seguidas, também como leis ou algo do tipo, mas que pelo menos sejam respeitadas como única coisa que nos resta atualmente.


texto postado no Blog em 27 de Novembro de 2009

.

COM ISSO, EU, RAFAEL, DESEJO UM SUPER 2010 !!!! VAMOS EM FRENTE, DEIXANDO GRANDES MARCAS EM TODOS !!!! FORÇA SEMPRE ! ! ! ! = ]
.

29 comentários:

  1. Natália Ribeiro 3°EM

    Nesse começo de ano, tive várias reflexões sobre o q vale a pena ou não na vida. Quanto mais a gente a cresce, mais os problemas se tornam maiores. Mas a maioria dos problemas tomam tamanha imensidão devido a nossa falta de confiança e principalmente do MEDO.
    Com os meus poucos 17 anos, mas muito bem vividos, sei o quanto é importante se ter objetivos, se desgarrar da familia e aceitar desafios que o mundo nos coloca.
    Hoje, eu sei a importância da verdadeira amizade, das coisas simples, de uma conversa ou uma tarde inteira papeando com quem te faz bem. Que nem sempre o mar é calmo, que é preciso se enfrentar as dificuldades, pois no final tudo dá certo. É importante tentar e estar aberto ao novo!

    ResponderExcluir
  2. Iris Moraes, 2ºano

    Nós precisamos nos preocupar com qual legado nós deixaremos, pelo que queremos ser lembrados. Eu acredito que o legado seja uma coisa coletiva, uma vez que deixamos um diferente para cada um. E como o João citou, é preciso escrever uma nova história, procurar manter aquilo que foi bom e melhorar aquilo que já nao foi e, assim, construir o seu legado de acordo com o seu crescimento e amadurecimento, porque o importante é isso, você amadurecer enquanto escreve sua história para, no final, deixar "os seus legados".

    ResponderExcluir
  3. Natalia Petermann 3ºEM

    Para se ter um legado, basta ter sonhos e ideais, lutando com muita garra, persistência, determinação, força de vontade e paciência.
    Dizem que 75% dos nossos pensamentos são negativos, como a Natália Ribeiro disse lá em cima, muitas vezes temos medo sim, vergonha, o medo de errar é enorme, mas se não arriscarmos, se não tivermos força de vontade para encarar a VIDA e as oportunidades que ela nos dá, não sairemos do lugar, temos que correr atrás do que queremos pra nós, crescermos e ter maturidade para construir um bom futuro para nós, e deixarmos nosso legado.

    Sonhar não custa nada, quem sabe no futuro vire realidade... basta ter confiança em si mesmo! ;]

    ResponderExcluir
  4. Viviane Dias, 9º ano.
    Acho que para começarmos um legado, temos que acreditar em nós mesmos e seguir em frente.Não podemos ficar parados, esperando que caía do céu, como a Natalia Petermann disse ‘se não tivermos força de vontade para encarar a VIDA e as oportunidades que ela nos dá, não sairemos do lugar...’.E é exatamente isso.
    Devemos ajudar sempre o próximo, mesmo que seja com um pouco.Ajudar um colega com um exercício, preservar o planeta, ter conciencia de tudo que está acontecendo para melhorarmos sempre.Hoje em dia, as pessoas não sabem falar e ouvir a outra, já partem pra violência, se alguns alunos não tem respeito com o próprio colega quem dirá mais tarde? Se cada um fizer a sua parte, podemos progredir muito!Tentar não custa nada, ainda mais quando se tenta e consegue.Várias pessoas sempre dizem ‘ aah, deixa que amanha eu faço.’ Mas... "O melhor dia para semear algo frutífero é hoje, amanhã pode ser tarde demais".Eu digo que temos três regras para ter um bom legado: Sonhar, acreditar e realizar.Queremos fazer a diferença.Mas o que estamos fazendo para que o nosso legado seja admirado, seguido, transmitido para o próximo? não

    ResponderExcluir
  5. Ananda Mira 1ºEM

    Acho que para termos um legado,precisa ter bastantes ideais,lutar e persistir naquilo que queremos,mas sempre estar disposto a coisas novas.
    Temos que fazer coisas simples mas que sempre seja não só para você,mas para as pessoas que estão ao nosso redor,não devemos olhar só para o nosso umbigo(como na maioria das vezes fazemos).Devemos sempre deixar nosso legado,mas com olembranças boas.

    ResponderExcluir
  6. Quem realmente somos nós? Temos coragem de ser quem somos ou somos o que a sociedade exige para não ser rejeitado por ela?
    Quanta pessoas se escondem, e acabam caindo no mundo das drogas como refúgio.
    Os negros, quanto racismo existe, e por mais propagandas que façam sempre existirá um que continuará com essa bobeira.
    Somos TODOS iguais, vivemos todos juntos em um mundo em que pode estar se perdendo nas violências, nos efeitos causados pelo homem, drogas e muito mais.É como se fosse uma porta, com um cadeado que ainda não encontraram a chave certa para resolver tudo isso.Felizmente, existe a chave da consciência e do conhecimento onde todos possam respeitar a si mesmo e ao próximo, aceitando como todos são e aceitar as diferenças de cada um, para que vivemos em um mundo melhor.Então é isso, e eu espero como todos também que a esperança não morra e que todos acreditem que o mundo vai melhorar daqui pra frente aceitando as desigualdades e igualdades sem preconceito e sem violência.Meu legado é crer que as diferenças sejam aceitas daqui pra frente.
    Mariane Guimarães, 1º EM

    ResponderExcluir
  7. Mael 2° EM

    Devemos ter nossos sonhos e lutar por eles,
    acreditar neles,mas sem nos prender a nossos objetivos pessoais. É preciso olhar o mundo a nossa volta para realmente construirmos um legado significativo a outras pessoas.
    Se tornou comum vermos na manchete de um jornal, algo como a tragedia no haiti e loga abaixo vermos algo sobre uma discussão entre duas pessoas no BBB, e não percebermos a complexidade existente nissso. Um bom exemplo é aquela janela de noticia que abre qando entramos no msn, a algum tempo estava em destaqe a morte de um adolescente em uma boate, e a algo sobre as tatuagens de um membro do BBB.
    e como foi destacado no comentaria da viviane: 'O melhor dia para semear algo frutífero é hoje, amanhã pode ser tarde demais", essa frase representa algo de extrema importancia, pois como diz o porta ribas : 'nossas vidas são muito curtas para nossos anceios'.

    ResponderExcluir
  8. Juliana Senne 3° EM

    Para mim legado é uma palavra que anda de mão dada com o exemplo. No presente nós construímos nosso legado com cada gesto e atitude tomada que no futuro será a forma de como seremos lembrados. E esse nosso modo de agir serve como exemplos para quem nos observa e admira.
    E é justamente por isso que temos que construir uma história nova a cada dia, sendo sempre corretos e dando bons exemplos sem ter o tal MEDO que já foi citado que também vai estar sempre presente, pois a vida é assim mesmo,por isso ter a coragem de encarar de peito aberto todos os desafios que pintarem pela frente ajudará a construir o seu legado.

    ResponderExcluir
  9. Nós precisamos agir da melhor maneira possivel,sem se preocupar se estamos fazendo grandes ou pequenas coisas ou se estamos agiando de acordo com o padrão que a sociedade nos impõe,o importante é sempre deiixar algo marcado naqilo que fizemos para deixar de algum modo um exemplo pra quem nos admira.Continuar sonhando e lutando por aquilo que qeremos, e nunca desistir por medo ou inseguranca, para assim construirmos uma historia a cada dia.E sempre encarar tais situacoes com coragem sem fugir ou adiiar para um outro momento ajudara a construir o seu legado.

    Karime Abdallah 3°EM.

    ResponderExcluir
  10. Elisa 2º EM

    Os acontecimentos da vida, são exemplos de como amadurecer, de como planejar nossos sonhos e o mais importante, de se basear neles para construirmos nosso futuro.
    Devemos pensar em nossos objetivos com clareza, e a partir disso costruir nosso legado em nossa história de vida.
    Os erros foram feitos para nos fazer crescer e nos mostrar que nunca devemos voltar atrás, mas sim, seguir sempre a frente, preparados para dar de cara com mais uma tonelada de erros que surgirão ao longo de nossas vidas, e nos ensinando cada vez mais a enfrentar os desafios que a vida nos oferece, mas sempre respeitando o limite do próximo, e a partri dai, seu legado será construido em nossa história. =]

    ResponderExcluir
  11. Temos que construir um bom legado com muito sucesso, pois a vida não para e esta a mudança todos os momentos, ano passado mesmo eu não tinha quase nenhuma reponsabilidade não tinha acordado totalmente pra vida mais as coisas mudaram,como por exemplo, hoje ja no 3ºano,as reponsalidades começam a aumentar a pressão de passar no vestibular, a preocupação de acabar o ano pois as pessoas que fazem parte da minha vidaa, boa parte delas nunca mais verei. Confesso que é dificil mais temos que nos preparar para o bom e para o ruim porque a vida é assim, tem os seus altos e baixos.

    Jliana Guimarães 3º E.m

    ResponderExcluir
  12. Valentin 2ºano

    Para termos um legado , temos que primeiramente acreditar em nós mesmos , temos que ter fé, força de vontade e nunca desistir , não podemos deixar que pequenos problemas nos desanimem, não podemos dizer não a uma coisa nova que surge em nossa vida , temos que encarar nossa realidade , temos que persistir em nossos sonhos , se queremos ser lembrados ,precisamos lutar e acreditar , estar aberto a coisas novas tentar fazer as cosias e as situações melhorarem , fazer um mundo melhor e assim deixando um legado.

    ResponderExcluir
  13. Nathália Sacha 3ºEM

    Para se deixar um Legado, não basta apenas sonhar!!
    É importante ter vontade, mas o fundamental não é apenas o que pensamos,mas nossas atitudes diante a todas as situações que aparecem ao longo do tempo.
    É muito fácil dizer que não se deve ter medo, que é necessário arriscar, lutar.
    É ainda mais fácil apontar as maneiras para encarar a vida...
    Ousar é muito bom, mas ao se tratar de construir um legado, deve-se ter consciência, para que antigos erros não sejam cometidos; aprender que tudo um dia acaba, e que novas coisas virão; que a lembrança, apenas, é eterna. Deve-se ter responsabilidade pelos próprios atos e saber que por mais que nos esforçemos, enquanto convivermos em um meio social, lidaremos com todos os tipos de pessoas. Pessoas que querem nos ferrar, que querem tirar tudo o que temos, que querem impedir-nos de deixar nosso legado. Quantos heróis não foram tidos como vilões? quanta maldade já não se escondeu atras de rostos angelicais? Mas no fim, os verdadeiros amigos aparecem quando tudo em volta esmoreçe, e dizem para seguir em frente, porque a estrada ainda é longa..
    Por isso é que se leva uma vida para se concluir um Legado... porque há lições que apenas o tempo ensina; o que fazemos acaba valendo muito mais do que o que sonhamos. E nossas experiências vão moldando nossa cruz, nosso escudo, nossa espada, e nossas flores.
    E o valor do legado é o que conseguimos ensinar para os outros baseados no que aprendemos.

    ResponderExcluir
  14. Para ter um legado primeiramente temos que sonhar e acreditar que podemos realizar esses nossos sonhos.A vida diariamente nos mostra grandes desafios,e temos que levanta a cabeça e acreditar que podemos o enfrentar.No ano de 2010 acredito q será um ano muito especial para mim e que eu consiga enfrentar os desafios que virão em minha jornada.Desejo para todos meus amigos do terceiro colegial q esse ano fique na memoria de todos pq vcs sao muito importante pra mim....

    Gustavo fonseca 3ºEM

    ResponderExcluir
  15. Fabiane Guimarães 3º E.M.
    O que é legado ?
    para o dicionário "Qualquer coisa, conhecimento ou bens materiais ou culturais, que se transmite às gerações seguintes"
    Mais... será que as pessoas trasmitem isso não só para seus filhos ,netos mais sim para as pessoas de seu âmbito social?
    Para esse ano de 2010 devemos tirar a lição de tudo mesmo que não queremos que ocorra ,como as catástrofes naturais ou influênciada pelos homens ;
    Construir ,inovar,multiplicar idéias que estão inexploradas dentro de nós invadir os nossos limites mais respeitando o dos outros ,assim construimos um legado que leve o nosso nome conjunto a ele e que teremos orgulho de representa-lo no futuro.
    Faça seu LEGADO mantenha sempre suas opiniões façam seus sonhos virarem realidade :D

    ResponderExcluir
  16. Para se construir um legado, precisamos não só dos sonhos, mas de algo que possa se concretizar mais tarde.
    A vida nos impõe vários desafios ao longo desses sonhos, só que se somos capazes de sonhar, também somos capazes de ultrapassar esses desafios e chegar ao que se quer no final, não podemos desistir dos nossos ideais.
    Temos que acreditar na mais forte das nossas armas, VOCÊ mesmo, você é capaz de tudo.
    Não podemos escolher coisas fúteis, para marcar esse nosso legado. Temos que ser lembrados como bons exemplos, e pessoas que vão longe. Cada um tem seu jeito, e não os descriminamos por isso, então temos que aceitar todas as diferenças e no final nos unir para uma juventude melhor.

    Nathália Cunha 3º ano E.M

    ResponderExcluir
  17. Marcos - 2° EM

    Considerando algumas ideias apresentadas posso pensar "Legado" como algo histórico. Cada pessoa também pode considerar "histórico" de uma maneira diferente. Na minha opinião, história, em si própria, conta-nos sobre o passado, mas não pode ser desligada de nunhuma maneira de nosso presente e nosso futuro. Então, o LEGADO faz parte de uma vida inteira (seja de uma pessoa ou até grupo). Nossas ações sinceras como pessoas, no dia a dia, sintetizam o que É o nosso Legado. O Legado não SERÁ aquele que desejo deixar para a humanidade, se hoje eu não começo a construir esse sonho. O Legado torna-se algo, que diz sobre QUEM FOMOS, QUEM SOMOS, QUEM DESEJAMOS SER, e vários outros... Por isso, gosto de deixar a ideia de que o legado já É (no tempo presente) algo que diz sobre a nossa vida e também sobre o que a nossa vida quer nos dizer, para que, aí sim, possamos pensar em qual "Legado" iremos deixar a esse mundo a partir do momento que esse mundo nos fizer partir.

    ResponderExcluir
  18. Nascemos, crescemos, morremos.

    Vida, grande picareta!

    Ao menos se nos desse mais tempo pra desenvolver ideias, mobilizar nossos projetos, revolucionar, mas ao mesmo tempo poder apreciar os mínimos detalhes do dia-a-dia, como o nascer do Sol por exemplo, já poderíamos nos tranquilizar. Mas nosso sistema e nossos "dogmas" para ter uma vida estável é um obstáculo (varia seu tamanho por pessoa e por respectivo pensamento).

    Ahhh, o sistema, Grande picareta!

    De que adianta passar no vestibular, constituir uma família, ser um mestre ou doutor e ter um emprego que rende 20 mil por mês, se nem ao menos podemos deixar nossa marca real no mundo? Somos apenas escravos da sociedade, como robôs em uma fábrica de veículos, onde nossos sonhos são lixos, nossas vontades, impecílios ao progresso, e nosso legado, bem, poucos se importam com ele!

    Ser humano! Grande picareta!

    O homem lutou pelo seu direito, revolucionou a ciência, a arte, o pensamento e a economia, mas apenas uma parcela, pois a grande maioria leva a vida de forma irracional, alguns nascem derrotados, para outros, bastaria a coluna vertebral! O Legado pouco importa para alguns!

    Renato, Grande Picareta!

    Já tive chances de fazer o que era certo; me arrependo em não ter feito. Poderia gerar uma mudança mínima, mas essa mudança poderia causar o sentimento, que eu tantas vezes tenho, de mudar o mundo em outras pessoas! Errei, condenei, julguei, menti, chorei. Me arrependo ainda mais, porém tenho a esperança de ser uma das pessoas que pode mudar não apenas o meu meio, como o seu caro leitor, e o de todos que estiverem ao meu alcance. Esse é meu legado


    Tenho vida, tenho de seguir o sistema, sou humano e me chamo Renato, mas meu legado é a única coisa que me faz ter vontade de seguir em frente.

    Enfim,

    "Eu atraso, eu ataco
    Eu acuso, eu tumulto
    Eu atiro, eu atinjo
    Eu abuso, eu esmurro
    Eu comando, eu proclamo
    Eu reclamo, eu estrago
    Eu entrego, eu delato
    Eu engano, EU HUMANO"
    Andreas Kisser

    ResponderExcluir
  19. Igor Silva 3ºEM

    como disse a fabi legado é contruir e passar algo a diante para outras geraçoes.
    o meu legado é e sempre foi fazer o bem, não que eu quera mudar o mundo e sim fazer parte de um mundo mudado.
    passar a paz adiante é sempre bom e o melhor que devemos fazer.
    se todas as pessoas tivessem um legado para o bem o mundo não estaria como se encontra atualmente!

    ResponderExcluir
  20. Legado? oque é isso ? Muita gente procura o significado de legado. Legado é oque passamos algo para as novas gerações.
    Todos procuramos qual o nosso legado ,oque vamos deixar para nossos filhos e netos.
    Deveríamos criar novas ideias para o futuro , plantar mais árvores , ajudar pessoas ,etc.
    Como os grandes filósofos e pensadores eles criaram seus próprios legados.
    Deixaram uma grande herança ao mundo .

    "O Homem nada mais é do que aquilo do que ele faz de si mesmo"

    Bruno Mendes 9° Ano

    ResponderExcluir
  21. Se queremos, evoluir, progredir, nao devemos repetir uma história, mais sim fazer uma nova.
    Júlia 9º ano

    ResponderExcluir
  22. Bianca Rocha 3EM
    O legado é aquilo que deixamos de proveitoso,todos sempre pensamos em como vamos ser no futuro e nos deparamos com as incertezas.È claro que não vamos ter a certeza de um futuro próspero,mas acreditamos nisso.Isso nos da um grande impulso pra lutarmos pelo que o que queremos e muita confiança.No meu trajeto de vida até o momento ja me encontrei tantas situações que me fizeram ter a certeza de que a vida tem de ser divida em momentos certos pra cada situação,não adianta nada querer algo em que você não acredita que vai conseguir e não sabe se adaptar para consegui-lo.
    O meu legado é minha confiança,a vontade de querer crescer e fazer história.

    ResponderExcluir
  23. - É amar as pessoas como se não houvesse amanhã. É tentar ver que se não deu certo, é porque não chegou o fim, ou simplesmente porque Deus quis assim.
    É tentar aceitar as coisas não só pelo meu ponto de vista mais, também tentar enxergar pelo do outro.
    É tentar entender que tudo tem um fim, e aceitar isso por mais difícil que isso possa ser,
    É perceber que pra tudo que acontece tem um motivo,
    É ver que algumas pessoas vão passar pela nossa vida pra fazer história, seja por um dia, por alguns meses, ou até alguns anos, te fazendo rir, chorar, ou simplesmente pra te lembrar que ela te ama; e outras podem passar e não marcarem em nada
    É nunca desistir por mais perdidas que as coisas podem parecer;
    É batalhar pelos meus objetivos, e acreditar que o que é pra ser, será.
    O meu legado é simplesmente viver. ;D

    Letícia Corrêa 9º ano

    ResponderExcluir
  24. Roberta Ávilla 3° EM

    Todos nós temos sonhos e esses sonhos devem se tornar metas .O legado é uma coisa que construimos ao longo do tempo. Por isso devemos aproveitar muito bem todos os momentos , pensando no futuro mais aproveitando o maximo o presente .Tantos são os medos ou angustias que nós impedem de fazer aquilo que gostamos . Por isso devemos traçar objetivos e agir com segurança para deixarmos nossa marca .

    ResponderExcluir
  25. Gleice Maiára 3° EM

    Legado é o que deixaremos de mais significativo na sociedade .
    Nós que estamos no 3° ano do Ensino Médio estamos acostumados a uma certa rotina que ano que vem não será a mesma , toda mudança sugere medo e todo medo insegurança. Por isso é normal certas frustrações .
    Como não temos tempo a perder e a pressão é imensa temos que associar o bem-estar a obrigação. E isso gera um certo extress.
    Não tem formula para ser feliz , ou para fazer tudo certo por isso temos que caminhar buscando sempre o bem- estar não só de nós mais como dos outros , e fazendo tudo da melhor forma possivel . Porque é assim que vamos ser lembrados e o que realmente é imortal é os sentimentos e as coisas boas que deixamos nos outros.

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o texto
    o nosso legado é a nossa história,
    que nós deixamos, o bom é nós nos preucuparmos,
    em deixar na 'história' o '' nosso legado '' de uma forma memoravel.


    Gabriel Padula 9º ano

    ResponderExcluir
  27. O valor do legado é muito grande, pois é o que deixaremos ao próximo.
    Pode ser ajudando alguém, uma conversa com um amigo que precisava, descobrir algo, enfim, fazer pequenas ou grandes ações que foram importantes para algumas pessoas e fizeram diferença em suas vidas.
    Os Legados de alguns foram sua maldade, causar dores nas pessoas,tratá-las feito animais. Os legados de outros foram sua bondade, sua força de vontade, suas lições deixadas para quem qisesse aprendê-las, seu amor pela vida.
    Não sei bem "qual é o meu legado", mas quero que faça diferença, boa, na vida de cada pessoa com quem convivi e conviverei. Quero que dêem importância a um simples sorriso e que sorria, pois o rosto não é seu, mas sim de quem o vê.
    Quero que ajudem quem precisar, que dê valor à pessoas próximas, que dêem importância a coisas pequenas, agradecer por estar vivo mais um dia para fazer alguém feliz, ou até triste, depende de você, buscar sua felicidade e nunca desistir. Parece que esse é o meu legado.

    Maria Antonia. 3º E.M.

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo Silva, 25 1º E.M
    Com certeza um bom legado, não se resume em pouco tempo e sim numa historia construida com muito esforço e dedicação durante toda a vida. E é exatamente o que acho fundamental para se ter sucesso, não deixando de lado algumas coisas diferentes do cotidiano que nos faça crescer não so para nós mesmos, mas para o mundo que vem por ai.

    ResponderExcluir
  29. Mariane Veiga, 19 1° EM

    A verdade é que para se ter um bom legado não pode deixar de fazer coisas novas de valor e que te tragam sucesso na vida. O que devemos fazer é buscar sempre o melhor, tendo um ideal pois quando se sabe para onde quer ir, fica mais facil de se chegar.
    Espero que esse ano seje um ano de bons legados e que o meu esteja dentre eles

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]