Zoar, isolar, excluir, gozar, apelidar, fazer sofrer, dar um gelo, ignorar, discriminar, agredir, bater, ameaçar, ofender, amedrontar, humilhar, apelidar, sacanear, ferir, quebrar material, intimidar, perseguir... São algumas palavras que podem explicar o significado de BULLYING, um monstro invisível que se faz bem presente no dia a dia de nossas escolas. Bullying é quando um ou mais alunos agredindo repetidas vezes, sem razão um outro aluno que está em desvantagem na situação.
Enganam-se aqueles que pensam que isso não está presente em nosso cotidiano. Às vezes ignoramos que aquele apelido que colocamos em uma pessoa é extremamente agressivo, embora não pareça. O que acontece é que apelidos, por exemplo, são falsamente aceitos para que a pessoa não se sinta ainda mais excluída, quando, na verdade, tal apelido ou termo como é tratada a faz sofrer, prejudicando gravemente sua formação.
Bullying são atos repetidos de intimidação, deliberados, de um indivíduo mais forte contra outro mais fraco, objetivando dominação. Pode ser físico (com ou sem contato), verbal, emocional, racista ou sexual.
Veja essa matéria interessante do JORNAL NACIONAL sobre o tema:
Vídeo Passado em Sala de Aula a partir do trabalho dos alunos do 8º ano:
Enganam-se aqueles que pensam que isso não está presente em nosso cotidiano. Às vezes ignoramos que aquele apelido que colocamos em uma pessoa é extremamente agressivo, embora não pareça. O que acontece é que apelidos, por exemplo, são falsamente aceitos para que a pessoa não se sinta ainda mais excluída, quando, na verdade, tal apelido ou termo como é tratada a faz sofrer, prejudicando gravemente sua formação.
Bullying são atos repetidos de intimidação, deliberados, de um indivíduo mais forte contra outro mais fraco, objetivando dominação. Pode ser físico (com ou sem contato), verbal, emocional, racista ou sexual.
Veja essa matéria interessante do JORNAL NACIONAL sobre o tema:
Vídeo Passado em Sala de Aula a partir do trabalho dos alunos do 8º ano:
Para saber mais:
Observatório da Infância
Colocar-se no lugar do outro nunca é demais e vale sempre aquela ideia “trate o outro como você gostaria de ser tratado”. Clichê? Sim, mas faz uma diferença muito grande ! Você não concorda?
Observatório da Infância
Colocar-se no lugar do outro nunca é demais e vale sempre aquela ideia “trate o outro como você gostaria de ser tratado”. Clichê? Sim, mas faz uma diferença muito grande ! Você não concorda?
Mariana Neves nº15 8ºano B
ResponderExcluirÉ horrível sofrer Bullying.
As pessoas que praticam, às vezes, fazem isso sem saber que estão “machucando”. Ficam zoando e nem percebem que a pessoa está realmente ofendida.
Algumas pessoas aceitam apelidos de mau gosto só para não ser mais zoado ainda.
Não é legal... Devemos expor nossas opiniões. Falar com nossos pais... Ninguém precisa a agüentar qualquer tipo de zoação.
Quem PRATICA deve APRENDER a RESPEITAR as DIFERENÇAS...
Ninguém é obrigado a mudar.
Sofre Bullying?? FALE!!!
Mathaeus;1ºEM;
ResponderExcluirConcordo plenamente com o que falou.O Bullyng é só um outro nome para "falta de respeito",eu já fui vítima disso na minha outra escola e era horrível,apelidos e agressões físicas como se aquilo fosse algo normal,como se eu não reclamasse daquilo,é como virar uma lata de lixo que qualquer um pode ir lá,falar o que quiser,chutar,bater,humilhar e eu nunca pude fazer nada...eu tinha medo de ser mais perseguido ainda se falasse algo e vejo isso acontecer ainda,não só comigo mas com meus colegas ao redor,e isso pode traumatizar qualquer um,assim como aconteçeu comigo...
Rafael já que voce queria que a gente comenta se sobre esse assunto estou aqui falando que bullying é uma coisa horrivel apesar deu não sofrer e nem praticar sei muito bem o que é já vi muito isso acontecer na escola garanto que muitos que sofrem disso tem vergonha de falar com os pais isso também aparece nos programas de tv,sempre tem um menino que é intimidado por um valentão e não tem coragem de falar para ninguem.
ResponderExcluirDeixei meu nome porque voce disse que poderiamos ganhar ponto de participação e não quero perder essa chance
Marcelo 8ºA
O Bullying é uma "brincadeira" que não tem graça,todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”.
ResponderExcluirBullying não é apenas colocar apelidos,intimidar a pessoa ou humilhá-la é pior que isso,é a forma de abuso físico,psicológico e social.
E muitas vezes há casos que não acabam com um "final feliz",isso está acontecendo com crianças de faixa etária cada vez mais baixa.
BULLYING:A brincadeira que NÃO TEM GRAÇA!
Ananda Ribeiro Mira nº03 1ºEM
Daniel 8°A n°11
ResponderExcluirPois é, o bullying infelizmente é praticado por muitas pessoas sabendo que estao machucando outras pessoas ou não.
Machucar não é só bater nos outros é também agredir verbalmente.
Muitas vezes as pessoas não tomam providencias ao respeito, mas sempre é bom falar pra alguem quando voce sofre o bullying para pararem de "mecher" com voce
eai rafael eu ja fui vitima dissu,eles fikam zuando ,batem em mim, me maxuca muito e to aki pra declarar,eu tenho medo de fala com meus pais,e de falar pra coordenação,issu parece um desabafo pra mim,eu ja sofri muito,olha eu vou confessa,batem em mim,zoam comigo,isolam-me e me destroem
ResponderExcluirfale com seus pais, é a melhor coisa a fazer
Excluireu estou fazendo um trabalho sobre o bullying e ja vi oque ele pode causar e são coisa horríveis, não pense duas vezes, fale com seus pais.
eu ja sofri mt com bullying e ate tem um jogo de video game ,play 2,os alunos me batem ,zoam a aula inteira e atrapalha o meu aprendizado ,socorro rafael ,eu tenho medo de falar para coordenção,é mt dificil,issu parece um desabafo,eles me zoam a aula inteira,nao me deixam sussegado,pegam coisas e jogam fora,é mt dificil,e esse video eu axo q acordaram eles mas tem mais alguns q zoam!!!
ResponderExcluirNatália Ribeiro 3°EM
ResponderExcluirAcredito que quem pratica BULLYING, na verdade necessita de um comportamento agressivo para intimidar as outras pessoas, já que tem medo de se mostrar como é e ser rejeitado por elas. É uma máscara de auto-afirmação. E é claro que os efeitos para quem sofre as agressões, sejam elas verbais ou fisicas,são irreparáveis, já que o constrangimento e a dor são péssimas lembranças para a vida toda.
Sendo assim, a tecnologia aliada a agilidade de informações deve ser usada também para alertar os jovens sobre a pratica banal do BULLYING, pois muitos pais desconhecem que seus filhos sofrem ou fazem a pratica do BULLYING.
O Bullying é uma forma agreesiva, humilhante, negativa de tratar as pessoas que mexe com o lado psicologico das pessoas.
ResponderExcluirOs jovens são os mais afetados, principalmente nas escolas.
Isso é uma FALTA DE RESPEITO com as pessoas, pois eles sabem que a pessoa não gosta e continua, mas quando nós é que fazemos uma coisa que ele não goste e continuamos, ele também sofre, porque ninguem gosta que fere o nosso lado fragil ou defeito. Tanto que saiu nos noticiarios um garoto que foi multado por bullying ao ter chamado a vítima de "prostituta".
O Bullying está se tornando algo grave, qualquer escola ou outro lugar encontramo-los. Se os jovens continuarem assim o que serão deles e de nós? Como enfrentaremos o mundo lá fora? Isso é algo que todos devemos parar para pensar!!!!
Ágatha T. Santos
Nº:01, série: 9ªano
BULLYING:Posso apostar que é um problema freqüente na vida de muitos jovens...Assim como na minha , me sinto constrangida e envergonhada tanto de receber quanto de praticar.Sim, de praticar , é desconfortável quando, por exemplo, todos chamam uma pessoa de um apelido, e mesmo que você não tenha intimidade com ela, em certo momento chame-a pelo apelido (e segundos depois pensa, putz, falei...).Porque eu não gostaria que todos me chamassem por apelidos ,por causa da forma física ,jeito de falar e etc. (no meu caso a altura, baixinha , mas sou mesmo...Não me importo muito quando estou entre amigos, apesar de NÃO gostar.)
ResponderExcluirBom , para não encompridar... sim, concordo com você , bullying é errado e só devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados!
Joana Braga Pêcego
n°07 8°ano B
O Bullying é realmente algo muito sério que deve ser denunciado por quem sofre, e também pelos que veêm que isso ocorre.
ResponderExcluirSe a pessoa sabe que isso só machuca o outro, pra que fazer? O que a pessoa ganha fazendo isso? Atenção dos outros?
Enfim.. é sempre importante pensar em tratar os outros como gostariamos de ser tratados, e lembrar que somos todos iguais, independente de cor, religião, etnia e outras coisas, e assim, não temos o direito de destratar e fazer outras pessoas se sentirem mal e sofrer!
Lillian Lopes 3°EM
O Bullying é realmente muito perigoso porque as vezes a pessoa que comete o bullying naum sabe que esta cometendo o bullying e continua.... Bom eu acho que as pessoas que sofrem isso devem contar para os pais os coordenadores da escola para acabar com isso...
ResponderExcluirBruna 8°B
Para muitos o BULLYING é uma forma de uma pessoa poder se enturmar, mas para quem sofre é uma dor, uma coisa difícl de lidar, isso acontece em todo o lugar, e com todos os tipos de classes sociais, nunca sofri o BULLYING, já me chamaram de apelidos que não gostei, mas sempre pensei que não precisava ficar presa naquilo, e as pessoas que faziam isso eram os mais burros que se achavam lindos, mas já vi pessoas sofrendo com o BULLYING, e não sabia como ajudar, falei com os pais da pessoa e eles conversaram com o filho, mas acho que isso não ira acabar definitivamente, pode sim dimuir, e todos que praticam o BULLYING a maioria são pessoas com alguns disturbios mentais, porque pra fazer isso né!. Mostrar isso abre os olhos das pessoas, e mostra até onde vai a capacidade do ser humano de destruir outra pessoa.
ResponderExcluirClarice Marcondes 1º E.M.
Letícia Vieira 8ºA
ResponderExcluirPra muita gente bullying é somente violência física mais na maioria das vezes o bullying é feito por meio de apelidos bobos
E esses apelidos mostram os piores defeitos da pessoa, o que ela odeia, mais muitas vezes aceita para não se isolar mais dos “AMIGOS”
A pessoa que sofre com o Bullying tem medo de falar com os pais ou professores com medo de ser ignorado, tem medo dos pais acharem que é besteira, coisa de criança.
Lembre-se:
MUITAS PESSOAS QUE PRATICAM O BULLYING FAZEM ISSO PARA REVIDAR O BULLYNG QUE SOFREM
=]
Rodrigo Siqueira 8ºano B
ResponderExcluirBullying é uma das piores coisas que acontecem na escola ultimamente,eu mesmo conheço varias pessoas que sofrem esse tipo de preconceito, isso é muito errado, discriminar uma pessoa pela cor, aparencia, jeito de se vestir etc.
as vezes o bullying pode ser até pior que uma agressão fisica, a pessoa fica mt magoada, chateada, que acaba levando a perda de notas, amigos, e até mesmo a vontade de ir a escola.
vamos acabar com esse crime logo povão ;D
falem pra a coordenação, eles vão te escutar ;D
Thiago Lelo 8°A
ResponderExcluirEu acho que o Bullying e uma atitude muito ruim que ofendem as pessoas com palavras pesadas que fazem uma pessoa se sentir excluida.e a pessoas tambem fica solitaria com medo das pessoas ou de familiares mais para que isso acabe tem que tomar uma atitude falar com uma pessoa um com cordenadora da escola isso tem que acabar a pessoas tem que tomar uma atitude.
Bullying é uma agressao psicologica , pois muitas das vezes a pessoa é criticada pelos amigos por uma orelha maior , ou um cabelo armado , mas para mim isso é algo de muito errado, pois essas pessoas que agridem as outras através de palavras pode-se se tornar uma maior agressao mais tarde , a pessoa que é agredida pode ficar com uma depressao ou coisas piores ou ate se matar.
ResponderExcluirThais Cunha 8°a
O bullying concerteza deve ser ruim... eo mesma quando era cruiança meo.. eu era a baixinha da turma e todos inclusive minha amiga lillian lopes e thobias! OISUAIOSUAIOSU me zuavam todooos os dias, de formiguinha atomica.. ¬¬ era um saco.. pois e neh, hoje sou maior que ela ;P ioausioasu mais eo nem ligava sabia que um dia eo ia crescer mesmo.. haha ;x
ResponderExcluirmais continuando aqui... é uma formaa muitas vezes de se aparecer chingando, humilhando uma pessoa, até mesmo chegar a ponto de bater. Mais o pior de tudo, normalmente quem sofre com o bullying se cala e não consegue se abrir com ninguem, muito menos com sua familia, por achar vergonhoso ou coisa do tipo, e aquele sentimento ruim, de humilhação e de se sentir menos que os outros, sempre vai estar presente com o indivíduo, fazendo-o viver [não digo eternamante], pois existem tratamentos para esse tipo de coisa, mais enquanto a pessoa não se abrir, aquele sentimento vai sempre atrapalhar a sua vida, em tudo ! ahh.. e ja me esquecendo o bullying não é só o ato de bater, chingar ao extremo... etc, simplismente quando vc cisma com uma pessoa, e fica todos os dias batendo na mesma tecla, colocando apelidos "engraçadinhos" então quem pratica isso ai.. pense Mil vezes, pois essa brincadeira sem graça.. pode prejudicar a vida inteira de uma pessoa é isso aee.. ok !. Beijos :)
By : Juh Martins xD
Rodrigo Nogueira nª26 1ºEM
ResponderExcluirEu pessoalmente, já sofri muitos tipos de bullying, e às vezes por reclamar disso, era mais zoado ainda. Passar por essas coisas é uma das piores experiências que uma pessoa pode passar. Ser envergonhado na frente de amigos, familiares e desconhecido, é horrível.
Às vezes a origem desse caso de bullying é auto-afirmação, para ser aceito no meio em que vive e se “encaixar” na sociedade acabam praticando o bullying!
Se cada um que já feriu alguém física ou emocionalmente sofresse um pouco também, viria o quanto é ruim, e não teria mais coragem de fazer tamanha idiotice.
Apoio os nerds serem nerds, os feios serem feios, gordos serem gordos, sem medo, se caso sofrerem o bullying aja, nunca devemos deixar que essa humilhação vire rotina.
Essas pessoas que praticam Bullying realmente não tem nada melhor para fazer. Isso é falta de atenção, de carinho, que faz com que a pessoa humilhe os outros para se senitr bem, superior. A coisas mais imbecil é inventar apelidinhos ridículos, machucando verbalmente o próximo. Se cada um tem nome, tem uma identidade, então não precisa de apelidos grotescos, o nome não é enfeite, é para ser usado. O pior não é quem pratica o Bullying é quem vê e não impeça que isso aconteça, ou quem sofre e não procura ajuda. A pessoa pode achar humilhante pedir ajuda, falar com um adulto sobre isso, mas o mais humilhante é sofrer a cada dia, sabendo que isso pode ser evitado, e sabendo que se o Bullying não parar, no futuro, o psicológico do homem pode estar totalmente abalado, mantendo preso em suas lembranças o que sofreu no passado ou se suicidar antes de isso se tornar uma lembrança.
ResponderExcluirMaria Antonia 3ºE.M.
Elisa 2ºEM nº5
ResponderExcluirO Bullying se alimenta do silêncio das vítimas. A pessoa que está sendo agredida guarda para si o sofrimento e o efeito daquilo, que para os agressores, é motivo de diversão. Os agressores se divertem ao verem a dor de suas vítimas. A humilhação, a intimidação e o medo, são como estímulos para isso se repetir sempre. O Bullying está sempre presente no dia a dia de todos, e cabe a nós não permitir que mais isso domine nosso emocional, mais aí surge a tarefa que para muitos é difícil: superar todos os medos e não deixar que esse mal tome o lugar da sua coragem e do direio de ser respeitado. =]
Olá, galera.
ResponderExcluirLer os comentários e a repercussão disso em sala de aula tem sido bom, por que mexeu e fez muitos pensarem, mas ao mesmo tempo preocupa, por que como disse em sala de aula, parece que é algo tão distante, no entanto se faz presente e ainda continuará, pois tem gente que a ficha não cai, por falta de respeito como alguns colocaram ou por não terem vivido isso.
Esse tema não se encerra aqui, pelo contrário, ele começa aqui e fará parte de um projeto que iremos trabalhar ao longo do ano. Alguns alunos já me relataram pessoalmente que a situação deu uma melhorada, mas é ainda é pouco. Desabafos e pedidos de socorro devem dizer alguma coisa para nós e isso não pode ficar em vão.
Hoje os alunos do 2º ano fizeram um BOM DIA na minha aula sobre o Bullying, os alunos do 8º ano já deram muitas ideias de trabalho e outras vem surgindo... criação de um Blog, campanha na escola, parodias musicais sobre o tema! VAMOS EM FRENTE! Segue para concluir um vídeo que o aluno Breno indicou e um trecho de uma música para pensarmos
http://www.youtube.com/watch?v=nWJut7KQhI4
Tira suas mãos mim,
Eu não pertenço a você,
Não é me dominando assim,
Que você vai me entender,
Eu posso estar sozinho,
Mas eu sei muito bem aonde estou
(...)
Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Será – Renato Russo (Legião Urbana)
o bullying na verdade é a atitude de algumas pessoas que por falta do que fazer para se acharem superior e se mostrarem popular acabam tendo atitudes infantis como colocar apelidos e muitas vezes ate partirem para agressao , essa atitude e esse vandalismo vem sendo muito discutido pois apartir de que se tornou um tipo de "critica" os adolescentes adotaram esse nome bullying para ser tornarem um e terem uma repercussao perante aos adoslescentes que vivem ao seu lado! Ou seja essa é mais uma atitude infantil tomada por alguns adoslescentes para se aparecerem diante a todos zombando com cara de alguns indefezos que por serem zombados quando mais novos podem a vir se tornar iguais ou piores que as pessaoas que tiravam com a cara dele.
ResponderExcluirEntretanto somos seres humanos devemos respeitar e ser respeitado e dizer Não ao Bullying!
Churk 2° ano
esse video e perfeito para meu trabalho sobre bullying
ResponderExcluir