22 de jun. de 2010

Desabafo

Professor Rafael Noronha

Várias vezes ao longo desse primeiro semestre de 2010 eu fui interpelado sobre qual era o meu legado. Poucos deram chance para eu responder verdadeiramente e essa postagem não é uma resposta formal, pois para tanto eu deveria falar sobre ser professor, embora o que eu vou falar se associe bastante a isso, então vamos lá...

Você é uma pessoa que realmente pensa?
Ou você já se tornou como milhares que não consegue pensar por mais de 5 minutos e começa a sentir-se cansado, desanimado e, em alguns casos, até começa a ter vertigem? Ou se começa a pensar, se distrai com a primeira futilidade?

Para e pensa um pouquinho...
Você veio aqui para FAZER a diferença ou acha que está aqui a passeio?
Você consegue parar e refletir sobre o que acontece ao seu redor ou já é um tipo de pessoa escrota que acha que tudo é normal?

Ei, você, habitante do Brasil, você já usa o discurso que político é tudo igual e não adianta mais votar? Se sim, PARABÉNS, seu cérebro boçal já foi doutrinado por políticos que não valem a pena e que querem que você acredite nisso. Com isso não digo que é fácil escolher em quem votar, mas quem disse que tem que ser? Decidir o futuro do Brasil esperando o salvador da pátria não combina mais com o presente.

Você tem consciência que música não é qualquer batida estridente ou qualquer cantor / banda que parece por ai cantando meia dúzia de porcarias, mas pense... Tem muita gente que canta e não pensa também, portanto, tem muita gente que segue essas coisas estranhas, por que fica mais fácil não ter que ler uma letra de música e tentar entendê-la. Sim, para algumas pessoas, pensar dói muito!

Isso sem falar no nosso pão e circo... E que belo circo é a Copa do Mundo – para ficar claro, adoro a Copa, torço para o Brasil, afinal sou brasileiro e assumo o risco disso – mas é deprimente saber que tem MUITA gente que deixará de ser brasileiro quando a Copa do Mundo passar e tivermos que pensar em coisas sérias, como as eleições! Mas eis a chave da questão... Pensar! Pensar... Artigo de luxo, se você tem preserve. Se não tem, tente...

Como professor eu vou tentando, afinal a Educação não pode ser limitada a resultados, números e listagens de vestibular. Isso faz parte, claro... Mas a arte de Educar vai muito além disso, mas infelizmente poucos pensam assim, poucos pensam e vamos sobrevivendo achando que está tudo bem.

Se você for um ser pensante, está mais do que convidado a comentar, questionar e desabafar! BOAS FÉRIAS! Voltamos dia 2 de Agosto! Até lá e obrigado por esse 1º semestre, pelos desafios novos, pelas turmas e alunos novos, pelas turmas antigas com novos desafios e pela adrenalina diária, nem sempre é fácil, mas é sempre inspirador!

FORÇA SEMPRE = ]

8 comentários:

  1. Hoje o mundo não para pra pensar que estão indo pra onda dos politicos, como por exemplo, que compram voto das pessoas.

    Outro caso, nós só temos orgulho de ser brasileiro quando há Copa. Mas se o Brasil perder aí que todo mundo fica bravo, ou seja, o brasileiro nunca está contente com nada(em relação há isso), mas quando o assunto é falar da vida dos outros é aí que brasileiro gosta.

    Contudo, nós sempre devemos parar para pensar, refletir, não somente pensando no mundo, mas principalmente em si mesmo.

    Agatha T. Santos
    Nº:01/ Série:9ºano

    ResponderExcluir
  2. Mariane Veiga 1º E.m
    Concordo plenamente com o que foi escrito. Acho que é preciso antes de tudo mais consciencia das pessoas, elas precisam se interessar mais pelo o porque disso, de onde vem, como funciona e nao ficar apenas reclamando de tudo e dizendo que odeia isso e aquilo sem nem conhecer.
    É preciso um momento para pensarmos no que estamos fazendo e o que podemos fazer para melhorar certas situações, que so dependem de nós.
    O problema maior está quando só vemos coisas negativas, assim tudo a nossa volta sera negativo e dará errado. Penso eu, que tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim.
    Esse primeiro semestre já teve muitas coisas boas e ruins, que nos trouxeram grande aprendizado, sem contar no prazer de ver um desafio encarado.
    Espero que no proximo semestre tudo o que nao deu certo, como brigas, imaturidade de certos alunos, participação seja ainda melhor para que possamos fazer mais um ano valer a pena e sabemos que isso so é possivel com a participação de todos =)
    E que possamos descançar um pouco nossas mentes haha. Boas ferias a todos, e até agosto!
    Beijos Rafael, e nao sinta muita falta de mim *-* HJSAUISIUA

    ResponderExcluir
  3. olha o gooooooooooooolllllllllllll!!!!
    ai sim somos e representamos os brasileiros no mundo, sem nenhuma vergonha de se espressar. Ja se formos eleger um presidente ou algum outro cargo de grande importancia, todos nós não damos a minima e acabamos sem expressar nossos sentidos e nossos deveres.
    Ja que ate agora final do mes de junho, estamos cansados e ralando muito na escola para dar conta de tudo, finalmente chegou a hora de descansar e curtir nossa ultima férias de julho.
    Mas em agosto voltamos com força total para a reta final, e tentando cumprir nossos direitos como cidadão pois as eleições ja estão aí na porta.
    boas férias rafael, abração!

    Igor José nº10 3ºEM

    ResponderExcluir
  4. Acho que nem para torcer na copa temos brasileiros de verdade,alguns não tem o mínimo respeito de comemorar de forma 'saudável' e abusamos da comemoração,fazemos da copa uma festa pra esquecermos de tudo:política, economia,justiça e até dos nossos limites...

    Esquecemos das nossas responsabilidades, esquecemos da politica porque quando vem a copa batemos no peito e dizemos:"nós somos brasileiros" mas quando vem a política,fingimos que não somos,fechamos nossos olhos e dizemos:"é tudo igual...pra que??".Nós precisamos de moral,a mesma moral que temos na copa,termos nas eleições,termos quando vamos exercer nosso papel de cidadão,mas o que vai ser do Brasil se olharmos pra ele e pensarmos que não tem mais solução?Então,nós pensadores (;D) não devemos perder a esperança e tentarmos salvar o Brasil de ser um país medíocre levado mais pela bola que pelas palavras da cidadania.

    Mathaeus Vinicius 1ºEM INSA

    ResponderExcluir
  5. hoje em dia as pessoas nao pensam em deixar um legado e sim,em fazer apenas alguns pequenos atos que talves possam ser lembrados,as pessoasl,principalmente os jovens,eles só querem zoniar e quando o assunto é sério como política ou algo sobre o país,eles estao totalmente por fora,e continuam dizendo que tudo isso é bobeira,só é bobeira porque eles são ignorantes nesse assunto,até concordo quando criticam a política,mais ficar chingando nao irá mudar nada,temos que aazer alguma coisa,que seja marcante e que de bons resultados,começamos pela eleição,devemnos votar concientes e com sériedade,para mudar o país para melhor,devemosa começar das coisas pequenas,entao pessoal que for votar,pense em como séra o furturo se o seu candidato eleito vencer.

    Breno 2º EM-INSA

    ResponderExcluir
  6. HAHA,esse é meu professor de história. AHUSHAUHS
    Mais eu acho que é isso,as pessoas acham que a diferença que elas são capazes de fazer, vai ser mais alguma coisa sem importância e muitas vezes acabam nem tentando e se acomodando a qualquer situação que é imposta.
    Pra ir a um estádio, somos todos defensores da Pátria,{sou super torcedora ;D } patriotas até a morte e ai de quem falar mal da nossa seleção, mais na hora de eleger quem vai nos representar, e praticamente "decidir" nossa vida somos os primeiros a nos deixar convencer por palavras hipócritas que algumas pessoas que estão lá só por elas dizem, só para convencer pessoas acomodadas.
    É, isso existe porque as pessoas hoje só se preocupam consigo, e não se preocupam com o legado que vão deixar sobre os outros.
    A questão é se eu vou querer ser mais um ou AQUELE que consegue se destacar no meio de muitos.

    Letícia Corrêa 9ºAno . Boas Férias ;]

    ResponderExcluir
  7. Rosana Belmonte - SP / SP5 de julho de 2010 às 10:11

    Bom saber que existem professores jovens preocupados com o desenvolvimento crítico de nossos alunos. Sou professora de Geografia e lamento muito ver também em meus alunos a apatia por aprender e a preguiça para pensar, por que muitos desejam resultados práticos e para o vestibular, entendo isso, mas acredito demais que enquanto a educação for focada nisso marcharemos a passos de tartaruga, sem valorizar o que realmente importa, porém não devemos desistir, afinal os jovens nem sempre conseguem perceber isso tudo, mas certamente irão, um dia, valorizar os professores que tentaram mostrar que educação não se encerra com resultados, muito pelo contrário. Bom, pelo menos é isso que tenho percebido em 15 anos de magistério. Parabéns e continuemos a ser heróis da resistência!

    ResponderExcluir
  8. Concordei com tudo o que o senhor falou no post.

    Acho que a maioria das pessoas estão se deixam levar por tudo o que rola na mídia, internet, músicas.

    A maioria das pessoas me criticam(na boa) por eu gostar de bandas antigas, e estou pouco me lichando. Acho que essas bandas tiveram um legado na vida, e tiveram letras boas e ótimo som para agradar ao ouvido dos outros, e essas bandas antigas estão até aí hoje firme e forte. Essas novas, quando logo saem na mídia logo ficam conhecidas. Mudam o jeito de se vestir da pessoa, o pensamento, gostos etc. E quer apostar que logo logo, essa onda vai acabar? Tudo que vem a tona logo acaba. Letras horriveis eles fazem, o créu entao -.-' que fundamento tem aquilo? Incentivar o sexo? a futilidade? tem crianças de 8,9 anos que ouvem isso e já falam bobeiras! Parece que os hormonios já liberaram!
    E a eleição desse ano? Já perguntei prumas 4 pessoas mais velhas e falaram que qualquer presidente tá bom! -.-'
    Eu já me questionei várias vezes porque que estou aqui..
    Eu quero daki 2 anos prestar vestibular pra algo na tecnologia..mas penso que meu futuro vai ser ao lado da música, e se for, quero fazer som e música, do tipo que faz as pessoas pensarem, quero deixar um legado nesse meio. E se for ao lado da tecnologia quem sabe crio algo que mude o cotidiano das pessoas no pc, ou slah, pra melhor? só quero ter uma participação especial nesse mundo.
    xD
    Valeu por tudo Rafael *-* ah e gostei da aula do dia 2 xD (comentário desnecessário-q) :D

    Mariane França
    Nº 17
    1º E.M

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]