Oi, beleza? Estamos encerrando nossa super revisão hoje!
Espero que além de rever, você também tem aprendido coisas novas.
Vimos nessas semanas da Pré-História até o Imperialismo, passando pela História do Brasil Colonial e o Brasil Império.
Alguns pontos merecem ser lembrados para a nossa prova de logo mais:
Sobre a pré-história não podemos esquecer que a Revolução Agrícola foi importante, pois permitiu ao Ser Humano a domesticação de plantas e animais e a sedentarização do homem, dando origem às primeiras civilizações.
Grécia e Roma nos deixaram um importante legado (veja mais sobre isso no caderno) e no ano que vem veremos um pouco no 1ª capítulo do nosso livro.
Quando Roma entra crise começa a Idade Média e o feudalismo se consolida entre os séculos V e X. Os senhorios são unidades territoriais agrárias, autossuficientes e que os servos e camponeses trocam produtos, pois não há comércio.
Tudo isso começa a mudar com as Cruzadas, que dão início a uma longa transição que vai transformar a Europa teocêntrica para uma Europa antropocêntrica. Nessa nova Europa o Rei Absolutista tem como característica o poder político centralizado na pessoa desse monarca.
Após a Idade Moderna temos o início da Idade Contemporânea com a Revolução Francesa de 1789. Esse ano veremos o IMPERIALISMO no capítulo 6, mas já vimos a ideia geral sobre o assunto. O Imperialismo foi uma forma de expandir as riquezas européias na África e na Ásia, colonizando essas regiões em busca de mão-de-obra de baixo custo, mercado consumidor e matéria-prima para indústria. Ela vai levar à Primeira Guerra Mundial, mas isso estudaremos no ano que vem.
Na nossa super revisão também vimos sobre o Brasil Colonial, que era regido pelo Pacto Colonial, que foi sendo colocado de lado aos poucos até o Brasil se tornar independente em 1822. Vale a pena ver no caderno sobre o intenso e longo processo de independência que trouxe o Império.
Falando em processo também vimos que a República chegou em 1889, pois o Império estava fraco, facilitando o golpe dado pelos militares em 15 de novembro. Vale a pena também dar uma boa olhada sobre isso no caderno.
Ufa, chegamos ao fim da revisão, mas ainda temos muitos assuntos para tratar, afinal, a História não se encerra, fazemos parte dela e tudo que aconteceu lá no passado tem muito a ver com o nosso presente! Dúvida? Então, tá... Mas se alguém não tivesse descoberto a agricultura, ainda seriamos nômades e não estaríamos aqui no computador, navegando pela Internet!
Rodrigo Siqueira nº20
ResponderExcluirAnelize Milhorance nº01
descobrimos que:
*teocêntrica: tem o DEUS no centro do universo.
*antropocêntrica: tem o HOMEM no cetro do universo.
descobrimos tambem que: O Imperialismo foi uma forma de expandir as riquezas européias na África e na Ásia, colonizando essas regiões em busca de mão-de-obra de baixo custo, mercado consumidor e matéria-prima para indústria. Ela vai levar à Primeira Guerra Mundial.
rafael, firmeza pó dexa q nós aprendemos muito com vc bl .
ResponderExcluirGostei muito da revisão, foi muito divertida e aprendi muito sobre o Brasil Colonial, quero aprender mais sobre a Revolução Francesa e República. Mais achei a revisão muito boa e me ajudou muito na prova!!
ResponderExcluirGiovanna-8°B
Bruna Ferreira n°2 8°B
ResponderExcluirMaria Eugenia n°13 8°B
Nós queriamos saber mais sobre historia antiga,
e tambem do legado que a grecia nos deixou
Joana Braga Pêcego n°07
ResponderExcluirMariana Neves Storto nº15
O texto tem uma ideia meio superficial sobre esses assuntos, porem é uma otima REVISAO. Nao podemos esquecer de estudar pelo caderno, onde as ideias do texto podem ser vistas muito mais aprofundadas... Como o texto mesmo sugere. Mas quando estudamos pelo caderno, percebemos que nao tem muito sobre a Revoluçao Francesa, por isso gostariamos que explicasse mais, apesar de voce ter dado, no começo do ano, essa materia... gostariamos tambem de saber um pouco mais sobre Roma e Grécia, que sao lugares que a gente adora...
Osolcialismo nao funciona muito bem, nao é mesmo? é impossivel voce abrir mao de seu conforto para ajudar ao proximo, mas eles tentaram nao é mesmo?
Jéssica Carneiro - 06
ResponderExcluirCamilla Zappa - 27
Nunca imaginamos que a agricultura seria tão importante para o mundo.Alias,sem ela não teriamos nosso conforto e estabilidade.
E nao faziamos ideia dos vários legados que Roma e Grecia nos deixaram como:filosifia,democracia,teatro,olimpiadas,geometria entre outros. e hoje podemos considerar que eles são fundamentais.
Foi uma história grande,confusa,porém muito interessante :D
Cindy Vieira 9, Daiana Gonçalves 10 8°A
ResponderExcluirNos surpreendeu o fato de D. Pedro, na hora de tornar o Brasil independente, estava com disturbios intestinais, haha. E que tudo isso foi um processo de interesse.
achei legal pois nao sabia sobre as curiosidades joao n16 8a
ResponderExcluirNo século 18 tinham muitas guerras ?
ResponderExcluirNós vimos de novo ke D.Pedro teve uma diarréia no dia que ele gritou 'independencia ou morte"
Rafael Noronha.
ResponderExcluirAprendi varias coisas novas nesse ano *-*
Nós adoramos essa matéria. Aprendemos coisas que nunca tínhamos visto como: a diarréia de Dom Pedro; que a agricultura foi descoberta pela mulher; que a escravidão era à base do Brasil; que a Independência foi um processo; que a historia não são só datas e etc...
Thaís n°26; Letícia n°19
Daniel n°11 e Michel n°23
ResponderExcluirNós achamos engraçado quando o Rafael disse que o Dom Pedro teve uma diarréia.
E queriamos saber se tinha algum esporte na epoca
GIOVANE 14
ResponderExcluirEDUARDO 13
serie:8 A
O texto resume muito bem a materia dada que estamos estudado esse ano
Larissa c. n°17, Rebeca n°24 8ºano A:)
ResponderExcluirhomem aranha;) adoramos o texto e descobrimos que a independencia do brasil foi uma 'BOSTA'RSRS* Verdadeiramente uma 'caquinha'
entendeu a piadinha??????
beijo;*:)
lari e Reh*
:)8)!!
nomes: Alana n°02, Allah n°03 8°ano A
ResponderExcluirgostei muito da revisao antes da prova ! =D
nao tenho duvidas, pois ja sei tudo por causa da revisao !
obrigado (:
Foi muito legal saber que a mulher quem "criou" a agricultura porque sempre ouço dizer que a mulher não "presta" para nada e o homem é o "rei da cocada preta". E também nunca tinha ouvido falar que quando D. Pedro| proclamou a Independência ele estava se refrescando nas margens do rio Ipiranga de uma diarréia. ks!Ks!Ks!
ResponderExcluirNomes; Aiciolly Amitha e Maria Júlia Nº: 01 e 21
você poderia fazer isto mais veses porque ajudou bastante quaem precisava de nota,e tambem se trata da materia do ano inteiro
ResponderExcluirRoger N°25 e Bruno N°07
Thiago n27 Derick n12
ResponderExcluirEu acho que D.Pedro não fez a indenpendencia um ato heroico e sim um ato de interesse por que D.Pedro estava interessado nas riquezas do brasil. entaum eu acho que D.Pedro foi um ganancioso.