16 de set. de 2010

Revisão da Super Revisão – 8ª ano

Oi, beleza? Estamos encerrando nossa super revisão hoje!

Espero que além de rever, você também tem aprendido coisas novas.

Vimos nessas semanas da Pré-História até o Imperialismo, passando pela História do Brasil Colonial e o Brasil Império.
Alguns pontos merecem ser lembrados para a nossa prova de logo mais:

Sobre a pré-história não podemos esquecer que a Revolução Agrícola foi importante, pois permitiu ao Ser Humano a domesticação de plantas e animais e a sedentarização do homem, dando origem às primeiras civilizações.

Grécia e Roma nos deixaram um importante legado (veja mais sobre isso no caderno) e no ano que vem veremos um pouco no 1ª capítulo do nosso livro.

Quando Roma entra crise começa a Idade Média e o feudalismo se consolida entre os séculos V e X. Os senhorios são unidades territoriais agrárias, autossuficientes e que os servos e camponeses trocam produtos, pois não há comércio.

Tudo isso começa a mudar com as Cruzadas, que dão início a uma longa transição que vai transformar a Europa teocêntrica para uma Europa antropocêntrica. Nessa nova Europa o Rei Absolutista tem como característica o poder político centralizado na pessoa desse monarca.

Após a Idade Moderna temos o início da Idade Contemporânea com a Revolução Francesa de 1789. Esse ano veremos o IMPERIALISMO no capítulo 6, mas já vimos a ideia geral sobre o assunto. O Imperialismo foi uma forma de expandir as riquezas européias na África e na Ásia, colonizando essas regiões em busca de mão-de-obra de baixo custo, mercado consumidor e matéria-prima para indústria. Ela vai levar à Primeira Guerra Mundial, mas isso estudaremos no ano que vem.

Na nossa super revisão também vimos sobre o Brasil Colonial, que era regido pelo Pacto Colonial, que foi sendo colocado de lado aos poucos até o Brasil se tornar independente em 1822. Vale a pena ver no caderno sobre o intenso e longo processo de independência que trouxe o Império.
Falando em processo também vimos que a República chegou em 1889, pois o Império estava fraco, facilitando o golpe dado pelos militares em 15 de novembro. Vale a pena também dar uma boa olhada sobre isso no caderno.

Ufa, chegamos ao fim da revisão, mas ainda temos muitos assuntos para tratar, afinal, a História não se encerra, fazemos parte dela e tudo que aconteceu lá no passado tem muito a ver com o nosso presente! Dúvida? Então, tá... Mas se alguém não tivesse descoberto a agricultura, ainda seriamos nômades e não estaríamos aqui no computador, navegando pela Internet!

17 comentários:

  1. Rodrigo Siqueira nº20
    Anelize Milhorance nº01

    descobrimos que:
    *teocêntrica: tem o DEUS no centro do universo.
    *antropocêntrica: tem o HOMEM no cetro do universo.

    descobrimos tambem que: O Imperialismo foi uma forma de expandir as riquezas européias na África e na Ásia, colonizando essas regiões em busca de mão-de-obra de baixo custo, mercado consumidor e matéria-prima para indústria. Ela vai levar à Primeira Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  2. rafael, firmeza pó dexa q nós aprendemos muito com vc bl .

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da revisão, foi muito divertida e aprendi muito sobre o Brasil Colonial, quero aprender mais sobre a Revolução Francesa e República. Mais achei a revisão muito boa e me ajudou muito na prova!!

    Giovanna-8°B

    ResponderExcluir
  4. Bruna Ferreira n°2 8°B
    Maria Eugenia n°13 8°B

    Nós queriamos saber mais sobre historia antiga,
    e tambem do legado que a grecia nos deixou

    ResponderExcluir
  5. Joana Braga Pêcego n°07
    Mariana Neves Storto nº15

    O texto tem uma ideia meio superficial sobre esses assuntos, porem é uma otima REVISAO. Nao podemos esquecer de estudar pelo caderno, onde as ideias do texto podem ser vistas muito mais aprofundadas... Como o texto mesmo sugere. Mas quando estudamos pelo caderno, percebemos que nao tem muito sobre a Revoluçao Francesa, por isso gostariamos que explicasse mais, apesar de voce ter dado, no começo do ano, essa materia... gostariamos tambem de saber um pouco mais sobre Roma e Grécia, que sao lugares que a gente adora...
    Osolcialismo nao funciona muito bem, nao é mesmo? é impossivel voce abrir mao de seu conforto para ajudar ao proximo, mas eles tentaram nao é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Jéssica Carneiro - 06
    Camilla Zappa - 27

    Nunca imaginamos que a agricultura seria tão importante para o mundo.Alias,sem ela não teriamos nosso conforto e estabilidade.

    E nao faziamos ideia dos vários legados que Roma e Grecia nos deixaram como:filosifia,democracia,teatro,olimpiadas,geometria entre outros. e hoje podemos considerar que eles são fundamentais.

    Foi uma história grande,confusa,porém muito interessante :D

    ResponderExcluir
  7. Cindy Vieira 9, Daiana Gonçalves 10 8°A

    Nos surpreendeu o fato de D. Pedro, na hora de tornar o Brasil independente, estava com disturbios intestinais, haha. E que tudo isso foi um processo de interesse.

    ResponderExcluir
  8. achei legal pois nao sabia sobre as curiosidades joao n16 8a

    ResponderExcluir
  9. Matheus e Marcelo nº 22 e 20 8ºA17 de setembro de 2010 às 10:29

    No século 18 tinham muitas guerras ?

    Nós vimos de novo ke D.Pedro teve uma diarréia no dia que ele gritou 'independencia ou morte"

    ResponderExcluir
  10. Rafael Noronha.
    Aprendi varias coisas novas nesse ano *-*
    Nós adoramos essa matéria. Aprendemos coisas que nunca tínhamos visto como: a diarréia de Dom Pedro; que a agricultura foi descoberta pela mulher; que a escravidão era à base do Brasil; que a Independência foi um processo; que a historia não são só datas e etc...
    Thaís n°26; Letícia n°19

    ResponderExcluir
  11. Daniel n°11 e Michel n°23

    Nós achamos engraçado quando o Rafael disse que o Dom Pedro teve uma diarréia.
    E queriamos saber se tinha algum esporte na epoca

    ResponderExcluir
  12. GIOVANE 14
    EDUARDO 13
    serie:8 A

    O texto resume muito bem a materia dada que estamos estudado esse ano

    ResponderExcluir
  13. Larissa c. n°17, Rebeca n°24 8ºano A:)
    homem aranha;) adoramos o texto e descobrimos que a independencia do brasil foi uma 'BOSTA'RSRS* Verdadeiramente uma 'caquinha'
    entendeu a piadinha??????
    beijo;*:)
    lari e Reh*
    :)8)!!

    ResponderExcluir
  14. nomes: Alana n°02, Allah n°03 8°ano A
    gostei muito da revisao antes da prova ! =D
    nao tenho duvidas, pois ja sei tudo por causa da revisao !
    obrigado (:

    ResponderExcluir
  15. Foi muito legal saber que a mulher quem "criou" a agricultura porque sempre ouço dizer que a mulher não "presta" para nada e o homem é o "rei da cocada preta". E também nunca tinha ouvido falar que quando D. Pedro| proclamou a Independência ele estava se refrescando nas margens do rio Ipiranga de uma diarréia. ks!Ks!Ks!
    Nomes; Aiciolly Amitha e Maria Júlia Nº: 01 e 21

    ResponderExcluir
  16. você poderia fazer isto mais veses porque ajudou bastante quaem precisava de nota,e tambem se trata da materia do ano inteiro

    Roger N°25 e Bruno N°07

    ResponderExcluir
  17. Thiago n27 Derick n12

    Eu acho que D.Pedro não fez a indenpendencia um ato heroico e sim um ato de interesse por que D.Pedro estava interessado nas riquezas do brasil. entaum eu acho que D.Pedro foi um ganancioso.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]