15 de out. de 2010

Aconteceu - Assembleia Geral da ONU no 9º ano

No último dia 13 de Outubro os alunos do 9º ano EF 2 simularam uma Assembleia Geral da ONU, cada grupo teve que expor a sua ideia para a solução dos conflitos hodiernos representando um país escolhido por eles:


1. Alemanha
2. Brasil
3. Canadá
4. Emirados Árabes
5. EUA
6. Inglaterra
7. Israel
8. Japão
9. Rússia


Após a apresentação houve um debate sobre o que foi apresentado para cada país participante votar a melhor ideia para a paz mundial ! Parabéns ! Foi bem interessante e divertido ! Vejam as fotos:






Conheça a ONU
A Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos, fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta da ONU, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.
As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova York, com exceção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.
Ligados à ONU há organismos especializados que trabalham em áreas tão diversas como saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho – por exemplo: OMS (Organização Mundial da Saúde), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Banco Mundial e FMI (Fundo Monetário Internacional). Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF), compõem o Sistema das Nações Unidas.
· De onde vêm os recursos da ONU?
De contribuições de seus Estados-membros. A contribuição é calculada a partir da capacidade econômica de cada país. No entanto, nenhum país contribui com mais de 25% ou menos de 0,01% do orçamento total.
· O que é a Assembleia Geral?
A Assembleia Geral, onde todos os Estados estão representados, tem sido descrita como a instituição mais próxima de um Parlamento de Nações e apresenta-se como uma forma única de “diplomacia parlamentar”. Todos os problemas do mundo são ali apresentados e o voto da Assembléia constitui um bom barômetro da opinião mundial. Na Assembleia Geral, todos os países podem debater as suas divergências e alcançar acordos sobre como resolver os problemas mais importantes. As decisões, embora constituam recomendações a que os Estados-membros não estão juridicamente vinculados, representam a autoridade moral da comunidade das nações.

FONTE http://www.onu-brasil.org.br/conheca_onu.php