23 de out de 2010

Tio Sam No Nosso Chica Chica Bom Chic e na Feira de Ciências 2010

8º ano A ~ 8º ano B ~ 9º ano

Professora: Flaviene - INGLÊS
Professor: Rafael - HISTÓRIA

No último dia 22 de Outubro de 2010 aconteceu no INSA a III Feira de Ciências. Entre tantos belos trabalhos, um deles foi a conclusão do Projeto “Tio Sam na Construção do Legado Cultural Brasileiro”. As disciplinas de Inglês e História se uniram para esse projeto ao longo de todo esse ano.
Ao se tratar sobre o tema não se ambicionou colocar a influência norte-americana como algo a ser combatido sob uma perspectiva antiimperialista, mas sim tentar compreender a importância dessa relação ao longo do século XX e da atualidade. Por outro lado, é importante salientar que nenhuma cultura deve ser imposta ou vivenciada sem reflexão.



Título da nossa exposição : Tio Sam No Nosso Chica Chica Bom Chic


Tio Sam - Seu primeiro uso data da Guerra de 1812, e sua primeira ilustração data de 1852. Com o passar do tempo o apelido veio se tornando cada vez mais popular, até que a revista americana Punch o batizou como símbolo americano . O folclore diz que o Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Iorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S. (de United States, que significa "Estados Unidos" em português) estampadas. Os soldados teriam brincado, dizendo que as iniciais significariam Uncle Sam ("Tio Sam"), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne, Samuel Wilson, de Troy, estado de Nova Iorque. O Congresso Americano reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961. O Tio Sam é mencionado na literatura pela primeira vez em 1816, no livro alegórico The Adventures of Uncle Sam in Search After His Lost Honor, de autoria de Frederick Augustus Fidfaddy, e também faz referência a Samuel Wilson. Em 1870, o cartunista Thomas Nast fez o desenho de Tio Sam baseado no rosto de Abraham Lincoln.

Nosso Chica Chica Bom Chic - música de Carmem Miranda (regravada recentemente por Ivete Sangalo) – a expressão é como se fosse o som do gingado, do pandeiro e da dança brasileira.

Carmem Miranda – Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal. Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca. Carmen Miranda era uma mulher baixinha...alguma coisa por volta de 1m 53. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Morreu em 1955.

Portanto o título quer dizer, os EUA (Tio Sam) na Cultura Brasileira (Chica Chica Bom Chic).
O Zé Carioca é o apelido do papagaio José Carioca, criado no começo da década de 40 pelos estúdios Walt Disney em uma turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados. Historicamente esse esforço na América Latina foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança. Só que essa troca foi desleal, mandamos a Carmem Miranda e os EUA mandaram toda sua cultura. Observe que as penas de rabo são das cores dos EUA!!!!

Exemplos Política da Boa Vizinhança, veja que nada é por caso, nas imagens, nos diálogos e nas músicas:

É um filme da Disney que conta com 4 desenhos. Mostra os desenhistas do estúdio Disney viajando pela América Latina em busca de inspiração, mas também é uma política de boa vizinhança para com o povo latino-americano, numa grande sacada de interesses. O filme foi lançado em 1942 com o titulo original de Salutos Amigos.
O outro clássico que mostra bem a tal Política de Boa Vizinhança é o filme "Uma Noite no Rio" com Carmem Miranda (símbolo dessa época), observe o trecho abaixo e, assim como no filme com o Zé Carioca, a conversa cantada é repleta de significado:
Símbolo do Mcdonalds – mostrar não só essa grande influência, como também para que visitante visse o nosso Fast-Food com um toque brasileiro As manchas na cores do Brasil são por que no “Fast” teve um Q brasileiro.
A influência dos EUA está no dia a dia com alimentos, produtos, palavras e músicas! Isso é bom, se você souber o significado das coisas e também souber valorizar um pouquinho a nossa cultura.
Fotos:


Professor Rafael e Professora Flaviene com os alunos

O aluno Felipe Augusto do 2º EM - Participou do nosso QUIZ cultural e ganhou chocolates no sorteio!!!!


Vídeo da Tv Cruzeiro:


Em tempo: a aluna Isabela do 9º ano criou uma enquete para saber se os nossos visitantes preferiam comida brasileira ou comida norte-americana. 120 pessoas participaram dessa enquete e o placar ficou:

63 para comida brasileira
57 para comida norte-americana

Estamos encerrando uma etapa esse ano, mas na certeza que valeu muito a pena e com muitas ideias para o ano de 2011! Thank you very much!