1 de mai de 2011

Educação no Brasil

Atividade do 3º ano – EM

Tratar sobre esse tema é de uma complexidade sem limites, permitindo as mais profundas analises e argumentações.  Existem segundo Dermeval Saviani dois prismas em que se pode entender a Educação. O primeiro é aquele que possui teorias que “entendem ser a educação um instrumento de equalização social, portanto, de superação da marginalidade”, o outro olhar é o que compreende “a educação remetendo-a sempre a seus condicionantes objetivos, isto é, à estrutura socioeconômica que determina a forma de manifestação do fenômeno educativo”.

Tendo como base o segundo prisma, mas sem negar totalmente o primeiro, é preciso ter consciência para entender o quanto as modificações culturais de um momento histórico influenciam no contexto da educação, caso se deseje um ensino que seja aliado na resolução de problemas sociais, pois os “indivíduos conhecem, pensam e agem segundo paradigmas inscritos culturalmente neles”, segundo preconiza Edgar Morin.


O seu desafio nesta atividade é levantar hipóteses sobre como o contexto contemporâneo influencia nos rumos da educação no Brasil.

6 comentários:

  1. Elisa 3°EM

    A educação ainda é algo precário no Brasil, mesmo nos tempos de hoje, a preocupação sobre esse assunto não apresenta grande interesse se comparado a outros assuntos menos complexos. Nas escolas, principalmente nas públicas, a vontade de crescer interiormente não supri as necessidades de aprendizado, tendo uma precária alfabetização por aqueles que devem cumprir seu dever, de manter a educação em primeiro plano.

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  2. Gabriel e Keller2 de maio de 2011 07:51

    Os políticos preferem fazer projetos como arrumar empregos, melhorar a área da saúde, projetos que geram votos mais concretos e atitudes mais rápidas e facéis. A educação é porém, um pouco mais complicado, pois o dinheiro que poderiam ser ganhados com votos agora, so vai surgir e influenciar alguma eleição anos depois, não sendo necessário nas concepções de políticos.
    Gabriel Abdallah nº07 Keller Octavio nº12

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  3. Iris Moraes, 08

    A educação no Brasil vem sendo muito prejudicada com os sucessivos governos, já que para eles investir em educação nao vale a pena. O atual modelo de sociedade faz com que a educação seja reestruturada de forma que o importante é haver o minimo de reprovação, dessa forma, instituiçoes ganham incentivos fiscais para atingir esse objetivo, gerando uma massa sem bases educacionais e despreparada para o atual sistema de seleção, e também para a vida.
    Da face governamental, não é interessante para eles já que o investimento em educação nao possui rapidos retornos, logo, é muito mais facil investir em programas de empregos e etc, que "enchem o olho" da população que não possui muitos conhecimentos.
    Além de tudo isso, é interessante para uma elite e até para o proprio governo, formar uma massa ignorante e consumista, para a mesma alimentar o sistema vigente, delimitando quem está no poder, e quem nao está.

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  4. Andre Reis nº2 , Mateus Gabriel nº 162 de maio de 2011 07:52

    Andre Reis nº2 e Mateus Gabriel n°16 3º EM
    A educação atualmente demora para aparecer resultados e isso é usado como desculpa para não avança-lá.
    Hoje em dia , a falta de estudo gera a maior parte dos casos de marginalidade. E para combater isso é necessario um alto investimento do governo.

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  5. O governo utiliza a educação como uma forma de alienar a população, dando a eles um ensino desprovido de um bom contéudo, e baixa remuneração á altura para os professores do ensino público. A relação entre o Estado, Empresas e Escolas públicas são baseadas em interesses políticos, econômicos e próprios. E muitos alunos não aproveitam as oportunidades que o Ensino oferece, vendo os resultados do mal aproveitamento com 14 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever (ou interpretar um simples bilhete).


    Juliana n° 11
    Mariana n°15
    3° E.M

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  6. para que tenhamos uma educação d qualidade é necessario uma divisão justa de investimentos e da ideologia que é presente no modelo socioeconômico. O modelo de educação neoliberal nao tem permitido que a educação garantida pelo governo tenha os resultados esperados para um país que deseja crescer. Marcos e Israel

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