29 de jan. de 2012

Liberdade em Foco

texto original publicado em 21/06/2011 com título 
"Tá Tudo Errado - Estamos na Idade Média"

Julgamo-nos modernos e espertos, alguns até se julgam pós contemporâneos, mas a grande verdade é que ainda somos medievais. Arrotamos liberdades aos ares, no entanto nós prendemos (eu também) a rótulos, ideias tacanhas e ultrapassadas, ainda vivemos com medo dantesco de uma fogueira medieval, não mais uma fogueira real, sim dos julgamentos alheios e talvez de uma fogueira além da vida.

Fala-se tanto em liberdade hoje assim como sempre se falou, porém ela sempre fica aprisionada por um Estado que se diz laico, contudo não é, por pessoas que se dizem modernas, todavia são conservadoras nojentas, por ideias revolucionárias que são sempre boas e glorificadas, porém não podem sair do papel.


Não se pode confundir liberdade com libertinagem ou desrespeito.

Como não sou poeta para cantar sobre liberdade, segue abaixo o texto de Cecília Meireles, que ele faça aos que ainda conseguem pensar que está tudo errado e nem nos tocamos disso:


Liberdade

Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se tem até morrido com alegria e felicidade.

Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferível à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam "Liberdade, Igualdade e Fraternidade! "; nossos avós cantaram: "Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil!"; nossos pais pediam: "Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós", e nós recordamos todos os dias que "o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria..." em certo instante.

Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela. 
Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.) 
Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes.

Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir (As vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...) 
Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento! ... 

Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida. 

E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos! ... 


São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato. 

Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel... 

15 comentários:

  1. Liberdade é um assunto que nos intriga princialmente com seu envolvimento com a historia o texto faz uma analise bem detalhada e interessante sobre essa “ tal” de liberdade gostei muito do blog e do texto.
    Vitor Gabriel, Lucas Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Dupla Gabriel Souza e Matheus Guimarães1 de fevereiro de 2012 às 08:36

    Muito interessante, sobre o texto liberdade.Onde no texto mostra a inportancia da liberdade onde nossos bisavós, avós e pais lutaram para ter.Mas tambem onde tem liberdade tem que ter responsabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Saulo Flore, Victor Leite, Matheus Fornaretti1 de fevereiro de 2012 às 08:36

    Achamos o texto interessante pois capta oque todos querem mais oque nem todos podem. A liberdade tambem pode ser um dos maiores dons que a vida pode nos proporcionar, então quando você tiver chance aproveite.

    ResponderExcluir
  4. Libedade é aquilo que todos tem que ter mas poucos tem, para min liberdade é uma pessoa que se cuida não depende de niquem mora sozinho mas quando li esse texto vi que não é purai mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Liberdade é vc sair das correntes do video game, computador e ir fazer coisas ao ar livre como jogar futebol, correr na chuva, subir na árvore, nadar, resumindo: ser criança. Esse texto capta todos os sentidos de liberdade.
    Leonardo Bonetti e João Pedro C. 8°ano

    ResponderExcluir
  6. LIBERDADE
    As pessoas batalham pra ter liberdade mas não sabem mais oq fazer hj em dia é mto dificil alcançar a liberdade seja liberdade de expressão entre outros ,liberdade não é desreipeitar, não seguir as regras liberdade é respeitar e fazer sua livre e expontanea vontade dentro da sociedade e das leis de hj em dia !
    PAULO E MATEUS

    ResponderExcluir
  7. Pois é,liberdade tem seu preço.Não se pode abusar dela,afinal por ela já morreram muitos,se feriram vários ,conforme escreveu Cecília Meireles.Há pessoas que disfrutam da liberdade,porém não reconhecem que ela existe.

    ResponderExcluir
  8. Liberdade é ter sua propria vida e ser livre do mundo ex joagar futebol andar de moto
    LUCAS GIACHINI E LUCAS PINTO

    ResponderExcluir
  9. A liberdade eh eu poder me expressar sem regras , e com isso eu posso ser livre =D mas tb naum pode passar dos limites...

    Matheus Bueno e Dauri

    ResponderExcluir
  10. Felipe, Gabriel e João Guilherme1 de fevereiro de 2012 às 08:40

    Esse texto nos mostra que por mais isolado que seja o local onde nós estamos, sempre haverá algo nos impedindo de conseguir a liberdade completa, aquela em que não há escravidão. Hoje em dia, liberdade seria sair na rua sem se preocupar com sua segurança, liberdade seria você fazer o que quiser sem que ninguém ou algo te impeça, contanto que não seja proibido ou ilegal. Resumindo, quando pensamos em que estamos livres, como no texto da pipa, sempre somos surpreendidos por elemento modernos criados pelos seres humanos. Teremos que lutar pela liberdade, não só no nosso país, mas no mundo inteiro, para que possamos deixa um mundo melhor para nossos descendentes. A liberdade nos traz novas oportunidades de descobertas, e com descobertas, respostas para as questões atuais.

    ResponderExcluir
  11. LARA THOANY A.S MARIA JULIA GOMES BOTTA
    Liberdade: pensamos que liberdade é uma forma de expressar a sua opiniao sobre algo,sem ter que ficar preso na opiniao alheia.
    Mas a liberdade não vem sozinha, voce tem que lutar por ela e,voce tem que saber os limites que ela tem, voce não pode utrapassa-los,pois algo de ruim pode acontecer com voce.
    Liberdade tambem é respeito voce tem que respeitar o limite e a liberdade do outro caso contrario voce não estara sendo justo.

    ResponderExcluir
  12. Maria Eduarda e Annelise1 de fevereiro de 2012 às 08:41

    Liberdade de hoje é bem diferente da Idade Média, mais ela sempre foi vista como uma forma importante de se expressar.
    Todos temos direitos de praticar a liberdade,pois todos temos sonhos de com a liberdade sermos livres,e irmos a onde quiser.
    Mais confundem sempre a liberdade,pois acaba perdendo a vida pois acham que podem fazer o que quiser.

    ResponderExcluir
  13. Liberdade é uma “coisa” que hoje em dia ainda muita gente luta, por isso adorei o texto de Cecilia Meireles porque ela retrata o realmente aconteceu eo que acontece “liberdade é o maior bem do mundo” segundo ela ,e isso é verdade percebemos outra coisa no texto no próprio hino dos Brasileiros fala “o sol da liberdade em raios fulgidos brilhou no céu da pátria nesse instante” penso eu que por causa disso q acontecem as rebeliões e protestos por falta de liberdade.

    Maria clara

    ResponderExcluir
  14. Liberdade, algo que nos dias atuais esta se tornando mais difícil de algumas pessoas poderem ter, mais acho isso injusto, pois em minha opinião cada um tem seus direitos de fazer o que bem quiser, sem ordens ou leis para impedi-los, pois algo que esta tão presente nos dias atuais não pode ser jogado no lixo, “prendendo” várias pessoas contra seus desejos e vontades. Por isso digo e repito que gostei muito do texto, pois ele retrata cada detalhe de um dos direitos que todo ser humano deveria ter. ;)

    ResponderExcluir
  15. Douglas e Saulo Albino
    Em nossa opinião o texto é muito interessante ,bem elaborado e um assunto que interessa a todos (liberdade).
    Mas um ponto importante é que nos mostra que não devemos ter atitudes e pensamentos manipulados por outras pessoas ,pra nos foi a melhor mensagem que o texto passou para os leitores.
    Gostamos muito .Obrigado.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]