29 de out. de 2012

Atualidades em Foco – Lista de Temas para o ENEM

O ENEM está chegando, nas vésperas da prova e antes do início de muitos vestibulares, vale a pena revisar ou procurar saber sobre alguns temas atuais. O que não falta é SITE montando listas com os temas de atualidades que mais bombaram no ano de 2012! Vamos aqui também entrar na brincadeira e montar algumas listas:
1.    A Comissão da Verdade
2.    A construção da Usina de Belo Monte
3.    Os processos de Nacionalização dos Hidrocarbonetos e de Empresas na América Latina
4.    RIO + 20:
5.    Código Florestal
6.    Rios Voadores

A.   Corrupção e Ética – MENSALÃO
B.   Mundo árabe 
C.   Crise do Euro
D.   Conflitos na Síria 
E.   Paraguai sai do  Mercosul 
F.    Venezuela – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reeleito e o  país entrou no Mercosul
G.   Eleições na Rússia 
·         A queda do presidente do Paraguai 
·         O jubileu de diamante da rainha Elizabeth 2ª
·   O anúncio da descoberta da partícula de Deus - o bóson de Higgs, também conhecida por partícula de Deus. A nova partícula subatômica teria dado origem à massa de todas as outras partículas. Impeachment de Collor - 20 anos: Corrupção e plano econômico derrubaram presidente

ü  Mundo islâmico: Filme gerou tumultos antiamericanos

ü  Revolução de 1932 + Semana de 22 + Guerra do  Contestado
  
Aqui no Blog pesquise nos temas ENEM em FOCO, na página CURIOSIDADES 2012  e na página ENEM.

Boa sorte
E
Força Sempre = ]

12 comentários:

  1. A Usina Hidrelétrica de Belo Monte,causou um grande conflito, discutindo se sua eficiência seria maior que suas consequências ruins, assim muitas opiniões foram julgadas até chegarem à uma conclusão pensando em um bem comum.
    A Usina será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, Sua localização é o Rio Xingu. Quando ficar pronta, a Usina de Belo Monte deve gerar 41,6 milhões de megawatts por ano, atendendo 20 milhões de pessoas durante um ano. A energia hidrelétrica é uma energia limpa, tem um alto custo econômico mas ainda sim inferior a qualquer outra forma de energia limpa, como a solar. Suas turbinas extrairão dessa água a energia potencial e a mesma água retornará ao rio tão limpa quanto entrou, não causando sérios problemas ambientais.
    A maior preocupação é a questão das tribos Indígenas que vivem em sua maioria nas margens do rio Xingu onde o rio terá uma diminuição de sua vazão e as cidades de Altamira e Vitória do Xingu que terão grandes áreas inundadas , esse é o impacto socioeconômico. Mas também a usina ajudará no desenvolvimento econômico da região com criação de empregos e atrairá a atenção das pessoas para a região, sem contar que existe uma necessidade considerável no nosso país de um aumento de geração de energia, que se resolverá, em partes, com esse desenvolvimento.

    Luísa Prudente - 1ºE.M.

    ResponderExcluir
  2. A Comissão da Verdade é uma comissão formada por vinte e uma pessoas, sendo sete membros nomeados pela presidente Dilma e outros catorze auxiliares. Esses atuarão por dois anos investigando assassinatos e torturas que ocorreram de 1964 à 1985, e no final desse período publicarão um relatório dos principais achados. A comissão terá o poder de entrevistar vítimas e acusados das torturas, porem não poderá punir nenhum dos torturadores, nem recomendar que seus acusados sejam punidos. Há um grande risco de os torturadores serem assassinados e sofrerem com algum tipo de violência, visto que o desejo de vingança nas famílias será ainda maior quando descobrirem os autores das torturas. Mas essa comissão será muito importante para a história brasileira, a mudança de documentos importantes sobre essa época que possam conter erros. Também mudará o conteúdo de muitos livros didáticos que contem informações erradas.

    Mariana Neves- 1ºEM

    ResponderExcluir
  3. O Rio+20 é um evento onde governadores se reunem para discutir sobre melhorar o mundo em que vivemos.É uma conferência do desenvolvimento sustentável, que estabeleceu na capital carioca em 1992 e ficou conhecido como Rio-92.Com esse compromisso do desenvolvimento sustentável, eles vão discutir novas ideias, formas, para recuperar os impactos causados no nosso planeta.Com isso, a discussão de agora é unir preservação do meio ambiente com a economia, querem reagir, sem agredir o ambiente.A diminuição de impactos causados da sociedade na terra. Á culpa não seria só dos governantes mas culpa nossa.Enfim, tudo o que fazemos no nosso dia a dia para contribuir com esses impactos pioramos ainda mais. Todo mundo pense em mudar o mundo mas ninguém pensa em mudar o seu jeito de pensar e fazer diferente.
    Larissa-1ºE.M

    ResponderExcluir
  4. Em junho de 1992, o Brasil foi sede de um evento que consistiu na união de lideres de cerca de 150 delegações, para discutir a relação sustentável do planeta. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, e foi muito importante para conscientização do homem, sobre os efeitos de suas mudanças na natureza, o mesmo foi denominado Eco 92.
    Em 2012, esta conferencia completou 20 anos, e foi novamente realizada em 13 a 22 de junho, com algumas inovações, alem de objetivos ambientais, a Rio +20, novo nome dado a conferencia, se voltou à mudança na sociedade e em sua desigualdade, tendo como temas, a Economia Verde, o desenvolvimento sustentável, a pobreza e o que foi feito nesses últimos 20 anos em relação ao meio ambiente.
    A Rio+20 não conseguiu alcançar todos os objetivos esperados, por muitas vezes não favorecer os países desenvolvidos, diferentemente da teoria, o processo “verde” por ter custos que para os países mais ricos seriam desnecessários, se torna algo inutilizado, pois com a crise mundial por que passou e passa a Europa e todo o mundo, evitar gastos se torna cada vez mais viável, mesmo que isso prejudique o amanha.
    Letícia Vieira -1ºEM

    ResponderExcluir
  5. Rio+20, é uma apresentação que foi realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, Esta é uma conferência símbolo no mundo todo pois trouxe a discussão sobre ambiente para o dia a dia das pessoas. Reciclagem de lixo, preocupação com poluição e desmatamento da Amazônia, incentivo para a economia de água são algumas atitudes comuns hoje que tiveram grande importância nesta época.Considerado o maior evento já realizado pela ONU Rio+20, teve a participação dos chefes de estados de 190 nações que lembraram mudanças, principalmente, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta. Ela é chamada assim porque já faz 20 anos que aconteceu o Rio92 ou ECO92.


    Bruna Ferreira 1°EM

    ResponderExcluir
  6. Podemos dizer seriamente que os conflitos na Síria estão sendo uma guerra participada por todo o mundo. Ligamos a TV e vemos cada dia mais mortos nessa guerra que já dura mais de um ano! Tudo que a população síria quer é democracia e reformas no país e o fim da repressão violenta por parte do governo de Bashar Al Assad. Praticamente todos os países que fizeram parte do movimento chamado "Primavera Árabe" já se libertaram de uma política hierárquica e autoritária. O governo, porém, continua reprimindo violentamente seus opositores, que no caso é a própria população. O pior de tudo é não sabermos quando isso irá acabar. Cerca de 15 mil pessoas já morreram nesse intenso conflito. Outro problema são as diferenças religiosas. Juntamente com as diferenças políticas entre eles, há um impedimento na organização que consiga destituir o governo e propor mudanças concretas. Agora, a pergunta que não só o povo sírio, mas como todo o mundo, espera ansiosamente por uma resposta é: Até quando?

    Raíssa Fortes 1°EM

    ResponderExcluir
  7. Comissão da verdade é uma comissão que busca descobrir todos os acontecimentos da ditadura,desde dos torturadores aos torturados procurando saber o paradeiro de muitos desaparecidos e exilados,porém essa comissão não tem direito punitivo, pois a lei da anistia perdoa todos os acontecimentos.
    Anelize Milhorance - 1ºEM

    ResponderExcluir
  8. o Brasil põe em andamento esse ano a Comissão da Verdade, feita para descobrir o passado da ditadura no país (1964 a 1985), é formada por 21 pessoas, 7 nomeadas pela presidente Dilma e 14 auxiliares,a Comissaão investigará os assassinatos, torturas e desaparecimentos, publicarão documentos e entrevistarão vítimas e acusados sobre a ditadura. Porém estes generais e torturadores não poderão ser punidos, pois a Lei da Anistia, criada na época, defende os ditadores em nome do perdão, com algumas sendo reveladas poderá causar uma revolta na população ou poderá passar desapercebida por outros. Será um grande avanço para os familiares das vítimas e seua próximos, também para o país, pois o passado vai ser melhor conhecido e a historia será um pouco mudada.

    Liana Martins 1 ano

    ResponderExcluir
  9. A conferência formada por mais de 180 paises conhecida como Rio+20, é um projeto criado a partir da Eco-92, para tratar sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável! Durante os dias 13 e 22 de junho de 2012, estiveram reunidos no Rio de Janeiro para decidir e propor mudanças nos modos como os recursos naturais estão sendo utilizados no mundo, por seus países. O assunto tratado e intitulado como ‘‘ O futuro que queremos’’ foi um plano para desenvolver uma nova maneira de a humanidade garantir uma vida saudável, e ministrando os recursos naturais de acordo... Havias varias expectativas, uma delas é para que o desenvolvimento sustentável chegasse em varias áreas, mas isso não se realizou, pois parece que foi dito que esses planos só iram entrar em partes, em ação em 2015! Além desse objetivo, as Nações propuseram que todos os países mais ricos, que obviamente poluem mais, paguem mais pelo desenvolvimento sustentável! Sendo assim não foi feito e decidido nesta conferência já que muitas ideias talvez demorem anos para entrar em pratica!
    Sala: 1° E.M
    Gabriel n°12
    Maria Eugênia n°
    Luciano n°41

    ResponderExcluir
  10. Rio+20 um grande evento sobre o meio ambiente realizado pela Nações Unidas, onde representantes de ONG'S voltam a se reunir vinte anos após a eco-92. A segunda conferência aconteceu nos dias 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de renovar o compromisso da politica com um mundo mais sustentável. Mais de 190 países se compromissaram com o nosso planeta e assinaram o documento final O FUTURO QUE QUEREMOS, que será histórico esse concerteza foi um grande avanço para o sonho de um planeta saudável que ajudará a mudar o mundo. Agora o sonho de sustentabilidade tem quer sair do papel e ser colocado em prática, cada um tem que fazer a sua parte para sim ter o futuro que queremos.

    Carolyne Rodrigues 1ºEM

    ResponderExcluir
  11. O constante impasse entre desenvolvimento e preocupações ambientais, é uma das causas da grande polêmica envolvendo a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A discussão para a construção da terceira maior usina hidrelétrica do mundo, já dura mais de 20 anos, e tem tido seus altos e baixos. Se por um lado vemos a geração de energia para cerca de 20 a 26 milhões de habitantes, por outro vemos um grande prejuízo para a população ribeirinha,agricultores, e nas regiões indígenas prejuízos a população dependente do rio para plantação, pesca e transporte, devido a inundação das áreas próximas. Enfim, a previsão para o término da construção é 2015, porém com as interrupções acontecidas no meio do caminho deixam dúvidas com relação a entrega. É difícil decidir qual lado está certo o progresso ou preservação de um povo? É fato que o Brasil tem uma dívida como os índios, mas agora é esperar pra ver qual lado saíra vencedor dessa polêmica discussão.

    Isabella Diniz 1°EM

    ResponderExcluir
  12. Rios Voadores;
    O termo "Rio Voador" descreve um fenômeno real que tem um grande impacto significante em nossas vidas.
    Rios Voadores são cursos de água atmosféricos, que passam em cima das nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil.

    A floresta amazônica funciona como uma bomba d'água. Ela puxa para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta esquentada pelo sol tropical, as árvores devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante.
    Esse fenômeno é de extrema importância, pois vindos da Amazônia e encontrando-se com uma frente fria vinda do Sul, como exemplo, essa umidade se transformará em chuva.
    Como podemos ver em muitas notícias a destruição da Amazônia esta muito frequente, com vastas áreas já destruída, trazendo consequências inimagináveis. E esse fenômeno " Rios Voadores" só acontece com a participação principal da Floresta Amazônica. Essa floresta não é somente um monte de árvores. Muitos pensam que estando longe da região em que moramos não fará nenhuma falta, só que mesmo distante ela tem um impacto muito importante em nossas vidas, pois regula o clima absorvendo calor do sol, transforma a chuva em vapor d'água assim fornecendo umidade para outras regiões do Brasil, mas se ela desaparecer, vai sobrar ainda mais ar quente, e será ar muito quente!
    Existe um projeto de pesquisa onde esse fenômeno "Rios Voadores" será estudado com maior prioridade, onde devemos dar importância, não só pela Amazônia e sim para maior qualidade de vida pra todos!

    Verônika Biondi nº40 - 1ºE.M.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]