9 de jul. de 2013

O Brasil querendo acordar...

A expressão mais usada nos últimos tempos é que o “Brasil, o gigante acordou”! Por conhecer um pouco a História creio que ainda é leviano falar dessa maneira, pois todo fato histórico precisa de certo distanciamento para ser analisado com mais convicção.

Além disso, só poderemos ter certezas se o breve despertar surtir efeito prático nas urnas.

O mais chocante para alguns é perceber que muitas medidas que o governo – em todas as esferas – vem tomando são medidas que já poderiam ter sido feitas, uma parte ou estava na gaveta do congresso ou de algum ministério ou faltou apenas boa vontade política.

Quando algum governante vem a público e oferece alguma solução diante da crise, ele está apenas fazendo sua obrigação, por isso não defendo nenhum deles! Há uma relação de poder muito perversa na mente das pessoas: os eleitores se esquecem de que os políticos são servidores do povo e não donos do poder. Numa democracia, por mais tosca que seja, o poder emana do povo por meio do voto! Será que acordamos para essa realidade? Por que só sair em protestos, lutar contra uma polícia violenta e desligar a TV contra essa mídia ridícula não é tudo, embora tenha sido um passo decisivo.

Ainda é cedo para saber para aonde iremos, contudo os políticos estão de orelha em pé (não se iludam, eles ainda não acordaram), as pessoas estão discutindo o Brasil como nunca, deixaram de lado o futebol para falar de política e perceberam que a Copa do Mundo só seria boa se fosse feita para o povo e não para a elite. A Copa das Confederações foi um belo exemplo. Veja mais clicando aqui.

O mais interessante é perceber que tantos falaram ao longo dos últimos meses que tudo isso não ia dar em nada, todavia além do que já foi exposto aqui e sem ter certezas do porvir, é possível citar algumas mudanças, que torcemos que tenham efeitos práticos e duradouros:

·         REDUÇÃO DA TARIFA
·         DERRUBADA DA PEC 37
·         ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE?
·         SUSPENSÃO DO REAJUSTE DO PEDÁGIO em SP
·         PLEBISCITO PARA REFORMA POLÍTICA ou pelo menos debate sobre o tema
·         CORRUPÇÃO COMO CRIME HEDIONDO
·         CPI DOS TRANSPORTES em várias capitais e cidades
·         REDUÇÃO DE SALÁRIO DE PROFESSORES É CANCELADO em Juazeiro do Norte
·         'CURA GAY' SAI DA PAUTA
·         FICHA LIMPA PARA CARGOS PÚBLICOS

Essas são apenas algumas pequenas conquistas e fora tantas outras que estamos vendo diariamente no noticiário. O mais fascinante da História é sua força de transformações e como pequenos atos resultam em grandes mudanças. A maior conquista que eu senti em sala de aula foi a vontade dos meus alunos em debaterem sobre todos esses assuntos, a vontade de tantos em também ir para as ruas e não deixar o trem da História apenas passar.

Abaixo um vídeo feito por um aluno do 9º ano, Matheus Fornaretti, que fez de forma espontânea e olhando para aquilo que tudo que ele estava sentindo quando começamos a acordar.


Algumas imagens marcantes do último mês que rolaram pela internet:


Peço desculpa os que dizem que isso tudo não vai dar ou não deu em nada, mas só por essa cena abaixo já teria valido a pena:





Em Cruzeiro-SP também rolou protestos, principalmente contra as contas da administração municipal, que alguns vereadores não souberam ouvir o povo e votaram a favor da corrupção:












"O mundo começa agora, apenas começamos. . . "

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESTAS INFORMAÇÕES, ENQUANTO AOS PROTESTOS FORÇA BRASIL ESTAMOS JUNTOS MERECEMOS QUALIDADE DE VIDA TRABALHAMOS PARA ISSO.

    ResponderExcluir

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]