31 de mar. de 2014

A Ditadura Não Acabou – 50 anos de Golpe no Brasil


“Falo assim sem saudade
Falo assim por saber
Se muito vale o já feito
Mais vale o que será
(Milton Nascimento, Fernando Brant)

As imagens abaixo parecem ter saído de algum arquivo da Ditadura Militar no Brasil, porém basta uma olhada mais atenta para verificar que são fotos de 2013 e 2014 e a truculência usada pela Polícia Militar durante os protestos contra o aumento da passagem do ônibus, por reivindicações sociais e contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. 
















É de causar estranheza e nojo ver que 50 anos após o Golpe Militar de 1964 estamos tão ligados a um passado violento e cheio de censura do que a uma democracia como podem sonhar os mais iludidos.  O Brasil muito timidamente começou a passar a limpo o seu passado com a criação, em várias instâncias, da Comissão da Verdade, contudo isso tem sido pouco para nos livrar de um passado opressor e de uma Polícia Militar que aprendeu a agir com violência sem entender até hoje o que é a tal democracia.

Em 2014 o governo esperava que o ufanismo pela Copa do Mundo realizada no Brasil tomasse conta do país, mas uma Copa que não foi feita para os brasileiros causou o sentimento reverso e o nosso Governo parece não saber lidar bem com oposições, algo tão legítimo se torna uma ameaça em ano eleitoral, pois o povo redescobrindo a rua é um verdadeiro tapa na cara em um Estado assistencialista, que esperava tudo menos perceber que um país não se faz com “bolsas” apenas.

Na madrugada de 31 de Março de 1964 os militares deram início, por meio de um Golpe de Estado, à 21 anos de Ditadura no Brasil. Uma reação ultraconservadora apoiada pelos Estados Unidos e por diversos setores conservadores da sociedade contra o então presidente da República, João Goulart e a suposta ameaça de socialismo que os reacionários acreditavam que rondava o Brasil.

Foram 21 anos de uma Ditadura que torturou, matou, exilou e deixou marcas em nossa História que até hoje não foram apagadas, seja na memória daqueles que viveram estes tristes momentos, seja por um Governo que usa da máscara da democracia para dizer que governa para o nosso bem.

Vale a pena conferir para saber mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, coloque seu nome e alguma identificação (cidade, profissão ou instituição).

Se for aluno do RAFAEL, coloque seu nome e série !

Os comentários NÃO são publicados diretamente no BLOG !!! Primeiro eu leio, aceito e posteriormente eles entram no ar ! ! ! !

= ]